Visitante
Ação de promoção de saúde mental à população feminina do bairro Bela Vista em Teófilo Otoni, Minas Gerais.
Sobre a Ação
202203000265
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
25/11/2022
26/11/2022
Dados do Coordenador
maria jesus barreto cruz
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde da família
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Sim
Membros
A ação será realizada com mulheres com idade superior a 45 anos, residentes na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista, no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O objetivo é atenuar o isolamento domiciliar e a solidão. Busca-se ainda, aumentar a adesão aos serviços de saúde e melhorar o bem-estar psicológico. Serão realizadas aferição da pressão arterial, glicemia capilar, atividade de arteterapia e roda de conversa com um psicólogo.
Saúde Mental, Educação em Saúde, Medicina de Família
A demanda por ações e serviços de saúde voltados para a atenção aos transtornos mentais tem se tornado cada vez maior. Dentre os mais prevalentes, está a depressão que constitui um grave problema de saúde pública devido as repercussões que causa na saúde geral e o impacto psicossocial (GONÇALVES et al., 2018). Segundo a Organização Mundial de Saúde, os transtornos depressivos atingem mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo a maioria mulheres (WHO, 2017). Os sinais e sintoma relacionados a depressão podem ser identificados como redução do interesse ou perda de prazer para realizar as atividades do dia-a-dia; sensação de inutilidade ou culpa; dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se; fadiga ou perda de energia; distúrbios do sono: insônia ou hipersonia; agitação ou retardo psicomotor; perda ou ganho significativo de peso, ideias recorrentes de morte ou suicídio, dentre outros (BOING, 2012). Assim, a identificação precoce e oportuna destes eventos é de fundamental importância, de forma que evite o comprometimento da qualidade de vida, sem prejuízos graves a pessoa. Neste sentido, os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), são os ideais para a identificação, tratamento e acompanhamento destes usuários, visto que constituem a porta de entrada do usuário ao serviço de saúde e possuem uma conformação para oferta de cuidados que valorizam o coletivo e o vínculo entre serviços de saúde e a comunidade. No entanto, os sintomas de depressão muitas vezes são sutís e por isso podem não ser diagnosticados como tal (GONÇALVES et al., 2018). Além disso, é comum que muitos serviços de saúde encontrem-se despreparados para atuar nestas situações. A literatura evidencia altos índices de depressão na APS em todo o mundo, contudo observam-se maiores índices nos trabalhos realizados no Brasil, o que assinala para lacunas na assistência e nas políticas públicas e investimentos insuficientes em pesquisas na área (APÓSTOLO, et al., 2011; GRANDES, et al., 2011; MOLINA, et al., 2012). No que se refere ao público feminino, trabalho nacional, constata que 19,7% das mulheres assistidas pela Estratégia de Saúde da Família, em um município da zona da mata mineira, sofrem de depressão (GONÇALVES et al., 2018). Diante ao exposto, fica clara a necessidade de um cuidado especial no âmbito da APS, no que se refere a oferta de atendimento psicológico as mulheres, bem como de ações e cuidados voltados para este problema.
O presente trabalho surgiu ao longo das atividades práticas desenvolvidas na disciplina Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), realizada por alunos do 1º período do Curso de Medicina do Mucuri da UFVJM. Nesta disciplina foram realizadas visitas domiciliares à população do bairro Bela Vista, do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, onde os alunos conseguiram reconhecer uma grande parcela do público feminino, principalmente idosas, que se encontravam-se com sintomas depressivos, como desanimo, solidão e melancolia. Nesse contexto, foi identificada a demanda por promover a socialização dessas mulheres, além da necessidade de aproximação entre os membros da comunidade e a Estratégia Saúde da Família, para que, assim, possam usufruir os serviços de saúde mental ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a presente ação justifica-se por buscar um estado holístico de saúde, para proporcionar uma melhor qualidade de vida, em um sentido amplo, para essa parcela da população. Além de promover a inserção do aluno de medicina no contexto do serviço de saúde ao qual está inserido, desenvolvendo nele a capacidade de articulação, comunicação e humanização, promoverá ainda a interação entre a universidade e a comunidade, sendo uma rica oportunidade de oferta de conhecimento e serviços de saúde específicos, além da troca de saberes entre ambos.
