Detalhes da ação

Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário – Tendências e Oportunidades

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000314

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

30/11/2022

Data Fim

30/11/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

gustavo molina

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Empreendedorismo

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Este evento tem como principal objetivo aumentar o conhecimento e difundir à comunidade acadêmica, em especial os discentes de graduação e pós-graduação, bem como jovens da comunidade externa, quanto a importância do empreendedorismo universitário. Neste sentido, esta ação de extensão trata de uma temática de grande relevância para a UFVJM, Diamantina, região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, bem como dentro do Estado de Minas Gerais.


Palavras-chave

educação empreendedora, empreendedorismo tecnológico, empreendedorismo social


Introdução

A Educação Empreendedora, segundo o SEBRAE, é principal caminho de capacitação para inspirar e despertar o potencial de cada ser humano, sendo uma metodologia de ensino focada em desenvolver características, conhecimentos e competências focadas na disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios, sendo, portanto, uma importante ferramenta para avanços na UFVJM, Diamantina e região. O Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios no ano passado (2021). Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de micro e pequenas empresas. Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal (Gov.br, 2022). Do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser Microempreendedor Individual (MEI), o que corresponde a 80% dos negócios abertos. A abertura de microempresas tem aumentado de forma consistente ao longo dos anos. De 540,6 mil em 2018, o número saltou para 579,3 mil em 2019 e 579,5 mil em 2020. Em relação às pequenas empresas, o total passou de 75 mil em 2018 para 94,3 mil em 2020 (Gov.br, 2022). A educação empreendedora possibilita aos alunos e alunas uma perspectiva diferenciada sobre a própria vida, identificando possibilidades de atuação e contribuindo para a melhora na autoestima. A partir da implementação de estratégias diversificadas em sala de aula, os professores proporcionam aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras essenciais à sua formação. Eles passam a enfrentar melhor as situações desafiadoras e a utilizar múltiplas habilidades para propor soluções criativas para problemas em diferentes contextos (CER, 2022). É uma competência, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do empreendedorismo nas escolas é favorecer caminhos e possibilidades para os alunos seguirem durante e após a vida na escola. É uma metodologia de ensino focada em desenvolver características, conhecimentos e competências: “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.”(Educador do Futuro, 2022) A escola, como um dos principais responsáveis por preparar as novas gerações, deve se adequar a essas evoluções da sociedade. Ao investir em conhecimento, pensamento crítico e aprendizagem socioemocional, a escola forma cidadãos autônomos e proativos, ajuda no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e na construção de um mundo melhor Hoje, no entanto, o estímulo à vontade de empreender e à iniciativa de implementar novas soluções, abrangendo, assim, não apenas os alunos da graduação, mas também os da educação fundamental e principalmente do Novo Ensino Médio. Afinal, não se trata mais apenas de uma disciplina e, sim, de uma metodologia de aprendizagem que atua na base da formação educacional. Neste sentido, a educação empreendedora é fundamental para desenvolver e capacitar os indivíduos, de todas as etapas da educação, para que atuem de maneira alinhada com as evoluções da sociedade. Nesta perspectiva, tornam-se essenciais os investimentos em ações que tenham esta finalidade, como a realização do evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário”, que visa capacitar e aprofundar os conhecimentos na temática visando, por fim, motivar a todos os participantes quanto a importância do empreendedorismo para futuros desenvolvimentos nas esferas econômica, tecnológica e social.


