Detalhes da ação

I Simpósio de Manejo e Tratamento da doença de Chagas na Atenção Primária em Saúde

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000309

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

12/12/2022

Data Fim

16/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

henrique silveira costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@jequiproj

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 8 h
Resumo

Trata-se de um evento sobre o manejo clínico de pacientes com doença de Chagas a ser ofertado para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária das cidades do Vale do Jequitinhonha. O evento ocorrerá no dia 16 de dezembro de 2022, nos turnos da manhã e tarde, no Teatro Santa Isabel, Diamantina/MG. Serão abordados os seguintes temas: vigilância entomológica, assistência dos pacientes, ferramentas de vigilância em saúde e terapia medicamentosa.


Palavras-chave

doença de Chagas, cardiopatia chagásica


Introdução

A doença de Chagas permanece como um grave problema de saúde pública na América Latina mesmo após mais de um século da sua descoberta. O Vale do Jequitinhonha/MG é, historicamente, uma região endêmica da doença. Recentemente, várias campanhas estão sendo realizadas pelo Ministério da Saúde para reconhecimento dos insetos transmissores, manifestações clínicas da doença em decorrência do aumento da incidência. Entretanto, a informação ainda é insuficiente, sendo necessário potencializar a sua chegada até a equipe da Atenção Primária à Saúde das cidades endêmicas. Para tal, será realizado um simpósio acerca do manejo e tratamento da doença de Chagas na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de uma necessidade observada com o andamento do projeto "Diagnóstico sorológico e clínico de pacientes com doença de Chagas", registro 202203000163. O evento será realizado no dia 16 de dezembro de 2022, em Diamantina, com a participação dos gestores e profissionais da Atenção primária de cidades do Vale do Jequitinhonha. O convite será feito via Secretaria Regional de Saúde. No evento serão abordados os temas: vigilância entomológica, assistência dos pacientes, ferramentas de vigilância em saúde e terapia medicamentosa. O simpósio será realizado no Teatro Santa Isabel e estima-se a presença de 60 profissionais.


Justificativa

A doença de Chagas, considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença negligenciada, permanece ainda como um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, com elevado impacto na morbimortalidade. Enfatiza-se que a doença é endêmica no Vale do Jequitinhonha e, mesmo nos dias atuais, existe alta concentração dos insetos transmissores da doença na região. O diagnóstico sorológico nem sempre é realizado e o tratamento, muitas vezes, negligenciado. Visando a discussão sobre as recentes diretrizes acerca do manejo do paciente com doença de Chagas e aproximação da comunidade acadêmica da UFVJM com os profissionais de saúde da Atenção Primária das cidades do Vale do Jequitinhonha, a realização de eventos científicos regulares é necessária. Sendo assim, o evento aqui planejado justifica-se e tem especial relevância na medida em que proporciona a discussão de informações atualizadas sobre o manejo da doença de Chagas por profissionais que atuam na Atenção Primária nas cidades do Vale do Jequitinhonha.


Objetivos

Discutir, por meio de um simpósio, as estratégias atuais acerca da vigilância e manejo clínico de pacientes com doença de Chagas nas cidades do Vale do Jequitinhonha/MG.


Metas

Com a realização do evento, pretende-se sensibilizar os profissionais de saúde sobre o manejo clínico da doença de Chagas, com impacto indireto sobre a qualidade do atendimento à população infectada no Vale do Jequitinhonha.


Metodologia

Será realizado um simpósio no Teatro Santa Isabel, em Diamantina/MG, no dia 16 de dezembro de 2022. O simpósio terá a duração de 8 horas (de 08:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 18:00 horas). Todo material necessário é de propriedade dos organizadores e/ou do teatro. Serão abordados os temas: vigilância entomológica, assistência dos pacientes, ferramentas de vigilância em saúde e terapia medicamentosa. Serão convidados os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária nas cidades do Vale do Jequitinhonha. O convite será feito via Secretaria Regional de Saúde e estima-se a presença de 60 profissionais.


