Visitante
Pesquisa Quantitativa em Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG e região.
Sobre a Ação
202303000004
032023 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
06/02/2023
30/06/2023
Dados do Coordenador
edimilson eduardo da silva
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Trabalho
Educação Profissional
Regional
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
O Curso será divulgado via WhatsApp. Será criado um grupo no WhatsApp contendo os participantes inscritos no Curso Online.
Membros
Este projeto de Curso Online tem como objetivo apresentar ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas de forma a capacitar gestores de empresas, empresários, docentes, estudantes e toda a comunidade que se interessar em conhecer a pesquisa quantitativa em administração. A proposta do curso engloba uma gama de aulas expositivas com slides dos conteúdos propostos e aulas práticas com dados secundários via Google Meet.
Pesquisa Quantitativa, Análise de dados, Gestão Empresarial
O objetivo central do Núcleo de Estudos em Análise de Dados Multivariados, Eficiência e Análise de Redes Organizacionais Públicas, Privadas e Esportivas (NEADMEARO) é explorar as pesquisas que utilizam dos métodos estatísticos multivariados de análise para o tratamento de dados em pesquisa na área de Administração, utilizando softwares estatísticos como SPSS, STATA 14.0, Jamovi, R, Smart PLS, Gretl, dentre outros. Esse núcleo visa contribuir no debate e na pesquisa na área da Pesquisa Quantitativa do Curso de Administração, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, do Campus do Mucuri. Este ambiente de debate e aprendizagem possibilita aos estudantes, técnicos administrativos e professores espaços para amadurecimento exercitando a pesquisa, o ensino e a extensão, ampliando e compartilhando novos conhecimentos. Em relação ao campo de atuação, o Vale do Mucuri, região formada por 27 municípios, é caracterizada por possuir um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), em nível nacional concebida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Vale do Mucuri possui um município polo que é Teófilo Otoni, que possui um total de 3.315 empresas cadastradas, segundo dados do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) (IBGE, 2019), que é constitui um banco de tabelas estatísticas que tem como objetivo armazenar e disponibilizar os dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permite consultar informações de todos os indicadores econômicos conjunturais (trabalho e rendimento, inflação, indústria, comércio, serviços, agropecuária e o PIB) e suas séries históricas. Em razão desse cenário, torna-se relevante estudos que proporcionarão ferramentas de análises quantitativa que contribuirão no entendimento do contexto organizacional. Observa-se que no campo dos estudos organizacionais, as pesquisas em administração que utilizam uma metodologia quantitativa, ao que se observa, muitas vezes acabam por suprimir a devida importância das pessoas nas empresas, fazendo com que alguns vieses sejam facilmente identificados (ARAÚJO; GOMES; LOPES, 2012, p.158). Por outro lado, a própria natureza racionalista que foi dada à administração, as pesquisas nesse campo sempre utilizaram, em sua grande maioria, as metodologias quantitativas de pesquisa (ARAÚJO; GOMES; LOPES, 2012, p.156). Por outro lado, observa-se que na atual conjuntura há uma descrença nas pesquisas científicas e também do uso de técnicas de amostragens em pesquisas eleitorais. Essa descrença se deve ao desconhecimento do rigor do método e do uso das técnicas em pesquisas quantitativas. Nesse sentido, entende-se que um Curso online de capacitação em ferramentas básicas de análise de dados em Teófilo Otoni-MG e região, contribuirá no entendimento do uso das técnicas e métodos em pesquisas que expliquem a ocorrência de fenômenos no contexto empresarial, tanto para os gestores de empresas, o empresariado local, docentes de graduação, e estudantes que pretendem utilizar das ferramentas de básicas de análise de dados quantitativos. Este projeto de Curso Online tem como objetivo apresentar ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas para gestores de empresas, empresários, docentes, estudantes e toda a comunidade que se interessar em conhecer a pesquisa quantitativa em administração. Neste sentido, a proposta do curso engloba uma gama de atividades e ações que serão realizadas intra e extra-muros, envolvendo estudantes, docentes dos cursos de graduação, gestores de empresas, empresários e toda a comunidade interessada. Por fim, um Curso Online torna possível não só diminuir as distâncias físicas desse formato de ensino, como aproximar o conhecimento científico produzido na universidade, do popular praticado pelas organizações.
