Detalhes da ação

Ação de promoção de saúde mental à população feminina do bairro Bela Vista em Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000265

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

25/11/2022

Data Fim

26/11/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria jesus barreto cruz

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

A ação será realizada com mulheres com idade superior a 45 anos, residentes na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista, no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O objetivo é atenuar o isolamento domiciliar e a solidão. Busca-se ainda, aumentar a adesão aos serviços de saúde e melhorar o bem-estar psicológico. Serão realizadas aferição da pressão arterial, glicemia capilar, atividade de arteterapia e roda de conversa com um psicólogo.


Palavras-chave

Saúde Mental, Educação em Saúde, Medicina de Família


Introdução

A demanda por ações e serviços de saúde voltados para a atenção aos transtornos mentais tem se tornado cada vez maior. Dentre os mais prevalentes, está a depressão que constitui um grave problema de saúde pública devido as repercussões que causa na saúde geral e o impacto psicossocial (GONÇALVES et al., 2018). Segundo a Organização Mundial de Saúde, os transtornos depressivos atingem mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo a maioria mulheres (WHO, 2017). Os sinais e sintoma relacionados a depressão podem ser identificados como redução do interesse ou perda de prazer para realizar as atividades do dia-a-dia; sensação de inutilidade ou culpa; dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se; fadiga ou perda de energia; distúrbios do sono: insônia ou hipersonia; agitação ou retardo psicomotor; perda ou ganho significativo de peso, ideias recorrentes de morte ou suicídio, dentre outros (BOING, 2012). Assim, a identificação precoce e oportuna destes eventos é de fundamental importância, de forma que evite o comprometimento da qualidade de vida, sem prejuízos graves a pessoa. Neste sentido, os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), são os ideais para a identificação, tratamento e acompanhamento destes usuários, visto que constituem a porta de entrada do usuário ao serviço de saúde e possuem uma conformação para oferta de cuidados que valorizam o coletivo e o vínculo entre serviços de saúde e a comunidade. No entanto, os sintomas de depressão muitas vezes são sutís e por isso podem não ser diagnosticados como tal (GONÇALVES et al., 2018). Além disso, é comum que muitos serviços de saúde encontrem-se despreparados para atuar nestas situações. A literatura evidencia altos índices de depressão na APS em todo o mundo, contudo observam-se maiores índices nos trabalhos realizados no Brasil, o que assinala para lacunas na assistência e nas políticas públicas e investimentos insuficientes em pesquisas na área (APÓSTOLO, et al., 2011; GRANDES, et al., 2011; MOLINA, et al., 2012). No que se refere ao público feminino, trabalho nacional, constata que 19,7% das mulheres assistidas pela Estratégia de Saúde da Família, em um município da zona da mata mineira, sofrem de depressão (GONÇALVES et al., 2018). Diante ao exposto, fica clara a necessidade de um cuidado especial no âmbito da APS, no que se refere a oferta de atendimento psicológico as mulheres, bem como de ações e cuidados voltados para este problema.


Justificativa

O presente trabalho surgiu ao longo das atividades práticas desenvolvidas na disciplina Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), realizada por alunos do 1º período do Curso de Medicina do Mucuri da UFVJM. Nesta disciplina foram realizadas visitas domiciliares à população do bairro Bela Vista, do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, onde os alunos conseguiram reconhecer uma grande parcela do público feminino, principalmente idosas, que se encontravam-se com sintomas depressivos, como desanimo, solidão e melancolia. Nesse contexto, foi identificada a demanda por promover a socialização dessas mulheres, além da necessidade de aproximação entre os membros da comunidade e a Estratégia Saúde da Família, para que, assim, possam usufruir os serviços de saúde mental ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a presente ação justifica-se por buscar um estado holístico de saúde, para proporcionar uma melhor qualidade de vida, em um sentido amplo, para essa parcela da população. Além de promover a inserção do aluno de medicina no contexto do serviço de saúde ao qual está inserido, desenvolvendo nele a capacidade de articulação, comunicação e humanização, promoverá ainda a interação entre a universidade e a comunidade, sendo uma rica oportunidade de oferta de conhecimento e serviços de saúde específicos, além da troca de saberes entre ambos.