Referências Bibliográficas

Dias JC, Ramos AN Jr, Gontijo ED, Luquetti A, Shikanai-Yasuda MA, Coura JR, Torres RM, Melo JR, Almeida EA, Oliveira W Jr, Silveira AC, Rezende JM, Pinto FS, Ferreira AW, Rassi A, Fragata AA Filho, Sousa AS, Correia D Filho, Jansen AM, Andrade GM, Britto CF, Pinto AY, Rassi A Jr, Campos DE, Abad-Franch F, Santos SE, Chiari E, Hasslocher-Moreno AM, Moreira EF, Marques DS, Silva EL, Marin-Neto JA, Galvão LM, Xavier SS, Valente SA, Carvalho NB, Cardoso AV, Silva RA, Costa VM, Vivaldini SM, Oliveira SM, Valente VD, Lima MM, Alves RV. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015 [Brazilian Consensus on Chagas Disease, 2015]. Epidemiol Serv Saude. 2016 Jun;25(spe):7-86. Oliveira CDL, Cardoso CS, Baldoni NR, Natany L, Ferreira AM, Oliveira LC, Nunes MDCP, Quintino ND, Bierrenbach AL, Buss LF, Haikal DS, Cunha Neto E, Ribeiro ALP, Sabino EC. Cohort profile update: the main and new findings from the SaMi-Trop Chagas cohort. Rev Inst Med Trop Sao Paulo. 2021 Sep 27;63:e75. Cruz DS, Souza NN, Rafael AF, Damasceno RF, Ribeiro ALP, Oliveira LC, Sabino EC, Ghilardi FR, Cruz Neto OC, Ferreira AM, Haikal DS, Cardoso CS, Oliveira CDL, Bierrenbach AL, Vieira TM. Serological screening for Chagas disease in an endemic region of Northern Minas Gerais, Brazil: the SaMi-Trop project. Rev Inst Med Trop Sao Paulo. 2021 Sep 3;63:e67. Nunes MCP, Beaton A, Acquatella H, Bern C, Bolger AF, Echeverría LE, Dutra WO, Gascon J, Morillo CA, Oliveira-Filho J, Ribeiro ALP, Marin-Neto JA; American Heart Association Rheumatic Fever, Endocarditis and Kawasaki Disease Committee of the Council on Cardiovascular Disease in the Young; Council on Cardiovascular and Stroke Nursing; and Stroke Council. Chagas Cardiomyopathy: An Update of Current Clinical Knowledge and Management: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation. 2018 Sep 18;138(12):e169- e209 Nunes MC, Dones W, Morillo CA, Encina JJ, Ribeiro AL; Council on Chagas Disease of the Interamerican Society of Cardiology. Chagas disease: an overview of clinical and epidemiological aspects. J Am Coll Cardiol. 2013 Aug 27;62(9):767-76. Rocha MO, Teixeira MM, Ribeiro AL. An update on the management of Chagas cardiomyopathy. Expert Rev Anti Infect Ther. 2007 Aug;5(4):727-43. Ribeiro AL, Nunes MP, Teixeira MM, Rocha MO. Diagnosis and management of Chagas disease and cardiomyopathy. Nat Rev Cardiol. 2012 Oct;9(10):576-89 Andrade JP, Marin Neto JA, Paola AA, Vilas-Boas F, Oliveira GM, Bacal F, Bocchi EA, Almeida DR, Fragata Filho AA, Moreira Mda C, Xavier SS, Oliveira Junior WA, Dias JC. I Latin American Guidelines for the diagnosis and treatment of Chagas' heart disease: executive summary. Arq Bras Cardiol. 2011 Jun;96(6):434-42 Rassi A Jr, Rassi A, Marin-Neto JA. Chagas disease. Lancet. 2010 Apr 17;375(9723):1388-402.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento é direcionado aos profissionais de saúde da Atenção Primária das cidades do Vale do Jequitinhonha. É objeto da ação estimular, nos participantes, a reflexão e o debate-te acerca do manejo clínico da doença de Chagas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento será ministrado por biólogos, enfermeiros e um médico. destacamos a importância das ações integradas dos profissionais envolvidos no evento para a construção de pensamento crítico e reflexivo para os participantes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Trata-se de um evento a ser realizado em um único dia. Os discentes envolvidos, tanto de graduação como de pós-graduação, participarão de atividades de atualização sobre temas relacionados aos seus respectivos projetos de extensão e pesquisa. Além disso, terão contato direto com profissionais de referência no Brasil e no exterior, o que auxiliará na sua formação acadêmica. Enfatiza-se também que o evento faz parte do projeto de extensão “Diagnóstico sorológico e clínico de pacientes com doença de Chagas”, registro 202203000163, que objetiva realizar o diagnóstico sorológico e clínico dos pacientes com doença de Chagas nas cidades do Vale do Jequitinhonha/MG.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O evento proporcionará aos discentes o contato com profissionais da saúde de diferentes áreas, de maneira que favorecerá o seu raciocínio clínico, bem como a sua capacitação no manejo clínico da doença de Chagas. Os discentes serão capacitados pelo docente responsável pelo projeto quanto ao processo de avaliação clínica e sorológica, além de participarem ativamente do evento. Os discentes serão avaliados de maneira que a assiduidade, interesse e interação com a equipe serão critérios para conjectura.


