Detalhes da ação

Dedo de Prosa (com)ciência

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000219

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

03/10/2022

Data Fim

03/02/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andrey lopes de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

Este projeto de extensão tem como objetivo contribuir com a alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental II e médio de escolas públicas ou privadas de Teófilo Otoni-MG. O projeto integrador objetiva fomentar debate sobre ciência, tecnologia, cultura, educação, meio ambiente, diversidade e saúde, a partir de uma perspectiva interdisciplinar de forma a levar a reboque mitos e fakes news que permeiam o senso comum e que interfere diretamente no desenvolvimento social e cultural.


Palavras-chave

Alfabetização científica; extensão universitária; sociedade


Introdução

Popularmente, a expressão “dedo de prosa”, é utilizada quando uma pessoa deseja conversar com outra sem formalidade. Expressão comum em Minas Gerais, o termo foi empregado no título do projeto de extensão a fim de imprimir ao mesmo leveza e maior acessibilidade comunicacional a temas científicos, aproximando e adequando termos, temas e linguagem à sociedade como um todo. Nesse sentido, serão feitas parcerias com escolas da rede pública ou privada a fim de realizar mesas redondas, rodas de conversa, palestras, podcasts e outras ações para promover a reflexão e aprofundamento de temas atuais e de interesse dos sujeitos envolvidos. Vale lembrar que ciência aqui é entendida como todo conhecimento científico que é produzido pelo meio acadêmico, com validação e crivo pelos pares, sendo ele provenientes das ciências exatas, biológicas, sociais ou humanas. Como o projeto vai ser desenvolvido por estudantes e professores do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T, do Campus Mucuri, logo o mesmo apresenta perspectiva interdisciplinar, o que está previsto no PDI (2017-2021) da UFVJM e no PPC do BC&T. Os acadêmicos do BC&T, pela própria estrutura, objetivos e perfil do egresso denotam, possuem formação interdisciplinar, o que favorece a implementação do projeto. Conhecimento científico e alfabetização científica A ciência está cada vez mais presente no cotidiano da população mundial. A aparição cada vez mais frequente de cientistas (microbiologistas, pneumologistas, imunologistas, biólogos e outros) e a apresentação dos resultados de suas pesquisas em tempo quase que real na imprensa escrita e falada para explicar e esclarecer a população quanto ao novo coronavírus (vírus SARS-CoV-2, coronavírus - COVID-19), trouxe palavras comuns ao meio científico até então eram desconhecidas da população em geral. Um cenário de dúvidas e incertezas gerou (des) informação, o que demandou maior interlocução / aproximação entre cientistas / Instituições de Pesquisa / Universidades e sociedade. Tal fato foi propiciado pelo uso crescente das mídias digitais ao longo da quarentena e que foram inseridas nos setores ligados às esferas econômicas, sociais, culturais, científicas e educacionais como forma de troca de informações e conhecimentos. Por isso, a ciência ganhou espaço a partir das redes sociais como forma de atingir a maior parcela da população possível, servindo de impermeabilizante contra as notícias falsas que estavam cada vez mais presentes nas redes sociais. A preocupação com a divulgação científica e o conhecimento da população não é recente. A Base Nacional Comum Curricular-BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017, traz em seu texto a proposta de uma educação científica ao propor à formação do estudante o espírito crítico, reflexivo, vinculado à aplicação científica da sua realidade. Vale notar que, o termo educação científica aparece uma única vez no documento ao defender que é “impossível pensar em uma educação científica contemporânea sem reconhecer os múltiplos papéis da tecnologia no desenvolvimento da sociedade humana” (BRASIL, 2017, p.329). Ao longo do texto, seja referente a educação infantil, o ensino fundamental e médio, a tecnologia emerge como ferramenta fundamental de produção e, principalmente de divulgação científica. Desde a educação infantil o uso da linguagem científica (artística e matemática) é mencionado como objetivo importante para formação da criança, o que é reforçado no ensino fundamental e médio, principalmente na disciplina Língua Portuguesa com a utilização de textos de divulgação científica, hipertextos, vídeos e podcasts como instrumentos de aproximação do público em geral do processo de transposição didática a públicos específicos. O objetivo é formar base para estudantes que à medida que atinjam outras etapas consigam ter intimidade com a leitura científica de acordo com sua idade e nível de escolaridade.


Justificativa

A BNCC de 2017 já prevê a educação científica na educação básica. Nesse sentido, faz-se necessário o debate acerca de temáticas científicas nas escolas públicas. Atrelado a esse fato, como citado anteriormente por Alexandre Brasil Fonseca (2007) é necessário implementar a alfabetização científico-tecnológica em um contexto de disparidades regionais como o brasileiro como forma de promover desenvolvimento econômico, social e tecnológico.


Objetivos

Objetivo Geral Promover a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados à ciência, educação, tecnologia e sociedade. Objetivos Específicos Levantar os temas de interesse dos estudantes da escola alvo do projeto. Organizar debates, mesas redondas, rodas de conversa e eventos para promover a discussão dos temas indicados pelos estudantes. Estimular a busca pelo conhecimento científico e a checagem de informações a partir de fontes seguras.


Metas

Envolver 200 estudantes de escolas da Rede pública ou privada de ensino de Teófilo Otoni, Minas Gerais.


