Detalhes da ação

Capacitação da Equipe do Memorial do Ferreiro e do Tropeiro em Diamantina: atendimento ao público visitante

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000287

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/12/2022

Data Fim

15/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

raquel faria scalco

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

www.facebook.com/cursodeturismodaufvjm
www.instagran.com/turismoufjmoficial
Outras Redes Sociais

Não se aplica

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

O ferreiro e o tropeiro tiveram importância singular no contexto econômico e social de Minas Gerais no século XIX e início do XX. Desde 2019, docentes do curso de Turismo da UFVJM têm colaborado com a Prefeitura Municipal de Diamantina para a criação do Memorial. Com a abertura do atrativo turístico, houve demanda da Prefeitura de realização de uma capacitação para a equipe que atua e mantém o Memorial acerca dos objetos, instrumentos, ferramentas e sobre o cotidiano e os fazeres desses ofícios


Palavras-chave

Capacitação, equipe, memorial, ferreiro, tropeiro


Introdução

O ferreiro e o tropeiro tiveram importância singular no contexto econômico e social de Minas Gerais no século XIX e início do XX. Porém, essas profissões entraram em declínio com o crescimento do setor automobilístico, da malha rodoviária e ferroviária e da indústria metalúrgica, principalmente na segunda metade do séc. XX. É com o intuito de resgatar, manter e transmitir, para as próximas gerações a memória desses ofícios que praticamente desapareceram que foi criado o Memorial do Tropeiro e do Ferreiro no Mercado Velho de Diamantina, local que foi um dos mais importantes Ranchos de Tropas neste período. Além da importância histórica e cultural da criação deste Memorial, o registro da memória desses ofícios faz parte da identidade histórico-cultural de Diamantina e da região e constitui um atrativo a mais para os visitantes da cidade. Assim, o Memorial democratiza o uso social desse patrimônio, não só para turistas e visitantes, mas especialmente para os próprios moradores que – a depender da idade e do meio social - se identificam e se reconhecem no espaço e nos seus objetos, ou se informam sobre um passado recente que não existe mais. A partir da abertura do espaço se faz necessária a capacitação da equipe que atua no Memorial para atendimento ao público visitante. Nesse sentido, por meio de uma equipe devidamente capacitada, com domínio sobre os objetos, instrumentos e ferramentas e sobre o cotidiano e os fazeres desses ofícios, será possível contribuir para a melhoria do atentimento prestado pela equipe do memorial e para uma maior sensibilização de parte da comunidade diamantinense sobre a importância desses ofícios para a região, bem como sobre a relevância do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro como forma de conservar a memória e a história dos tropeiros e dos ferreiros em Minas Gerais, para a presente e para as futuras gerações.


Justificativa

A proposta de capacitação surgiu de uma demanda da Prefeitura Municipal de Diamantina e reforça a parceria desta com a UFVJM que se iniciou com a colaboração para criação do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro de Diamantina, em 2019, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão sobre o tema. Nesse sentido, a ação promove a interação com a comunidade externa dando suporte para o bom funcionamento do atrativo turístico que se encontra em funcionamento no Mercado Velho de Diamantina, se comprometendo com a formação de discentes, estagiários e gestores que atuam junto ao Memorial, uma vez que os mesmos participarão ativamente do processo. A participação ativa de discentes na ação permitirá uma experiência acadêmica complementar ao mesmo e maior conhecimento sobre a história e cultura da região, incentivando o pensamento crítico, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.


Objetivos

Objetivo geral Capacitar a equipe do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro para atendimento ao público visitante. Objetivos específicos 1 - Contribuir com a formação de discentes e estagiários a partir da interação com as manifestações da cultura e da identidade dos tropeiros e ferreiros da região de Diamantina. 2 - Promover o registro, a valorização e a divulgação dos ofícios de tropeiros e ferreiros enquanto expressão da cultura e da história da região de Diamantina. 3 - Contribuir para uma melhor experiência do visitante que visita o o Memorial 4 - Incentivar a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa) na realização da ação de extensão; 5 - Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo; 6 - Contemplar o principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da ação que envolve e comtempla ações nos três âmbitos de atuação da UFVJM; 7 - Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.


Metas

1 - Capacitar 1 discente do curso de Turismo da UFVJM para atuação no projeto; 2 - Capacitar 5 estágiários do Memorial do Tropeiro e Ferreiro de Diamantina, para atendimento ao público; 3 - Capacitar 3 gestores do Memorial do Tropeiro e Ferreiro de Diamantina; 4 - Promover a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa) ; 5 - Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à tematica no curso de turismo; 6 - Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 7 - Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.


