Detalhes da ação

“Dendicasa”: Festival Virtual de Ginástica Para Todos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000043

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

29/03/2021

Data Fim

31/05/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

priscila regina lopes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Resumo

Esta ação de extensão trata-se da organização de um festival virtual de Ginástica Para Todos com a participação de instituições localizadas no estado de Minas Gerais, com o intuito de reunir grupos para que demonstrem suas produções coreográficas, assim como para realizar trocas de experiências educacionais e culturais. O evento “Dendicasa: Festival Virtual de Ginástica Para Todos” será realizado no dia 29 de maio de 2021 e transmitido ao vivo pela plataforma YouTube.


Palavras-chave

Festival virtual; Ginástica Para Todos; Isolamento social


Introdução

A Ginástica Para Todos (GPT) é uma prática corporal não competitiva que contempla atividades no campo da ginástica em interação com outras manifestações (corporais, artísticas e culturais) (AYOUB, 2003). Sua principal forma de manifestação ocorre por meio de composições coreográficas que são apresentadas em festivais de caráter demonstrativo (PATRÍCIO; BORTOLETO; CARBINATTO, 2016). E como não existe um código de pontuação que defina normas específicas para as criações, é possível observar um alto grau de liberdade nas coreografias elaboradas (SCARABELIM; TOLEDO, 2015). A partir das experiências com o projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) em seus quase 10 anos de existência e, em especial, nas atividades desenvolvidas no ano de 2020, o Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG/UFVJM-CNPq) do Departamento de Educação Física da UFVJM propõe a realização de um festival virtual de GPT. O isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 no ano de 2020 impediu que os grupos de GPT se encontrassem para desenvolverem suas práticas e para participarem de festivais que, geralmente, acontecem em diversas partes do país. No entanto, a movimentação nas redes sociais foi surpreendente. Diferentes grupos começaram a compartilhar suas experiências científicas, artísticas e sociais por meio de lives, promovendo um processo de encontros e trocas que antes desta crise, não ocorria com tanta assiduidade via internet (BATISTA; LOPES, 2020). Dentre tais ações, destacamos os festivais virtuais nos quais o GGD participou com duas coreografias construídas de forma remota. Nestes eventos, inúmeros grupos de GPT vinculados a universidades, escolas, clubes, academias, dentre outras instituições, puderam se reunir virtualmente para demonstrar suas criações e celebrar a arte do encontro, algo tão caro a praticantes e apreciadores desta manifestação da cultura corporal. Desta forma, com o intuito de dar continuidade a um movimento iniciado por outros coletivos, o GEPG pretende organizar o evento “Dendicasa: Festival Virtual de Ginástica Para Todos”, o qual será apresentado pela plataforma YouTube do GGD no dia 29 de maio de 2021. O evento será destinado a praticantes de GPT do estado de Minas Gerais e terá como tema elementos da cultura Mineira.


Justificativa

Diante do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, é necessário criar estratégias para que as ações educativas e culturais possam ser continuadas de forma segura. Desta forma, o evento “Dendicasa: Festival Virtual de Ginástica Para Todos” se apresenta como uma alternativa para que praticantes de GPT possam se reunir virtualmente para demonstrar suas criações, trocar experiências e promover encontros dentro das possibilidades atuais.


Objetivos

Organizar um evento virtual de GPT para que grupos de diferentes instituições mineiras participem demonstrando suas produções coreográficas, assim como para realizar trocas de experiências educacionais e culturais.


Metas

Organizar o festival virtual; Realizar o evento no dia 29 de maio de 2021; Produzir material bibliográfico sobre o evento.


Metodologia

O evento será organizado pela equipe do GEPG a partir do estudo e discussão sobre processos de sistematização de eventos virtuais (utilização das plataformas necessárias), estruturação de regulamento do festival, elaboração da ficha de inscrição, recebimento das inscrições, organização do material recebido, etc. Demais informações serão descritas no item Cronograma de atividades.


