Detalhes da ação

Apropriação de recursos digitais para promoção dos profissionais das Letras

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000040

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

REFORMULAR

Data Inicio

08/04/2021

Data Fim

30/05/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

erika viviane costa vieira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

xx

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

O objetivo desta oficina é contribuir para a profissionalização do licenciando em Letras - Inglês na construção de um perfil profissional nas redes sociais. Pretende-se apresentar a prática e a reflexão sobre ações de marketing pessoal na construção de um perfil profissional para ofertar serviços linguísticos.


Palavras-chave

marketing virtual; aula online; idiomas; EFL teaching


Introdução

Esta iniciativa pretende instrumentalizar o licenciando em Letras ou professor de línguas estrangeiras com ferramentas e estratégias de marketing digital e pessoal para o ensino online objetivando sua profissionalização inicial. Esta proposição foi pensada para atender principalmente à demanda de licenciandos em língua inglesa da comunidade e do entorno da UFVJM que têm necessidade de se colocar no mercado de trabalho. Pretende promover a reflexão sobre atitudes nos ambientes digitais dos alunos do curso de Letras da área de língua inglesa com objetivo de promover sua profissionalização inicial. A abordagem que permeia as ações dará ênfase a questões práticas: como construir um perfil profissional nas redes, como oferecer e precificar aulas, como elaborar e apresentar propostas de trabalho.


Justificativa

Trata-se de um conteúdo prático e não acadêmico, mas que pode contribuir para a colocação profissional dos licenciandos em Letras, principalmente os futuros professores de línguas estrangeiras. Os licenciandos se formam sem noções básicas de marketing pessoal e digital, o que limita sua atuação profissional. Nesse sentido, este breve curso de atualização pode auxiliá-lo em sua busca por colocação profissional.


Objetivos

Apresentar noções de marketing digital para a construção de um perfil profissional do licenciando em Letras. Instrumentalizar o licenciando com ferramentas de marketing digital para captação de alunos e construção de rede de apoio profissional.


Metas

Oferecer oficinas aos licenciandos em Letras da UFVJM, mas também para professores que já atuam na região.


Metodologia

Lições online, síncronas, via Google Meet. Poderá ser utilizado o Google Classroom.


Referências Bibliográficas

CARVALHO, Isaias Francisco de. Profissionalização e capacitação do professor de inglês: reflexões e ações extensionistas no âmbito da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Focando a Extensão, v. 1 n. 1, 2011, p. 51- 57 GOMES, Luiza França. Análise episódica do primeiro ano de operação de um empreendimento de cursos de inglês on-line: oportunidades, desafios e lições aprendidas. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O curso é voltado para todos da comunidade do entorno que se interessa pela temática e gostaria de aprender a divulgar seu trabalho nas redes sociais e vender suas aulas com profissionalismo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os assuntos tratados estão interrelacionados com as área da Administração e Comunicação, como Marketing Digital, Vendas e Elaboração de Contratos. Contribui para inserção do discente de Letras no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os discentes estudam e pesquisam sobre as novas tecnologias, métodos de ensino-aprendizagem de línguas e o conteúdo linguístico, mas não como usar as ferramentas digitais para divulgar seus serviços e ministrar aulas. Nesse sentido, esta proposta vem articular os conhecimentos acadêmicos sobre as novas tecnologias aliadas à promoção de si, seus conhecimentos para poder ofertar seus serviços linguísticos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Objetiva-se que ao final do curso os concluintes utilizem, de maneira eficaz, as redes sociais para promover-se e promover seus serviços com profissionalismo.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que os concluintes possam encontrar formas de se colocar individualmente no mercado de trabalho e de forma empreendedora.


Divulgação

Haverá divulgação na página oficial da universidade.


Informações Complementares

xx


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

10

Conteúdo Programático

1. Marketing Digital para a construção de sua autoridade como English Teacher 1.1 Noções de marketing digital para construção de perfil profissional 1.2 Jornada do cliente: público-alvo 1.3 Produção de Conteúdo do perfil profissional nas redes sociais 2. Precificação 3. Como vender aulas de línguas 3.1 Venda consultiva 3.2 Como apresentar sua proposta 4. Contratos para aulas particulares 4.1 Aspectos gerais sobre contratos 5. Aulas

Atividades Específicas

Os alunos precisam participar dos dois encontros síncronos, entrar no ambiente virtual (Google Classroom), e realizar as atividades propostas ao final de cada unidade.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Os participantes serão avaliados por meio de sua participação nos encontros síncronos e de suas postagens no Google Classroom. Receberá o certificado os participantes que realizarem as atividades dentro do prazo de 30 dias.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Os alunos responderão a um breve questionário via Google Forms.

Público-alvo

Descrição

O curso está voltado para os discentes do curso de Letras, mas pode se direcionar também para egressos e interessados da comunidade em geral que queiram aprender mais sobre divulgação de serviços linguísticos nas redes sociais.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 90 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação para o curso: leitura de livros, Preparação dos slides, Implementação do curso na plataforma Google Classroom.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação do material de divulgação, Divulgação, elaboração de formulário de inscrições.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Coleta de Inscrições, formação de Grupos, Elaboração de questionários de avaliação do curso. Elaboração dos certificados, Solicitação de certificados.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Acompanhamento dos participantes no curso; enviar e responder emails; sanar dúvidas dos participantes, reagir às postagens.