Detalhes da ação

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: TRABALHANDO JUNTO AO MEIO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000047

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

22/03/2021

Data Fim

19/06/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

raissa bamberg elauar

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

lamfto

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 53 h
Resumo

Serão promovidos conhecimentos sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), utilizando-se de recursos digitais como, postagens de texto, imagens e vídeos instrutivos, a serem posteriormente divulgados em ferramentas como Instagram, site próprio e Youtube, com o intuito de dinamizar as informações e torná-las mais acessíveis ao público.


Palavras-chave

Promoção de saúde. Educação em saúde. Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.


Introdução

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) têm etiologia multifatorial, origem não infecciosa, são de longa duração e estão associadas à perda de qualidade de vida com alto grau de mortalidade e incapacidades funcionais. Estudos epidemiológicos transversais e prospectivos vem mostrando forte associação das DCNTs com fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso, hipertensão arterial sistêmica (HAS), hipercolesterolemia, baixo consumo de frutas e hortaliças e o sedentarismo. Em países como o Brasil, estes mesmos sete fatores de risco estão dentre os nove fatores que mais causam mortes e adoecimento à população. Como o município de Teófilo Otoni, inserido no Vale do Mucuri, caracteriza-se por uma grande carência na área da saúde e por uma população com elevados índices de hipertensão, diabetes mellitus e sedentarismo, a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMF), pelo projeto “EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: TRABALHANDO JUNTO AO MEIO VIRTUAL”, busca difundir conhecimentos básicos sobre as DCNTs e assim firmar o compromisso social da Faculdade de Medicina do Mucuri com o município em que se situa. Nesse sentido, os discentes do projeto serão divididos em equipes, sendo trabalhado em cada mês temáticas que envolvam as principais DCNT's.


Justificativa

Na atualidade as DCNT’s representam uma parcela expressiva e crescente do total de doenças no Brasil, correspondendo a 74% do total de mortes em 2016 (WHO, 2018). Estudos epidemiológicos transversais e prospectivos vem mostrando forte associação das DCNTs com fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso, hipertensão arterial sistêmica (HAS), hipercolesterolemia, baixo consumo de frutas e hortaliças e o sedentarismo. Em países como o Brasil, estes mesmos sete fatores de risco estão dentre os nove fatores que mais causam mortes e adoecimento à população. (Silva, et. al.) Em âmbito local, o município de Teófilo Otoni (Minas Gerais), inserido no Vale do Mucuri, apresenta-se como um local de grande carência na área da saúde, caracterizado por uma população com elevados índices de hipertensão, diabetes mellitus e sedentarismo. (PIMENTA, 2015). Nesse sentido, a difusão de conhecimento científico a população se apresenta como uma importante estratégia de empoderamento pessoal e autocuidado. A divulgação de conhecimentos em meio digital pode atuar de forma positiva na educação em saúde de jovens e adultos, produzindo reflexões e proporcionando a construção de maior conhecimento em saúde. Haja vista que, ao conhecer os fatores de riscos modificáveis, sinais e sintomas respectivos de determinada patologia, é possível que certas condições e hábitos de vida sejam evitados, precocemente modificados, evitando-se complicações. Considerando o desenvolvimento das mídias digitais nos últimos anos e que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2018), a internet era utilizada em 79,1% dos domicílios brasileiros, identifica-se uma grande ferramenta capaz de contribuir com o propósito explicitado anteriormente. As redes sociais digitais são espaços abertos, em construção permanente com grande capacidade de transformação (SILVA, 2010). Ao permitir interação entre pessoas, e de pessoas com informações, possibilita uma rápida disseminação de conhecimento tanto no meio virtual, quanto no físico. Dessa forma, com o intuito de aumentar a veiculação de informações corretas, construídas sobre bases científicas, por meio de uma série de postagens, formulação de vídeos, a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade busca informar o máximo de pessoas ao seu alcance quanto às doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco. Trata-se também de uma maneira de firmar o compromisso da Faculdade de Medicina do Mucuri com a transformação social no município em que se situa.