Referências Bibliográficas

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: UNICAMP, 2003. BATISTA, M. S.; LOPES, P. Quando o virtual transcende a frieza das telas: narrando as experiências do Grupo de Ginástica de Diamantina. In: CARBINATTO, M. V.; EHRENBERG, M. C. (Orgs.). Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on- line. 1.ed. – Curitiba, PR: Bagai, 2020. PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATTO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 30, n. 1, mar. 2016. p. 199-216. SCARABELIM, M. L. A.; TOLEDO, E. proposta de criação de uma ficha analítica de composições coreográficas na Ginástica Para Todos: primeiros ensaios. Conexões, Campinas, v. 13, n. especial, maio 2015. p. 181-196.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto almeja o desenvolvimento de relações entre Universidade e Sociedade, estimulando a troca de saberes e a aliança com setores e organizações sociais distintos, na intenção de produzir, em interação com a sociedade, um festival plural, diverso e sensível. Ao retratarmos a cultura mineira almejamos a construção de uma sociedade justa, ética e democrática, dando visibilidade a toda a riqueza deste estado, valorizando, sobretudo, a diversidade do povo mineiro.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade é relevante para o projeto, uma vez que diferentes saberes serão solicitados na elaboração de um festival virtual. Desde plataforma de acesso, montagem de regulamento, produções de divulgações, elaboração de composições coreográficas, enfim, tornando-se claro a necessidade de relações de conhecimentos e saberes. O trabalho interprofissional trafega na mesma perspectiva, por meio do qual artistas, professores, designers, estudantes atuarão na concepção, execução e avaliação da proposta, oferecendo contribuições em suas áreas e relacionando-as como um todo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O estudante da UFVJM estará inserido no desenvolvimento do projeto “Festival Virtual de GPT” atuando como organizador da proposta e (co)responsável pelas atividades que irão compor o festival. As ações serão orientadas da seguinte forma: – No âmbito da extensão, o monitor participará obrigatoriamente no planejamento de todas as ações do projeto, atuando como mediador de ideias, discussões e proposições para o bom andamento do projeto. – Na pesquisa, será obrigatório a participação no Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG (UFVJM/CNPq), para que o monitor tenha condições de se aprofundar em estudos sobre a ginástica e a realização de festivais, ampliando sua formação para atuação no projeto, assim como possibilitando-o a produzir e apresentar trabalhos científicos sobre o projeto; – No ensino, devido a sua experiência com a GPT, o monitor será solicitado a se aproximar dos acadêmicos que estarão produzindo composições de GPT para o festival, assim como no esclarecimento de dúvidas sobre a GPT.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Ð Pesquisar, planejar e executar atividades relacionadas à GPT nos encontros semanais de construção do projeto; Ð Participar na organização das apresentações artísticas; Ð Aprofundar nos estudos em GPT e realização de festivais, visando elaborar e apresentar trabalhos em eventos acadêmicos, compartilhando as experiências construídas no contexto do projeto.


Impacto e Transformação Social

Como o público será constituído por distintos sujeitos, acreditamos que a fruição de composições corporais pode impactar de forma significativa quem produz as apresentações de GPT relacionadas à cultura de Minas Gerais e dos espectadores que irão apreciá-las, ampliando seus conhecimentos e se tornando mais sensíveis ao universo da prática de ginástica e das produções que podem surgir desta prática corporal.


Divulgação

A divulgação será feita nas redes sociais da PROEXC e do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina.


Informações Complementares

Solicitaremos à PROEXC a divulgação assim que o projeto submetido for aprovado.


Propriedade(s) Intelectual

Pretendemos publicar um livro virtual sobre a experiência realizada com a participação dos coordenadores dos grupos participantes como co-autores.

