Detalhes da ação

Primeiros Socorros no contexto da Educação Básica: Uma iniciativa para salvar vidas!

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000290

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

03/02/2023

Data Fim

04/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

alexandre oliver fiuza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
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Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

O Projeto “Primeiros Socorros no contexto da Atenção Básica” será promovido pela Liga de Urgência e Emergência. Tem como público alvo, funcionários dos estabelecimentos de Ensino de Educação Básica e alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Tem como objetivo levar noções básicas de primeiros socorros, através de aulas teórico-práticas, para um público leigo e, com isso, contribuir para que mais pessoas estejam treinadas para atuar em casos de acidentes ou mal súbitos em ambiente escolar.


Palavras-chave

Primeiros Socorros, Urgência, Emergência, BLS, Escola, Educação Básica, Lei de Lucas


Introdução

Estudos alegam que a principal causa de morte pré-hospitalar é a falta de atendimento, seguida do socorro inadequado. As chances de sucesso de uma manobra de reanimação, executada corretamente no primeiro minuto, são de até 98% em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR). A partir do quinto minuto, as chances caem para 25% e os índices de sobrevida caem para 1%, caso a manobra de reanimação seja executada após dez minutos. (SANTANA, 2020) Apesar do efeito potencial benéfico da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) já estar bem estabelecido, menos de uma em cada três vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) fora de ambiente hospitalar, testemunhada, recebe ajuda de salvamento de um espectador. No Brasil, estima-se que anualmente ocorra em torno de 200.000 PCR, sendo metade dos casos em ambiente extra-hospitalar. (FERNANDES, 2014) A organização não-governamental Criança Segura analisou os dados do Ministério da Saúde entre os anos de 2011 e 2017 e identificou quais são as principais causas de acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com a pesquisa, mais de 40 mil morreram, dentro do período indicado, por conta de afogamento, sufocamento, intoxicação e quedas. Ao mesmo tempo, o número de hospitalizações pelas mesmas causas atingiu quase 680 mil pessoas na faixa etária de 0 a 14 anos. No caso específico dos acidentes escolares, eles são responsáveis por grande parte do montante citado. Afinal, os colégios abrigam muitas crianças e adolescentes, público que, por natureza, é mais agitado, distraído e imaturo. Isso significa que, quando estão juntos, têm uma propensão maior de se colocarem em situações de risco. (SÃO PAULO, 2022) A lei Lucas Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. (BRASIL, 2018) Além disso, o projeto de lei (PL 2.336/2022) proposto pelo senador Luiz Pastore (MDB-ES) determina que, a capacitação em noções básicas de primeiros socorros deverá ser ministrada aos estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental de acordo com as diretrizes específicas para cada faixa etária. (BRASIL, 2022) Ademais, crianças maiores e adolescentes são capazes de aprender e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar de forma satisfatória e estão habitualmente presentes no cenário de uma emergência médica, como residências, shoppings, aeroportos, estádios etc. As escolas são locais onde a capacitação no suporte básico de vida pode ser aplicada. Embora recomendado como parte obrigatória do currículo escolar, o ensino de suporte básico de vida (SBV) ainda não foi implementado no ensino médio na maioria dos países (DE SOUZA, 2021) Sendo assim, faz-se necessário ações de intervenção nesses cenários desassistidos, a fim de levar educação em saúde, compatível com a realidade, no que tange tanto acessibilidade quanto a compreensão e prática de primeiros socorros. O objetivo, portanto, é fornecer um conjunto de ações em saúde, que tem como proposta o treinamento de professores, funcionários da educação e adolescentes maiores de 12 anos para atuarem em casos de acidentes e outras situações de urgência e emergência em escolas e outros cenários extra-hospitalares.