Objetivos

Objetivos Gerais 1) Promover, baseando-se na educação e comunicação em saúde, conhecimento a respeito das principais doenças crônicas não transmissíveis, seus fatores de risco e medidas de prevenção aos jovens e adultos do Vale do Mucuri, por meio da disseminação de informações didáticas em plataformas virtuais. 2) Possibilitar que os discentes envolvidos no projeto desenvolvam habilidades de comunicação, trabalho em equipe, didática e manejo de ferramentas digitais. Objetivos Específicos 1) Proporcionar aos jovens e adultos, por meio da divulgação de conteúdos em saúde, entendimento acerca das principais DCNTs: - Doenças cardiovasculares. - Diabetes Mellitus. - Doenças Respiratórias Crônicas. 2) Promover reflexões, instruções e ensinamentos em saúde ao público alvo, considerando o envolvimento das condições socioeconômicas, ambientais e culturais com o processo saúde-doença dessa população, utilizando-se para isto um meio virtual acessível, bem como, linguagem de fácil compreensão. 3) Proporcionar alternativas aos hábitos cotidianos de forma a intervir nos principais fatores de risco modificáveis relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, como sedentarismo, tabagismo, alimentação não saudável e uso nocivo de álcool. 4) Promover aos estudantes universitários envolvidos no projeto consolidação do conhecimento referente aos temas supracitados.


Metas

Cumprimento dos objetivos propostos, envolvendo toda a equipe da LAMF e tendo como base de quantidade de pessoas esperadas o número de seguidores da página do Instagram da LAMF TO, mas na prática, esse número pode ser maior, a depender da quantidade de compartilhamentos, uma vez que outras mídias digitais serão utilizadas. Além disso, o projeto tem como meta estabelecer vínculo entre universidade, discentes e comunidade, possibilitando aos discentes conhecerem melhor as realidades da população e possibilitando à população acesso a informações confiáveis.


Metodologia

Os estudantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade serão divididos em quatro grupos, composto por três discentes cada. Semanalmente, uma equipe previamente estabelecida pelo cronograma desenvolverá material a ser divulgado, de forma que ao final de um mês todos os grupos tenham trabalhado diferentes aspectos da mesma temática, sendo estes: definição, etiologia, fatores de risco, quadro clínico, prevenção e tratamento. Como não será possível trabalhar todas as Doenças Crônicas em sua completude no período designado a execução do presente projeto, os temas diabetes mellitus, hipertensão arterial, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foram priorizados. Assim, no primeiro mês pretende-se trabalhar diabetes mellitus; no segundo, hipertensão arterial; e no terceiro, as principais doenças respiratórias crônicas (Asma e DPOC). Tendo em vista que um mês apresenta uma duração média de quatro semanas, na primeira semana de cada mês será trabalhado a definição e etiologia; na segunda, os fatores de risco e prevenção; na terceira, o quadro clínico e na quarta, o tratamento. Os grupos serão alternados ao longo dessas semanas, sendo que ao longo do projeto ficarão responsáveis por diferentes aspectos de cada condição. O objetivo é produzir materiais digitais como postagens de texto, de imagens e vídeos instrutivos, que além de fornecerem entendimento básico das patologias, trabalhem os principais fatores de risco envolvidos nas DCNTs como o uso de tabaco, inatividade física, uso nocivo do álcool e dieta inadequada, de forma a criar alternativas aplicáveis à realidade individual e incentivar hábitos mais saudáveis. As principais mídias de divulgação serão o Instagram, Youtube e o próprio site da liga, este com uma seção específica destinada ao presente projeto. Todo processo de elaboração dos materiais será supervisionado e avaliado pelas professoras coordenadoras do projeto. Toda pessoa que venha a ter acesso às publicações e divulgação dos materiais, poderá se manifestar ou entrar em contato com os membros através das próprias redes, seja por mensagem direta, comentários ou curtidas e reações.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro / Brasil. Ministério da Saúde – Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília, DF, 2013. FREITAS, E.V.; PY, L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Grupo Editorial Nacional. Quarta edição. 2016. MALTA, D. C. et al. A implantação do Sistema de Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, 2003 a 2015: alcances e desafios. São Paulo, Rev. bras. epidemiol, v. 20, n. 4, p. 661-675, Dec. 2017. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Vigitel-Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico : estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. PIMENTA, F. B. et al . Fatores associados a doenças crônicas em idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 20, n. 8, p. 2489-2498, Aug. 2015. WHO. World Health Organization. World health statistics 2018: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. LIMA, Leonardo Dias et al. Informações Socioeconômicas Municipais. Município: Teófilo Otoni- MG. Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste. CELONI A. et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Corixo - Revista de Extensão Universitária, n.6, 2017. CURITIBA. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2006 SILVA, Siony da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. [S.l.]. n.5, p. 36-46, 2010.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto tem como objetivo levar o conhecimento construído pelos discentes da Faculdade de Medicina do Mucuri, tendo uma base científica confiável, à população do Vale do Mucuri de forma acessível e simplificada. Com esse trabalho esperamos que a Liga Acadêmica de Medicina e suas produções obtenham maior alcance, proporcionando um estreitamento entre a comunidade acadêmica e população local. Para isso, além da elaboração de materiais com conteúdo informativo, durante a execução de todo o projeto, será disponibilizado um formulário em que o público alvo poderá retirar dúvidas e deixar sugestões. Além disso, junto aos materiais haverá a elaboração de perguntas através de questionários via google forms, que permitem uma interação mais ativa da população.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