Metodologia

Para o desenvolvimento deste projeto de extensão serão realizadas as seguintes etapas: - Pesquisa bibliográfica e documental: levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos pela equipe do Memorial acerca dos ofícios de tropeiro e ferreiro (duração: 4 horas). Esta etapa contemplará a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à tematica no curso de turismo e promoverá a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os conhecimentos utilizados são fruto de outros projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do Memorial, assim como em atividades de ensino do curso de turismo. - Realização de encontro de preparação da capacitação (duração: 4 horas), fomentando o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.; - Realização de encontros de capacitação (duração: 8 horas), promovendo a interação dialógica entre membros da comunidade acadêmica e a sociedade; - Avaliação da atividade (duração: 4 horas), avaliando o potencial de transformação social da ação e o impacto na formação do estudante. - Elaboração do relatório final (duração 4 horas), avaliando o atendimento à todas as diretrizes estabelecidas pela política de extensão univeritária (FORPROEXC, 2012). Para a capacitação serão realizados dois encontros entre a equipe da Universidade e do Memorial. Encontro 1 (28 de novembro de 2022 – 4 horas de duração): serão tratados os temas da história e importância econômica e social dos oficios dos tropeiros e dos ferreiros, além de sua ascenção e declínio; será apresentada a história do Memorial e um vídeo produzido com trechos de entrevistas de gestores, ex-tropeiros e ex-ferreiros da região; serão contados casos e contos produzidos pela equipe acerca do cotidiando e dos fazeres desses ofícios. Encontro 2 (30 de novembro de 2022 – 4 horas de duração): serão apresentadas algumas peças do acervo do Memorial, além de curiosidades acerca das mesmas e da origem e história de peças e de seus doadores.


Referências Bibliográficas

ALFAGALI, Crislayne Gloss Marão. Em casa de ferreiro pior apeiro: os artesãos do ferro em Vila Rica e Mariana no século XVIII. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2012. BRASIL, FORPROEXC. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus/AM, 2012. BRITO, Maura Silveira Gonçalves de. O Ferreiro e a Forja no Universo da Escravidão: experiências de homens de cor nas Minas do ferro escravistas. In. XVIII Encontro Regional da ANPUH, Secção Minas Gerais. Mariana, 2012. GODOY, Marcelo Magalhães; RODARTE, Mario Marcos Sampaio; PAIVA, Clotilde Andrade. Negociantes e Tropeiros em um Território de Contrastes: o setor comercial de Minas Gerais no século XIX. Disponível em: <http://www.abphe.org.br/arquivos/2003_marcelo_godoy_mario_rodarte_clotilde_paiva_negociantes-e-tropeiros-em-um-territorio-de-contrastes-o-setor-comercial-de-minas-gerais-no-seculo-xix.pdf> . Acesso em: 13/08/2019. IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília 2014. LOPES, Marcos Antônio; MARTINS, Marcos Lobato. Negócio à Moda Antiga: tropas de comércio em Diamantina nos meados do século XX. In. História (São Paulo) v.30, n.1, p. 332-348, jan/jun, São Paulo, 2011. MARTINS, Marcos Lobato. O comércio de “Gêneros do País” no Mercado de Diamantina, Minas Gerais: décadas de 1880 a 1930. In. Revista de História, v. 16, n. 2 p. 157-173, Juiz de Fora, 2010. SATHLER, Evandro Bastos. Tropeiros & Outros Viajantes. PPGSD-UFF/ Edição do Autor, 2° ed., Niterói, 2004. UFVJM. RESOLUÇÃO Nº. 06-CONSEPE, DE 17 DE ABRIL DE 2009. Política de Extensão Universitária da UFVJM. 2009.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto será desenvolvido a partir de uma demanda da prefeitura Municipal de Diamantina. Durante a execução do projeto haverá trocas de saberes entre os membros da equipe pertencentes à Universidade e os membros da Prefeitura que trabalharam no Memorial que irão promover a capacitação dos estagiários e gestores do Memorial.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto promoverá a interdisciplinaridade, uma vez que será desenvolvido por docentes de formação distinta e trabalhará temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, tais como: Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos; Fundamentos do Turismo; História, Cultura e Identidade Nacional; Aspectos Culturais do Vale do Jequitinhonha, dentre outras. Haverá também a participação de pessoas de outras áreas do conhecimento, como a equipe da Prefeitura que participou na implementação do memorial, promovendo a interprofissionalidade. O projeto também atuará no desenvolvimento da vida acadêmica e produção de conhecimento, através de metodologias participativas, visando à obtenção de competências necessárias à formação cidadã e à atuação profissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto promoverá a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, uma vez que trabalhará temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, conjuntamente com o conhecimento advindo de pesquisa acerca dos ofícios de ferreiro e tropeiro em uma atividade de capacitação junto à comunidade. Além disso, serão adotadas estratégias de resgate dos materiais produzidos no âmbito de projetos de pesquisa e extensão sobre o memorial, para serem utilizados na presente ação, bem como possibilitar aos discentes que tragam conhecimentos sobre o tema abordados em disciplinas do curso de turismo. Serão utilizadas, para tanto, metodologias participativas, fomento à produção acadêmica e incentivo ao protaganismo do estudante.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos discentes do curso de Turismo da UFVJM neste projeto se dará em todas as etapas (preparação, execução e avaliação) e proporcionará aos mesmos uma experiência acadêmica complementar e prática, possibilidades de aprimoramento de técnicas de comunicação, capacitação, trabalho em equipe, entre outras metodologias de grande importância para a formação acadêmica de nossos discentes. Este projeto também possibilitará aos discentes envolvidos um maior conhecimento sobre a região em que estão inseridos, sobre sua história e cultura, incentivando o pensamento crítico dos mesmos, incrementando sua formação acadêmica e profissional.