Justificativa

Diante dos inúmeros tipos de acidentes que podem ocorrer em ambiente extra-hospitalar, principalmente dentro das escolas, e a potencial capacidade de pessoas leigas, inclusive adolescentes, de executarem manobras de primeiros socorros de forma eficiente, é possível observar uma oportunidade para intervenção através do projeto. Tendo em vista, também, que menos de uma em cada três vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) fora de ambiente hospitalar, testemunhada, recebe ajuda de salvamento de um espectador, a capacitação dessas pessoas se torna extremamente necessária, para atuarem não somente em ambiente escolar, mas em qualquer outro local. O projeto tem como proposta prover o devido preparo para alunos e profissionais de Ensino, a fim de tornar essas pessoas hábeis para agir em situações de urgência e emergência. Suprindo, por conseguinte, os planos da Lei 13.722, que torna obrigatório o treinamento de funcionários das instituições de ensino Infantil, Fundamental e Médio, demanda esta, trazida pelo SAMU de Teófilo Otoni, que está sobrecarregado com as demandas das Escolas do município. Como também colocar em prática as ações idealizadas pelo projeto de lei (PL 2.336/2022), que visa a capacitação dos alunos em idade escolar. O projeto surge, portanto, para cobrir esses cenários desassistidos, contribuindo com conhecimentos de primeiros socorros a fim de levar Educação Saúde para uma população leiga e, assim, gerar um impacto positivo na Saúde da população, através da atuação dessas pessoas em contextos extra-hospitalares.


Objetivos

1. Ensinar pessoas leigas a reconhecerem uma parada cardiorrespiratória; 2. Difundir conhecimento acerca das manobras de reanimação; 3. Instruir o público alvo a como realizar os primeiros socorros à vítimas de engasgo; 4. Orientar a população sobre a importância do início precoce das compressões torácicas em caso de parada cardiorrespiratória (PCR); 5. Proporcionar às possíveis vítimas maior chance de sobrevivência; 6. Desenvolver relações entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a sociedade de Teófilo Otoni através da troca de saberes; 7. Possibilitar a integração da equipe como um todo nos ensinamentos repassados à comunidade; 8. Promover a mudança no cenário atual, aumentando a possibilidade de sobrevivência da vítima acometida por PCR; 9. Ampliar a formação acadêmica do discente, através da utilização de meios teóricos e práticos; 10. Criar um ambiente multidisciplinar que favoreça o aprendizado entre todos os envolvidos; 11. Estabelecer uma comunicação com o público-alvo, a fim de conhecer melhor as situações vividas por eles no dia-a-dia; 12. Promover o diálogo entre universitários e alunos e professores do Ensino Básico com o objetivo de aproximar esses dois componentes da Rede de Educação e com isso, conhecer melhor também nosso público-alvo.


Metas

Ao abordar essa temática que é de extrema importância para o salvamento de uma vida, diante de um quadro de parada cardiorrespiratória esse projeto pretende: 1. Favorecer um ambiente seguro de aprendizagem de manobras e ações que visam o primeiro atendimento de vítimas de parada cardiorrespiratória nas escolas; 2. Orientar qual o fluxo de atendimento é o mais efetivo no atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória; 3. Contribuir na construção de ações de educação em saúde que viabilizem uma sociedade mais preparada diante de um contexto de urgência médica, neste caso, a parada cardiorrespiratória; 4. Reforçar o papel dos discentes do curso de medicina da FAMMUC quanto à contribuição em ações que impactem positivamente na comunidade. 5. Oferecer, através dos cursos ministrados pelo SAMU, conhecimento teórico e prático de primeiros socorros aos estudantes de medicina e assim, contribuir para a formação acadêmica e currículo destes; 6. Estabelecer um diálogo com o público alvo do projeto, a fim de estreitar os laços com a Educação Básica e conhecer melhor o público e as situações vividas por eles no dia-a dia; 7. Fomentar o trabalho em equipe e a aproximação dos discentes e docentes participantes do projeto; 8. Estimular o interesse dos estudantes da Educação Básica ao conhecimento científico e aproximá-los, assim, da universidade, fomentando neles o desejo de, futuramente, frequentá-la como discentes.


