Detalhes da ação

CURSO DE REIKI – NÍVEL 1

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202303000015

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

06/02/2023

Data Fim

30/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

antonio moacir de jesus lima

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Resumo

Trata-se de um projeto interligado ao Projeto Saúde Mental e Sociedade, para divulgação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Será ofertado o curso de Reiki, nível I, para profissionais de saúde da APS, discentes e docentes da UFVJM. Para que possam ter acesso às informações e capacitações afim de proporcionar aos seus futuros pacientes um atendimento holístico, integrativo e de qualidade, seja durante ou após o seu período formativo.


Palavras-chave

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Toque Terapêutico. Reiki. Terapias Complementares


Introdução

Desde o século passado, a procura por terapias alternativas está em ascensão, em consequência ao entendimento do conceito amplificado de saúde, na qual consiste em um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Contrário ao sistema ocidental biomédico, que trata apenas sintomas patológicos, o sistema médico oriental considera a causa da enfermidade como uma desordem do corpo e espírito e, dessa forma, tende a tratar o ser humano na sua integralidade (OLIVEIRA, 2021). Em 2006, a Portaria n o 971 do Ministério da Saúde autorizou a incorporação de um grupo restrito de terapias integrativas no SUS. Em 2017, a Portaria nº 849 expandiu o grupo de terapias integrativas autorizadas, entre elas o Reiki (LIMA et.al, 2019). O Reiki, terapia originária do Japão, promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. A finalidade do Reiki é estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde, por meio de imposição de mãos, que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa. Nesse sentido, o Reiki é uma energia universal, um sistema natural de harmonização e reprodução energética que mantém ou recupera a saúde. Ele leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções. A energia emitida pelo Reiki, ao passar pela parte afetada do campo energético, equilibra o nível vibratório dentro e fora do corpo físico e objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios, os chamados "nós energéticos", eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular e restabelecendo o fluxo de energia vital. Em vista disso, a terapia Reiki é uma das práticas integrativas mais utilizadas na Atenção à Saúde (PEREIRA et.al, 2021). Esta terapia complementar, mantém suas raízes nas tradições orientais, buscando o equilíbrio do corpo e da mente, curando o físico e o mental, aproximando-se de concepções religiosas e místicas orientais. Nele focalizam-se os chakras que são centros de energia no ser humano. A palavra significa “roda”. Estes centros recolhem energia sutil, transformando-a e fornecendo-a ao corpo. Cada um está ligado a determinado órgão e região do corpo, influenciando-o em sua função. Os hormônios produzidos pelas glândulas fluem diretamente para a corrente sanguínea, levando energia vital ao corpo. O sistema endócrino fornece energia aos chakras e ao mesmo tempo devolve as energias sutis dos mesmos ao corpo. O método opera através da inter-relação entre os chakras e as glândulas endócrinas e, desse modo, envolve os planos físico, energético e mental no processo de cura (FREITAG et al, 2015). É fato que todos os seres possuem a habilidade de realizar imposições de mãos, entretanto, para tornar-se terapeuta em reiki é necessário vivenciar um ritual de iniciação, que consiste em um desbloqueio e abertura dos canais energéticos para sintonizar com a energia universal vital e, assim, ser instrumento de cuidado ao próximo (FREITAG et al, 2014). Uma das principais características do Reiki é que a capacidade de praticar é conferida por meio de um processo de iniciação e não depende de nenhuma capacidade pessoal de cura, qualquer pessoa pode se tornar um reikiano. A iniciação é feita por um Mestre em Reiki, por meio de rituais que possibilitam a sintonização dos chacras com a captação e distribuição dessa energia aos canais de energia do corpo. Os cursos que habilitam a pessoa a se tornar um Reikiano são divididos em 4 níveis. O Reiki de nível I confere a capacidade de tratar a si mesmo e aos outros pelo toque ou imposição de mãos e uso de símbolos que atuam principalmente no corpo físico. O Reiki nível II confere a capacidade de usar símbolos específicos para tratamentos a nível mental e emocional, assim como direcionar essa energia de cura e harmonização ao tratamento realizado a distância. O Reiki III - I confere a capacidade de usar símbolos específicos para tratamentos energéticos e espirituais, já o nível III - II também conhecido como nível de mestre, confere a capacidade de sintonizar outras pessoas com a energia do Reiki. Em cada nível, a capacidade de curar com eficácia com Reiki se desenvolve progressivamente (EIDELWEIN, 2020).


