Visitante
Em cada canto um conto
Sobre a Ação
202203000311
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
15/04/2023
11/12/2023
Dados do Coordenador
flaviana tavares vieira teixeira
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Cultura
Artes integradas
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
---
Membros
O projeto visa incentivar a busca por contos regionais no Vale do Jequitinhonha, fomentando o compartilhamento e divulgação na comunidade acadêmica e externa. Incentivará a expressão escrita e a valorização da cultura regional. Proporcionará momentos de lazer, aprendizagem e melhoria na oratória. Os universitários serão convidados a buscarem em seus locais de origem alguns contos e os trazerem para a UFVJM. Estes poderão compor um e-book de contos regionais bem como ser divulgados em Saraus.
Contos regionais. Valorização da cultura. Expressão escrita.
A história regional e local constitui-se numa proposta de investigação das atividades cotidianas de comunidades conectadas historicamente num território, conscientes do pertencimento a ele integradas em afinidades territoriais, consanguíneas, políticas, culturais e econômicas, com a identificação das suas interações internas e articulações exteriores, na perspectiva da totalidade histórica, como meio de se alcançar o conhecimento de viveres e saberes em dimensões inatingíveis por outras abordagens sistêmicas ou de abrangências espaciais mais amplas. (NEVES, 2002, p. 45 apud NEVES, 2008, P.31). Neste contexto, o projeto visa fomentar a criatividade, a expressão escrita e a valorização da cultura por meio da busca por contos regionais, nos diversos municípios que circundam a UFVJM. Os contos serão organizados em um e-book e apresentados de forma oral via a realização de sarau. Sarau é um local onde se transmite conhecimento, ainda que de maneira informal, podendo participar no processo de construção do pensamento do indivíduo em vários aspectos, não se restringindo apenas a um tema. Prioritariamente, o sarau tem uma organização marcada pela informalidade, sendo essa característica algo motivador para várias pessoas. Em termos de inspiração, o sarau pode exercer grande influência, ao motivar as pessoas a criarem ou expressarem algum tipo de arte. (MODESTO et al., 2019 apud BOEIRA; et al., 2022).
A escrita de contos regionais pode ajudar a preservar e valorizar a diversidade cultural de uma região, além de fornecer informações valiosas sobre as relações sociais, políticas e econômicas em uma área específica. Com o aumento da globalização, a escrita de histórias regionais pode desempenhar um papel importante na preservação da identidade cultural local. Exposto isso, esta proposta torna-se fundamental para uma compreensão mais completa e precisa da história de um país ou região. Ao documentar as experiências, tradições e culturas locais por meio da escrita, pode-se capturar e guardar detalhes que muitas vezes são esquecidos. Além disso, ela também é uma forma de resgatar a memória coletiva e de promover o conhecimento e a valorização das tradições locais. Ademais, a produção textual estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento da habilidade de escrita. Através deste projeto, os universitários da UFVJM terão a oportunidade de explorar a cultura, a história, as lendas e as tradições da região em que vivem, e de compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral as histórias produzidas. Dessa forma, o projeto contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural local e para a promoção da diversidade, incentivando no processo de leitura e escrita; habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Por meio da realização de saraus na UFVJM e nas comunidades, para a mostra oral dos contos, contribuirá-se-a com a motivação e valorização da cultura local, declamando contos regionais. Isso poderá elevar o incentivo, a criatividade e a expressão artística dos participantes, além de contribuir para a melhoria da oratória por meio das apresentações em público.
OBJETIVO GERAL: incentivar a busca por contos regionais no Vale do Jequitinhonha, fomentando o compartilhamento e divulgação na comunidade acadêmica e externa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Incentivará a expressão escrita e a valorização da cultura regional. -Proporcionar momentos de lazer e aprendizagem; -Melhorar a oratória dos universitários; -Fomentar a criatividade, a expressão escrita e a valorização da cultura regional; -Desenvolver um e-book.
-Promover a interação entre discentes e comunidade externa; -Contribuir para a preservação da memória coletiva e para a promoção da diversidade cultural; -Proporcionar uma experiência enriquecedora e prazerosa de produção textual e valorização da cultura regional; -Fortalecer a interação social.
Para implementação do projeto serão seguidos os seguintes passos: -Criação de uma logomarca para identificação da proposta; -Divulgação da proposta nas redes sociais, e-mails e grupos de WhatsApp a fim de convidar universitários interessados para participarem; -Os participantes serão reunidos e receberão informações sobre a busca por contos regionais em seus municípios; -Cada participante deverá conversar com pessoas de seu local de origem sobre contos orais locais que circulam por lá; -O participante deverá relatar o conto em texto, informando o local de origem onde o conto é contado bem como o nome de quem o relatou; -Estes serão lidos por uma equipe de avaliadores (professores e convidados do curso de letras da UFVJM) para revisão quanto às normas do português, linguajar não agressivo e mérito para compor o livro eletrônico (e-book); -Realização da diagramação do livro; -Solicitação de ficha catalográfica na biblioteca da UFVJM; -Solicitação de ISBN; -Os participantes deverão fazer a leitura do conto e/ou narrá-lo em apresentações públicas; -Organizar Saraus em diversos locais (prédios e pavilhão de aulas) do Campus Jk da UFVJM; -Organizar Saraus na comunidade externa ( sede de associação de bairro, praças e escolas); -Os participantes da comunidade externa serão convidados a relatarem outros contos durante o evento. A participação será livre e incentivada; -Registro em fotos e vídeos das atividades. -Lançamento do e-book ; -Escrita de um relato de experiência para divulgação em revista ou evento extensionista; -Elaboração do relatório final para a Proexc.
