Detalhes da ação

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000235

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

19/09/2022

Data Fim

04/11/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

juliana augusta dias

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@lagodtna

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

O câncer de mama acomete milhares de mulheres no mundo, com elevada morbimortalidade todos os anos. Se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são grandes. Assim, são essenciais ações com enfoque na doença, na prevenção e nos exames de rastreio. O Outubro Rosa é uma campanha mundial com este objetivo, visando à redução de desfechos desfavoráveis. Esta ação tem o objetivo de promover educação em saúde sobre a temática, endossando a campanha do “Outubro Rosa” em Diamantina.


Palavras-chave

Câncer de mama, prevenção, outubro rosa.


Introdução

O câncer de mama é um grave problema de saúde pública mundial, sendo a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. No Brasil, situa-se entre as primeiras posições das neoplasias malignas femininas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença em nosso país. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que apresentam outros sintomas (INCA, 2019). O rastreio dessa doença é realizado através da mamografia, indicada para mulheres a partir dos 50 anos, mas que também pode ser realizado mais precocemente em determinadas situações. Devido ao maior conhecimento em relação à história natural da doença e suas características, atualmente o diagnóstico e tratamento estão sendo aprimorados de forma rápida, o que exige também um rastreio e detecção precoce para melhores resultados. Quanto mais cedo o câncer é detectado e tratado, maior é a probabilidade de cura. Nos anos 90, a elevada incidência de câncer de mama no mundo deflagrou o “Outubro Rosa”, um movimento popular que tem como foco a luta contra o câncer de mama e o estímulo à população no combate dessa doença. O movimento iniciou-se nos EUA, e expandiu-se ao redor do mundo e tem como símbolo o laço cor de rosa, que simboliza essa luta e estimula a participação de todos. Uma das primeiras iniciativas foi iluminar grandes monumentos e prédios públicos de rosa, chamando assim a atenção da população (GUTIERREZ; ALMEIDA, 2017). No Brasil, o movimento iniciou-se em 2002, em São Paulo, que passou a iluminar o Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Em 2010, o INCA inicia sua participação no movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade em geral (GUTIERREZ; ALMEIDA, 2017). Entre os motivos que levaram o Ministério da Saúde a situar o controle do câncer de mama como uma prioridade, e a integrar o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, elaborado em 2011, estão: a grande incidência desse câncer na população feminina mundial e brasileira; a elevação das taxas de mortalidade e o percentual de diagnósticos tardios (GUTIERREZ; ALMEIDA, 2017). Visto que tanto o câncer de mama quanto o câncer de colo de útero têm muitas chances de cura e controle quando diagnosticados em fases iniciais, estratégias para o rastreio e diagnóstico precoce são extremamente relevantes. Avaliação de risco, conscientização das mulheres, acesso rápido e facilitado da rede de atenção à saúde são primordiais para um diagnóstico rápido e tratamento eficaz. Sendo assim, torna-se extremamente importante e necessária a campanha Outubro Rosa em Diamantina, tendo como foco compartilhar informações sobre essa doença e estimular as mulheres a realizarem exames preventivos e ações de cuidado à saúde.


Justificativa

O Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, com a promoção de ações isoladas em diversos estados para difundir informações sobre o câncer de mama. Após aprovação pelo Congresso Americano, outubro tornou-se o mês oficial de conscientização sobre a doença, sendo adotado por diversos outros países. Em 1990, a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation promoveu a primeira “Corrida pela Cura” em Nova Iorque, com distribuição de laços cor-de-rosa para todos os participantes, e, desde então, este tornou-se o símbolo oficial da campanha. No Brasil, a primeira ação ocorreu em 2002 com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em 2011, o câncer de colo de útero foi incluído nas mobilizações. A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e sobre a importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce por meio da observação e autopalpação, exames preventivos (mamografia e colpocitologia oncótica) e manutenção de estilo de vida saudável, a fim de reduzir a incidência e mortalidade pelas doenças. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2021), o câncer de mama é o principal entre as mulheres em todo o mundo, com taxa de mortalidade estimada em 2019 de 14,23/100 mil. Segundo o Instituto, foram esperados cerca de 66.280 novos casos no Brasil em 2021. Ele pode se apresentar com nódulos endurecidos, imóveis e indolores em mamas, axilas e/ou pescoço, alterações na pele das mamas (vermelhidão, retração ou aspecto em casca de laranja) e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, sendo importante instruir a população sobre tais sintomas para que procurem ajuda profissional caso sejam percebidos. Além disso, a realização de mamografias periódicas é fundamental para visualização de nódulos que não foram percebidos à palpação. Seu desenvolvimento está associado a múltiplos fatores, como genética, estilo de vida pouco saudável e outros associados à história ginecológica e reprodutiva da mulher. Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente entre mulheres no Brasil e ocupa o quarto lugar em mortalidade (INCA, 2020). O Instituto estimou 16.710 novos casos em 2022 no país, com risco de cerca de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2021). A vacinação é uma das medidas fundamentais de prevenção, uma vez que seu principal fator de risco é a infecção por subtipos oncogênicos do HPV (papilomavírus humano). Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO, 2017), cerca de 97% dos tumores de colo de útero contém DNA viral. Em suas fases iniciais, pode se apresentar com poucos ou nenhum sintoma, por isso a importância de realizar periodicamente a colpocitologia oncótica. Pode haver, principalmente em estágios mais avançados, dor em baixo ventre, sangramento pós-coital, sangramento de escape, secreção vaginal amarelada e fétida, dor lombar e alterações miccionais e intestinais. Assim, percebe-se a necessidade de intensificar ações voltadas para a conscientização sobre tais doenças, de forma a ampliar o conhecimento da população sobre seus fatores de risco, sintomas e formas de cuidado. Nesse sentido, o atual projeto irá atuar na divulgação de informações de qualidade e no incentivo à população pelo autocuidado, instruindo-a quanto às principais características de tais cânceres e orientando-a sobre as principais medidas de prevenção e sobre quando e como os exames de rastreio devem ser realizados. Dessa forma, será possível contribuir com a saúde da população e também consolidar o conhecimento dos discentes participantes, aliando a teoria à prática.