Programação do Evento

Local

Plataforma YouTube do GGD: https://www.youtube.com/watch?v=lfUK8VG7BuI

Data

29/05/2021

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

A programação do evento será construída a partir das inscrições realizadas. A descrição desta etapa do planejamento está no item Cronograma: 4-NOME DA ATIVIDADE * Atividade 4 – Reunião para determinar a programação do evento DATA DE INÍCIO * 03/05/2021 DATA DE FIM * 07/05/2021 CARGA HORÁRIA * 10 horas PERIODICIDADE * Diariamente                  Selecione a periodicidade da atividade: PERÍODO(S) DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE * MANHÃTARDENOITE Tarde DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE * Discussão entre os membros da equipe organizadora para determinar a estrutura do evento – ordem de apresentações de acordo com as inscrições recebidas, definição dos mediadores, gravação dos vídeos de apresentação inicial, mediação e finalização, etc.

Local

Plataforma YouTube do GGD: https://www.youtube.com/watch?v=lfUK8VG7BuI

Data

29/05/2021

Horário de Início

16:00

Horário de Término

17:00


Descrição

1. Grupo: Mineiros Serenos Responsável: Aranai Moreira Santos Rocha Coreografia: Tranquilidade de Minas Release: Coreografia com movimentos inspirados na tranquilidade de Minas, em lugares que representam Minas Gerais. Ginastas: Aranai Moreira Santos Rocha, Adrian Moura de Oliveira, Igor Ferreira Lima, Lorena Luíza Ribeiro Figueiredo, Arthur Gabriel de Azevedo Moreira, Davi Alencar Teles Coelho Aguilar e Costa e Pedro Lucas Praes da Silva. 2. Grupo: ArtGym Vale Responsável: Emanuel Rodrigues Pinheiro Coreografia: Vale que vale viver Release: A coreografia tem o intuito de transmitir a cultura do vale do Jequinhonha através da dança, da expressão corporal e da ginástica. "Vale do Jequitinhonha é a região localizada no Nordeste de Minas Gerais que esconde, entre seus morros sinuosos e sua vegetação singular, grandes belezas naturais e, sobretudo, culturais. Esse é o vale que eu acredito que eu passo para as pessoas e o vale que eu amo. E para você, qual é o seu Vale do Jequitinhonha?" Ginastas: Emanuel Rodrigues Pinheiro, Eduardo Santos Dupim, Marcela Soares França Melo, Diego de Moura Moreira, Nívea Alves de Oliveira, Victor Emanuel Rocha Pereira e Guilherme da Cruz Lourenço. 3. Grupo: Alunos Querubins Responsável: Juliana Nogueira Pontes Nobre Coreografia: Brinca-ser Release: A Infância é algo indecifrável, enigmático e fantástico. Em Minas a infância tem o rumo do vento que sopra e leva a semente para a terra. E a gente vê o germinar da semente crescendo na terra adubada e produzindo bons frutos. A gente vê o brilho nos olhos que revelam a alma de cada pequenino movimentando. Retratando o cotidiano de crianças mineiras, identificamos a presença da ginástica nas brincadeiras infantis, nos saltos, nos elementos de equilíbrio, na vida que se abre quando o dia amanhece e nos convida a acreditar. Falar desta infância nos trás esperança. Dias melhores virão se a gente inventar rodas ao nascer do sol. Vem... É hora de levantar, é hora de se lavar, é hora de despertar para o dia. É hora de se alimentar para poder brincar, pois já vai começar mais um dia. Ginastas: Caio Leonardo Nogueira Araújo Vale, Fernando Henrique C C Magalhães, Maria de Oliveira Dias Peixoto, Morena Lanza Nogueira, Pedro Macedo Teixeira, Sofia Neri Nobre, Antônia Maria de Pinho Cacique, Cibely Monteiro Alves, Gabriel Queiroz Mota, Gael Barbosa Tessarollo Ribeiro, Lourenço Lucca Riani, Maria Eduarda Lima Meira de Pinho, Ana Luísa Ansani de Melo Silva, Anita Godoy Sales, Beatriz Orsetti Motta, Ceci Gaiad Machado, Lua Carvalho Ortega e Maria Tereza Silva de Oliveira. 