Impacto e Transformação Social

O projeto contemplará este quesito, uma vez que surgiu como demanda da própria comunidade (Prefeitura Municipal de Diamantina) e estabelece relação com outros setores da sociedade. A partir do desenvolvimento do projeto será possível contribuir para a sensibilização e capacitação dos monitores e gestores do memorial e da comunidade sobre a importância que os ofícios de ferreiro e tropeiro tiveram na história, cultura e identidade da nossa região bem como a difusão do conhecimento acerca da origem do acervo e do desenvolvimento do Memorial. Como impacto direto, pode-se citar a capacitação de 8 pessoas da equipe do Memorial, que estarão aptas a atuarem de maneira mais adequada na recepção dos visitantes. Como impacto indireto, pode-se citar que todos os visitantes do memorial serão impactados, uma vez que a ação visa capacitar a equipe para valorizar a experiência do visitante, por meio de conhecimentos mais especializados sobre os oficios de ferrerio e de tropeiro e sobre as peças do acervo do Memorial. Assim, pretende-se com a ação formar profissionais com sólidos compromissos éticos e solidários, estabelecer a inter-relação da própria Instituição de Ensino com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população e fortalecer na Instituição de Ensino a sua missão de contribuir para o desenvolvimento social e regional e de aprimoramento das políticas públicas.


Divulgação

Será realizada por meio de cartaz enviado à prefeitura municipal, para repasse à equipe do Memorial. Além disso, a ação será divulgada em mídias sociais do curso de turismo da UFVJM.


Informações Complementares

Não se aplica


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

8

Conteúdo Programático

- história e importância econômica e social dos oficios dos tropeiros e dos ferreiros; - ascenção e declínio das atividades de tropeiro e ferreiro em Minas Gerais; - a história e importância do Memorial do tropeiro e do Ferreiro de Diamantina; - o cotidiano das tropas e das atividades de ferreiros; - roteiro de visitação guiada ao memorial; - apresentação de algumas peças do acervo do Memorial: função, curiosidades e origem e história de algumas peças e de seus doadores.

Atividades Específicas

Para a capacitação serão realizados dois encontros entre a equipe da Universidade e do Memorial. Encontro 1 (28 de novembro de 2022 – 4 horas de duração): serão tratados os temas da história e importância econômica e social dos oficios dos tropeiros e dos ferreiros, além de sua ascenção e declínio; será apresentada a história do Memorial e um vídeo produzido com trechos de entrevistas de gestores, ex-tropeiros e ex-ferreiros da região; serão contados casos e contos produzidos pela equipe acerca do cotidiando e dos fazeres desses ofícios. Encontro 2 (30 de novembro de 2022 – 4 horas de duração): serão apresentadas algumas peças do acervo do Memorial, além de curiosidades acerca das mesmas e da origem e história de peças e de seus doadores.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Avaliação oral com a equipe capacitada ao final do processo; Encontro final para avaliação entre a equipe coordenadora da ação.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Avaliação oral; avaliação pela equipe coordenadora da ação.

Público-alvo

Descrição

Realização de 1 curso de capacitação para os estagiários do Memorial, para atendimento ao público e repasse de curiosidades sobre o acervo.

Descrição

Será selecionado um aluno do curso de turismo da UFVJM, para auxiliar na preparação do curso, na realização e avaliação do mesmo, e demais etapas do projeto.

Descrição

Realização de 1 curso de capacitação para os gestores do Memorial.

Descrição

A partir da divulgação do curso em mídias sociais, outros setores da sociedade poderão ser envolvidos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria de Cultura Turismo e Patrimônio, como instituição gestora do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro, apoiará e permitirá a execução das atividades no referido Memorial e possibilitará que discentes do curso de Turismo atuem como Monitores do Memorial, seja por meio do vínculo do discente ao projeto, seja por meio da realização de estágio no Memorial. Além disso, a Secretaria de Cultura Turismo e Patrimônio de Diamantina se compromete a mencionar a UFVJM em todas as peças de divulgação que sejam fruto da parceria, sempre após aprovação por parte da equipe parceira, e a respeitar todos os aspectos éticos cabíveis, relacionados à divulgação e exposição do material.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 24 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos pela equipe do Memorial acerca dos ofícios de tropeiro e ferreiro

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontro de preparação da oficina de capacitação

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação e encerramento da ação

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O relatório final será elaborado por toda a equipe, incluindo o discente voluntário.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de encontros da oficina de capacitação.