No presente projeto será necessário que os alunos abordem diferentes aspectos das patologias crônicas não transmissíveis de forma acessível à população. Para isso, o projeto contará com a colaboração de uma médica e de uma enfermeira, de forma a integrar diferentes pontos de vistas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino, pesquisa e extensão, base da Universidade, será desenvolvido durante todo o projeto. Além de utilizar seus conhecimentos advindos da grade curricular já cursada, os discentes realizarão estudos individuais sobre os temas e, por meio de encontros virtuais, os grupos reunirão para preparação do conteúdo. As informações a serem divulgadas serão analisadas pela coordenadora e colaboradores do projeto e, posteriormente, difundidas em plataformas virtuais, por meio de vídeos informativos, assim como, por postagens de texto e imagens no site da liga acadêmica e em redes sociais na forma de extensão. Além disso, para contemplar o aspecto da pesquisa, serão disponibilizados questionários onlines ao longo da execução do projeto, os quais ficarão acessíveis nas plataformas de divulgação dos conteúdos, com o intuito de avaliar o nível de assimilação, bem como, a quantidade de pessoas que os acessam e mensurar o alcance das informações. Os dados obtidos servirão de base para que o projeto possa ser apresentado em eventos científicos na Faculdade de Medicina do Mucuri e fora dela, sob forma de banner, apresentação oral e qualquer outro que possa surgir. Espera-se que os dados obtidos possam embasar possíveis pesquisas semelhantes sobre o tema.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Tendo em vista que os estudantes serão os responsáveis pela elaboração dos conteúdos digitais, o projeto permitirá que eles aprofundem o conhecimento já adquirido ao longo do curso, bem como, trabalhem habilidades de comunicação, uma vez que a mensagem deve ser transmitida de forma acessível, tendo em vista o provável público heterogêneo; além de possibilitar aquisição de conhecimento tecnológico necessário para elaboração dos materiais.


Impacto e Transformação Social

O presente projeto objetiva criar espaços informativos seguros, informando a população local sobre as doenças crônicas mais prevalentes, estimulando a adoção de práticas saudáveis, incentivando o contato com a rede de saúde local, caso necessário, além de proporcionar espaço para a retirada de dúvidas. Com esse trabalho, a Liga Acadêmica de Medicina também espera que suas produções obtenham maior alcance, proporcionando um estreitamento entre a comunidade acadêmica e população local.


Divulgação

O projeto se desenvolverá virtualmente. Os encontros entre os membros da equipe serão virtuais e a divulgação de conteúdo será semanal.


Propriedade(s) Intelectual

Divulgação dos resultados das ações em eventos científicos através de banner ou apresentação oral.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo das ações é a classe de jovens e adultos das redes digitais, com foco naqueles residentes do Vale do Mucuri. O número estimado engloba o número de seguidores que a página do Instagram da Liga Acadêmica de Medicina de Família possui no momento da realização inicial do projeto.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Ladainha - MG

Município

Nanuque - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Águas Formosas - MG

Município

Malacacheta - MG

Município

Poté - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 161 h

Carga Horária 161 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A carga horária e as atividades estarão distribuídas da seguinte forma: - 4 horas para criação das páginas destinadas a publicação dos materiais digitais; - 5 horas de estudo semanal pelos grupos responsáveis (total de 80 horas); - 4 horas para elaboração das postagens da semana (total de 64 horas); - Reuniões mensais, de cerca de 1 hora, da equipe executora e coordenação para feedback (total de 3 horas); - Análise de resultados e Preparação do relatório final: 10 horas. Total: 161 horas