Detalhes da ação

Curso de capacitação para implementação do protocolo de retorno das atividades presenciais de ensino no contexto da pandemia da COVID-19 no município do Serro.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000045

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

NÃO RECOMENDADA

Data Inicio

08/04/2021

Data Fim

25/06/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mirtes ribeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Endemias e epidemias

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
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Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Trata-se de um curso de capacitação para implementação do protocolo de retorno das atividades presenciais de ensino no contexto da pandemia da COVID-19 no município do Serro. Desenvolvido de pelo Departamento de Enfermagem da UFVJM a partir da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública I e o Mestrado Profissional Ensino em Saúde, com o apoio da Prefeitura do Serro.


Palavras-chave

Formação Profissional em Saúde, COVID-19, Enfermagem de Saúde Pública


Introdução

Considerando o contexto da pandemia da COVID-19 e a interrupção das atividades presenciais de ensino, considerando a importância da universidade enquanto promotora de troca de saberes com a comunidade, considerando a eminência de integração da graduação com a pós-graduação e da integração ensino e educação da área de concentração do programa de pós-graduação Ensino em Saúde, por meio das disciplinas de Formação Profissional em Saúde do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública I do curso de graduação em Enfermagem, foi possível elaborar este curso que visa de forma on line oferecer capacitação para implementação do protocolo de retorno das atividades presenciais de ensino no contexto da pandemia da COVID-19 no município do Serro, para profissionais das instituições de ensino público municipal e estadual básico (fundamental e médio).


Justificativa

Como medida importante de prevenção a transmissão do COVID-19, muitas atividades dentre elas a educação estão suspensos, desde de março de 2020, no município do Serro e no Estado de Minas Gerais. Mediante a retomada gradativamente das atividades laborais e de lazer, percebe-se a necessidade de capacitação do pessoal ligados ao ramo da educação para a implementação de medidas conscientes de ensino sanitariamente seguro. Está proposta está sendo construída de forma personalizada, no sentido de atender uma demanda da Prefeitura Municipal do Serro e encontra-se aberta a alterações de acordo com as evoluções epidemiológicas, legislativas, demandas sociais e necessidades técnicas/operacionais.


Objetivos

Objetivos: Objetivo Geral: oferecer curso online à comunidade escolar do município de Serro/MG para retorno das atividades escolares no contexto da pandemia da COVID-19. Objetivos específicos: 1. Oferecer informações sobre os cuidados a serem tomados para o retorno presencial das atividades escolares; 2. Orientar para as modificações necessárias para obter ambientes seguros no contexto da pandemia de COVID-19; 3. Possibilitar interação entre os acadêmicos e professoras dos cursos de graduação em enfermagem, Mestrado Ensino em Saúde e a comunidade escolar do município de Serro; 4. Elaboração do protocolo municipal personalizado de retorno às aulas.


Metas

Direto: considerando o alto índice de abandono e desistência em cursos online, o grau de escolarização dos participantes e a qualidade da rede de internet municipal, temos como meta que pelo menos 70% dos recursos humanos municipais ligados a rede de educação básica no município conclua o curso com sucesso para um retorno presencial de ensino consciente, responsável e seguro no contexto da pandemia da COVID-19. Apesar das limitações, não serão medidos esforços no sentido da inclusão social. E construção e desenvolvimento transdisciplinar e transversal de habilidades relacionadas a formação profissional em saúde. Indireto: Desenvolvimento da capacidade crítica de auto-avaliação sanitária, construção de protocolos sanitários personalizados e geração de materiais e subsídios para instrumentalizar a secretaria municipal de educação na reabertura das escolas e construção de protocolos COVID-19 municipais contendo as peculiaridades dos estabelecimentos locais. E promoção da integração da graduação com a pós-graduação. Subprodutos derivados do curso: Mobilização social para a prevenção do COVID-19, promoção de saúde e prevenção de doenças, fortalecimento da rede de educação municipal, fortalecimento do SUS, material de divulgação e publicação, protocolos.


