Detalhes da ação

SocialDR: Capacitação audiovisual para criação de conteúdo na área de Medicina

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202303000014

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

06/02/2023

Data Fim

30/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

giullio piettro gomes da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Tecnologia da informação

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 192 h
Resumo

O curso “SocialDR: Capacitação audiovisual para criação de conteúdo na área de Medicina”, refere-se à produção de material didático destinado ao treinamento para a produção de peças informativas na área de medicina. Serão ensinadas boas práticas para a elaboração de roteiros, gravação, edição e difusão em redes sociais para divulgação do conhecimento científico ao grande público, simplificando a linguagem sem prejuízo ao conteúdo e adotando recursos gráficos para maior exposição.


Palavras-chave

Produção audiovisual, Medicina, Redes Sociais, Tecnologia da Informação, Comunicação digital


Introdução

As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm sido adotadas na veiculação de conteúdo nas mais diversas áreas de conhecimento, esse movimento também está presente na área da saúde. As TDIC tornaram-se importantes ferramentas de mediação na abordagem comunicativa, pelo seu forte apelo aos sentidos (SANTAROSA, et al., 2010). Essa tendência demanda novas formas de atuação dentro dos atuais espaços de comunicação, por esse motivo desde 2018, estão em funcionamento no Campus do Mucuri, projetos de extensão que se utilizam das TDIC com intuito de fornecer informação sobre saúde para a população da região, essas ações funcionam na Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com o envolvimento de discentes, docentes e técnicos administrativos que unem conhecimentos multidisciplinares para a execução das atividades desses projetos. Inserindo-se nesse contexto, o SocialDR se apresenta como forma de capacitação de pessoas para produção de conteúdo em saúde, pelo compartilhamento do conhecimento de operação das ferramentas de comunicação digital, tornando possível uma maior exploração dos recursos disponíveis, sejam eles: plataformas online, softwares de gravação ou edição de áudio ou vídeo, ferramentas de design gráfico e equipamentos de uso cotidiano (smartphones e computadores), também serão abordados fundamentos de iluminação, cores, tipografia e som.


Justificativa

O Ensino e a Extensão Universitária são indissociáveis, essa relação estabelece ligação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Segundo Rodrigues et al (2013): “O fortalecimento da relação sociedade-universidade proporciona melhoria na qualidade de vida do cidadão, quando ocorre o rompimento das barreiras da sala de aula”, a ligação entre o que se aprende na sala de aula e as ações que promovem intervenção na vida da população é fundamental e demanda estratégias que ampliem esse alcance sejam empregadas. O acesso à internet e as redes sociais está em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o desenvolvimento das TDIC viabiliza a entrega de informação para mais pessoas, com maior abrangência entre diferentes classes sociais, mostrando-se como instrumento para ampliação do acesso ao público. Os impactos não ficam restritos ao consumidor da informação, mas estendem-se também ao produtor do material, que por meio dos smartphones tem o trabalho de concepção de mídia audiovisual facilitado. Esses aparelhos possuem um custo de aquisição relativamente baixo, incorporam múltiplas utilidades e atualmente oferecem bons recursos de câmera e microfones, de acordo com Vissoto (2018): “considerando que alguns aparelhos apresentam sensores de imagem muito mais sensíveis e de maior resolução do que câmeras profissionais e, muitas vezes, com um custo mais acessível que as mesmas”. As diferentes formas de exposição promovidas pelas redes sociais permitem que mais usuários conheçam as publicações, tornando o conhecimento mais democrático (SILVEIRA; SILVA, 2020), o emprego de: softwares de edição e design gráfico, banco de imagens, tipografias, modelos editáveis e roteiros com linguagem de fácil compreensão proporcionam a adoção da linguagem das redes. O treinamento para lidar da melhor forma com as soluções disponíveis eleva a qualidade do produto final, o que reforça a capacidade de atingir um maior número de pessoas. Diante do exposto, o presente projeto apresenta a criação de um curso online para execução desse treinamento, com a finalidade de tornar os projetos de promoção do conhecimento científico na área de medicina ainda mais efetivo.


Objetivos

Objetivo Geral – Incentivar e contribuir com projetos de divulgação audiovisual do conhecimento científico na área de medicina. Objetivos Específicos (1) Desenvolver atividades de roteirização, com foco em uma linguagem desenvolta e de fácil compreensão; (2) Apresentar as opções de equipamentos para iluminação com baixo custo, como posicioná-los e quais ajustes podem ser feitos; (3) Ensinar técnicas de gravação de vídeo como: enquadramento, posição no espaço e configurações para câmeras ou celulares; (4) Expor os tipos de microfones, para qual finalidade são mais adequados e explorar as opções mais acessíveis; (5) Promover técnicas de gravação de áudio, com foco em redução de ruídos e melhoria na captação; (6) Executar a gravação de tela com o Software OBS Studio, bem como seus recursos de transmissão online e configurações para um bom funcionamento; (7) Trabalhar com edição básica de áudio no software gratuito Audacity, com prioridade em recorte e diminuição de ruídos captados; (8) Trabalhar com edição básica de vídeos na versão gratuita do Software Da Vinci Resolve, para correção de cores, decupagem do material, adição de sons e recursos disponíveis; (9) Entender como funciona a publicação das peças na internet, as diferentes plataformas e as particularidades para cada tipo de trabalho.