Metodologia

O projeto será realizado da seguinte maneira: Serão construídas diferentes apresentações teóricas em Power Point, adaptadas para os diferentes públicos (Funcionários das Instituições de Ensino, alunos do Ensino Fundamental II e alunos do Ensino Médio), com noções de primeiros socorros nos seguintes temas: BLS, acidentes com animais peçonhentos, síncope, convulsão e OVACE (obstrução de vias aéreas por corpos estranhos). 1. BLS: O BLS é um conjunto de técnicas que tem como objetivo o atendimento emergencial a uma vítima em potencial parada cardiorrespiratória (PCR). É um curso eminentemente prático que segue a metodologia da American Heart Association (AHA) e aborda as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, uso de desfibrilador externo automático e manobras de desobstrução de vias aéreas em vítimas adultas e pediátricas. 2. Acidentes com animais peçonhentos: Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais. 3. Síncope: Síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária à hipoperfusão cerebral difusa. Normalmente apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea. A gravidade do quadro está na dependência da causa do desmaio. O projeto tem como objetivo, orientar pessoas leigas a como se portar diante de uma síncope, a fim de dar suporte à vítima. Como também, orientar a procurar uma Unidade de Saúde ou ligar para a Emergência, a fim de descartar possíveis causas graves. 4. Convulsão: Convulsão é um tipo de perda da consciência na qual se observa a contração dos músculos de maneira involuntária. Diferentes fatores estão relacionados às convulsões, como hemorragias, infecções e outras causas graves. 5. OVACE (obstrução de vias aéreas por corpos estranhos): Será um material direcionado para a técnica correta da “Manobra do desengasgo”, ou em termos médicos, Manobra de Heimlich. Abordaremos o local anatomicamente correto para realizá-la, identificar quando realizá-la e como proceder durante e após a situação. A população deve conhecer corretamente as técnicas de primeiros socorros, já que na maioria dos casos, quando ocorre alguma situação que demanda tais habilidades, nos momentos iniciais, quem está presente não são profissionais da área de saúde, portanto se torna fundamental esse conhecimento para salvar vidas e prevenir sequelas. Ao final da atividade o participante deverá ser capaz de: 1. Identificar os sinais de PCR em adultos, crianças e bebês. 2. Aplicar eficientemente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar básica (compressões cardíacas de alta qualidade e ventilações eficazes) em adultos, crianças e bebês. 3. Utilizar o desfibrilador externo automático em adultos e crianças. Reconhecer o que deve e o que não deve ser feito em casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos. 4. Aprender manobras durante a condução de crises convulsivas, a fim de diminuir as chances de traumas que podem ser causados, bem como, orientar a procurar uma Unidade de Saúde ou ligar para Emergência. 