Detalhes da ação

Abordagem da Nutrologia em ambiente escolar

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000285

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

02/12/2022

Data Fim

03/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

raissa bamberg elauar

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

lanutrofammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Resumo

O evento “Abordagem da Nutrologia em ambiente escolar” será organizado e desenvolvido ao longo de uma semana, para toda a preparação da Liga Acadêmica de Nutrologia da FAMMUC. Os ligantes irão explanar temas relacionados à nutrologia, ensinando regras básicas para uma alimentação e estilo de vida mais saudável, nível de processamento de alimentos, pirâmide alimentar e leitura de rótulos. Os alunos poderão interagir e terão espaço para dúvidas.


Palavras-chave

nutrologia, alimentação, saúde


Introdução

A alimentação é um tema muito relevante para a medicina, uma vez que é um fator de extrema importância para a saúde de um indivíduo e para a dinâmica de uma família. Entretanto, para além do atendimento à necessidade fisiológica de fornecer energia para um ser humano, o ato de “comer” carrega uma série de significados que também perpassa outras esferas da subjetividade, como o autocuidado, a cultura de um lugar e de um povo, a afetividade e a economia familiar. Ao contrário do senso comum, embora historicamente a população brasileira se alimente mais, isso não significa uma melhora qualitativa na nutrição dos brasileiros, o que influencia diretamente na saúde coletiva. Diante disso, a informação acerca da alimentação deve ser uma constante, não devendo ser restrita à consulta com profissionais da saúde, ou relegada à mídia ou às indústrias de alimentos. O ambiente escolar é um espaço fértil de compartilhamento de conhecimento com cidadãos ainda em formação e, como tal, é um local privilegiado para introduzir conceitos da Nutrologia, afim de melhorar as condições de saúde e o estado nutricional de crianças. Essas ações são de extrema relevância, pois contribuem para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, bem como promove a aprendizagem e formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a educação nutricional possui papel diagnóstico (ao identificar um problema), e papel terapêutico, pois muitas doenças podem ser prevenidas e tratadas com a abordagem nutrológica. Sendo assim, contribui para a longevidade, saúde, bem estar e qualidade de vida.


Justificativa

Durante a infância e a adolescência ocorrem extensas transformações orgânicas que dependem de um aporte energético e nutricional significativo. Dessa forma, a alimentação saudável desde os primeiros anos é um fator imprescindível para o crescimento e desenvolvimento adequados da criança e do adolescente, além de aumentar significativamente as chances de uma vida adulta com menos comorbidades, como a hipertensão, o diabetes mellitus e a obesidade. Embora a alimentação da escola e do domicílio sejam normalmente providas por adultos, crianças e adolescentes possuem grande influência nos hábitos alimentares das famílias, pois elas são um grande alvo da mídia digital e do marketing da indústria alimentícia. Nesse sentido, acreditamos que com informação clara, objetiva e baseada em evidências científicas, é de se esperar que esses jovens possam tomar boas decisões sobre sua alimentação, acrescentando-se ainda o fato de serem multiplicadores desses conhecimentos para sua família e seu convívio social. Através de orientações do Guia Alimentar Para a População Brasileira, é possível inserir conceitos sobre uma alimentação adequada e saudável, baseada em elementos e práticas cotidianas, superando o mito dos produtos caros e hábitos fitness impraticáveis para a realidade socioeconômica da população geral. São orientações sobre a melhor escolha dos alimentos já presentes na alimentação da família, mas também observações primárias, porém muitas vezes esquecidas, sobre a forma de cozinhar, o momento de se alimentar, onde adquirir o alimento, além de melhorar a relação de uma pessoa e sua família com a comida. A maioria das ações em educação nutricional nas escolas envolvem o modelo tradicional, com metodologias apenas expositivas e passivas. Entretanto, essas ações carecem de metodologias ativas e com didática expandida para melhorar a qualidade da recepção do conhecimento pelos alunos. Por isso, foi sugerido essa ação de extensão, buscando criar um espaço de diálogo com os alunos, acerca da temática, de maneira criativa. Essas ações favorecem a aceitação da alimentação saudável no ambiente escolar e domiciliar, além de promover longevidade, saúde, bem estar e qualidade de vida.


Objetivos

Difundir para estudantes de escola pública do município informações acerca da nutrologia, alimentos processados, ultraprocessados, in natura e minimamente processados. Permitir que os alunos conheçam melhor os alimentos integrantes da pirâmide alimentar, bem como o passo a passo para ler rótulos e fazer a melhor escolha no consumo de alimentos.