A falta de capacitação dos gestores de diferentes tipos de organizações é, sem dúvida, um grande entrave na melhoria da tomada de decisão da gestão das organizações públicas e privadas. A busca constante por treinamento e aperfeiçoamento permanente faz-se necessária para que a administração das organizações atinja o seu objetivo, seja obtenção de lucro ou benefício social. Por outro lado, as organizações estão inseridas num cenário de intensa demanda por produtos, processos e serviços inovadores que suscinta e estimula uma série de questões relativas aos processos de produção, às tecnologias envolvidas nesses processos e às condições e possibilidades das empresas no sentido do acesso, da absorção e da criação, no que diz respeito à incorporação da inovação tecnológica na gestão e na produção (FERREIRA, et al, 2012). Para isso os gestores das organizações necessitam de instrumentais e ferramentas de auxílio às tomadas de decisões. Neste sentido, este projeto contribuirá apresentando ferramentas básicas de análise de dados quantitativos que, em muitos momentos estão disponíveis nas organizações, mas por falta de conhecimento dos seus envolvidos não são se tornam objetos de análise e apoio à tomada de decisão. Entende-se que a UFVJM tem um papel preponderante na interface do conhecimento científico, produto da academia e popular, que está presente na vida do empresariado local. Assim sendo, este projeto contribui na construção de um programa de capacitação que atenda às necessidades dos envolvidos na gestão das organizações, públicas ou privadas, estudantes, docentes de graduação e demais envolvidos. O Núcleo de Estudos em Análise de Dados Multivariados, Eficiência e Análise de Redes Organizacionais Públicas, Privadas e Esportivas (NEADMEARO) já promoveu em 01/12/2021 na VIII Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão um oficina intitulada “Conhecendo as Ferramentas Básicas do Statistical Package for the Social Science (SPSS)” cujo o objetivo foi apresentar as ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Administração utilizando o SPSS que foi realizado pela Plataforma Google Meet e atingiu um número de 40 inscritos. Entende-se que um processo de capacitação em análise de dados quantitativos proporcionará aos envolvidos o bom uso das ferramentas básicas na análise dos dados disponíveis na empresa para o processo de tomada de decisão. O quadro empresarial do município de Teófilo Otoni, segundo dados do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) (IBGE, 2019), é de que há um contingente de 3.315 empresas cadastradas no CNAE, com 141 mil de habitantes e PIB per Capita de R$ 19.191,15 (IBGE, 2010). O município de Teófilo Otoni-MG, está localizado no Território do Vale do Mucuri, que abrange uma área de 3.242,27 km2, tendo uma população estimada em 140.067 habitantes e um IDH de 0,701, contribuindo com 0,33% do PIB de Minas Gerais (IBGE, 2010). No território Mucuri, as maiores fontes de renda são provenientes da agropecuária, da prestação de serviços e dos benefícios sociais e predomina um dinamismo econômico pouco intenso e escassez das oportunidades de ocupação e geração de renda, sendo as transferências e os repasses governamentais uma importante fonte de receita dos municípios (SCHRÖDER, 2007). Na região permeia um alto índice de analfabetismo, ocasionado por diversos fatores, tais como, a falta de ações do Estado, a falta de condições socioeconômicas do indivíduo de acesso a educação, etc. O analfabetismo pode ser considerado um dos limitadores de oportunidades profissionais e de inclusão social, o que influencia diretamente na melhoria da qualidade de vida. Por fim, o projeto proposto vai ao encontro da missão de promover a relação universidade-empresa-sociedade.
Objetivo Geral: Capacitar os gestores de empresas, o empresariado local, docentes de graduação, e estudantes em ferramentas básicas dos métodos estatísticos em pesquisa na área de Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG e região via Plataforma Google Meet. Objetivos Específicos: Capacitação dos membros do Núcleo de Estudos envolvidos no projeto no uso de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas; Período: fevereiro a junho de 2023. • Capacitar os gestores de empresas, o empresariado local, docentes de graduação, e estudantes em ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas. Período: fevereiro a junho de 2023. • Estimular a aplicação de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG. Período: fevereiro a junho de 2023. • Sistematizar as atividades propostas e desenvolvidas tanto em relação a seus processos, resultados, experiências dos atores envolvidos. Período: fevereiro a junho de 2023.
META 1: Capacitação dos membros do Núcleo de Estudos envolvidos no projeto no uso de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas. Mês: 2 a 6 META 2: Capacitar os gestores de empresas, o empresariado local, docentes de graduação, e estudantes em ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas. Mês: 2 a 6 META 3: Estimular a aplicação de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG. Mês: 2 a 6 META 4: Sistematização final, com elaboração de relatório final. Mês: 5 a 6.