5. Identificar sinais de obstrução de vias aéreas em adultos, crianças e bebês. Realizar manobras de desobstrução de vias aéreas em crianças, adultos e bebês. O treinamento dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio será realizado nas dependências da UFVJM, no Laboratório de Habilidades Médicas da FAMMUC, onde há todo o material e espaço necessários para apresentação teórica e prática dos temas citados. Os alunos participantes serão os mesmos trazidos pelo projeto “Museu Interativo de Anatomia”, os quais serão divididos em duas turmas e irão se alternar entre os dois projetos, diminuindo o número de alunos em cada sala a fim de melhorar o rendimento dos grupos. Esta primeira proposta será realizada mensalmente. A segunda ação, será realizada nas escolas, de acordo com a demanda trazida pelo SAMU, o qual visa o treinamento dos funcionários das instituições de Ensino Infantil, Fundamental e Médio do município de Teófilo Otoni-MG. As ações serão realizadas aos sábados de manhã nas escolas utilizando o material fornecido pelo SAMU, necessário para apresentação teórico-prática. A comunicação com a Secretaria de Educação e Escolas será realizada também pelo SAMU, que irá repassar todas as informações para a execução da ação. Durante as atividades de execução serão fomentados diálogos com os estudantes e funcionários da Educação Básica, a fim de promover a participação e a aproximação do público-alvo com os discentes e conhecer as situações de acidentes vividas por eles no dia-a-dia. Para a avaliação de impacto e transformação social, serão realizadas perguntas no início e final das ações através de formulários adaptados para os públicos específicos e o acompanhamento se dará da mesma forma. Algumas das perguntas serão: Você tem conhecimentos sobre primeiros socorros no ambiente escolar? Você já recebeu algum tipo de treinamento sobre o tema? Você se sente apto para realizar as manobras? Para que os discentes sejam capazes de realizar as atividades de execução, serão oferecidas pelo SAMU capacitações teórico-práticas nos assuntos citados anteriormente. Esses treinamentos serão ministrados e organizados pelos funcionários do SAMU, em sua sede, e serão de grande valia para o aprendizado acadêmico e enriquecimento curricular dos estudantes de medicina. As reuniões de planejamento e acompanhamento serão realizadas eventualmente com o intuito de elaborar e definir o cronograma do projeto, estabelecer o diálogo e “feedback” entre os alunos e docentes, trocar experiências e fomentar o trabalho em equipe. Estas serão realizadas via Google Meet, para que todos possam participar sem dificuldades de deslocamento. Como este projeto dialoga com a comunidade extra-acadêmica e diretamente com seres humanos, as ações serão embasadas em aspectos éticos que respeitem a integridade e os limites sócio-culturais de cada indivíduo. Não serão toleradas ou apoiadas situações de constrangimento ou danos de natureza física, psicológica, social, moral, intelectual, cultural, espiritual e econômica. Os principais riscos envolvidos durante o projeto são desconforto e constrangimento. Para minimizar os riscos, não serão pedidos ou revelados dados pessoais que possam comprometer a integridade do participante (como classe socioeconômica, endereço, etc.), bem como obter o consentimento de cada um antes dos treinamentos práticos. Os alunos, professores e funcionários participantes do projeto terão liberdade de escolher não se envolver ou não participar de qualquer atividade durante as ações, respeitando o livre arbítrio individual. Mesmo com as recomendações éticas, se, porventura, ocorrer algum dano consequente do ferimento de Direitos Humanos durante as ações, previsto ou não neste parágrafo, o sujeito terá direito à assistência integral e fará jus a indenização.