Impacto e Transformação Social

O evento visa a discussão e reflexão sobre as atuais diretrizes do manejo clínico da doença de Chagas. Dessa forma, acredita-se que o simpósio terá impacto direto na qualidade da assistência prestada aos pacientes com doença de Chagas das cidades do Vale do Jequitinhonha/MG.


Divulgação

A divulgação do projeto será feita via Secretaria Regional de Saúde e por mídias sociais e de rádio e cartazes nas Estratégias Saúde da Família.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

8

Conteúdo Programático

08:00 horas: doença de Chagas 09:30 horas: Vigilância entomológica da doença de Chagas 10:30 horas: Assistência à saúde da pessoa com doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde 11:30 horas: Ferramentas de Vigilância em saúde na doença de Chagas 14:00 horas: Tratamento e manejo médico da doença de Chagas 16:30 horas: A prática da solicitação da terapia medicamentosa com Benzonidazol

Atividades Específicas

O evento será composto por palestras no turno da manhã e da tarde. O turno da manhã será direcionado aos aspectos gerais da doença de Chagas. Já no turno da tarde será realizado uma palestra de atualização sobre o manejo clinico e farmacológico da doença de Chagas, constando as alterações propostas na última diretriz nacional da doença de Chagas lançada em novembro/2022.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Os cursistas serão avaliados quanto à assiduidade, tendo que participar de pelo menos 75% das atividades para recebimento de certificado.

Estratégias para avaliação da realização do curso

O simpósio será avaliado pela comissão organizadora e pelos cursistas, sendo verificada a qualidade das apresentações, recursos disponíveis, limpeza do local e disponibilidade da comissão organizadora em sanar as dúvidas.

Público-alvo

Descrição

Gestores e profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde da macrorregião de Diamantina.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Tratamento e manejo médico da doença de Chagas, palestrante Israel Molina

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Doença de Chagas, palestrante Dardiane Santos Cruz

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Vigilância entomológica da doença de Chagas, palestrante Thallyta Maria Vieira

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Assistência à saúde da pessoa com doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde, palestrante Ariela Mota Ferreira

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Ferramentas de vigilância em saúde na doença de Chagas, palestrante Sâmara Fernandes Leite

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Tratamento e manejo médico da doença de Chagas, palestrante Israel Molina

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A prática da solicitação da terapia medicamentosa com Benzonidazol, com a palestrante Sâmara Fernandes leite