Detalhes da ação

I Ciclo de Debates: Educação, Inclusão, Cidadania e Direitos Humanos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000207

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

28/07/2022

Data Fim

25/08/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

greyd cardoso mattos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Resumo

A realização do evento está vinculada às disciplinas: Seminário de Estágio; Seminário de Educação e Inclusão, e Seminário de Educação, Cidadania e Direitos Humanos e o grupo de pesquisa GEPEMA. Neste evento discutiremos sobre o atual contexto social e educacional da pessoa com deficiência e sobre o trabalho em prol da defesa dos Direitos Humanos realizados pelo Centro de Referência em Direitos Humanos do nosso município.


Palavras-chave

Educação - Inclusão - Direitos Humanos


Introdução

O debate em torno da inclusão da pessoa com deficiência e a luta por seus direitos tem se tornado cada vez mais amplo. Aliando a ele, temos também, um grupo que diariamente trabalha em prol da defesa dos Direitos Humanos. Diante dessa realidade, torna-se cada vez mais necessário ampliar essa discussão nos cursos de formação de professores e estendê-la aos profissionais da educação e a sociedade em geral. Não podemos ser indiferentes a essa luta!


Justificativa

A realização do evento está vinculada às disciplinas: Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE”; Seminário de Educação e Inclusão, que busca possibilitar aos discentes um importante espaço de debate coletivo sobre a educação e a inclusão, promovendo estudos e discussões dessas temáticas e Seminário de Educação, Cidadania e Direitos Humanos que busca promover o debate sobre as relações entre direitos humanos, cidadania e educação, relacionando a proteção e a efetivação dos Direitos Humanos à participação ativa da sociedade, ou seja, à atuação cidadã comprometida com uma sociedade mais justa, mais livre e menos desigual. Neste evento discutiremos sobre o atual contexto social e educacional da pessoa com deficiência e sobre o trabalho em prol da defesa dos Direitos Humanos realizados pelo CRDH – TO. Sendo assim, semestralmente é organizado um evento de extensão para discussão de temas ligados à Educação e Formação de professores, neste semestre, foi incluído o debate sobre os Direitos Humanos. Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática promove um amplo debate com alunos da graduação, com professores e especialistas da educação básica e com a comunidade em geral.


Objetivos

Promover uma ampla discussão sobre Direitos Humanos e inclusão social e educacional da pessoa com deficiência.


Metas

Ampliar o debate sobre a Inclusão e os Direitos Humanos para que possamos contribuir na luta contra o preconceito.


Metodologia

Desde o início do semestre, os alunos e a professores das disciplinas envolvidas na ação estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com os debates realizados nas aulas e as inquietações dos alunos. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento; temas das palestras e relatos de experiências; público alvo e convite aos palestrantes. A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização de um evento presencial no Campus do Mucuri. Neste evento, toda a comunidade externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes/participantes, tanto com questionamentos, como com relatos de experiências. Contudo, após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.


Referências Bibliográficas

Não consta na ação!


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de extrapolar os muros da Universidade, da teoria... e de efetivamente ouvir quem está no lugar de fala, a pessoa com deficiência e seus familiares e os profissionais que trabalham diariamente em prol dos Direitos Humanos e os palestrantes, proporcionarão um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Dentre eles: Inclusão e Direitos Humanos. Diante disso, as disciplinas de Seminários, do Curso de Licenciatura em Matemática, buscam proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente e ao exercício da cidadania. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto educacional. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Durante a realização das atividades e dos debates nas disciplinas de Seminário, os discentes envolvidos na ação, perceberam que algumas situações precisam amplamente discutidas e entendidas, dentre elas: a visão da família em relação a inclusão da criança deficiente na rede regular de ensino; como o deficiente se sente na sociedade; qual o papel do Centro de Referência em Direitos Humanos. Buscando assim, um processo de ensino e aprendizagem mais inclusivos. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação e afirmar, ou não, as hipóteses levantadas pelos discentes durante as aulas. Toda a análise será realizada em parceria com o grupo de pesquisa Gepema, em que os coordenadores da ação são pesquisadores.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.


Impacto e Transformação Social

Ampliar a discussão sobre os processos inclusivos, social e educacional é de extrema importância para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso ao promover um debate sobre os Direitos Humanos, temos a oportunidade de contribuir na luta por uma sociedade igualitária e justa.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio de folder digital postado nos grupos de WhasApp, rede social dos organizadores do evento e do curso e via e-mail.


Programação do Evento

Local

Auditório do Nipe - Campus do Mucuri

Data

11/08/2022

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:30


Descrição

Abertura /Palestra 1: A atual situação da Pessoa com Deficiência no Município de Teófilo Otoni – Presidente da ADEFITO/ Roda de conversa: A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino – Mães das crianças / Discussão e Perguntas / Palestra 2: A atuação do CRDH-TO – Coordenador do CRDH/ Discussão e Perguntas / Encerramento/ Momento Cultural e Lanche Coletivo.

Público-alvo

Descrição

O nosso público alvo são todas as pessoas que tem relação direta ou indireta com a Inclusão, profissionais ou não da educação; que lutam em prol da defesa dos Direitos Humanos; que querem conhecer e entender os Direitos Humanos.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 45 h

Carga Horária 41 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento das atividades do evento; Organização e Divulgação do evento; Leitura das avaliações do evento; Coleta de dados nas avaliações do evento; Elaboração do relatório final do evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Neste dia acontecerão palestras e a roda de conversa.