Objetivo Geral Promover momento de autoconhecimento e lazer para as mulheres com idade igual ou superior a 45 anos residentes no bairro Bela Vista no municipio de Teófilo Otoni. Objetivos Específicos Promover o vínculo entre o público-alvo e a equipe da Estratégia de Saúde da Família. Apresentar os benefícios do atendimento psicológico. Reduzir os sintomas depressivos através da atividade de arterapia.
As metas almejadas são aumentar a adesão do público ao atendimento psicológico ofertado pelo ESF Bela Vista, proporcionar um momento de interação entre os organizadores do evento, funcionários da ESF e o público-alvo. Além de demonstrar a importância do cuidado da saúde mental e fornecer um momento para se expressarem e autoconhecerem.
Será realizado um encontro com as Mulheres com idade superior ou igual a 45 anos que são atendidas pela ESF Bela Vista, em Teófilo Otoni - MG, e que apresentam uma demanda de assistência psicológica relacionada a sintomas depressivos. Consistirá em um evento a ser realizado na sede da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista na cidade de Teófilo Otoni e desenvolvido por discentes da Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Para tanto, as atividades irão abranger, em um único encontro, a aferição da pressão arterial e da glicemia capilar pelas enfermeiras da própria ESF. Por conseguinte, haverá um momento de arteterapia, além de uma roda de conversa com o psicólogo da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), com tema sobre saúde mental. Por fim, será realizado uma dinâmica de finalização e os agradecimentos. De modo mais detalhado, os acadêmicos reunirão com um público estimado de 40 mulheres durante toda uma manhã na sede da ESF Bela Vista localizada na Rua Antônio Ribeiro Ramos, 48 - Bela Vista, Teófilo Otoni - MG. Esse encontro ocorrerá por volta das 8 horas do dia 26 de novembro de 2022, com duração estimada de 4 horas, o qual seguirá a seguinte ordem: 1- Às 7h30 o evento iniciará e, à medida que os convidados forem chegando, haverá uma acolhida pelos discentes e agentes comunitários de saúde e, logo em seguida, será feita, após o descanso necessário, a aferição de pressão arterial e a medição da glicemia capilar. 2- Em sequencia irá ocorrer uma oficina de arteterapia, por meio da pintura de panos de prato. 3- Em seguida, acontecerá uma roda de conversa com o psicólogo, da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Dessa forma, a metodologia dessa ação baseia-se na conciliação dos princípios da terapia em grupo e da arteterapia como meios para que se possa atingir a elevação da auto-estima, melhora do equilíbrio emocional e minimização dos efeitos negativos da doença mental, no contexto da APS.
APÓSTOLO, J.L.A.; FIGUEIREDO, M.H.; MENDES, A.C.; RODRIGUES, M.A. Depressão, ansiedade e estresse em usuários de cuidados primários de saúde. Rev Latino-Am Enfermagem, 19(2), 2011. BOING, A.F.; MELO, G.R.; BOING, A.C.; MORETTI-PIRES, R.O.; PERES, K.G.; PERES, M.A. Associação entre depressão e doenças crônicas: um estudo populacional. Rev. Saúde Pública, 46(4):617-23, 2012. GONÇALVES, A. M. C. et al. Prevalência de depressão e fatores associados em mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 2, pp. 101-109, 2018. GRANDES, G.; MONTOYA, I.; ARIETALEANIZBEASKOA, M.S.; ARCE, V.; SANCHEZ, A.; MAS GROUP. The burden of mental disorders in primary care. Eur Psychiatry, 26(7):428-35, 2011. MOLINA, M.R.A.L.; WIENER, C.D.; BRANCO, J.C.; JANSEN, K.; SOUZA, L.D.M.; TOMASI, E., et al. Prevalência de depressão em usuários de unidades de atenção primária. Rev Psiquiatr Clín, 39(6):194-7, 2012. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Depression and Other Common Mental Disorders – Global Health Estimates. 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 22 set. 2022.
