Detalhes da ação

: Ação em prol da saúde do homem – novembro Azul no município de Poté - MG pela Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM)- UFVJM em parceria com a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) UFVJM - Mucuri.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000291

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/12/2022

Data Fim

20/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

alexandre oliver fiuza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Resumo

A ideia central do projeto é realizar uma intervenção social em prol da conscientização da saúde do homem. É sabido que o homem tem tendência a dar menor atenção a sua própria saúde e tem maior receio de procurar o serviço de saúde Para atingir tal objetivo a ideia é trabalhar a promoção de saúde por meio de palestras educativas que terá como temáticas as doenças mais prevalentes nessa população: prevenção de doenças cardiovasculares,neoplasias e causas externas. Em outro momento será realizado


Palavras-chave

Prevenção e promoção em saúde; saúde do homem ACOLHIMENTO, CARTILHA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE


Introdução

O projeto de extensão da Liga de Clínica Médica é uma proposta de ação em saúde a ser realizada no contexto da saúde pública do município de Poté, direcionado às estratégias de prevenção de doenças que acometem a população masculina. As ações serão realizadas pelos discentes integrantes da Liga de Clínica Médica (LACM) e da IFMSA Brazil Comitê UFVJM Mucuri. Os objetivos do projeto são acolher e orientar os homens durante as ações de prevenção e rastreamento de doenças que acometem de forma direta a população alvo; inserir os discentes na prática clínica, possibilitando o contato direto com a população, estreitamento da relação e fortalecimento do vínculo entre o estudante de medicina e o paciente; e criar habilidades de comunicação assertiva que será essencial em momentos de conversa franca como ocorre na confirmação de um diagnóstico e orientações sobre a adesão ao tratamento. Dessa forma, criar um vínculo com a população masculina será essencial para que ela se aproxime do serviço de saúde, participe dos programas de prevenção à saúde, o que diretamente diminui a morbidade desse público alvo.


Justificativa

De acordo com o Ministério da Saúde a entrada dos homens no sistema de saúde ocorre por meio da atenção especializada, o que leva ao agravo da morbidade pelo retardamento na atenção e maior custo para o SUS. A baixa adesão tanto às ações de promoção e prevenção da saúde quanto ao tratamento de doenças crônicas estão relacionados às barreiras socioculturais e institucionais. Para o homem a doença é considerada um sinal de fragilidade que perpassa sua condição biológica, dessa forma, ele tende a cuidar menos de si o que o expõe às situações de risco (BRASIL, 2008). De maneira geral, os determinantes sociais são, em grande parte, responsáveis pela iniquidade do acesso aos serviços de saúde. Dessa forma, ocorre o aumento da vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde, comprometendo o acesso a sua atenção integral, o que aumenta o risco à saúde. Portanto será desenvolvido um evento de campanha dentro da área da saúde humana visando a promoção da saúde do homem.


Objetivos

Objetivo geral: Realizar atividades de promoção e prevenção em saúde do homem em pacientes do serviço público na cidade de Poté-MG. Objetivo específico: 1- Rastrear doenças crônicas como diabetes e hipertensão; 2- Rastrear infecções sexualmente transmissíveis; 3- Captar e promover de adesão dos pacientes ao serviço saúde; 4- Proporcionar melhora na educação em saúde da população por meio da promoção de informação de qualidade e em acordo com as evidências científicas mais robustas e atuais; 5- Realizar intercâmbio de conhecimento e vivências entre docentes, discentes e equipe de saúde; 6- Promover integralização entre o discente e a comunidade; 7- Promover protagonismo discente; 8- Realizar intervenção em saúde pública em conjunto com o serviço de saúde da cidade, promovendo integração entre o discente e equipe multidisciplinar de saúde.


Metas

Metas: 1- Aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade; 2- Difundir informações acerca da prevenção e promoção da saúde do homem, impactando positivamente na condição de saúde nos homens do município de Poté-MG; 3- Realizar intervenção quanto a saúde do homem; 4- Promover palestra para 100 pessoas em cuidados saúde; 5- Integrar o discente em conjunto com a equipe multidisciplinar em ação direta com a população.


Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto em questão será executado através das seguintes etapas: realização de capacitação dos membros do projeto para o melhor entendimento acerca da temática e organização do evento que se dará de forma presencial. Em um segundo momento haverá uma intervenção com a população da cidade de Poté-MG, na qual serão realizadas palestras desenvolvidas pelos discentes, a partir de uma extensa revisão bibliográfica, a respeito das doenças que mais acometem tal população visando a promoção e prevenção de saúde, sendo um momento em que haverá educação em saúde, visando promover a democratização do conhecimento. Em um terceiro momento haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de realização de testagens de doenças sexualmente transmissíveis. Todo processo será realizado pelo discentes, visando seu protagonismo, sendo supervisionado pelo professor coordenador, a comunidade externa entra por meio da secretária de saúde de Poté-MG que entrará com a estrutura física para realização do evento. Participarão como membros profissionais da área de saúde das UBS's locais de diversas áreas. O evento servirá como substrato de dados para eventuais estudos e debates dentro da Liga de Clínica Médica (LACM) e da IFMSA Brazil Comitê UFVJM Mucuri.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à saúde do homem. Brasília, 2001. GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017. RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Por meio das atividades realizadas pela comunidade acadêmica se terá uma interação maior do curso de medicina com a população de Poté-MG, colocando em prática ações que visam a orientação desses indivíduos mediante os problemas de saúde relacionados ao homem, sendo essa uma ação de promoção e prevenção de saúde tendo um impacto cumprindo o papel da atenção primária a saúde. Dessa forma, cria-se um vínculo entre comunidade acadêmica e a população por meio da disseminação do conhecimento, resultando em um aprendizado significativo, bem como a realização de medidas de saúde, tais quais aferição de glicemia, pressão arterial e exames de triagem e testes rápidos, permitindo estudante contato com pacientes, fortalecendo suas habilidades médicas ao coloca-las em prática. Além disso a realização do projeto contará com apoio da Secretária de saúde da cidade de Poté-MG que terá participação na cessão do espaço, testes rápidos e suporte no dia do evento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interprofissionalidade é um dos melhores modelos de enfrentamento de desafios nas diversas áreas, em especial na da saúde, além de ser a principal forma de concretização da interdisciplinaridade. Ao passo que a interdisciplinaridade se refere ao âmbito das ciências, áreas de conhecimento ou disciplinas, a interprofissionalidade diz respeito à prática profissional em que se desenvolve o trabalho em equipe, articulando diferentes campos de práticas e fortalecendo a centralidade no usuário e suas necessidades na dinâmica da produção dos serviços de saúde. Diante disso, a interdisciplinaridade e sua correlação prática, a interprofissionalidade, serão fundamentais para o sucesso da realização desse projeto, uma vez que além de se ter a integração de saberes terá também a integração das práticas, por meio da colaboração e articulação entre profissionais da várias areas da saúde como medicina, fisioterapia e medicina visando através dessa intervenção promover a saúde para os homens da cidade de Poté-MG. Ter esse contato com outros profissionais evidenciará ao discente o conceito de multidisciplinariedade dentro do serviço de saúde,


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Uma das propostas desse projeto é a realização de palestras informativas para a população, logo, faz-se necessário pesquisa diligente, para que o conteúdo difundido seja baseado em fontes relevantes e hodiernas. Além disso, por meio da informação divulgada, haverá ampla transmissão de conhecimentos, permitindo a popularização do ensino, e a comunidade poderá interagir, expondo suas demandas e sugestões, caracterizando o processo de extensão. Esse evento tem potencial de publicação em congresso e anais que contemplem a categoria relato de experiencia, além disso, servirá como substrato de dados para eventuais estudos e debates dentro da Liga de Clínica Médica (LACM) e da IFMSA Brazil Comitê UFVJM Mucuri.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes serão beneficiados na aquisição de experiência, sendo que terão enorme ganho de conhecimento tanto teórico quanto prático, estreitamento da relação com a população e com os serviços de saúde e aprendizado extracurricular proposto pela liga. Além disso, serão desenvolvidas habilidades médicas como comunicação, oratória, dentre outras. Por meio desse projeto, o estudante poderá ministrar palestras no dia do evento, colocar em prática habilidades que tangem a semiologia, se relacionar com o paciente, além de estar se integrando ao serviço de saúde. Todo processo será supervisionado pelo professor coordenador, desde antes do evento, onde esses serão orientados e capacitados quanto ao procedimentos que haverão no dia da ação. Portanto, o projeto deve fomentar a capacidade crítica e reflexiva do estudante, tornando-o um agente transformador e produtor de conhecimentos como objetiva o PPC deste curso.