BOEIRA, S. P., SOARES, D. C., DELATORRE, L. G., SILVA, D. D., & VITORETI, G. M. (2022). Sarau contemporâneo: Um encontro científico-cultural. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 13(2), 231-242. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/ article/view/12833/pd>. Acesso em: 18 de fev. 2023. NEVES, E. F. HISTÓRIA E REGIÃO: TÓPICOS DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 2, n. 2, p. 25-36, 31 out. 2008. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/article/view/3146 >. Acesso em: 6 de março de 2023.
O projeto promoverá a interação e a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da região, através da busca por contos regionais orais, realização de saraus para declamação e/ou narração destes e ao incentivo à produção literária local.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade são elementos fundamentais na elaboração e execução do projeto. A equipe responsável pelo projeto será composta por estudantes da área de Letras, que possuem conhecimentos teóricos e práticos para a realização de atividades relacionadas à revisão de textos. O projeto tem uma abordagem interdisciplinar por proporcionar a participação de discentes de diferentes cursos das diferentes áreas da Universidade (agrárias, exatas, saúde e humanas). Com isso, será promovido o diálogo e a troca de ideias entre os membros envolvidos da UFVJM com os da comunidade externa, buscando uma abordagem abrangente e diversa. Essa interação também irá contribuir para a formação dos estudantes envolvidos, que poderão vivenciar na prática a importância da interdisciplinaridade e interprofissionalidade na construção do projeto.
A proposta se relaciona com o ensino, pois incentiva a produção textual, a criatividade e a expressão escrita dos participantes, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Além disso, os universitários terão a oportunidade de compartilhar suas produções e receber feedbacks construtivos dos professores e colegas, o que contribui para a melhoria da qualidade de suas produções. A pesquisa será a busca pelos contos nos diversos municípios de origem dos membros participantes e a extensão será na comunidade envolvendo os diversos diálogos sobre os contos, ouvindo e questionando, bem como durante a realização dos Saraus e na elaboração do e-book contendo os contos.
A execução deste projeto terá um impacto significativo na formação dos estudantes envolvidos, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir competências profissionais importantes para sua carreira. Alguns exemplos de competências que podem ser adquiridas incluem habilidades de organização, elaboração de textos, comunicação, criatividade e oratória.
A execução deste projeto também terá um impacto transformador na sociedade local. O sarau pode promover o desenvolvimento cultural, artístico e educacional da comunidade, estimulando a criatividade e o talento dos participantes, bem como aumentando o interesse e a participação do público em geral nas artes e na cultura. Também pode ajudar a fomentar a formação de redes e parcerias entre os profissionais e instituições locais, contribuindo para o fortalecimento da cultura e da educação na região.
Será divulgado nas redes sociais do PET Estratégias, e-mail e zap dos participantes
---
Público-alvo
Homens e mulheres jovens e adultos com interesse em contos regionais
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 190 h
- Tarde;
Criação do logomarca do projeto
- Tarde;
-Divulgação da proposta nas redes sociais, e-mails e grupos de WhatsApp a fim de convidar universitários interessados para participarem
- Tarde;
-Cada participante deverá conversar com pessoas de seu local de origem sobre contos orais locais tradicionais a fim de transcrevê-lo em texto. -O participante deverá relatar o conto em texto, informando o local de origem onde o conto é contado bem como o nome de quem o relatou.
- Tarde;
-Os textos coletados pelos participantes e transcritos em word serão lidos por uma equipe de avaliadores (professores e convidados do curso de letras da UFVJM) para revisão quanto às normas do português, linguajar não agressivo e mérito para compor o livro eletrônico (e-book).
- Tarde;
- Noite;
-Realização da diagramação do livro; -Solicitação de ficha catalográfica na biblioteca da UFVJM; -Solicitação de ISBN.
- Tarde;
- Noite;
-Organizar Saraus em diversos locais (prédios e pavilhão de aulas) do Campus Jk da UFVJM; -Organizar Saraus na comunidade externa ( sede de associação de bairro, praças e escolas); -Os participantes da comunidade externa serão convidados a relatarem outros contos durante o evento. A participação será livre e incentivada; -Os participantes deverão fazer a leitura do conto e/ou narrá-lo em apresentações públicas.
- Tarde;
- Noite;
-Registro em fotos e vídeos das atividades.
- Tarde;
- Noite;
-Lançamento do e-book
- Tarde;
- Noite;
-Escrita de um relato de experiência para divulgação em revista ou evento extensionista.
- Tarde;
- Noite;
-Elaboração do relatório final para a Proexc.