Será uma oportunidade de troca de conhecimentos populares e científicos entre os acadêmicos de curso de medicina e a população local, através das atividades previstas e propostas.
Haverá a participação de profissionais de diversas profissições como Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e e Psicólogo, promovendo a integração de práticas e saberes. Isto favorecerá que o acadêmico se torne adepto a atividades de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, além da oferta de serviço amplo e diferenciado a população através desta ação conjunta.
A presente proposta está diretamente vinculada a atividades de ensino, a qual foi a inspiradora e direcionadora a demanda. Ao longo da atividade os alunos serão os principais desenvolvedores do trabalho, sendo os mentores da ideia e organizadores das atividades, a todo momento estando orientados pelo coordenador da ação. Será ainda ofertado a eles diversos conhecimentos como os relacionados a organização de eventos, oratória, escrita de trabalhos científicos, além de maior conhecimentos sobre a situação abordada. Promoverá a aproximação da universidade com a população local.
A idéia central desta ação foi proposta pelos próprios discentes durante as visitas domiciliares realizadas na disciplina PIESC I. Dessa forma, os discentes participarão da atividade acompanhando e realizando o planejamento, observando e auxiliando na definição dos objetivos, metas e na escolha da metodologia a ser desenvolvida. A participação nesta etapa é fundamental para o desenvolvimento discente, uma vez que poderá entender as etapas do planejamento de um evento. Participarão ainda da organização do local do evento, na recepção dos participantes e no desenvolvimento das atividades. O coordenador e os demias colaboradores ainda estarão presentes e atuando em todas as atividades que os discentes ainda não estarão aptos a desenvolver como aferição de pressão arteria, glicemia capilar, assim como estarão presentes ofertando orientações quando necessárias a população atendida. Os discentes estarão a todo momento acompanhados e orientados pelo coordenador, que os direcionará no planejamento e na organização da ação como um todo. Espera-se que a experiência vivenciada favoreça o ganho de conhecimento sobre o assunto, aproxime o estudante do convívio com a população, consiga desenvolver habilidade de comunicação, integre os saberes científicos a prática profissional e aprimore a capacidade de trabalho em equipe.
Ofertará a população ações de saúde de qualidade e que contribuirão para aquisição de melhor qualidade de vida. Com maior aproximação ao serviço de saúde, redução de sintomas depressivos e do isolamento social e maior conhecimento da Rede de Atenção em Saúde do município.
Através da Visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde
Programação do Evento
ESF Bela Vista
26/11/2022
07:00
12:00
26/11/2022 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 26/11/2022 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes 26/11/2022 8:00 às 8:30 Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 26/11/2022 8:30 às 10:30 Oficina de arteterapia. 26/11/2022 10:30 às 11:30 Roda de conversa com a participação do psicólogo. 26/11/2022 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.
Público-alvo
Mulheres com isade igual ou superior a 45 anos, residentes na área de abrangência da ESF Bela Vista em Teófilo Otoni.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Participação dos funcionários, materiais para a aferição da Pressão arterial e glicemia capilar, materiais para a arteterapia e o espaço físico para o evento
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 10 h
- Manhã;
- Tarde;
25/11/2022 13:00 às 16:00 Reunião de equipe para planejamento das ações no dia da atividade 25/11/2022 16:00 às 18:00Confecção e organização dos materias a serem utilizados 26/11/2022 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 26/11/2022 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes 26/11/2022 8:00 às 8:30 Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 26/11/2022 8:30 às 10:30 Oficina de arteterapia. 26/11/2022 10:30 às 11:30Roda de conversa com a participação do psicólogo. 26/11/2022 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.