Objetivos

Objetivo Geral Promover momento de autoconhecimento e lazer para as mulheres com idade igual ou superior a 45 anos residentes no bairro Bela Vista no municipio de Teófilo Otoni. Objetivos Específicos Promover o vínculo entre o público-alvo e a equipe da Estratégia de Saúde da Família. Apresentar os benefícios do atendimento psicológico. Reduzir os sintomas depressivos através da atividade de arterapia.


Metas

As metas almejadas são aumentar a adesão do público ao atendimento psicológico ofertado pelo ESF Bela Vista, proporcionar um momento de interação entre os organizadores do evento, funcionários da ESF e o público-alvo. Além de demonstrar a importância do cuidado da saúde mental e fornecer um momento para se expressarem e autoconhecerem.


Metodologia

Será realizado um encontro com as Mulheres com idade superior ou igual a 45 anos que são atendidas pela ESF Bela Vista, em Teófilo Otoni - MG, e que apresentam uma demanda de assistência psicológica relacionada a sintomas depressivos. Consistirá em um evento a ser realizado na sede da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista na cidade de Teófilo Otoni e desenvolvido por discentes da Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Para tanto, as atividades irão abranger, em um único encontro, a aferição da pressão arterial e da glicemia capilar pelas enfermeiras da própria ESF. Por conseguinte, haverá um momento de arteterapia, além de uma roda de conversa com o psicólogo da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), com tema sobre saúde mental. Por fim, será realizado uma dinâmica de finalização e os agradecimentos. De modo mais detalhado, os acadêmicos reunirão com um público estimado de 40 mulheres durante toda uma manhã na sede da ESF Bela Vista localizada na Rua Antônio Ribeiro Ramos, 48 - Bela Vista, Teófilo Otoni - MG. Esse encontro ocorrerá por volta das 8 horas do dia 26 de novembro de 2022, com duração estimada de 4 horas, o qual seguirá a seguinte ordem: 1- Às 7h30 o evento iniciará e, à medida que os convidados forem chegando, haverá uma acolhida pelos discentes e agentes comunitários de saúde e, logo em seguida, será feita, após o descanso necessário, a aferição de pressão arterial e a medição da glicemia capilar. 2- Em sequencia irá ocorrer uma oficina de arteterapia, por meio da pintura de panos de prato. 3- Em seguida, acontecerá uma roda de conversa com o psicólogo, da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Dessa forma, a metodologia dessa ação baseia-se na conciliação dos princípios da terapia em grupo e da arteterapia como meios para que se possa atingir a elevação da auto-estima, melhora do equilíbrio emocional e minimização dos efeitos negativos da doença mental, no contexto da APS.


