Visitante
Apropriação de recursos digitais para promoção dos profissionais das Letras
Sobre a Ação
202103000040
032021 - Ações
Curso/Oficina
CANCELADA
08/04/2021
30/05/2021
Dados do Coordenador
erika viviane costa vieira
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Trabalho
Educação Profissional
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Sim
Redes Sociais
xx
Membros
O objetivo desta oficina é contribuir para a profissionalização do licenciando em Letras - Inglês na construção de um perfil profissional nas redes sociais. Pretende-se apresentar a prática e a reflexão sobre ações de marketing pessoal na construção de um perfil profissional para ofertar serviços linguísticos.
marketing virtual; aula online; idiomas; EFL teaching
Esta iniciativa pretende instrumentalizar o licenciando em Letras ou professor de línguas estrangeiras com ferramentas e estratégias de marketing digital e pessoal para o ensino online objetivando sua profissionalização inicial. Esta proposição foi pensada para atender principalmente à demanda de licenciandos em língua inglesa da comunidade e do entorno da UFVJM que têm necessidade de se colocar no mercado de trabalho. Pretende promover a reflexão sobre atitudes nos ambientes digitais dos alunos do curso de Letras da área de língua inglesa com objetivo de promover sua profissionalização inicial. A abordagem que permeia as ações dará ênfase a questões práticas: como construir um perfil profissional nas redes, como oferecer e precificar aulas, como elaborar e apresentar propostas de trabalho.
Trata-se de um conteúdo prático e não acadêmico, mas que pode contribuir para a colocação profissional dos licenciandos em Letras, principalmente os futuros professores de línguas estrangeiras. Os licenciandos se formam sem noções básicas de marketing pessoal e digital, o que limita sua atuação profissional. Nesse sentido, este breve curso de atualização pode auxiliá-lo em sua busca por colocação profissional.
Apresentar noções de marketing digital para a construção de um perfil profissional do licenciando em Letras. Instrumentalizar o licenciando com ferramentas de marketing digital para captação de alunos e construção de rede de apoio profissional.
Oferecer oficinas aos licenciandos em Letras da UFVJM, mas também para professores que já atuam na região.
Lições online, síncronas, via Google Meet. Poderá ser utilizado o Google Classroom.
CARVALHO, Isaias Francisco de. Profissionalização e capacitação do professor de inglês: reflexões e ações extensionistas no âmbito da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Focando a Extensão, v. 1 n. 1, 2011, p. 51- 57 GOMES, Luiza França. Análise episódica do primeiro ano de operação de um empreendimento de cursos de inglês on-line: oportunidades, desafios e lições aprendidas. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
O curso é voltado para todos da comunidade do entorno que se interessa pela temática e gostaria de aprender a divulgar seu trabalho nas redes sociais e vender suas aulas com profissionalismo.
Os assuntos tratados estão interrelacionados com as área da Administração e Comunicação, como Marketing Digital, Vendas e Elaboração de Contratos. Contribui para inserção do discente de Letras no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo.
Os discentes estudam e pesquisam sobre as novas tecnologias, métodos de ensino-aprendizagem de línguas e o conteúdo linguístico, mas não como usar as ferramentas digitais para divulgar seus serviços e ministrar aulas. Nesse sentido, esta proposta vem articular os conhecimentos acadêmicos sobre as novas tecnologias aliadas à promoção de si, seus conhecimentos para poder ofertar seus serviços linguísticos.
Objetiva-se que ao final do curso os concluintes utilizem, de maneira eficaz, as redes sociais para promover-se e promover seus serviços com profissionalismo.
Espera-se que os concluintes possam encontrar formas de se colocar individualmente no mercado de trabalho e de forma empreendedora.
Haverá divulgação na página oficial da universidade.
xx
Caracterização do Curso ou Oficina
Atualização
10
1. Marketing Digital para a construção de sua autoridade como English Teacher 1.1 Noções de marketing digital para construção de perfil profissional 1.2 Jornada do cliente: público-alvo 1.3 Produção de Conteúdo do perfil profissional nas redes sociais 2. Precificação 3. Como vender aulas de línguas 3.1 Venda consultiva 3.2 Como apresentar sua proposta 4. Contratos para aulas particulares 4.1 Aspectos gerais sobre contratos 5. Aulas
Os alunos precisam participar dos dois encontros síncronos, entrar no ambiente virtual (Google Classroom), e realizar as atividades propostas ao final de cada unidade.
Os participantes serão avaliados por meio de sua participação nos encontros síncronos e de suas postagens no Google Classroom. Receberá o certificado os participantes que realizarem as atividades dentro do prazo de 30 dias.
Os alunos responderão a um breve questionário via Google Forms.
Público-alvo
O curso está voltado para os discentes do curso de Letras, mas pode se direcionar também para egressos e interessados da comunidade em geral que queiram aprender mais sobre divulgação de serviços linguísticos nas redes sociais.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 90 h
- Tarde;
Preparação para o curso: leitura de livros, Preparação dos slides, Implementação do curso na plataforma Google Classroom.
- Tarde;
Preparação do material de divulgação, Divulgação, elaboração de formulário de inscrições.
- Tarde;
Coleta de Inscrições, formação de Grupos, Elaboração de questionários de avaliação do curso. Elaboração dos certificados, Solicitação de certificados.
- Tarde;
Acompanhamento dos participantes no curso; enviar e responder emails; sanar dúvidas dos participantes, reagir às postagens.