Detalhes da ação

Programa de Extensão da Engenharia Química - PEEQ

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000089

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

20/09/2022

Data Fim

30/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

tarcila mantovan atolini

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

-
-
.
Outras Redes Sociais

As atividades serão postadas no site https://www.ict.ufvjm.edu.br/

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Resumo

Atualmente o curso de Engenharia Química possui 11 professores ativos, servidores técnicos de laboratório e vários universitários. Com a legislação de que 10% da carga horária do curso deverá ser composta por atividades extensionistas, registra-se esse programa a fim de comportar os projetos que serão desenvolvidos no curso.


Palavras-chave

Ações. Engenharia. Extensão


Introdução

O curso de Engenharia Química da UFVJM desenvolverá projetos com os universitários, de forma voluntária, bem como com bolsistas, a fim de engajá-los e incentivá-los no progresso dos estudos e, ao mesmo tempo, trocar conhecimentos com a comunidade externa desenvolvendo projetos, principalmente nas áreas das engenharias.


Justificativa

Como a legislação sobre a curricularização da extensão divulgada no Diário Oficial na Resolução 07 de 18/12/2018, o artigo 4º diz que " As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos", para cumprir essa demanda, o curso de Engenharia Química inicia registrando esse programa extensionista que englobará os projetos a serem desenvolvidos pela equipe junto à comunidade externa à UFVJM.


Objetivos

Objetivo geral: -Criar oportunidades para o envolvimento e interação dos professores e estudantes do curso de Engenharia Química e outros do Instituto de Ciência e Tecnologia com a comunidade externa via projetos de extensão. Objetivos específicos: -Desenvolver diversos projetos de extensão na comunidade de Diamantina e região. -Promover interdisciplinaridade via o desenvolvimento das ações. -Colaborar com a transformação social -Colaborar com a curricularização da extensão no curso de Engenharia Química


Metas

-Desenvolver projetos de extensão interdisciplinar. -Promover interdisciplinaridade. -Favorecer a curricularização da extensão no curso de Engenharia Química.


Metodologia

1-Desenvolver o evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A temática é a popularização da ciência. 1.1.Divulgação do evento na UFVJM e no município de Diamantina e região 1.2. Elaboração de formulário para coleta de inscrições no evento 1.3. Convite a grupos culturais para apresentação durante o evento 1.4. Convite a servidores da UFVJM a oferecerem oficinas e palestras para os diversos públicos a saber: crianças, adolescentes, universitários, mães, moradores da zona rural, estudantes secundaristas, e comunidade em geral. 1.5 Engajamento de estudantes e capacitação destes para atuação no evento. 1.6. Organização do espaço físico onde o evento irá ocorrer (Campus I - UFVJM) 1.7. Elaboração da Mostra de Projetos 1.8. Envio de convites às escolas de Diamantina e região 1.9. Recebimento dos participantes e registro de presença. 1.10. Registro de fotos e pequenos vídeos do evento 1.11.Elaboração de relatório para envio à proexc 2-Desenvolver projetos de extensão na comunidade de Diamantina e vinculá-los a este programa de extensão. 2.1. Projeto Atividades artesanais na redução da ansiedade (protocolo de registro 202203000189) 2.2. Projeto sobre destilador solar 2.3. Reaproveitamento de resíduos minerais 2.4. Tratamento de água, entre outros.