Referências Bibliográficas

FERNANDES, José Maria Gonçalves, et al. "Ensino de suporte básico de vida para alunos de escolas pública e privada do ensino médio." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 102 (2014): 593-601. SANTANA, Monalise Mara Rocha et al. Intervenção educativa em primeiros socorros para escolares da educação básica. Revista de enfermagem da UFSM, v. 10, p. 70, 2020. SÃO PAULO. Câmara dos Vereadores. Justificativa do Projeto de Lei nº 0068/2022, de 16 de fevereiro de 2022. Institui o programa Lei Lucas de primeiros socorros no município de São Paulo e dá outras providências. São Paulo: Câmara dos Vereadores, 2022. Disponível em: http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/justificativa/JPL0068-2022.pdf. Acesso em: 14 set. 2022 BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei 13.722 de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2018. Acesso em: 14 set. 2022 BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 2336, de 2022. Altera a Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, para determinar o ensino de noções de primeiros socorros aos estudantes da educação básica, nos termos especificados. . Brasília: Câmara dos Deputados, 2022. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9194652&ts=1661954421254&disposition=inline. Acesso em: 14 set. 2022. GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Por meio das atividades realizadas, teremos uma interação maior do curso de medicina com a população de Teófilo Otoni, colocando em prática ações que visam não só a capacitação do público-alvo em BLS, mas também a aproximação e troca de saberes com os alunos e funcionários da Educação Básica, através do fomento das discussões sobre as experiências vividas, o que contribui para a formação acadêmica dos alunos de medicina. Dessa forma, cria-se um vínculo entre comunidade acadêmica e as instituições parceiras, por meio da troca de conhecimento e da interação da universidade com a Educação Básica e SAMU, culminando em um aprendizado sobre acidentes e primeiros socorros por todos envolvidos no projeto - discentes, docentes e público-alvo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interprofissionalidade é um dos melhores modelos de enfrentamento de desafios nas diversas áreas, em especial na da saúde, além de ser a principal forma de concretização da interdisciplinaridade. Ao passo que a interdisciplinaridade se refere ao âmbito das ciências, áreas de conhecimento ou disciplinas, a interprofissionalidade diz respeito à prática profissional em que se desenvolve o trabalho em equipe, articulando diferentes campos de práticas e fortalecendo a centralidade no usuário e suas necessidades na dinâmica da produção dos serviços de saúde. O projeto tem como objetivo fomentar o interesse pela universidade nos alunos, disseminar o conhecimento sobre primeiros socorros tanto para o público-alvo, quanto para os alunos de medicina e estabelecer um diálogo entre eles a fim de conhecer as demandas e vivências no âmbito do Ensino Básico dentro do assunto. O conhecimento adquirido pelos alunos e professores poderá ser repassado no ambiente escolar, assim como as informações colhidas pelas discussões e pelos formulários de avaliação, poderão ser utilizadas também para o aprendizado dos discentes e em futuras pesquisas. Diante disso, a interdisciplinaridade e sua correlação prática, a interprofissionalidade, serão fundamentais para o sucesso da realização desse projeto, uma vez que além de se ter a integração de saberes terá também a integração das práticas, por meio da colaboração e articulação entre profissionais da saúde e da educação, com o intuito de implementar de forma integral e eficaz o conhecimento sobre o Suporte Básico de Vida.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de medicina, os discentes envolvidos na construção deste projeto irão desenvolver um dos objetivos do curso de medicina da FAMMUC, que é a prestação de cuidado em saúde através da articulação entre ensino, extensão e pesquisa. Essa articulação se dará através do conhecimento adquirido durante as aulas, estudo próprio dos discentes e capacitações fornecidas pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em parceria com o SAMU e a aplicação desse conhecimento será colocada em prática na capacitação do público alvo desse projeto, no intuito de contribuir para modificações positivas em cenários desassistidos. Educação esta que deve acontecer ao longo de toda a execução do projeto proposto, através da busca por conhecimento acerca das atualizações dos protocolos de Primeiros Socorros e na constante busca por informações científicas que comprovem e auxiliam na disseminação de informações legítimas. Importante, também, será a contribuição do projeto de pesquisa da LAURGE. que trará informações acerca do nível de preparação dos professores do Ensino Infantil de Teófilo Otoni para lidar com situações de Urgência e Emergência pediátricas dentro das escolas. O que trará informações muito importantes do nosso público alvo, a fim de se adaptar e guiar nossas intervenções. Além disso, essa articulação do tripé da UFVJM ensino-pesquisa-extensão irá contribuir também para a formação generalista, crítica, reflexiva, ética e humanista desses discentes, pois estes atuarão em vistas às necessidades sociais e locais; serão agentes transformadores e produtores de conhecimento; articulação com a comunidade e unidades de saúde; e desenvolvimento de atividades integradas e cooperativas. Diante disso, a construção desse material será pautada em evidências científicas, sempre levando em conta princípios éticos da formação acadêmica, desenvolvendo uma construção do conhecimento conjunta, articulada com os serviços da rede de saúde, educação e comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Uma das formas mais efetivas para se aprender é ensinar. Durante a explicação e a demonstração das técnicas de reanimação cardiorrespiratória e de primeiros socorros, o estudante consegue difundir o conhecimento e ao mesmo tempo assimilar o conteúdo. Isso gera um impacto significativo na sua formação como futuro médico e disseminador de informações, já que tal atividade reforça habilidades de comunicação, organização, motivação e reflexão dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, haverá capacitações oferecidas pelo SAMU aos estudantes de medicina e debates promovidas durante as reuniões de planejamento a fim de fomentar a educação continuada dos discentes, utilizando as informações colhidas pelas discussões durante a execução do projeto e pelos formulários de avaliação e impacto.