Justificativa

O principal foco do evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário – Tendências e Oportunidades”, será ampliar, promover e disseminar a temática de empreendedorismo universitário por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo, em diferentes esferas, nos conteúdos abordados ao longo do dia 30/11, na programação do evento. O “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário” visará ampliar a visão e possibilidades de desenvolvimento do tema junto ao nosso público-alvo, que serão professores, estudantes e gestores, além da comunidade escolar como um todo, jovens externos à comunidade acadêmica, empreendedores independentes, e diversos outros. Este evento traz como temática central a educação empreendedora, entendo que trata-se de um dos mecanismos de transformação regional mais importantes, com potencial para influenciar na renda, geração de empregos, e até mesmo da valorização cultural de uma região. Espera-se, com este primeiro evento focado na temática, contribuir e sensibilizar quanto a importância da educação empreendedora como ferramenta para educadores e educandos como forma de mobilização de saberes, habilidades e atitudes, diante de situações normais para transformação da sua realidade, e visando aprimorar a formação de integral dos estudantes, voltada para as exigências e aos desafios da atualidade sendo, por fim, a promoção da divulgação da temática e criação de eventos que tragam maior entendimento do tema.


Objetivos

- Capacitar e aprofundar os conhecimentos na temática de empreendedorismo universitário; - Sensibilizar os participantes quanto a importância do empreendedorismo para futuros desenvolvimentos nas esferas econômica, tecnológica e social; - Sensibilizar discentes, docentes, técnicos, da comunidade acadêmica, e a comunidade externa, como empreendedores independentes, jovens e outros, sobre a importância da educação empreendedora e seu potencial como uma ferramenta transformadora do ecossistema; - Oferecer soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de discentes, docentes e técnicos.


Metas

- Ampliar a visão do potencial do empreendedorismo universitário, quanto a sua mobilização de saberes, habilidades e atitudes para transformação da sua realidade e sociedade; - Colaborar para o desenvolvimento integral dos participantes, visando estimlar o seu protagonismo em diversas faixas etárias dentro e fora da UFVJM, apoiando no desenvolvimento de competências integradas à construção de projetos de vida; - Aumentar a conexão do CITec e UFVJM com a sociedade, em torno desta temática de relevância, na promoção de eventos e oficinas que propiciem a explorar o assunto Inovação e Empreendedorismo em um contexto intra-muros e extra-muros.


Metodologia

O evento será uma palestra 100% online, com carga horária de 08 horas, e contará com a participação de parceiros experts do ecossistema de inovação regional, estadual e nacional, como: SEDE/Governo de Estado de Minas de Gerais, SEBRAE-MG e Brasil Jr. - Confederação Brasileira das Empresas Juniores, entre outros. A programação do evento, será: Data: 30 de novembro de 2022 Horário: 08h30 - 12h00 | 14h - 17h30 Período da manhã: 08h30 – 09h00 Abertura do Workshop "Empreendedorismo Universitário” – CITec / UFVJM 09h00 – 09h40 A importância do Empreendedorismo Universitário para o desenvolvimento regional – Pedro Emboava (SEDE-MG) 10h00 – 10h40 Empreender na Iniciação Científica: É possível? – Sara G. A. de Souza (Unimontes) 11h00 – 11h40 Empresa Júnior: Como estar em uma EJ pode melhorar a educação empreendedora? – Beatriz Nascimento Período da tarde: 14h00 – 14h40 Universidades Empreendedoras: Iniciativa ao empreendedorismo – Guilherme Rosso (Hospital Pequeno Príncipe) 15h00 – 15h40 Deep Techs: Levando sua pesquisa da bancada até o mercado – Daniel Pimentel (Emerge) 16h00 – 16h40 Características do comportamento empreendedor – SEBRAE/Diamantina 17h00 – 17h15 Encerramento do Workshop “Empreendedorismo Universitário” – CITec / UFVJM


Referências Bibliográficas

CER - Centro de Referência em Educação Empreendedora. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/blog/a-importancia-da-educacao-empreendedora/ Acesso:08/11/2022 Educador do Futuro. O que é educação empreendedora e qual a sua importância na atualidade? Disponível em https://educadordofuturo.com.br/educacao/educacao-empreendedora/ Acesso em: 07/11/2022 Gov.br. Brasil registra recorde na abertura de novos negócios em 2021 Disponível em https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2022/03/brasil-registra-recorde-na-abertura-de-novos-negocios-em-2021.Acesso em: 07/11/2022