Referências Bibliográficas

APÓSTOLO, J.L.A.; FIGUEIREDO, M.H.; MENDES, A.C.; RODRIGUES, M.A. Depressão, ansiedade e estresse em usuários de cuidados primários de saúde. Rev Latino-Am Enfermagem, 19(2), 2011. BOING, A.F.; MELO, G.R.; BOING, A.C.; MORETTI-PIRES, R.O.; PERES, K.G.; PERES, M.A. Associação entre depressão e doenças crônicas: um estudo populacional. Rev. Saúde Pública, 46(4):617-23, 2012. GONÇALVES, A. M. C. et al. Prevalência de depressão e fatores associados em mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 2, pp. 101-109, 2018. GRANDES, G.; MONTOYA, I.; ARIETALEANIZBEASKOA, M.S.; ARCE, V.; SANCHEZ, A.; MAS GROUP. The burden of mental disorders in primary care. Eur Psychiatry, 26(7):428-35, 2011. MOLINA, M.R.A.L.; WIENER, C.D.; BRANCO, J.C.; JANSEN, K.; SOUZA, L.D.M.; TOMASI, E., et al. Prevalência de depressão em usuários de unidades de atenção primária. Rev Psiquiatr Clín, 39(6):194-7, 2012. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Depression and Other Common Mental Disorders – Global Health Estimates. 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 22 set. 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Será uma oportunidade de troca de conhecimentos populares e científicos entre os acadêmicos de curso de medicina e a população local, através das atividades previstas e propostas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Haverá a participação de profissionais de diversas profissições como Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e e Psicólogo, promovendo a integração de práticas e saberes. Isto favorecerá que o acadêmico se torne adepto a atividades de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, além da oferta de serviço amplo e diferenciado a população através desta ação conjunta.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A presente proposta está diretamente vinculada a atividades de ensino, a qual foi a inspiradora e direcionadora a demanda. Ao longo da atividade os alunos serão os principais desenvolvedores do trabalho, sendo os mentores da ideia e organizadores das atividades, a todo momento estando orientados pelo coordenador da ação. Será ainda ofertado a eles diversos conhecimentos como os relacionados a organização de eventos, oratória, escrita de trabalhos científicos, além de maior conhecimentos sobre a situação abordada. Promoverá a aproximação da universidade com a população local.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A idéia central desta ação foi proposta pelos próprios discentes durante as visitas domiciliares realizadas na disciplina PIESC I. Dessa forma, os discentes participarão da atividade acompanhando e realizando o planejamento, observando e auxiliando na definição dos objetivos, metas e na escolha da metodologia a ser desenvolvida. A participação nesta etapa é fundamental para o desenvolvimento discente, uma vez que poderá entender as etapas do planejamento de um evento. Participarão ainda da organização do local do evento, na recepção dos participantes e no desenvolvimento das atividades. O coordenador e os demias colaboradores ainda estarão presentes e atuando em todas as atividades que os discentes ainda não estarão aptos a desenvolver como aferição de pressão arteria, glicemia capilar, assim como estarão presentes ofertando orientações quando necessárias a população atendida. Os discentes estarão a todo momento acompanhados e orientados pelo coordenador, que os direcionará no planejamento e na organização da ação como um todo. Espera-se que a experiência vivenciada favoreça o ganho de conhecimento sobre o assunto, aproxime o estudante do convívio com a população, consiga desenvolver habilidade de comunicação, integre os saberes científicos a prática profissional e aprimore a capacidade de trabalho em equipe.


Impacto e Transformação Social

Ofertará a população ações de saúde de qualidade e que contribuirão para aquisição de melhor qualidade de vida. Com maior aproximação ao serviço de saúde, redução de sintomas depressivos e do isolamento social e maior conhecimento da Rede de Atenção em Saúde do município.


Divulgação

Através da Visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde


Programação do Evento

Local

ESF Bela Vista

Data

26/11/2022

Horário de Início

07:00

Horário de Término

12:00


Descrição

26/11/2022 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 26/11/2022 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes 26/11/2022 8:00 às 8:30 Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 26/11/2022 8:30 às 10:30 Oficina de arteterapia. 26/11/2022 10:30 às 11:30 Roda de conversa com a participação do psicólogo. 26/11/2022 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.

Público-alvo

Descrição

Mulheres com isade igual ou superior a 45 anos, residentes na área de abrangência da ESF Bela Vista em Teófilo Otoni.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participação dos funcionários, materiais para a aferição da Pressão arterial e glicemia capilar, materiais para a arteterapia e o espaço físico para o evento

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 10 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

25/11/2022 13:00 às 16:00 Reunião de equipe para planejamento das ações no dia da atividade 25/11/2022 16:00 às 18:00Confecção e organização dos materias a serem utilizados 26/11/2022 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 26/11/2022 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes 26/11/2022 8:00 às 8:30 Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 26/11/2022 8:30 às 10:30 Oficina de arteterapia. 26/11/2022 10:30 às 11:30Roda de conversa com a participação do psicólogo. 26/11/2022 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.