Metodologia

Trata-se de um projeto integrado de extensão e ensino. Desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da UFVJM a partir da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública 1 e o Mestrado Profissional Ensino em Saúde e apoio da Prefeitura do Serro. Público Alvo: Comunidade de trabalhadores escolares do municipal em especial os ligados a rede pública de ensino básico. Desenvolvido de forma online conforme descrito abaixo: - Diagnóstico: Demanda levantada pela secretária de educação municipal de Serro. - Divulgação do curso: e-mail institucional, rádio local, rede de whatsapp, carro de som, site da prefeitura municipal de Serro, site da UFVJM e redes sociais da UFVJM e prefeitura de Serro. - Inscrição: demanda induzida, com lista de e-mail dos candidatos enviadas pela Secretaria Municipal de Educação do Município do Serro. - Período de Inscrição: 20/03/2021 a 27/03/2021 - Plataforma do curso: google classroom. - Público-alvo: cerca de 402 profissionais da rede municipal e estadual de educação básica do Serro. - Plataforma das webconferências: google meet. - Conteúdo do curso: Orientações sanitárias aos profissionais de instituições públicas de educação básica, com foco na prevenção do COVID-19. - Tópicos do curso: 1. Apresentação. 2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR 3. Metragem para o fluxo de entrada nas escolas 4. Critérios mínimos para retomada das aulas presenciais A) Gestor e Funcionários B) Limpeza e desinfecção do ambiente escolar C) Espaços coletivos (entrada, secretarias, pátios, entre outros) D) Salas de aula E) Sanitários F) Refeitórios (disposição e limpeza) G) Higienização e preparo dos alimentos 5. Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-M) do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ou Comissão Interna de Saúde e Educação; 6. Orientações para os trabalhadores do ambiente escolar 7. Orientações para pais/responsáveis e alunos 8. Orientações para educação especial 9. Orientação para os alunos da educação escolar indígena, do campo, das comunidades, quilombolas, demais povos e comunidades tradicionais 10. Orientações para o transporte escolar 11. Orientações para situações de casos e surtos no ambiente escolar A) Recomendações a serem adotadas na identificação de caso suspeito no ambiente escolar B) Situações de alerta e ações para suspensão temporária das aulas presenciais C) Recomendações a serem adotadas na identificação de surto no ambiente escolar 12. Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas. - O material será disponibilizado de forma online na plataforma google classroom e será composto por vídeo aulas e material de leitura para cada tema. Haverá um momento síncrono na plataforma google meet, onde os cursistas poderão retirar as dúvidas e interagir com os alunos e professoras da UFVJM. As conferências ao vivo ficarão gravadas para consulta por 30 dias pelo cursista. - Período de realização do curso: O tempo de conclusão do curso é personalizado de acordo com cada aluno. O protagonismo e compromisso de cada participante é que definirá o tempo de conclusão do curso. Podendo variar de uma semana até no máximo um mês. O período sincrone será ofertado pelos alunos de graduação em enfermagem e os coordenadores nos dias 13/04/2021 e 15/04/2021 de 14h as 18h no class room. - Certificação: Para ser aprovado o cursista precisará realizar as atividades de avaliação correspondente ao tema abordado, que consistirão de perguntas e respostas e atingir uma pontuação mínima de 60%. O cursista aprovado receberá no segundo semestre de 2021, no seu e-mail, um certificado registrado e emitido pela UFVJM de 20 horas de curso. - Registro e avaliação do curso: será realizada por feedback presencial (de acordo com as condições epidemiológicas) e online dos cursistas, fotos e relatos que serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação.