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário” visa estabelecer o desenvolvimento de relações entre a Universidade e setores sociais, marcada pelo diálogo e intensificando a ideia de aliança com movimento do empreendedorismo universitário. O foco será promover maior interação com a sociedade em torno deste conhecimento que, embora não seja novo, apenas agora tem sido tratado de forma ampla e, principalmente, sendo pauta recorrente para seu potencial transformacional, estimulando a participação e a democratização do conhecimento, colocando em relevo a contribuição de atores não-universitários em sua produção e difusão. Em suma, a ação busca fortalecer a relação da universidade com a sociedade, através da troca de saberes e interação social, e principalmente visando ampliar a rede de comunicação da UFVJM com a região, por meio do pilar da educação empreendedora, proporcionando ao público-alvo renovar sua própria formação, intensificando a promoção de impacto tecnológico e/ou social na busca por transformação social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário” visa combinar a especialização do tópico em empreendedorismo universitário com a visão holista e prática em torno do conteúdo, podendo ser visualizada e materializada pelos conceitos e metodologias apresentados, principalmente pela foco em aplicações intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais que serão alvo deste evento. Em suma, a ação será uma oportunidade de os participantes complementarem a sua formação profissional, uma vez que a educação empreendedora muitas vezes não é abordada ou pouco abordada pelas disciplinas regulares. Além disso, a proximidade com o palestrante e outros profissionais participantes, estabelecerá um ambiente de aprendizagem multiprofissional e interdisciplinar.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário” visa estimular investimentos para a diretriz Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão, reafirmando a Extensão Universitária como um processo acadêmico valido, importante e potencialmente transformador. Nessa perspectiva, o evento prioriza as ações de extensão vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). No que tange à relação entre Extensão e Ensino, a diretriz de indissociabilidade coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica - processo de obtenção de competências necessárias à atuação profissional - e de sua formação cidadã – processo que lhe permite reconhecer-se como agente de garantia de direitos e deveres e de transformação social. Neste enfoque, o tema em questão, empreendedorismo universitário, é amplamente reconhecido como uma ferramenta transformadora, em diferentes espectros, desde impacto ao entorno do indivíduos, vida ou ambiente profissional, até potenciais mudanças e impactos sociais e/ou tecnológicos de relevância regional e nacional. Na relação entre Extensão e Pesquisa, abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade, a partir do desenvolvimento desta ação (Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário). Visando à produção de conhecimento, a Extensão Universitária sustenta-se principalmente em metodologias participativas, no formato de participação dos atores sociais (palestrantes selecionados e apresentados na seção de Metodologia) e o diálogo com a comunidade (exposição dos temas conforme proposto no evento). Ainda no âmbito da relação Extensão - Pesquisa, este evento visa propagar fortemente o desenvolvimento ao longo da trajetória acadêmica, seja pela inserção de estudantes de pós-graduação em ações extensionistas (visando a produção do conhecimento aos programas de mestrado, doutorado ou especialização, e maior qualificação das ações), como ampliar a produção acadêmica a partir das atividades de Extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário”, como uma importante atividade de extensão universitária, visa dar importantes aportes à formação e capacitação dos discentes envolvidos, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam desenvolvimentos tecnológicos e/ou sociais e/ou econômicos por meio do empreendedorismo universitário. Esses resultados permitem o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Este evento visa estimular o protagonismo e dinâmica dos discentes envolvidos, seja de nível técnico, graduação e/ou pós-graduação, em torno do tema de referência.


Impacto e Transformação Social

O evento “Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário” visa atuar como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas, focadas no empreendedorismo universitário.


Divulgação

https://www.sympla.com.br/diamantech-empreendedorismo-universitario__1771927


Programação do Evento

Local

SYMPLA

Data

30/11/2022

Horário de Início

08:30

Horário de Término

17:30


Descrição

Programação completa

Público-alvo

Descrição

Empreendedores independentes, jovens em fase de capacitação, outros interessados

Descrição

Discentes de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 38 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização geral do evento

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Evento "Diamantech 2.0: Empreendedorismo Universitário"