4. Grupo: Grupo de Ginástica Raízes de Minas Gerais Responsável: Gabriele De Carvalho França Coreografia: A Herança Africana na Corporeidade do Brasileiro Release: A Herança Africana na Corporeidade do Brasileiro", é uma expressão muito poderosa. Falar das manifestações populares e afro-brasileiras em Minas Gerais é falar do próprio estado. Minas é um estado onde a grande maioria dos cidadãos são negros, a população afrodescendente em Minas Gerais se espalha por todo estado, o vale do Jequitinhonha é predominantemente negro ou pardo. A influência afro está na Corporeidade, nas danças, nas manifestações. Encontramos muitas manifestações por aqui e isso é de suma importância, a herança Africana está na nossa Corporeidade, faz parte da essência brasileira, e Minas Gerais possui muita influência negra. Ginastas: Gabriele de Carvalho França, Keytianne Leyka de Jesus, Mateus de Oliveira, Ludmila Sanguinete de Oliveira, Yara Emilly Ferreira Campos, Pedro Augusto de Oliveira Aniceto, Nayara Tereza Nunes Brill, Guilherme Roger Martins Bento e Diego da Conceição Gomes. 5. Grupo: Uai sô Responsável: Jéssica Aparecida Lopes Gomes Coreografia: Grandezas de Minas Release: Minas, um cantinho gostoso do Brasil, vales, cachoeiras, rios... Sua beleza é inconfundível, sua grandeza incomparável. São tantos lugares para explorar, tantas pessoas para conhecer e tantas vistas para contemplar. Impossível as Gerais não amar. Ginastas: Diego Tobias Fróes Dias, Déborah Cristina Fernandes Meira, Jéssica Aparecida Lopes Gomes, Myllena Rocha Pires e Lara Costa Veloso. 6. Grupo: Acro Diamantina Responsável: Felipe de Souza Silva Coreografia: Meus lugares, minhas Gerais Release: Diamantina, lugar de paz, de história, de cantos e encantos. Em tempos de pandemia, nossa coreografia retrata realidades e possibilidades de praticar ginástica e movimentos do corpo, combinados com o som de uma música que descreve muito bem nosso lugar. Aliás, nossos mais diversos lugares, em casa, na rua, nas cachoeiras. Vem cá, deixa a gente mostrar procê. Ginastas: Deisiane Reis, Elisangela Barroso, Felipe Souza, Heitor de Paula Santos Silva, Isabelly Vitória Medeiros, Patrícia Dutra, Priscila Lopes e Raul Lopes Demetrio. 7. Grupo: Gym Dance Responsável: Andressa Caroline De Moura Martins Coreografia: Inconfidência Mineira Release: A ideia central é mostrar a vivência das pessoas durante a quarentena, à espera pela liberdade, a aflição e a dúvida nesse período, vista na vivência do povo mineiro. O início da coreografia busca retratar o começo da nossa Minas Gerais onde a liberdade e a independência eram o sonho do povo. Mostra nosso costume em sermos pessoas hospitaleiras que esperam receber as visitas com mesa farta e alegria, contudo, em outra perspectiva pelo momento vivido! O figurino remete a nossa bandeira e a música canta sobre as maravilhas da nossa terra, e a ideia que fica ao final é que a liberdade sempre chega, mesmo que tardia! Ginastas: Andressa Caroline de Moura Martins, Barbara Vitoria de Azevedo Silva, Dâmares Fernanda dos Santos Carvalho, Kelida Aparecida Silva, Marcos Vinícius de Souza, Maryelle Cardoso Nascimento, Paloma Stéfany Pereira Silva e Wander Junior. 8. Grupo: Arte e Vida Responsável: Willian Gadiel Caxanga Carneiro Coreografia: Vale dendicasa Release: A coreografia busca ressaltar as belezas e riquezas do Jequitinhonha através do movimento. Ginastas: Emanuelle Neves da Silva, Pablo Paolli Soares Guedes , Marcus Vinicius Baracho Santos Araújo, Willian Gadiel Caxangá Carneiro e Danilo de Oliveira Nascimento. 