Detalhes da ação

Encontro dos municípios com a Hemodiálise Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000286

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

16/11/2022

Data Fim

18/11/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mariana roberta lopes simoes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Resumo

Trata-se de um encontro, ON-LINE, para trocar experiências entre os profissionais da hemodiálise da SCCD e os profissionais da atenção primária dos municípios que têm pacientes em hemodiálise no serviço de Diamantina. Essa ação já está prevista no projeto PIBEX 2022, já aprovado, sob número 20221012022191489.


Palavras-chave

Hemodiálise, Comunicação em Saúde


Introdução

O serviço de referência e contrarreferência é requisito fundamental para articulação dos serviços especializados e primários, onde o cuidado ao paciente deve ser continuado. Assim, entende-se como fundamental a manutenção de uma comunicação eficiente entre o serviço de hemodiálise o restante da rede de assistência a saúde do SUS para que seja possível dar continuidade aos cuidados prestados e os recomendados para individuo renal crônico. No âmbito da atenção ao paciente dialítico, é fundamental a comunicação entre os serviços que atendem ao indivíduo, serviço de referência e contrarreferência, um instrumental tecnológico ou modelo metodológico importantíssimo para o cuidado profissional, com ênfase inicial na troca de informações e cuidados que se complementam para melhoria do estado de saúde individual. Pela presente proposta, pretende-se viabilizar a comunicação e levar conhecimento aos profissionais da atenção primária.


Justificativa

Esta ação já está prevista no escopo do projeto PIBEX 2022, aprovado sob o número: 20221012022191489. Justifica-se essa "nova" submissão uma vez que será importante o envio do certificado da ação aos participantes dela especificamente. O público será composto por profissionais dos serviços de saúde envolvidos (hemodiálise e atenção primária).


Objetivos

- Promover comunicação entre os profissionais dos serviços de saúde envolvidos (hemodiálise e atenção primária); - Atualizar os profissionais da atenção primária para assistência ao paciente com doença renal crônica.


Metas

- Atingir 50% dos profissionais da atenção da primária dos municípios os quais têm pacientes em tratamento hemodialítico em Diamantina.


Metodologia

Trata-se de uma ação de atualização, on-line, prevista no projeto já aprovado PIBEX 2022 sob número 20221012022191489. Será enviado convite para as secretarias de saúde dos municípios com link de inscrição e de participação. O evento ocorrerá on-line, no período da tarde, nos dias 16 e 18 de novembro de 2022.


Referências Bibliográficas

FRATINI, Juciane Rosa Gaio; SAUPE, Rosita; MASSAROLI, Aline. Referência e contra referência: contribuição para a integralidade em saúde. Ciência, cuidado e saúde, v. 7, n. 1, p. 065-072, 2008. Fratini JRG; Saupe R; Massaroli A. Referência e contra referência: contribuição para a integralidade em saúde. Ciência, cuidado e saúde, v. 7, n. 1, p. 065-072, 2008. Silva PLN da, Quintiliano ACBA, Souto SGT et al. Percepção de enfermeiros quanto à sistematização da assistência de enfermagem ao paciente renal crônico. Rev enferm UFPE on line., Recife, 9(12):1168-73, dez., 2015.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A ação permitirá a universidade, por meio da participação docente e discente, auxiliar na promoção da comunicação entre os serviços de saúde e assim melhorar a qualidade da assistência.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação contará com a participação de setores distintos como a universidade, o hospital e os serviços de atenção primária. Além disso, serão discutidas questões da saúde, da assistência social e outros referentes aos pacientes em hemodiálise.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A presente ação está prevista na projeto PIBEX já aprovado, sob número 20221012022191489. A ação permitirá aprimorar a capacidade de reflexão teórico/prático do aluno para ampliar o conhecimento e implementá-lo nas ações no próprio campo de prática, contribuindo para o seu crescimento permanentemente.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A permanência do acadêmico bolsista no setor possibilita a experiência prática do serviço e contribui para uma formação que integre o conhecimento teórico e prático. Semanalmente são negociadas uma escala de permanência do acadêmico (s) no setor, sempre acompanhado por um profissional, para execução das atividades previstas. Os conteúdos e objetivos da formação em saúde perpassam as práticas assistenciais ou organizacionais nos serviços de saúde. Essa experiência é a que embasará a discente para o desenvolvimento da ação de atualização prevista nessa proposta.


Impacto e Transformação Social

Essa é uma possibilidade construída entre serviços de saúde e a Universidade afim de estreitar laços e melhorar a assistência ao paciente em hemodiálise.


Divulgação

A ação será divulgada por email. A discente bolsista já tem a lista de emails dos responsáveis pela assistência primária dos municípios e enviará o convite junto com os links de inscrição e participação.


Informações Complementares

Esta ação já está prevista no projeto PIBEX 20221012022191489. O objetivo da "resubmissão" é a emissão de certificados para os participantes da ação de atualização. IMPORTANTE: NÃO CONSEGUI CADASTRAR OS MEMBROS NA AÇÃO. Parecer ser um problema da plataforma, aparece uma mensagem de erro ao tentar inserir. Submeti a proposta mesmo assim devido ao prazo.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

8

Conteúdo Programático

16/11/2022: Roda de conversa: Conhecendo o setor de Hemodiálise e a doença renal crônica. 18/11/2022: Medicações usuais na Hemodiálise e maneiras para uma comunicação efetiva entre as redes de atenção à saúde

Atividades Específicas

Rodas de conversa on-line com participação dos profissionais da hemodiálise, da universidade (projeto pibex 20221012022191489) e dos serviços de atenção primária.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A avaliação de aprendizagem será realizada por meio de um feedback, ao final da ação. Será reservado um tempo para que os participantes possam expor suas opiniões a respeito da pertinência dos assuntos tratados e o quanto foram uteis.

Estratégias para avaliação da realização do curso

A avaliação da ação será possibilitada por meio do indicador de frequência dos convidados.

Público-alvo

Descrição

Profissionais da saúde da hemodiálise de Diamantina e da atenção primária dos municípios que tenham paciente no serviço de hemodiálise de Diamantina.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Delineamento e desenvolvimento da ação.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Roda de conversa on-line nos dias 16 e 18 de novembro de 2022 entre os profissionais de saúde dos serviços e da universidade.