Referências Bibliográficas

Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde. PROTOCOLO SANITÁRIO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2020. In: file:///C:/Users/MIRANT~1/AppData/Local/Temp/protocolo_sanitario_educacao.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. ORIENTAÇÕES PARA REABERTURA DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.2020 in:file:///C:/Users/MIRANT~1/AppData/Local/Temp/Reabertura-escolas.pdf Laura Di Domenico1, Giulia Pullano1,2, Chiara E. Sabbatini1,Modelling safe protocols for reopening schools during the COVID-19 pandemic in France NATURE COMMUNICATIONS | (2021) 12:1073 | https://doi.org/10.1038/s41467-021-21249-6 in: https://classroom.google.com/u/1/w/MTQ4MjQxNjkyOTEy/t/all


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para a dialógica entre a comunidade acadêmica e o município, duas estratégias são necessárias: inicialmente o contato do docentes com o município elencado e a formalização da parceria. No segundo momento os docentes da disciplina continuará a organização da logística de execução juntamente com os discentes. A divulgação da ação na comunidade será realizada pelo município a partir de material previamente preparado por discentes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações serão desenvolvidas por alunos do curso de graduação em Enfermagem da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública I para profissionais da educação básica de ensino infantil, fundamental I e II.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta prevê estrita articulação entre ensino, extensão e pesquisa. Na parte de extensão apresenta a intelocucação e comunicação com a comunidade externa da UFVJM através de meios virtuais, tais como whatsap, meet e class room. Na parte de ensino compreende a prática da política de educação permanente em saúde. No que tange a pesquisa, espera-se que sejam gerados produtos de cunho acadêmico para apresentação em eventos e publicações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Participar de ações com essa amplitude permite que o discente experiencie o processo de educação permanente e educação em saúde. Tais práticas consolidam parte do aprendizado teórico da disciplina e aproxima o futuro profissional do perfil esperado.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que a ação amplie a capacitação de liderança, trabalho em equipe e comunicação de discentes do curso de enfermagem e dissemine informações de saúde para promover ambientes escolares seguros em tempos de pandemia. Para as escolas espera-se emponderar os trabalhadores de habilidades que permitam a reabertura segura das escolas em tempos de pandemia.


Divulgação

- Divulgação do curso: e-mail institucional, rádio local, rede de whatsapp, carro de som, site da prefeitura municipal de Serro, site da UFVJM e redes sociais da UFVJM e prefeitura de Serro


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

20

Conteúdo Programático

1. Apresentação. 2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR 3. Metragem para o fluxo de entrada nas escolas 4. Critérios mínimos para retomada das aulas presenciais A) Gestor e Funcionários B) Limpeza e desinfecção do ambiente escolar C) Espaços coletivos (entrada, secretarias, pátios, entre outros) D) Salas de aula E) Sanitários F) Refeitórios (disposição e limpeza) G) Higienização e preparo dos alimentos 5. Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-M) do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ou Comissão Interna de Saúde e Educação; 6. Orientações para os trabalhadores do ambiente escolar 7. Orientações para pais/responsáveis e alunos 8. Orientações para educação especial 9. Orientação para os alunos da educação escolar indígena, do campo, das comunidades, quilombolas, demais povos e comunidades tradicionais 10. Orientações para o transporte escolar 11. Orientações para situações de casos e surtos no ambiente escolar A) Recomendações a serem adotadas na identificação de caso suspeito no ambiente escolar B) Situações de alerta e ações para suspensão temporária das aulas presenciais C) Recomendações a serem adotadas na identificação de surto no ambiente escolar 12. Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas.

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Certificação: Para ser aprovado o cursista precisará realizar as atividades de avaliação correspondente ao tema abordado, que consistirão de perguntas e respostas e atingir uma pontuação mínima de 60%. O cursista aprovado receberá no segundo semestre de 2021, no seu e-mail, um certificado registrado e emitido pela UFVJM de 20 horas de curso.

Estratégias para avaliação da realização do curso

- Registro e avaliação do curso: será realizada por feedback presencial (de acordo com as condições epidemiológicas) e online dos cursistas, fotos e relatos que serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação.

Público-alvo

Descrição

Docentes, auxiliares, serviçais, cantineiros, supervisores, diretores das escolas municipais e estaduais de ensino básico do município do Serro.

Municípios Atendidos

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 58 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação das videos aulas

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulas sincronas

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação dos cursistas e do curso

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Confecção de protocolo, de artigos de relato de experiência, relatórios técnicos...