Metas

Realizar a apresentação do tema de maneira didática e compreensível, estimulando a participação dos alunos. Explicar e exemplificar os conceitos de grupos alimentares e os alimentos in natura, processados e ultraprocessados, apontando sua relevância e importância nos hábitos comensais e na saúde. Orientar sobre a escolha dos alimentos, onde adquiri-los e as quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar e criar preparações culinárias. Apresentar hábitos comensais saudáveis e adequados que levem em consideração a realidade da pessoa e sua dinâmica familiar. Estimular a curiosidade para desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Conscientizar quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas nas mídias digitais e propagandas comerciais.


Metodologia

Primeiramente, em reunião com os ligantes e a coordenadora da liga, iremos selecionar mais especificamente todos os tópicos que iremos abordar nesse evento de extensão. Após esse passo, com a orientação da coordenadora, selecionaremos as referências bibliograficas que servirão de embasamento teórico. Posteriormente, será elaborado pelos ligantes, um material em formato de slide, contendo os tópicos a serem explanados. Esse slide tem como objetivo ser um norteador durante o evento, pois projetamos essa ação para funcionar como um bate papo entre os ligantes da lanutro e os estudantes do ensino médio. Assim, será possível abordar o assunto e ao mesmo tempo responder perguntas, dúvidas e escutar relatos dos estudantes. Nessa ação, iremos estimular a Participação ativa dos alunos, pedindo alguns voluntários para nos relatar quais são os alimentos mais ingeridos no dia a dia e discutir com os demais, se são alimentos saudáveis ou não, e propor substituições. Iremos fazer uma dinâmica breve para explicar como ler rótulos de alimentos e como fazer boas opções no mercado/supermercado. Essa ação será direcionada para alunos do ensino médio (1 a 3 ano), na parte da manhã (9:30 as 11:30) do dia selecionado pela equipe. A dinâmica será conduzida pelos ligantes da lanutro, sob supervisão da coordenadora Raissa Bamberg. Após o evento, a equipe se reunirá para uma reunião de feedback e elaboração de relatórios.


Referências Bibliográficas

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. 2a edição. Brasília-DF. 2014 Monteiro, Carlos Augusto et al. A new classification of foods based on the extent and purpose of their processing. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2010, v. 26, n. 11 MARTINS, Ana Paula; et al. Participação crescente de produtos ultraprocessados na dieta brasileira (1987-2009). Rev Saúde Pública 2013;47(4):656-65. LOUZADA, Maria; et al. Alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta no Brasil. Rev Saúde Pública 2015;49:38. LOUZADA, Maria; et al. Impacto de alimentos ultraprocessados sobre o teor de micronutrientes da dieta no Brasil. Rev Saúde Pública 2015;49:45. CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de. Desafios e perspectivas para a promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2015; 31(1)7-9.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Busca- se com o evento, a interação com os alunos e toda a comunidade escolar, criando um ambiente propício para a discussão do tema e incentivando a alimentação saudável.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A parceria entre discentes da FAMMUC e a equipe da escola funcionará como ferramenta para criação de um ambiente propício para a discussão do tema.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Atendendo à parte do ensino, os ligantes deverão se preparar para o evento, buscando as melhores referências científicas, com a orientação da coordenadora. Atendendo à extensão, o evento busca trazer melhoria na saúde e qualidade de vida dos alunos, e estimular a comunidade acadêmica a desenvolver mais projetos similares. Por fim, os resultados do evento podem servir para desenvolver projetos de pesquisa, a depender do interesse da comunidade acadêmica e da instituição escolar.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: os ligantes deverão se preparar para o evento, buscando as melhores referências científicas, com a orientação da coordenadora, e atuarão como propagadores de conhecimento. Alem disso, esse evento contribuirá para desenvolver habilidades de comunicação e de relação interpessoal.


Impacto e Transformação Social

Espera- se que os estudantes consigam compreender o tema e aplicar os conhecimentos em suas vidas e no cotidiano de seus familiares, promovendo a saúde e melhoria da qualidade de vida.


Divulgação

Divulgação interna na escola e através da página da Lanutro no Instagram.


Programação do Evento

Local

Escola Estadual Doutor Manoel Esteves Otoni

Data

02/12/2022

Horário de Início

08:30

Horário de Término

11:30


Descrição

Realização do evento na escola

Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino fundamental e médio

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A escola participa como parceira abrindo espaço para fazer a ação com seus estudantes, no ambiente da própria escola.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Planejamento da ação e preparação dos materiais

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião com os ligantes, coordenadora e supervisor da escola para apresentação do projeto, discussão de demandas e estabelecimento de estratégias.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização da ação na escola

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Feedback da ação entre a equipe da Lanutro e confecção de relatórios