Objetivos

Objetivo geral: Orientar o público em geral, e principalmente as mulheres, da cidade de Diamantina/Minas Gerais, sobre exames preventivos para o Câncer (CA) de Mama e de Colo do Útero. Objetivos específicos: - Sensibilização dos público quanto à importância da prevenção do câncer de mama. - Orientar sobre os agravos mais comuns à saúde da mulher. - Informar as mulheres sobre quando devem buscar a realização de exames preventivos e de diagnóstico precoce. - Promover o conhecimento da comunidade sobre a periodicidade destes exames. - Incentivar a procura às Unidades de Saúde em caso de alterações em saúde da mulher. - Distribuir cartilhas educativas com orientações sobre saúde da mulher.


Metas

- Fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreio de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde. - Conscientizar sobre os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados ao câncer de mama. - Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e a necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas. - Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.


Metodologia

O presente projeto de ação em Saúde da Mulher tem como objetivo promover a campanha “Outubro Rosa” na cidade de Diamantina/Minas Gerais, através da educação em saúde da população em relação ao câncer de mama e a orientações e cuidados gerais em saúde feminina. Anteriormente à ação, os discentes envolvidos no projeto receberão a capacitação a partir de 04 aulas sobre cuidados gerais em saúde da mulher, cânceres de mama e de colo de útero, ministradas pela professora coordenadora do projeto. As aulas ocorrerão de maneira remota através da plataforma Google Meet, de forma síncrona. Após, os discentes farão o preparo dos materiais a serem utilizados durante a ação, como a criação de cartilhas informativas, cartazes e materiais de divulgação da ação. Além disso, serão realizadas postagens informativas em redes sociais sobre a campanha “Outubro Rosa” e temáticas relacionadas à saúde feminina. Em seguida, será realizada ação na praça do Mercado Velho, localizada no centro da cidade de Diamantina/Minas Gerais, em data e horário a serem definidos, durante um final de semana (sábado e domingo). Durante a ação, os discentes organizadores do projeto estarão no local, em um stand, promovendo a Saúde da Mulher através do fornecimento de informações gerais sobre o tema e incentivo à realização de exames de prevenção e diagnóstico precoce, como o citopatológico de colo de útero e a mamografia, e orientações sobre a faixa etária preconizada para a realização desses exames de rastreio. A “Mama Amiga”, modelo de mama artificial feito de borracha, será objeto de demonstração da autopalpação das mamas para a população. Além disso, serão esclarecidas eventuais dúvidas e distribuídas cartilhas informativas acerca da Saúde da Mulher, com base nas preconizações do Ministério da Saúde.


