Detalhes da ação

Em cada canto um conto

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000311

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/04/2023

Data Fim

11/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

PET Estratégias
---
@petestrategias
Outras Redes Sociais

---

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Resumo

O projeto visa incentivar a busca por contos regionais no Vale do Jequitinhonha, fomentando o compartilhamento e divulgação na comunidade acadêmica e externa. Incentivará a expressão escrita e a valorização da cultura regional. Proporcionará momentos de lazer, aprendizagem e melhoria na oratória. Os universitários serão convidados a buscarem em seus locais de origem alguns contos e os trazerem para a UFVJM. Estes poderão compor um e-book de contos regionais bem como ser divulgados em Saraus.


Palavras-chave

Contos regionais. Valorização da cultura. Expressão escrita.


Introdução

A história regional e local constitui-se numa proposta de investigação das atividades cotidianas de comunidades conectadas historicamente num território, conscientes do pertencimento a ele integradas em afinidades territoriais, consanguíneas, políticas, culturais e econômicas, com a identificação das suas interações internas e articulações exteriores, na perspectiva da totalidade histórica, como meio de se alcançar o conhecimento de viveres e saberes em dimensões inatingíveis por outras abordagens sistêmicas ou de abrangências espaciais mais amplas. (NEVES, 2002, p. 45 apud NEVES, 2008, P.31). Neste contexto, o projeto visa fomentar a criatividade, a expressão escrita e a valorização da cultura por meio da busca por contos regionais, nos diversos municípios que circundam a UFVJM. Os contos serão organizados em um e-book e apresentados de forma oral via a realização de sarau. Sarau é um local onde se transmite conhecimento, ainda que de maneira informal, podendo participar no processo de construção do pensamento do indivíduo em vários aspectos, não se restringindo apenas a um tema. Prioritariamente, o sarau tem uma organização marcada pela informalidade, sendo essa característica algo motivador para várias pessoas. Em termos de inspiração, o sarau pode exercer grande influência, ao motivar as pessoas a criarem ou expressarem algum tipo de arte. (MODESTO et al., 2019 apud BOEIRA; et al., 2022).


Justificativa

A escrita de contos regionais pode ajudar a preservar e valorizar a diversidade cultural de uma região, além de fornecer informações valiosas sobre as relações sociais, políticas e econômicas em uma área específica. Com o aumento da globalização, a escrita de histórias regionais pode desempenhar um papel importante na preservação da identidade cultural local. Exposto isso, esta proposta torna-se fundamental para uma compreensão mais completa e precisa da história de um país ou região. Ao documentar as experiências, tradições e culturas locais por meio da escrita, pode-se capturar e guardar detalhes que muitas vezes são esquecidos. Além disso, ela também é uma forma de resgatar a memória coletiva e de promover o conhecimento e a valorização das tradições locais. Ademais, a produção textual estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento da habilidade de escrita. Através deste projeto, os universitários da UFVJM terão a oportunidade de explorar a cultura, a história, as lendas e as tradições da região em que vivem, e de compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral as histórias produzidas. Dessa forma, o projeto contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural local e para a promoção da diversidade, incentivando no processo de leitura e escrita; habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Por meio da realização de saraus na UFVJM e nas comunidades, para a mostra oral dos contos, contribuirá-se-a com a motivação e valorização da cultura local, declamando contos regionais. Isso poderá elevar o incentivo, a criatividade e a expressão artística dos participantes, além de contribuir para a melhoria da oratória por meio das apresentações em público.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: incentivar a busca por contos regionais no Vale do Jequitinhonha, fomentando o compartilhamento e divulgação na comunidade acadêmica e externa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Incentivará a expressão escrita e a valorização da cultura regional. -Proporcionar momentos de lazer e aprendizagem; -Melhorar a oratória dos universitários; -Fomentar a criatividade, a expressão escrita e a valorização da cultura regional; -Desenvolver um e-book.


Metas

-Promover a interação entre discentes e comunidade externa; -Contribuir para a preservação da memória coletiva e para a promoção da diversidade cultural; -Proporcionar uma experiência enriquecedora e prazerosa de produção textual e valorização da cultura regional; -Fortalecer a interação social.


Metodologia

Para implementação do projeto serão seguidos os seguintes passos: -Criação de uma logomarca para identificação da proposta; -Divulgação da proposta nas redes sociais, e-mails e grupos de WhatsApp a fim de convidar universitários interessados para participarem; -Os participantes serão reunidos e receberão informações sobre a busca por contos regionais em seus municípios; -Cada participante deverá conversar com pessoas de seu local de origem sobre contos orais locais que circulam por lá; -O participante deverá relatar o conto em texto, informando o local de origem onde o conto é contado bem como o nome de quem o relatou; -Estes serão lidos por uma equipe de avaliadores (professores e convidados do curso de letras da UFVJM) para revisão quanto às normas do português, linguajar não agressivo e mérito para compor o livro eletrônico (e-book); -Realização da diagramação do livro; -Solicitação de ficha catalográfica na biblioteca da UFVJM; -Solicitação de ISBN; -Os participantes deverão fazer a leitura do conto e/ou narrá-lo em apresentações públicas; -Organizar Saraus em diversos locais (prédios e pavilhão de aulas) do Campus Jk da UFVJM; -Organizar Saraus na comunidade externa ( sede de associação de bairro, praças e escolas); -Os participantes da comunidade externa serão convidados a relatarem outros contos durante o evento. A participação será livre e incentivada; -Registro em fotos e vídeos das atividades. -Lançamento do e-book ; -Escrita de um relato de experiência para divulgação em revista ou evento extensionista; -Elaboração do relatório final para a Proexc.