9. Grupo: Grupo Ginástico PUC Minas Responsável: Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio Coreografia: Pão de queijo na pandemia Release: Nesse período de afastamento social, pequenas coisas adquirem um grande significado. Lembrar- nos dos momentos de felicidade, na convivência em família, com os amigos, sempre aquece o coração, e nada melhor para os mineiros que um delicioso pão de queijo, que nos remete a lembranças ricas em afetos e proximidades, tão necessárias nesse contexto em que estamos vivendo. Fica mais um tiquin sô! Vai tê pão de queijo!!! Ginastas: André Ambrosio de Oliveira Araújo,Carina Oliveira de Morais, Cláudia Duarte Rocha de Lima, Daniela Duarte de Lima, Elídia do Rosário Braz, Felipe de Paula Ambrosio, Fernanda Duarte de Lima, Fernanda de Paula Ambrosio Araújo, Gabriely Silva Mendes, Hiron Guimarães de Araújo Junior, Letícia Camilly Ferreira Andrade, Lucas M. Barbosa Ribeiro Ramos, Márcio José Caixeta Júnior, Maria Luiza Ambrosio de Oliveira Araújo, Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio, Margareth de Paula Ambrosio, Patrícia Macedo Teixeira, Sandra Rodrigues Barbosa, Valéria Reis Barcelos Orsini. 10. Grupo: GGIV Responsável: Crislaine De Jesus Santos Coreografia: Aconchego de Minas Release: Minas, como descrever? Um estado cheio de belezas naturais, com suas montanhas e cachoeiras de tirar o fôlego. O que falar das comidas típicas? Não tem coisa mió do que um pãozin de queijo com um cafezin quentin. Aaaa esse povo tão cordial e acolhedor, independentemente de suas pelejas sempre estão com alegria no olhar. Essa é Minas Gerais, um lugarzin bão demais da conta số. Ginastas: Crislaine de Jesus Santos, Frank Nonato Damaceno, Isabela Nunes De Almeida, Janine Pereira Santos, João Vitor Rocha Ferreira, José Maria Bueno Júnior, Keila Aparecida Silva e Vinícius Alexander dos Santos. 11. Grupo: Grupo de Ginástica de Diamantina - GGD Responsável: Priscila Lopes Coreografia: Dendicasa Realease: Já dizia Guimarães Rosa: ”Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”. Dendicasa é uma homenagem a uma face das Gerais com a qual todo mundo um dia já teve contato, mas que, quase sempre, lhes chegou por meio de piadas preconceituosas ou de um deliberado complexo de superioridade. Como se ser mineiro fosse isso ou aquilo. Como se ser pudesse ser definido. Minas são muitas e as gerais são tantas. Por isso Dendicasa tem esse jeito de coisa tecida pelos alinhavos de um cafuné de vó. Por um abrir e fechar de pernas e janelas.De braços e abraços. Dendicasa é um “suspiro no meio da loucura”. Ginastas: Cíntia Regina de Fátima, Claudia Mara Niquini, Felipe de Souza Silva, Guilherme Henrique Machado Dias, Mariane Cássia Brandão Silva, Mellina Souza Batista, Nayara Gomes, Priscila Lopes e Tainá Nobre.

Público-alvo

Descrição

O evento será veiculado pela plataforma YouTube aberto para qualquer pessoa assistir.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 44 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Discussão entre os membros da equipe organizadora para determinar as normas do regulamento do evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Discussão entre os membros da equipe organizadora para determinar os itens da ficha de inscrição do evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Discussão entre os membros da equipe organizadora para determinar as formas de divulgação do evento.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Discussão entre os membros da equipe organizadora para determinar a estrutura do evento – ordem de apresentações de acordo com as inscrições recebidas, definição dos mediadores, gravação dos vídeos de apresentação inicial, mediação e finalização, etc.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Edição do vídeo que será apresentado no evento com os elementos na sequência determinada – apresentação inicial, mediação e coreografias na ordem estabelecida, finalização do evento com agradecimentos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação e apresentação do evento pela plataforma YouTube do GGD de forma ao vivo.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião de avaliação do evento – avaliar pontos positivos e negativos, elaboração de relatórios e discussões sobre perspectivas para eventos futuros.