Referências Bibliográficas

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero. São Paulo: Connexomm, 2017. GUTIÉRREZ, M. G. R. A.; ALMEIDA, A. M. Outubro Rosa. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2017, v. 30, n. 5, pp. 3-5. Acesso em 29 de junho de 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0194201700065>. INSTITUTO NACIONAL DO C NCER. Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você? 24 de set de 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce>. Acesso em 14 de jun. de 2022. INSTITUTO NACIONAL DO C NCER. Estatísticas de câncer. 25 de abr. de 2022. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer>. Acesso em 14 de jun. de 2022. INSTITUTO NACIONAL DO C NCER. A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019 INSTITUTO NACIONAL DO C NCER.. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta da ação surge da percepção de aplicar localmente as campanhas de cunho nacional voltados à saúde da mulher, valendo-se de todo engajamento social e midiático que o “Outubro Rosa” proporciona. Dessa forma, pretende-se contribuir diretamente para a promoção de saúde e educação continuada em saúde da população alcançada. Espera-se que o projeto possa envolver diferentes setores da sociedade e, indiretamente, contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à saúde da mulher nos quais os estudantes e profissionais envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais. A interação com a comunidade externa à UFVJM será dialógica no sentido de que se espera que a ação seja uma oportunidade para que estudantes tragam seus olhares, conhecimentos e contribuições, promovendo intercâmbio de saberes e favorecendo a formação continuada de todos e também aprimoramento das habilidades técnicas dos envolvidos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento articula as áreas de conhecimento das ciências da saúde e da educação, estimulando a busca pelo conhecimento e a aprendizagem de todos os envolvidos na organização, realização e participação na ação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa para construção de conhecimento e orientações sobre os cânceres de mama e colo de útero. Estudantes participantes do projeto serão incentivados a organizar e executar a ação. Articula-se também com pesquisa, já que espera-se que a demanda da população durante o evento possa fomentar material para futuras pesquisas sobre o impacto desse tipo de ação nos cuidados com a saúde.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Graduandos participarão como organizadores e executores do evento, tendo a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à organização, liderança, comunicação interpessoal e comunicação profissional. Além disso, é uma oportunidade para aprofundar e solidificar conhecimentos acerca dos principais agravos à saúde da mulher e das repercussões da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, tanto no âmbito da saúde individual, quanto à nível de sistema público de saúde, mudando desfechos potencialmente desfavoráveis através da prevenção primária.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o ação atinja diferentes setores da sociedade, mas, principalmente, as mulheres, público-alvo da ação e da campanha do “Outubro Rosa”. A transformação social é alcançada quando mulheres tornam-se conhecedoras da prevenção através dos exames de rastreio e de medidas preventivas sobre os agravos em saúde, mudando assim os desfechos desfavoráveis causados por eles. De tal modo, a aproximação entre a universidade e a sociedade impacta na procura assertiva dos serviços de saúde, bem como na melhoria dos atendimentos a essa população e, por conseguinte, favorece também o intercâmbio de experiências.


Divulgação

O evento será amplamente divulgado em redes sociais, através de perfil no Instagram®, grupos de Whatsapp® e de Telegram®.


Programação do Evento

Local

Praça do Mercado Velho de Diamantina / Minas Gerais

Data

29/10/2022

Horário de Início

09:00

Horário de Término

15:00


Descrição

Realização da ação na praça do Mercado Velho de Diamantina / Minas Gerais, com abordagem das mulheres transeuntes para fornecimento de informações gerais sobre a temática do “Outubro Rosa” e incentivo à realização de exames de prevenção e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Local

Praça do Mercado Velho de Diamantina / Minas Gerais

Data

30/10/2022

Horário de Início

09:00

Horário de Término

15:00


Descrição

Realização da ação na praça do Mercado Velho de Diamantina / Minas Gerais, com abordagem das mulheres transeuntes para fornecimento de informações gerais sobre a temática do “Outubro Rosa” e incentivo à realização de exames de prevenção e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo da ação são todas as mulheres da cidade de Diamantina / Minas Gerais, bem como visitantes de outras localidades que estejam na praça do Mercado Velho, um importante ponto turístico, durante a execução da ação.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 110 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes realizarão revisão de literatura sobre a temática da ação, para um melhor embasamento das informações a serem compartilhadas com as participantes do projeto e estímulo à aprendizagem através da correlação teórico-prática.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões de orientação com a professora coordenadora semanalmente, síncronas, pela plataforma Google Meet, para delimitação e organização de atividades bem como orientações acerca da execução da ação, de forma a promover acompanhamento contínuo e longitudinal dos alunos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes receberão capacitação sobre os assuntos que serão abordados através de encontros semanais sobre as temáticas da campanha, com aulas ministradas pela docente coordenadora.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Confecção de material virtual e físico para divulgação do projeto, que será realizada por meio de mídias sociais e dos posts informativos sobre a campanha “Outubro Rosa” e a temática Saúde da Mulher. Ainda, serão produzidas cartilhas informativas para serem distribuídas durante a ação.

Carga Horária 14 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina / Minas Gerais, com abordagem das mulheres transeuntes para fornecimento de informações gerais sobre a temática do “Outubro Rosa”, incentivo à realização de exames de prevenção e distribuição de cartilhas informativas sobre a Saúde da Mulher.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes participantes do projeto confeccionarão, sob orientação da docente coordenadora, um relatório final das da ação realizada, de modo a estimular a aprendizagem teórico-prática, reforçando a indissociabilidade do eixo ensino-pesquisa-extensão e promovendo raciocínio crítico.