Metas

Promover os conhecimentos básicos para comunicação da comunidade acadêmica com a sociedade a sua volta, priorizando a adoção de uma linguagem clara e que mantenha a qualidade da informação transmitida, estimular os sentidos do público com a intenção de aumentar o interesse e o engajamento com a universidade e com o conhecimento científico. Capacitar os discentes de medicina para lidar com as soluções de comunicação digital, inserindo-os como público-alvo. Entretanto a participação não fica restrita a eles, visto que várias das técnicas a serem ensinadas também são aplicáveis na transmissão de conhecimentos de outras áreas.


Metodologia

O curso online “SocialDR: Capacitação audiovisual para criação de conteúdo na área de Medicina”, trata-se da produção de material didático destinado ao treinamento e suporte para projetos de extensão que produzam peças de informação na área de medicina, e por meio dessa capacitação, visa promover a interação dialógica entre a universidade e a sociedade. A realização do curso se dará pela participação de um técnico-administrativo e um discente, funcionando em conjunto com os projetos de comunicação digitais da Faculdade de Medicina do Mucuri que estarão ativos à partir do primeiro semestre de 2023, com o objetivo de viabilizar as atividades desses projetos. A carga horária total será de 60h, distribuídas entre encontros quinzenais no Google Meet com duração de 2 horas cada, que acontecerão entre os meses de fevereiro e maio, das 18:00 às 20:00, com dia da semana a ser definido para discussão dos temas abordados e para tirar dúvidas, totalizando 16 horas; 22 horas serão destinadas a atividades práticas para desenvolver o que foi aprendido e 22 horas de material assíncrono, como: vídeo aulas, textos, áudios e outros materiais. Serão disponibilizadas 20 vagas. A avaliação terá como base a frequência e a realização das atividades propostas.


Referências Bibliográficas

AZEVEDO MORETTI, F.; ELIAS DE OLIVEIRA, V.; KOGA DA SILVA, E. M. Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública? Revista da Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 6, p. 650–658, nov. 2012. CARDOSO, P. R.; JÓLLUSKIN, G.; SILVA, I. A Promoção da Saúde Através das Redes Sociais: Uma Análise de Boas Práticas. Comunicação Pública, v. 16, n. 30, 30 jun. 2021. LALUEZA, J. L., CRESPO, I., CAMPS, S. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed. MÜLLER, R. Gravação e Transmissão de Vídeos para atividades online. Disponível em: <https://ufbaemmovimento.ufba.br/sites/ufbaemmovimento.ufba.br/files/gravacao_e_transmissao_de_videos_para_atividades_online-rodrigo_muller_ufba.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2022. NUNES, A. M. Comunicação através das redes sociais digitais: Contributos para a promoção da saúde. Alceu, v. 19, n. 38, p. 129–141, 28 jun. 2019. RODRIGUES, A.L.L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n.16, p. 141-148, mar. 2013. SANTAROSA, L. M. C. (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010. SILVEIRA, L.; SILVA, F. C. C. Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. 1. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. VISSOTO, A. Asa Branca por Smartphones: Uma proposta interdisciplinar do uso de smartphone como agente facilitador da produção audiovisual. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018. WALTZ COMARÚ, M. et al. Aprendizagem Colaborativa Sobre Hipertensão na Educação Profissional de Agentes Comunitários de Saúde Usando Facebook e Youtube. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 2, n. 1, p. 51–66, 15 jun. 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O curso online “SocialDR: Capacitação audiovisual para criação de conteúdo na área de Medicina”, fomenta a produção de comunicação digital com intenção estabelecer ligação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para que esse contato influencie de forma positiva na qualidade de vida das pessoas por meio da informação e para que esse vínculo desenvolva interesse da comunidade pela educação pública superior.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação apresenta caráter interdisciplinar desde sua concepção por relacionar saúde e comunicação digital, além disso, será desenvolvido por um profissional da área de Tecnologia da Informação com experiência em design gráfico e com treinamentos, cursos livres e técnicos de informática, com inclusão de um participante discente da área de medicina, que será definido posteriormente via processo seletivo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é o principal fator motivador do curso proposto, através da oferta de um meio para desenvolvimento de técnicas para produção de material para transmissão de conhecimento científico com qualidade e linguagem amigável para a população.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação em ações de extensão oferece ao aluno maior compreensão da importância social da universidade, apresenta-se também como forma de colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula. A participação no curso proposto terá influência na capacidade de comunicação do profissional de medicina em formação, dando competências para práticas médicas com caráter humanista.


Impacto e Transformação Social

O resultado esperado é de capacitação e fomento aos projetos de comunicação digital na Faculdade de Medicina do Mucuri, influenciando no desenvolvimento de habilidades importantes para os discentes e promovendo a saúde através de formas efetivas de disseminação de conteúdo com boa qualidade e melhoria na capacidade de envolver a população com a universidade.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio de conteúdo gráfico e textual para publicação em redes sociais e pelos canais de comunicação institucionais da Faculdade de Medicina do Mucuri.


Público-alvo

Descrição

Participantes de projetos com produção audiovisual da Faculdade de Medicina do Mucuri.

Descrição

Alunos da Faculdade de Medicina do Mucuri.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros quinzenais no Google Meet com duração de 2 horas cada, que acontecerão entre os meses de fevereiro e maio, das 18:00 às 20:00, com dia da semana a ser definido para discussão dos temas abordados e para tirar dúvidas.

Carga Horária 22 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividades para desenvolvimento prático do conteúdo aprendido, servirá também como instrumento de avaliação dos participantes.

Carga Horária 22 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Material assíncrono, em formato de vídeo aulas, textos, áudios e outros.