Detalhes da ação

Uso de Ferramentas da qualidade em estabelecimentos farmacêuticos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000271

Tipo da Ação

Prestação de Serviço

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

18/01/2023

Data Fim

27/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

valéria macedo cardoso

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Gestão institucional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Não possui
Não possui
Não possui
Outras Redes Sociais

Não possui.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
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Resumo

Esta ação tem como objetivo, em um primeiro momento, investigar as necessidades de Gestão da qualidade (GQ) de estabelecimentos farmacêuticos e num segundo momento, após análise e estudo das diferentes ferramentas da qualidade, sugerir para o estabelecimento aquela que mais se aplica as suas demandas. Dessa forma pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes dos estabelecimentos.


Palavras-chave

Gestão da qualidade; Estabelecimentos farmacêuticos; Ferramentas da qualidade


Introdução

A melhoria dos serviços prestados pelos estabelecimentos farmacêuticos depende da gestão da qualidade realizada de forma eficaz para que se tenha um diagnóstico do que pode ser feito para oferecer um serviço de excelência e satisfazer os clientes. Assim, é importante que a empresa esteja em contínua busca do aprimoramento da qualidade e neste momento os discentes do curso de Farmácia podem contribuir com o conhecimento adquirido na disciplina de Gestão e Controle de qualidade e outras afins ajudando a resolver problemas de gestão que foram apresentados pelos estabelecimentos. Além disso o projeto irá permitir o diálogo e a aproximação dos discentes com estabelecimentos farmacêuticos e a troca de experiências com os profissionais atuantes.


Justificativa

A melhoria dos serviços prestados pelos estabelecimentos farmacêuticos dependem da gestão da qualidade realizada de forma eficaz para se tenha um diagnóstico do que pode ser feito para oferecer um serviço de excelência e satisfazer os clientes. Assim, é importante que a empresa esteja em contínua busca do aprimoramento da qualidade e neste momento os discentes do curso de Farmácia podem contribuir com o conhecimento adquirido na disciplina de Gestão e Controle de qualidade e outras afins.


Objetivos

1- Investigar as necessidades de Gestão da qualidade (GQ) de estabelecimentos farmacêuticos 2- Capacitar os discentes na área de Gestão da qualidade e áreas afins, proporcionando aos mesmos a aplicação das ferramentas da qualidade na prática 3- Propor ferramentas adequadas às demandas relatadas pelos estabelecimentos farmacêuticos/saúde interessados 4- Aproximar os estudantes e docentes da comunidade e estabelecimentos farmacêuticos/saúde permitindo a troca de experiências e saberes com diversos profissionais da área de saúde 5- Fomentar o diálogo da universidade com a comunidade 6- Melhorar os serviços prestados pelos estabelecimentos farmacêuticos/saúde à comunidade por meio da aplicação das ferramentas da qualidade 7- Orientar a implantação das ferramentas da qualidade. 8- Receber feedback dos resultados obtidos após a implantação das ferramentas da qualidade.


Metas

- Melhorar a qualidade do atendimentos dos estabelecimentos farmacêuticos por meio das ações realizados. - Consolidar por meio da prática os conhecimentos adquiridos pelos discentes sobre o tema - Interação dos discentes de Farmácia com a comunidade e profissionais farmacêuticos


Metodologia

Num primeiro momento os discentes terão aula teórica sobre o tema "Sistema e ferramentas da qualidade" na disciplina de Gestão e Controle de Qualidade. Posteriormente, os discentes divididos em grupos irão até um estabelecimento farmacêutico/saúde na cidade de Diamantina, MG para conversar com os profissionais da saúde responsáveis pelos respectivos estabelecimentos e, assim, identificarem a demanda de melhoria/otimização dos serviços prestados. Num segundo momento, após análise e estudo, os discentes irão propor ao estabelecimento a ferramenta da qualidade mais adequada e irão orientar sua implantação. Após implantação da ferramenta da qualidade os discentes voltarão aos estabelecimentos farmacêutico/saúde com o intuito de receberem um feedback dos resultados obtidos. Neste feedback, os profissionais responsáveis terão oportunidade de contribuir com a otimização das ferramentas e, propor, então melhorias na aplicação das mesmas no próprio estabelecimento e em futuros interessados.