Referências Bibliográficas

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este programa de extensão abrangerá diversos projetos que dialogarão com a sociedade por meio da difusão de conhecimentos relacionados à eles. Isso será feito via etapa de contato inicial, visita diagnóstica, a fim de verificar possiblidades e interesses de temas para o desenvolvimento de projetos. Na sequencia elabora-se o planejamento das ações e na sequencia elaborar o cronograma de ações. A comunidade será ouvida e poderá contribuir com sugestões e levantamento de demandas, A participação será ativa e sempre incentivada.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O programa envolverá os estudantes do curso de engenharia química bem como poderá envolver demais estudantes dos cursos vinculados ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e de outros cursos da UFVJM, de áreas como as agrárias, saúde, exatas e humanas, desse modo, os estudantes deverão desenvolver, em conjunto, habilidades interdisciplinares que envolvam a leitura e a escrita acerca dos assuntos pertinentes aos projetos, com foco no conhecimento da área em que fazem parte. Da mesma forma, os projetos vinculados ao Programa apreciarão e valorizarão conhecimentos relativos às áreas de atuação dos estudantes participantes, de modo que haja uma troca mútua de saberes entre o grupo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com HOLANDA et al. (2010), existe um ciclo interativo e dinâmico entre ensino, pesquisa e extensão. De acordo com os autores, a pesquisa investiga, melhora e gera novos conhecimentos, que, ao serem transmitidos através do ensino e da extensão, pela proximidade com a comunidade, geram novos questionamentos e novas hipóteses para o campo da pesquisa, fundamentadas nas necessidades da população. Esse ciclo alimenta um processo de produção de conhecimento e aplicação do conhecimento na prática. Neste trabalho, a articulação do tripé pesquisa, ensino e extensão, se dará a partir da elaboração de diversos projetos contendo sempre uma revisão bibliográfica para maior embasamento teórico na explanação do tema à comunidade externa. Os estudantes, membros da equipe, passarão por reuniões onde serão repassadas e discutidas informações diversas sobre a temática bem como informações sobre comunicação, mobilização, popularização dos resultados, com a finalidade de haver um nivelamento do conhecimento a ser compartilhado com o público externo (ensino). Para que este conhecimento seja forte, ele deve estar embasado na pesquisa. Esta será realizada durante o processo, sendo procedida revisão bibliográfica sobre o assunto a ser trabalhado. Após essa fase, partir-se-a para o desenvolvimento das atividades extensionistas, em diversos setores da comunidade externa. Durante a execução das ações na comunidade externa os discentes terão a oportunidade de contato com a comunidade externa podendo compartilhar as informações adquiridas no início do projeto assim como poderão experimentar a constatação da troca de conhecimento, possibilitando o registro de tal experiência a fim de proporem melhorias para o método adotado para futuras ações do tipo. HOLANDA, Tavares Battistel; AMARA, Lúcia; CARPES, Adriana; MARCHIORI, Mara; STEIN BACKES, Dirce; FOLETTO PIVETTA, Hedioneia Maria. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EM BUSCA DE UMA INTEGRAÇÃO EFETIVA. Linhas Críticas [en linea]. 2010, 16(31), p. 377-390. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193517492011.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante do curso de engenharia química participará das ações desde a visita à comunidade, comunicação com os membros, elaboração da proposta, escrita do projeto e, claro, desenvolvimento deste e divulgação dos resultados alcançados. Participará de todas as etapas. Dessa forma ele estará se instruindo, se capacitando para atuação na comunidade tanto agora enquanto estudante como após sua formatura no curso. Terá informação teórica e vivência experimental ativa na comunidade.


Impacto e Transformação Social

Tendo como princípio o atendimento à legislação de curricularização da extensão, o curso de Engenharia Química pretende agregar os estudantes e desenvolver projetos de extensão para maior envolvimento e desenvolvimento dos universitários e da comunidade externa a ser contemplada. Além de, respaldado em evidências científicas, a participação dos acadêmicos em projetos auxilia no rendimento acadêmico e diminui os índices de retenção e evasão, pois além de envolver o aluno no projeto, na universidade e na comunidade, oferecerá capacitações capazes de auxiliá-lo no desenvolvimento das propostas de ações, na comunicação bem como na mobilização da comunidade que for atuar. Para a comunidade espera-se que o impacto seja a ampliação da educação geral e de informações em diversas temáticas.


Divulgação

Será feita via redes sociais do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), bem como do curso de Engenharia Química. Também serão usados correios eletrônicos. Poderão ser usados banneres, panfletos e áudios.


Informações Complementares

Informo que os docentes do curso de engenharia química, os professores Anamaria de Oliveira Cardoso, João Vinícios Wirbitzki da Silveira e Sandra Matias Damasceno informaram que realizaram a solicitação de vinculação dos projetos de extensão que coordenam a esse programa de extensão da engenharia química. Informo também que o prof. Lucas Franco e eu, Flaviana Tavares, estamos coordenando o evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá em breve e também solicitamos a vinculação do evento ao programa. De modo que, ao seguirem com o procedimento de vinculação, este programa poderá ser ativado e visualizado no template de registro de projetos.


Público-alvo

Descrição

Todos os interessados da comunidade. Pretende-se desenvolver diversos projetos, com diferentes temáticas que comporão este programa, logo abrangerá um público diverso

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 1240 h

Carga Horária 270 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os projetos serão elaborados durante os períodos letivos de acordo com o calendário letivo da universidade

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Registro de projetos no siexc/proexc da UFVJM

Carga Horária 450 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os projetos serão desenvolvidos durante todo o calendário letivo da UFVJM

Carga Horária 270 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de Relatórios para envio à pró-reitoria

Carga Horária 200 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de textos e banneres para participação em eventos científicos para compartilhamento dos resultados. Eventos como Sintegra (UFVJM), Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (Cobicet), revistas de extensão, entre outros.