A abordagem metodológica do Núcleo de Estudos está fundamentada no processo de construção do conhecimento, no sentido da transformação social. Por um lado, procura-se problematizar a realidade dos envolvidos. Por outro lado, procura-se problematizar a realidade dos estudantes, professores e funcionários no âmbito acadêmico e da sociedade englobante. Ambas as partes passam a ser, simultaneamente, educadores/educandos, transformam e são transformados. São dois mundos, duas realidades distintas, mas que se propõem a se encontrar por meio das ações educativas no âmbito da ITCP-UFVJM. A formação dos estudantes envolvidos está fundamentada na educação dialógica ao colocar em prática o princípio “ação-reflexão-ação transformada” dentro do caráter da “transdisciplinaridade”. Os alunos envolvidos estarão sendo formados no curso específico no âmbito acadêmico e na prática do uso das ferramentas. No período de realização do projeto muitas etapas serão realizadas para o bom andamento das atividades, abaixo relacionamos as etapas básicas para operacionalizar o projeto. Etapa 1: Seleção do aluno bolsista. Será selecionado um aluno que ficará responsável pela mobilização do público alvo e suporte na elaboração e aplicação do curso proposto. Etapa 2: Contatos com os gestores de empresas, empresariado local, para divulgação do curso a ser realizados. Etapa 3: Realização do Curso de capacitação intitulado “Pesquisa Quantitativa em Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG e região”. As etapas de aprendizagem do Curso Online serão operacionalizadas via Google Meet e outras ferramentas consideradas pertinentes. O proponente já possui material como slides, banco de dados para aulas práticas e software para explicação do conteúdo proposto, conforme apresentado a seguir. A proposta do Curso Online terá 2 horas/semana e envolverá os seguintes conteúdos: Conteúdo 1: Análise de Dados - Carga Horária: 14 horas (7 sábados); Datas previstas: 11/02, 18/02, 25/02, 04/03, 11/03, 18/03, 25/03 Conteúdo 2: Amostragem - Carga Horária: 6 horas (3 sábados); Datas previstas: 01/04, 08/04, 15/04 Conteúdo 3: Formas de Coleta de Dados - Carga Horária: 6 horas (3 sábados); Datas previstas: 22/04, 29/04, 06/05 Conteúdo 4: Escalas de Mensuração - Carga Horária: 6 horas (3 sábados); Datas previstas: 13/05, 20/05, 27/05 Conteúdo 5: Escalas de Medidas ou Mensuração - Carga Horária: 4 horas (2 sábados); Datas previstas: 03/06, 10/06 Conteúdo 6: Aplicando Estatística Básica Inferencial - Carga Horária: 4 horas (2 sábados). Datas previstas: 17/06, 24/06 Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas.
ARAÚJO, R. M.; GOMES, F. P.; LOPES, A. O. B. "PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: QUALITATIVA OU QUANTITATIVA?" Vianna Sapiens, v.3, no. 1, 2012. FERREIRA, K. V.; OLIVEIRA, F. C.; DESSEN, M. C.; BERMÚDEZ, L. A. Extensão universitária na capacitação de empresários de cursos de curta duração a distância para o empreendedorismo inovador. Participação, p. 15-21, set. 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/ handle/10482/11850. HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman editora, 2005. IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sidra: Sistema IBGE de Recuperação Automática. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/993. Acesso em: 17 de nov. de 2022. IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Base de informações municipais. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/teofilo-otoni/panorama>. Acesso em: 17 de nov. de 2022.
A abordagem metodológica do Núcleo de Estudos está fundamentada no processo de construção do conhecimento, no sentido da transformação social. Por um lado, procura-se problematizar a realidade dos envolvidos. Por outro lado, procura-se problematizar a realidade dos estudantes, professores e funcionários no âmbito acadêmico e da sociedade englobante. Ambas as partes passam a ser, simultaneamente, educadores/educandos, transformam e são transformados. São dois mundos, duas realidades distintas, mas que se propõem a se encontrar por meio das ações educativas no âmbito da ITCP-UFVJM. A formação dos estudantes envolvidos está fundamentada na educação dialógica ao colocar em prática o princípio “ação-reflexão-ação transformada” dentro do caráter da “transdisciplinaridade”. Os alunos envolvidos estarão sendo formados no curso específico no âmbito acadêmico e na prática do uso das ferramentas. No período de realização do projeto muitas etapas serão realizadas para o bom andamento das atividades, abaixo relacionamos as etapas básicas para operacionalizar o projeto. Etapa 1: Seleção do aluno bolsista. Será selecionado um aluno que ficará responsável pela mobilização do público alvo e suporte na elaboração e aplicação do curso proposto. Etapa 2: Contatos com os gestores de empresas, empresariado local para divulgação do curso a ser realizados. Etapa 3: Realização do Curso de capacitação intitulado “Pesquisa Quantitativa em Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG e região”. A interação dialógica ocorrerá antes, durante de após a execução do Curso Online.