Impacto e Transformação Social

O impacto e a transformação social do projeto se dará com a divulgação de informações pertinentes e atuais sobre o suporte básico de vida e a troca de conhecimentos entre público-alvo e discentes, através das discussões durante as ações de execução. Além da capacitação dos discentes, as informações sobre primeiros socorros serão repassadas de forma prática e acessível, baseadas em técnicas atualizadas para que a população consiga identificar e agir de maneira rápida e eficaz em uma situação de parada cardiorrespiratória. Esse conhecimento poderá ser repassado no âmbito escolar pelo público-alvo, para outras pessoas, realizando, assim, a disseminação do conhecimento acadêmico fora dos muros da universidade. Com o projeto, também será possível o estreitamento de vínculo da Universidade com a Educação Básica, o que poderá fomentar o interesse dos alunos do Ensino Médio e Fundamental ao ambiente universitário e o interesse dos discentes de contribuir e aprender ainda mais com a sociedade.


Divulgação

Através de panfletos e cartazes com informações sobre os dois projetos que serão realizados concomitantemente ("Primeiros socorros no contexto da Educação Básica: Uma iniciativa para salvar vidas!" e "Museu Interativo de Anatomia") que serão colocados nas escolas participantes e via E-mail e Whatsapp com convites digitais.


Público-alvo

Descrição

Profissionais da área da Educação que, pela Lei 13.722, são obrigados a receber treinamento de primeiros socorros.

Descrição

Estudantes do Ensino Fundamental II, maiores de 12 anos, de escolas parceiras do projeto "Museu Interativo de Anatomia"

Descrição

Estudantes do Ensino Médio de escolas parceiras do projeto "Museu Interativo de Anatomia"

Descrição

Pessoas do convívio dos alunos e funcionários que participarão das ações e que poderão ser atingidas indiretamente pelo projeto (familiares, amigos, discentes e docentes)

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A instituição parceira irá repassar as demandas das Escolas que necessitam receber o treinamento dos funcionários. Assim como fornecer o apoio técnico, materiais e cursos de capacitação para os integrantes do projeto.

Participação da Instituição Parceira

O projeto "Museu Interativo de Anatomia" fará a comunicação com as escolas parceiras e fornecer o transporte dos alunos à Universidade. Alunos, estes, que irão participar das oficinas dos dois projetos simultaneamente.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 18 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões quinzenais com a finalidade de planejar a seguinte atividade, selecionar a equipe e fazer feedback da atividade anterior.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Será realizada uma reunião para avaliação e conclusão das atividades.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Capacitação em BLS fornecido pelo SAMU com todos os membros do projeto e colaboradores.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião com todos os membros para confecção de cronograma, divisão de tarefas e planejamento do projeto.

Carga Horária 25 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas 5 ações no Laboratório de Habilidades da UFVJM, com os alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas parceiras, trazidos pelo projeto “Museu Interativo de Anatomia”. O objetivo é levar noções e treinamento prático de primeiros socorros para pessoas leigas, adaptado para a idade dos alunos. Cada ação terá duração de 5 horas.

Carga Horária 25 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Essa ação será realizada nas escolas, aos sábados de manhã, com professores e funcionários da rede de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, de acordo com a demanda municipal trazida pelo SAMU. Terá como objetivo, levar noções e treinamento prático de primeiros socorros para pessoas leigas. Serão realizadas 5 ações no total, com duração de 5 horas cada.