Metodologia

A metodologia do projeto de extensão está relacionada a um projeto integrador que envolverá as disciplinas do Núcleo de Humanidades. A partir de discussões no interior da disciplina, presentes na ementa, os acadêmicos terão arcabouço teórico para aprofundar e compreender diversas temáticas. A partir daí será escolhida a escola da educação básica e feita parceria para receber o projeto. Um primeiro contato com a escola será feito com a visita dos acadêmicos a mesma para conhecer o ambiente, professores e estudantes. Diagnóstico será feito, a fim de compreender qual escola, clientela, projetos desenvolvidos e temas de interesse dos estudantes. Posteriormente, serão planejadas ações em parceria com os professores da educação básica e os alunos da escola. Todos participarão ativamente. Os estudantes da UFVJM irão elaborar tabela canva com o planejamento da proposta, que serão distribuídas as responsabilidades de cada um na tabela 3W, 2H, What (O que é?), Who (Quem irá fazer?), Where (Onde será executada?), When? (Quando sera feito?), Why? (Por que?), How? (Como será executada?), How Much? (Quando custa?). O projeto será dividido nas seguintes etapas: Etapa 1: Acadêmicos do BC&T identificam os conteúdos presentes na ementa da disciplina. E o professor da disciplina levanta temáticas atuais e problemas sociais que podem ser suscitados a partir da ementa. Etapa 2: Estudantes elegem a escola para receber o projeto de extensão. Etapa 3: Contato inicial e diagnóstico da escola. Levantamento de temas de interesse entre alunos e professores. Etapa 4: Pesquisa e estudo dos temas de interesse escolhidos e de eventos ou projetos que possuem vontade de participar. Etapa 5: Planejamento inicial de ações a serem desenvolvidas a partir da metodologia canva . Etapa 6: Apresentação das propostas de ações para professores durante reunião de Módulo II. Buscar sugestões dos professores para finalizar o projeto. Etapa 7: Finalização do planejamento e distribuição das tarefas entre os acadêmicos . Etapa 8: Aplicação das atividades. Culminância do projeto. Etapa 9: Avaliação do projeto pelos alunos e professores da escola. Etapa 10: Apresentação em forma de seminário na sala de aula do projeto. Auto avaliação e relato de experiência. Etapa 11: Elaboração do relatório final. Serão respeitados os cuidados éticos com os envolvidos e nenhuma imagem será divulgada sem o consentimento da escola, alunos ou professores.


Referências Bibliográficas

AULER, D. e DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. 2001, v.3, n.1, junho. BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et all. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, Volta Redonda, 2018, 3 (Edição Especial): 702-713. BRANDI, A.T.E. e GURGEL, C.M.A. A Alfabetização Científica e o Processo de Ler e Escrever em Séries Iniciais: Emergências de um Estudo de Investigação-Ação, Ciência & Educação. 2002, v.8, n.1, 113-125. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 2003, Nº 22. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora da Unijuí, 2000. FONSECA, Alexandre Brasil. Ciência, tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da sociologia do conhecimento para a educação em ciências. Revista Electronica de Enseñanza de las ciencias. 2007, Vol. 6, N° 2, 364-377. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. LORENZETTI, L. e DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. 2001, v.3, n.1, 37-50. MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na Formação de Professores para o Ensino de Física, trabalho apresentado no XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Luís, 2007. MINAS GERAIS. Apresentação Projeto Iniciação Científica na Educação Básica. (Slides) 01 de julho de 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1PLTf2wGOnNgP0awq1-oExv_keJMMbOpR/view?usp=sharing SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências, Ciência & Educação. 2001, v.7, n.1, 95-111. SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. 2011, V16(1), pp. 59-77. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 1998. SOUZA, C.A.; BASTOS, F.P.; ANGOTTI, J.A.P. Cultura Científico-Tecnológico na Educação Básica, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. 2007, v.9, n.1.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A partir desse projeto será possível a interação dialógica entre Universidade e escola, proporcionando também a interlocução entre professores de diferentes formações, cidades e regiões.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto possui em sua natureza interdisciplinaridade ao propor debates transdisciplinares que envolvem problemas sociais.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto está vinculado a curricularização da extensão e, por isso, equaciona ensino, pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante irá ter contato com a sociedade e poderá desenvolver o seu senso crítico, de forma a aprimorar o trabalho em equipe, cooperativo e as habilidades oral e escrita.


Impacto e Transformação Social

O projeto irá contribuir para combater mitos e fake news que, constantemente, estão presentes na sociedade brasileira, o que contribuirá para o desenvolvimento social e cultural.


Divulgação

A divulgação ocorrerá pelas redes sociais do ICET UFVJM campus mucuri.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da educação básica, ensino fundamental II e médio

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

SRE ajudará na escolha da escolha a receber projeto

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 44 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 1: Acadêmicos do BC&T identificam os conteúdos presentes na ementa da disciplina. E o professor da disciplina levanta temáticas atuais e problemas sociais que podem ser suscitados a partir da ementa.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 2: Estudantes elegem a escola para receber o projeto de extensão.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 3: Contato inicial e diagnóstico da escola. Levantamento de temas de interesse entre alunos e professores.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 4: Pesquisa e estudo dos temas de interesse escolhidos e de eventos ou projetos que possuem vontade de participar.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 5: Planejamento inicial de ações a serem desenvolvidas a partir da metodologia canva .

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 6: Apresentação das propostas de ações para professores durante reunião de Módulo II. Buscar sugestões dos professores para finalizar o projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 7: Finalização do planejamento e distribuição das tarefas entre os acadêmicos .

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 8: Aplicação das atividades. Culminância do projeto.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 9: Avaliação do projeto pelos alunos e professores da escola.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 10: Elaboração do relatório final.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Etapa 11: Apresentação em forma de seminário na sala de aula do projeto. Autoavaliação e relato de experiência.