Referências Bibliográficas

- GIL, E.S. Controle físico-químico de qualidade de medicamentos. 3ª ed.; rev. São Paulo: Pharmabooks, 2010. 511p. -Giuly Maria de Lima; Lucena, Rodrigo Gonçalves. - https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/a-importancia-da-gestao-da-qualidade-com-a-implementacao-da-iso-9001-para-o-desenvolvimento-e-melhoria-da-empresa-softcom-tecnologia-giuly-maria-de-lima-bento.pdf - http://www.farmaceuticas.com.br/11-ferramentas-da-qualidade-e-suas-estrategias-de-gestao/ - http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade.html . EINSFELD, Lídia et al. A extensão universitária enquanto ferramenta para formação de um novo perfil de profissional farmacêutico - GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O presente projeto de extensão permitirá o desenvolvimento de relações dialógicas entre o conhecimento científico advindo da universidade com as experiências de diferentes profissionais da área de saúde, os anseios e as demandas de melhorias na gestão dos estabelecimentos farmacêuticos/saúde de Diamantina, interagindo e transformando a realidade social. A equipe buscará proporcionar um ambiente de diálogo entre a universidade e comunidade, pautado pela ação de mão-dupla e troca de saberes, de forma a possibilitar a produção de um conhecimento novo. Nesse sentido, os discentes do curso de Farmácia farão intervenções nos estabelecimentos farmacêuticos/saúde da cidade de Diamantina. Em um primeiro momento irão entrevistar os colaboradores/profissionais buscando fazer um diagnóstico das necessidades dos estabelecimentos na área de Gestão. Num segundo momento, os discentes irão estudar a melhor intervenção a ser aplicada no estabelecimento e num terceiro momento retornarão ao estabelecimento para apresentar a proposta de intervenção. Os profissionais responsáveis pelo estabelecimento terão oportunidade de contribuir com a otimização das ferramentas e, propor, então melhorias na aplicação das mesmas no próprio estabelecimento. Dessa forma o diálogo entre ambas as partes permitirá a troca e soma de conhecimentos e experiências contribuindo para a otimização da implementação das ferramentas de gestão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Neste projeto a Interdisciplinaridade será alcançada por meio da integração de conhecimentos relacionados às Ciências da Saúde, Farmácia, Gestão e Tecnologia da informação. A Interprofissionalidade será observada diante da interação entre profissionais Farmacêuticos e outros da área de saúde, administradores, gerentes, técnicos e outros profissionais que serão convidados a participar de forma a agregar conhecimentos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os discentes devem ter cursado ou estarem cursando a disciplina de Gestão e Controle de Qualidade (ensino), verificarem no estabelecimento farmacêutico o que precisa ser melhorado na Gestão (extensão) e realizarem estudo e pesquisa para solucionar o problema (pesquisa - extensão).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento deste projeto impactará positivamente na formação profissional do estudante de Farmácia, uma vez que oportunizará o desenvolvimento humano e social dos discentes por meio das vivências extramuros (fora das salas de aulas), tornando-os mais críticos, reflexivos e humanistas acerca da realidade e dos contextos sociais em que estão inseridos. Além disso, permitirá o enriquecimento da formação acadêmica e profissional do discente envolvido, abrindo espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. A aproximação da comunidade traz impacto na formação do discente ao passo que atende a uma demanda por conhecimento na área de gestão de estabelecimentos farmacêuticos/saúde. Essa ação de extensão será de grande importância para os discentes colocarem em prática os conceitos recebidos na disciplina de Gestão e Controle de Qualidade além de outras disciplinas do curso de Farmácia (administração, economia, deontologia, farmacologia, etc.) e vivenciar ainda na graduação os desafios da profissão e da gestão de um estabelecimento farmacêutico.


Impacto e Transformação Social

A interação dos discentes com a comunidade será de grande valia para que ocorra uma interação dialógica entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica. A prestação de serviço por meio da implementação de ferramentas da qualidade contribuirá para melhoria dos serviços prestados na área farmacêutica. Além disso, o desenvolvimento do projeto permitirá a inovação do processo ensino-aprendizagem com a interação da comunidade como um canal de trocas de saberes e de melhoramento da assimilação dos conteúdos das disciplinas por parte dos discentes; a popularização da ciência e aproximação da população da universidade; a divulgação do curso de Farmácia; a promoção da saúde e valorização da educação contextualizada na região.


Divulgação

Os resultados da ação de extensão serão divulgados em eventos científicos e revistas da área, preservando a identidade dos estabelecimentos farmacêuticos.


Público-alvo

Descrição

Farmácias (privadas e públicas), drogarias, laboratórios de análises clínicas, farmácias hospitalares.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apresentar demandas e desafios na área de gestão dos estabelecimentos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A capacitação ocorrerá por meio das aulas de Sistemas e ferramentas da Qualidade e pesquisa extra-aula sobre o tema, durante todo desenvolvimento do projeto

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os discentes se reunirão com os profissionais e colaboradores do estabelecimento farmacêutico interessado para verificar a demanda do mesmo na área de gestão

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os discentes pesquisarão a melhor ferramenta da qualidade a ser sugerida ao estabelecimento farmacêutico

Carga Horária 1 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os discentes se reunirão com os profissionais e colaboradores do estabelecimento farmacêutico interessado para sugerir a implantação da ferramenta da qualidade com intuito de melhorar o serviço prestado pelo estabelecimento.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os discentes se reunirão com os profissionais e colaboradores do estabelecimento farmacêutico para ouvir as experiências positivas e negativas devido a implantação da ferramenta da qualidade no estabelecimento. Nesta etapa os profissionais e colaboradores contribuirão com seus relatos e conhecimentos para a melhoria e otimização da ferramenta utilizada.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A execução do projeto será acompanhada pelos docentes responsáveis pela disciplina FAR101que esclarecerão dúvidas e orientarão os discentes com as dificuldades apresentadas. A avaliação será realizada por meio de seminários apresentados pelos discentes sobre as experiências adquiridas na realização do projeto.