No período de realização do projeto muitas etapas serão realizadas para o bom andamento das atividades, abaixo relacionamos as etapas básicas para operacionalizar o projeto. Etapa 1: Seleção do aluno bolsista. Será selecionado um aluno que ficará responsável pela mobilização do público alvo e suporte na elaboração e aplicação do curso proposto. Etapa 2: Contatos com os gestores de empresas, empresariado local, para divulgação do curso a ser realizados. Etapa 3: Realização do Curso de capacitação intitulado “Pesquisa Quantitativa em Gestão de Empresas em Teófilo Otoni-MG e região”. O envolvimento no projeto oportunizará ao discente a vivencia prática no uso de dados quantitativos relacionando os conteúdos estudados com a prática da Gestão Empresarial, além de possibilitar o contato com os gestores de empresas, empresariado local e conhecer os desafios inerentes ao contexto Empresarial em Teófilo Otoni e região.
O aluno, graduando da UFVJM, selecionado será responsável pela mobilização dos envolvidos e pelo suporte ao instrutor (proponente) na preparação e execução das capacitações. O envolvimento no projeto oportunizará ao discente e demais voluntários a vivencia prática na aplicação de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Administração em organizações públicas e privadas relacionando conteúdos estudados com a prática da gestão e tomada de decisão, além de possibilitar o contato com gestores e conhecer os desafios inerentes à área.
As atividades do Núcleo de Estudos têm como missão contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. Isso se constitui num diferencial dos estudantes que participam de projetos de extensão, pois conseguem aliar muitas das questões teóricas estudadas nos cursos de graduação com a aplicação em situações específicas, desenvolvendo novas competências e habilidades, exercitando características como pro-atividade, senso crítico, trabalho em equipe, capacidade de organização e sistematização, etc. O processo de capacitação é contínuo. Inicialmente será realizada reunião com o bolsista para apresentação da proposta deste projeto e definição de um cronograma de formações básicas para que estes consigam desenvolver as atividades por um período de 8 horas semanais. O bolsista e voluntários do projeto também participará da elaboração do conteúdo do curso como mecanismo de capacitação constante (8 horas/semana). Os envolvidos na ação terão a oportunidade de conhecer alguns conteúdos sobre o tratamento e análise de dados quantitativos relacionados a Gestão Empresarial. Descreve-se a seguir os tipos de análise estatística e alguns aspectos relevantes. Análise Univariada de Dados (ANOVA) é a técnica estatística para determinar, com base em uma medida dependente, se várias amostras são oriundas de populações com médias iguais (HAIR; BLACK; BABIN; ANDERSON; TATHAM, 2005). A análise multivariada refere-se a todos os métodos estatísticos que simultaneamente analisam múltiplas medidas sobre cada indivíduo ou objeto sob investigação. Qualquer análise simultânea de mais de duas variáveis de certo modo pode ser considerada análise multivariada (HAIR; BLACK; BABIN; ANDERSON; TATHAM, 2005). Os dados em qualquer pesquisa necessitam apresentar confiabilidade. Confiabilidade é a extensão em que uma variável ou um conjunto de variáveis é consistente com o que pretende medir. Se medidas repetidas forem executadas, as medidas confiáveis serão consistentes em seus valores (HAIR; BLACK; BABIN; ANDERSON; TATHAM, 2005). Os dados a serem trabalhados no curso são classificados como dados métricos. Para Hair et al. (2005) os dados métricos que são chamados de dados quantitativos, dados intervalares ou dados proporcionais, essas medidas identificam ou descrevem indivíduos (ou objetos) não apenas numa posse de um atributo, mas também pela quantia ou grau em que o indivíduo pode ser caracterizado pelo atributo (HAIR; BLACK; BABIN; ANDERSON; TATHAM, 2005). Ressalta-se que no Curso Online os dados utilizados serão de uma Base de Dados Secundários.
