Detalhes da ação

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS): diversos campos e espaços

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000212

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

16/01/2024

Data Fim

01/02/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thayná luana borges

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

O presente projeto tem por objetivo promover a reflexão sobre os diferentes espaços de atuação de um (a) pedagogo(a) e aproximar a comunidade externa à universidade das atividades que ocorrem dentro dos limítrofes da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e também de outras cidades do Brasil. A proposta surgiu das demandas da disciplina Introdução à Pedagogia que tratará em seu último módulo a respeito dos campos de atuação do referido profissional.


Palavras-chave

Diálogos; pedagogos(as); Educação nacional


Introdução

Para a realização dessa ação extensionista participarão professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais e dentre outros). Em termos metodológicos de execução do evento, pretende-se que seja realizado em formato de mesa redonda, integralmente no formato on-line, que se enquadra no trabalho desenvolvido pela Diretoria Aberta e a Distância (Dead). Para isso, serão realizadas webconferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contará com carga horária equivalente a 2 horas. A mediação será realizada pelos docentes responsáveis e por alunos regurlarmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM. Após a realização dessa ação espera-se que os alunos tenham uma melhor compreensão sobre os possíveis locais de atuação profissional, que os palestrantes e professores convidados das redes de ensino criem novos vínculos de participação das atividades promovidas pela Universidade, auxiliando assim na formação continuada dos docentes, visto que além das palestras do público externo, teremos também um encerramento abordando a temática da Tecnologia da Informação nos espaços escolares. Fato esse que corrobora com o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia que um dos objetivos específicos: Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. Além disso, vai de encontro a uma das metas do Projeto do curso que visa “ ampliar as oportunidades de participação dos(as) discentes em eventos e atividades de extensão e pesquisa, no âmbito da UFVJM e de outras instituições, por meio de parcerias internas e externas”. Por fim, é válido enfatizar que através dessa ação outros objetivos serão alcançados de forma indireta, são eles: III - Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. IV – Proporcionar a percepção acerca da necessária articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. VI- Oportunizar durante o curso, por meio do desenvolvimento de atividades teóricas-práticas, atividades que auxiliem o licenciando na realização de planejamento, execução e avaliação de atividades educativas. VIII- Oportunizar ao licenciado a aproximação do espaço escolar, tendo em vista a compreensão dos processos de gestão em duas perspectivas, a saber: da escola e da sala de aula. IX – Possibilitar a participação em um processo de formação que possibilite ao licenciado atuar com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária. XII – Proporcionar a interação dos licenciados com saberes que instrumentalizem a atuação profissional em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. XIII – Incentivar o reconhecimento e respeito às manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas XI - Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento. XVIII – Estimular a realização de estudos, de forma que possam aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes. Ação extensionista - Essa ação mobiliza meios e instrumentos para estabelecer processos educativos com grupos e comunidades, ao mesmo tempo em que se preocupa com a formação humanitária de estudantes por meio do contato destes com a realidade social na qual se insere a Universidade.


Justificativa

Conforme salienta o Projeto do curso de Pedagogia em relação à realização de atividades de extensão, ela vem como um importante elemento integrador das ações curriculares, que visa propiciar a articulação entre comunidade e a comunidade acadêmica, propõe-se a realização de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e Superintendências Regionais de Ensino que encontram-se localizadas nos Polos 34 Presencias UAB ou no território de atuação do Curso, tendo em vista o desenvolvimento com bases pactuadas de projetos e programas que façam a interface com os estudos teóricopráticos, investigação e reflexão crítica de forma a conceber o processo acadêmico interdisciplinar, educativo, cultural, científico, político que integra em suas ações a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, como também possibilita que estas ações de ensino se realizem. • O projeto justifica-se por meio de sua articulação comunidade acadêmica, comunidade externa. Considera-se que o projeto de extensão busca abordar um determinado problema que é socialmente relevante, nesse caso em específico a necessidade de ampliar horizontes práticos sobre o campo de atuação de um pedagogo e o aperfeiçoamento da formação continuada docente local, o que fundamenta sua realização e benefícos mútuos. Outro elemento fundamental da justificativa do projeto é sua potencialidade para gerar inclusão social, ou seja, ao focar suas ações em grupos ou comunidades em situação de risco ou vulnerabilidade socioeconômica,que é o caso da região onde se encontram os nossos alunos e também os professores que poderão vir a compor nossa mesa redonda online. Contribuindo assim para que os grupos e comunidades tenham acesso a informação atualizada da teoria e da prática. Ampliando assim horizontes e perspectivas do aluno e do profissional em atuação. Para tanto, consideramos que ação de inclusão social é aquela que ajuda os grupos e comunidades a se livrar da situação de risco ou vulnerabilidade a que estão submetidos e/ou que possibilitam a ampliação de novas oportunidades, que é o caso de nosso evento extensionista.