Referências Bibliográficas

BOEIRA, S. P., SOARES, D. C., DELATORRE, L. G., SILVA, D. D., & VITORETI, G. M. (2022). Sarau contemporâneo: Um encontro científico-cultural. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 13(2), 231-242. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/ article/view/12833/pd>. Acesso em: 18 de fev. 2023. NEVES, E. F. HISTÓRIA E REGIÃO: TÓPICOS DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 2, n. 2, p. 25-36, 31 out. 2008. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/article/view/3146 >. Acesso em: 6 de março de 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto promoverá a interação e a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da região, através da busca por contos regionais orais, realização de saraus para declamação e/ou narração destes e ao incentivo à produção literária local.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade são elementos fundamentais na elaboração e execução do projeto. A equipe responsável pelo projeto será composta por estudantes da área de Letras, que possuem conhecimentos teóricos e práticos para a realização de atividades relacionadas à revisão de textos. O projeto tem uma abordagem interdisciplinar por proporcionar a participação de discentes de diferentes cursos das diferentes áreas da Universidade (agrárias, exatas, saúde e humanas). Com isso, será promovido o diálogo e a troca de ideias entre os membros envolvidos da UFVJM com os da comunidade externa, buscando uma abordagem abrangente e diversa. Essa interação também irá contribuir para a formação dos estudantes envolvidos, que poderão vivenciar na prática a importância da interdisciplinaridade e interprofissionalidade na construção do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta se relaciona com o ensino, pois incentiva a produção textual, a criatividade e a expressão escrita dos participantes, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Além disso, os universitários terão a oportunidade de compartilhar suas produções e receber feedbacks construtivos dos professores e colegas, o que contribui para a melhoria da qualidade de suas produções. A pesquisa será a busca pelos contos nos diversos municípios de origem dos membros participantes e a extensão será na comunidade envolvendo os diversos diálogos sobre os contos, ouvindo e questionando, bem como durante a realização dos Saraus e na elaboração do e-book contendo os contos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A execução deste projeto terá um impacto significativo na formação dos estudantes envolvidos, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir competências profissionais importantes para sua carreira. Alguns exemplos de competências que podem ser adquiridas incluem habilidades de organização, elaboração de textos, comunicação, criatividade e oratória.


Impacto e Transformação Social

A execução deste projeto também terá um impacto transformador na sociedade local. O sarau pode promover o desenvolvimento cultural, artístico e educacional da comunidade, estimulando a criatividade e o talento dos participantes, bem como aumentando o interesse e a participação do público em geral nas artes e na cultura. Também pode ajudar a fomentar a formação de redes e parcerias entre os profissionais e instituições locais, contribuindo para o fortalecimento da cultura e da educação na região.


Divulgação

Será divulgado nas redes sociais do PET Estratégias, e-mail e zap dos participantes


Informações Complementares

---


Público-alvo

Descrição

Homens e mulheres jovens e adultos com interesse em contos regionais

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 190 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação do logomarca do projeto

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

-Divulgação da proposta nas redes sociais, e-mails e grupos de WhatsApp a fim de convidar universitários interessados para participarem

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

-Cada participante deverá conversar com pessoas de seu local de origem sobre contos orais locais tradicionais a fim de transcrevê-lo em texto. -O participante deverá relatar o conto em texto, informando o local de origem onde o conto é contado bem como o nome de quem o relatou.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

-Os textos coletados pelos participantes e transcritos em word serão lidos por uma equipe de avaliadores (professores e convidados do curso de letras da UFVJM) para revisão quanto às normas do português, linguajar não agressivo e mérito para compor o livro eletrônico (e-book).

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Realização da diagramação do livro; -Solicitação de ficha catalográfica na biblioteca da UFVJM; -Solicitação de ISBN.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Organizar Saraus em diversos locais (prédios e pavilhão de aulas) do Campus Jk da UFVJM; -Organizar Saraus na comunidade externa ( sede de associação de bairro, praças e escolas); -Os participantes da comunidade externa serão convidados a relatarem outros contos durante o evento. A participação será livre e incentivada; -Os participantes deverão fazer a leitura do conto e/ou narrá-lo em apresentações públicas.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Registro em fotos e vídeos das atividades.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Lançamento do e-book

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Escrita de um relato de experiência para divulgação em revista ou evento extensionista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

-Elaboração do relatório final para a Proexc.