Impacto e Transformação Social

Por meio deste projeto, a comunidade terá acesso ao conhecimento e espaço para esclarecer dúvidas, além da possibilidade de compreender temas diversos que compõem a saúde do homem que serão ministrados de maneira atualizada, inteligível e com embasamento científico. Tais informações serão capazes de impactar positivamente na realidade local, proporcionando mudanças e melhoria na qualidade de vida da população. Promover a saúde preventiva em vista da formação de cidadãos mais críticos e participativos na vida em sociedade , melhorando indicadores de saúde. Formar profissionais com sólidos compromissos éticos e solidários. Além disso, será um espaço para se promover saúde e captar essa população pelo serviço de saúde. Portanto, a partir desse evento seria uma forma da Instituição cumprir sua função social através da promoção e prevenção em saúde.


Divulgação

Através de impressos, e por meio dos agentes comunitários de saúde das UBSs do município.


Programação do Evento

Local

Quadra do órgão municipal de Poté - MG

Data

16/12/2022

Horário de Início

07:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Palestras sobre o tema, aferição de pressão arterial, testes rápidos de IST, avaliação de glicemia, e orientação pessoal ao publico.

Público-alvo

Descrição

As ações deste projeto visam difundir informações aos homens residentes em Poté-MG,

Municípios Atendidos

Município

Poté - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participarão com a cessão de espaços utilizados, testes rápidos e profissionais da atenção básica do município durante a realização do projeto. Os espaços utilizados, cessão de testes rápidos

Participação da Instituição Parceira

Participará com contribuição de discentes membros, divulgação e execução do projeto junto aos discentes da Liga Acadêmica de Clínica Médica.

Participação da Instituição Parceira

Os alunos participantes do Projeto, técnicos e docentes executores das ações são diretamente lotados na Faculdade de Medicina do Mucuri. Cessão de transporte para a intervenção

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 14 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nessa atividade será escolhida a equipe que irá trabalhar no evento ,bem como definir os objetivos e metas a serem atingidos, será definido sua programação, bem como distribuição da atividades. Além do de analisar a logística, essa reunião se faz necessária para integrar a equipe.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os estudantes serão beneficiados na aquisição de experiência, serão desenvolvidas habilidades médicas como comunicação, oratória, dentre outras. Uma das propostas desse projeto é a realização de palestras informativas para a população, logo, faz-se necessário pesquisa diligente, para que o conteúdo difundido seja baseado em fontes relevantes e hodiernas, na qual essa reunião servirá de base para que se atinja tal objetivo. Todo processo será supervisionado pelo professor coordenador, desde antes do evento, onde esses serão orientados e capacitados quanto ao procedimentos que haverão no dia da ação

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O projeto em questão será executado através de uma intervenção com a população da cidade de Poté-MG, na qual serão realizadas palestras desenvolvidas pelos discentes, a partir de uma extensa revisão bibliográfica, a respeito das doenças que mais acometem tal população visando a promoção e prevenção de saúde, sendo um momento em que haverá educação em saúde, visando promover a democratização do conhecimento. Em um terceiro momento haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de realização de testagens de doenças sexualmente transmissíveis. Todo processo será realizado pelo discentes, visando seu protagonismo, sendo supervisionado pelo professor coordenador, a comunidade externa entra por meio da secretária de saúde de Poté-MG que entrará com a estrutura física para realização do evento. Participarão como membros profissionais da área de saúde das UBS's locais de diversas áreas.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será realizada uma reunião com o grupo visando feedback a respeito de averiguar se objetivos e metas foram cumpridos, na tentativa de mensurar qual foi o real impacto da ação na população.