Objetivos

Objetivo Geral – Socializar experências práticas entre docentes das redes públicas e privadas da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e também do Brasil, através de debates síncronos que ocorreram via google meet, com transmissão pelo You Tube. Objetivos Específicos – Verificar as diversas áreas de atuação de um (a) pedagogo (a) . Possibilitar o intercâmbio de saberes nacionais e locais, através do diálogo síncrono. Analisar as possibilidades e desafios de um (a) pedagogo (a) no seu cotidiano escolar.


Metas

Metas – Pretende-se com esse evento os seguintes avanços: 1- Ampliar o leque de parceria de eventos da DEAD; 2- Possibilitar novas interações culturais de nossos alunos e docentes; 3- Realização de seminários semestrais e/ou anuais com a presença de professores da rede de educação brasileira. 4- Promover a formação complementar dos professores da região e fora dela.


Metodologia

A ação extensionista se dará da seguinte forma: 1) Os alunos terão aulas introdutórios sobre a temática pedagogos (a) e seus diversos espaços de atuação. 2) Alunos, professores e comunidade acadêmica da UFVJM divulgaram o evento intitulado “ DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS): diversos campos e espaços” para toda a comunidade acadêmica e de docentes. 3) Os alunos enviaram previamente dúvidas e questionamentos preliminares. Outras questões poderão surgir ao longo do debate. 4) A mesa será composta e mediada por professores e alunos matriculados regurlarmente no curso, a depender de manifestação de interesse. 5) Os palestrantes serão previamente contatados para fins de organização do evento e apresentados aos demais componentes da mesa referente aquele bloco. 6) Para isso, serão realizadas web conferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contará com carga horária equivalente a 2 horas. A mediação será realizada pelos docentes responsáveis e por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM. 7) As web conferências ocorreram nas seguintes datas e horários (2º semestre de 2022 – A DEFINIR): 8) Os temas abordados serão: • Gestão escolar • Edição de livros didáticos • Organizações Não Governamentais (ONGs) • Pedagogia empresarial • Pedagogia hospitalar • Orientação educacional • Supervisão nas escolas • Novas tecnologias na educação • Psicopedagogia • Carreira acadêmica


Referências Bibliográficas

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. Diamantina, 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para a realização dessa ação extensionista participarão professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais e dentre outros).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Além de possibilitar o intercâmbio de saberes com profissionais de todo o Brasil, o evento possibilitará também a interdisciplinaridade dos conteúdos da grade curricular do curso de pedagogia, haja vista, a proposta de abordar sobre as diferentes áreas de atuação do (a) pedagogo (a), o que permite percorremos por inúmeras disciplinas da grade curricular, tendo em vista a ênfase para diversas áreas pedagógicas para o mercado de trabalho.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A atividade parte de uma demanda do ensino ao longo da disciplina de introdução à Pedagogia e será ele o nosso caminho, os alunos serão estimulados a pesquisar e realizar pesquisas ao longo do processo e a extensão se refere ao intercâmbio de saberes propostos nesse evento.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos estarão em constante atividade, realizando mediação das mesas -redondas, contatando palestrantes, participarão das ações culturais do evento (apresentação de música, poesia e dentre outros).


Impacto e Transformação Social

Os impactos sociais serão vistos a longo prazo á medida que pudermos verificar se houve ou não expansão das parcerias externas e do desenvolvimento de nossos alunos ao passar da disciplina e do curso como um todo. De imediato o retorno esperado é o bom êxito dos estudantes nas disciplinas e a capacitação docentes de professores da região e fora dela, buscando assim ampliar horizontes, superar desigualdades, garantir diversidades e reforçar o desenvolvimento educacional local.


Divulgação

A divulgação acontecerá por meio dos canais institucionais da DEAD/UFVJM. A inscrição do evento acontecerá por meio do Doity.


Informações Complementares

Do projeto: O acompanhamento permite uma intervenção na execução das atividades em andamento, com a introdução de ajustes necessários para o bom andamento, por isso as avalições ocorrerão de forma perídioca, a medida que o evento for tendo novas edições. As avaliações serão por meio do Google Forms e os dados serão tratados e arquivados para fins de melhorias em sua execução. Financiamento/infra-estrutura Esse evento não precisará de fomento financeiro, haja vista que toda estrutura será em formato EAD, em contrapartida precisará do suporte da DEAD/UFVJM e da equipe de Tecnologia e Informação da Unidade.


Propriedade(s) Intelectual

A ação culminará em um e-book para auxiliar nas reflexões sobre formação docente.

Público-alvo

Descrição

Alunos do curso de pedagogia da UFVJM, do 1º ao último período do curso que se interessarem pela temática em questão. Professores da rede pública e privada, local e do Brasil.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Pedagogia hospitalar x pedagogia empresarial A docência na educação básica x ensino superior Pedagogas (os) na Marinha X Organizações Não Governamentais (ONGs) Pedagogia na área acadêmica: desmistificando o plágio e o chatgpt Educação nas penitenciárias: a atuação do(a) pedagogo (a) x produção de materiais didáticos inclusivos