O envolvimento no projeto oportunizará ao discente e demais voluntários a vivencia prática na aplicação de ferramentas básicas dos métodos estatísticos de análises para tratamento de dados em pesquisa na área de Gestão Empresarial relacionando conteúdos estudados com a prática da gestão e tomada de decisão, além de possibilitar o contato com gestores e conhecer os desafios inerentes à área. No que tange aos gestores de empresas, empresariado, estudantes e demais docentes terão a oportunidade de um amadurecimento exercitando a pesquisa, o ensino e a extensão, ampliando e compartilhando novos conhecimentos em ferramentas de análises quantitativa que contribuirão no entendimento do contexto organizacional. Observase que no campo dos estudos organizacionais, as pesquisas em administração que utilizam uma metodologia quantitativa, muitas vezes acabam por suprimir a devida importância das pessoas nas empresas, fazendo com que alguns vieses sejam facilmente identificados (ARAÚJO; GOMES; LOPES, 2012, p.158). Diante dessa realidade, o Curso Online oportunizará às pessoas envolvidas na gestão empresarial, os discentes e demais docentes a compreensão da importância de uma análise de dados métricos para a tomada de decisão. Observa-se que tanto no campo acadêmico, como empresarial há uma deficiência no uso de ferramentas básicas de análise e tratamento de dados para contribuir na tomada de decisão gerencial.
O aluno, graduando da UFVJM, selecionado será responsável pela mobilização dos interessados em participar do curso, por meio de mídias sociais, como Facebook, Instagram, etc.
O projeto não conta com parceria.
Público-alvo
Gestores de empresa de Teófilo Otoni e região.
Estudantes da UFVJM e demais instituições de ensino superior.
Pessoas da sociedade que se interessarem em conhecer sobre ferramentas estatísticas para a Administração.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Tarde;
Conteúdo 1: Análise de Dados e Administração - Carga Horária: 14 horas (7 sábados). Datas previstas: 11/02, 18/02, 25/02, 04/03, 11/03, 18/03, 25/03 Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados.
- Tarde;
Conteúdo 2: Amostragem - Carga Horária: 6 horas (3 sábados); Datas previstas: 01/04, 08/04, 15/04 Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas.
- Tarde;
Conteúdo 3: Formas de Coleta de Dados - Carga Horária: 6 horas (3 sábados); Datas previstas: 22/04, 29/04, 06/05 Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas.
Conteúdo 4: Escalas de Mensuração
13/05/2023
27/05/2023
- Tarde;
Conteúdo 4: Escalas de Mensuração - Carga Horária: 6 horas (3 sábados) Datas previstas: 13/05, 20/05, 27/05 Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas.
- Tarde;
Conteúdo 5: Escalas de Medidas ou Mensuração - Carga Horária: 4 horas (2 sábados); Datas previstas: 03/06, 10/06 Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Total de semanas: 20 sábados (Aula expositiva) - Carga Horária: 40 horas Carga Horária Prática: 20 horas Carga Horária Total do Curso Online: 60 horas.
- Tarde;
Conteúdo 6: Aplicando Estatística Básica Inferencial - Carga Horária: 4 horas (2 sábados). Datas previstas: 17/06, 24/06
- Tarde;
Enfatiza-se que serão realizadas aulas expositivas, por meio de slides apresentados pelo Google Meet. Além disso serão enviados exercícios práticos, por meio banco de dados secundários disponibilizados aos participantes do Curso Online. Enfatiza-se que os exercícios práticos não serão objetos de avaliação dos participantes, somente a frequência será objeto de avaliação. Abaixo segue os bancos de dados das aulas práticas com exercícios enviados aos participantes: Aula Prática 1: Banco de dados do Crédito Promocional. Aula Prática 2: Banco de dados de Pesquisa sobre Meio ambiente. Aula Prática 3: Banco de dados sobre Satisfação com a Vida. Aula Prática 4: Banco de dados sobre Satisfação com a Loja. Aula Prática 5: Banco de dados de Pesquisa sobre Tabagismo. Aula Prática 6: Banco de dados sobre eleição nos EUA. Aula Prática 7: Banco de dados de pesquisa em 102 países sobre casos de AIDS registrados. Os exercícios práticos serão enviados aos participantes para realizarem em casa com momentos de tira dúvidas, caso necessário via Google Meet, previamente agendado.