Justificativa

Justifica-se a necessidade da implementação de um curso de Reiki para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, discentes e docentes da UFVJM que se interessarem pela temática, para que possam ter acesso às informações e capacitações afim de proporcionar aos seus futuros pacientes um atendimento holístico, integrativo e de qualidade, seja durante ou após o seu período formativo.


Objetivos

Ofertar para os Agentes comunitários de Saúde da Atenção Primária à Saúde e profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na Santa Casa de caridade e Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina e todos os docentes e discentes do curso de enfermagem da UFVJM, que se interessarem pela temática um curso online de Reiki de nível 1. Para que estejam capacitados para replicarem esses conhecimentos e aptos à aplicação desta técnica, com o intuito de proporcionar aos pacientes uma assistência ampla que vai além da medicina tradicional. Assim, espera-se que o SUS se efetive de forma plena e com uma assistência abrangente.


Metas

FEVEREIRO: Turma 1 – Discentes do curso de enfermagem da UFVJM • Semana 1 – Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (introdução, características do reiki, tipos de reiki e seus níveis); • Semana 2 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (os benefícios do reiki, seus símbolos e principais pilares do reiki); • Semana 3: Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (chakras); • Semana 4 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma presencial (Parte prática – procedimento para aplicação do reiki, principais posições de aplicação e iniciação no reiki). MARÇO : Turma 2 – Docentes do curso de enfermagem da UFVJM • Semana 1 – Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (introdução, características do reiki, níveis de graduação, tipos de reiki e seus níveis); • Semana 2 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (os benefícios do reiki, seus símbolos e principais pilares do reiki); • Semana 3: Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (chakras); • Semana 4 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma presencial (Parte prática – procedimento para aplicação do reiki, principais posições de aplicação e iniciação no reiki). ABRIL: Turma 3 – Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Santa Casa de Caridade e Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina • Semana 1 – Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (introdução, características do reiki, níveis de graduação, tipos de reiki e seus níveis); • Semana 2 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (os benefícios do reiki, seus símbolos e principais pilares do reiki); • Semana 3: Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (chakras); • Semana 4 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma presencial (Parte prática – procedimento para aplicação do reiki, principais posições de aplicação e iniciação no reiki). MAIO: Turma 4 – Agentes comunitários da Atenção Primária a saúde de Diamantina • Semana 1 – Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (introdução, características do reiki, níveis de graduação, tipos de reiki e seus níveis) • Semana 2 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (os benefícios do reiki, seus símbolos e principais pilares do reiki); • Semana 3: Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma remota (chakras.); • Semana 4 - Terça e quinta de 19h às 20:30h de forma presencial (Parte prática – procedimento para aplicação do reiki, principais posições de aplicação e iniciação no reiki). JUNHO: Encontros presenciais para discussão • Semana 1 - Turma 01 e 02 – Discentes do curso de enfermagem da UFVJM (Terça feira) e Docentes do curso de enfermagem da UFVJM (Quinta feira) das 19h às 20:30h; • Semana 2 – Turma 3 – Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Santa Casa de Caridade (Terça feira) e Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina (Quinta feira) das19h às 20:30h; • Semana 3 – Turma 4 – Agentes comunitários da Atenção Primária a saúde de Diamantina Terça e quinta das 19h às 20:30h. • Semana 4 – Dinâmica prática - Agentes Comunitários da Atenção Primária a Saúde de Diamantina (terça feira) – Discentes e docentes do curso de enfermagem da UFVJM e Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina (quinta feira) das 19h às 20:30h.


Metodologia

O curso online de Reiki - nível 1, consiste em duas partes a fundamentação teórica e a prática online, sendo que essa primeira contém uma introdução com a história do reiki, seu conceito e suas características, contextualização sobre os chakras e corpos sutis e, por fim, os símbolos utilizados e suas formas de uso e aplicação. LOCAL: O presente trabalho será realizado de maneira remota, 80% de forma online, através da plataforma google Meet, dessa forma os alunos interessados em participar do curso poderão participar de qualquer lugar. O link para a reunião será disponibilizado via WhatsApp ou e-mail, de acordo com a demanda. E 20% de forma assíncrona, presencial, em sala de aula do Campus I, prédio II, reservada previamente pelo docente responsável pela proposta. PÚBLICO ALVO: O curso será destinado a todos os discentes e docentes do curso de enfermagem da UFVJM, enfermeiros e técnicos em enfermagem atuantes na Santa Casa de Caridade e Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina e também para os agentes comunitários de saúde da Atenção primária a saúde, que tenham interesse em participar. MATERIAL: Para a realização do curso, serão utilizados os seguintes materiais: apostila em formato pdf contendo a parte teórica, slide contendo a parte teórica, incenso e isqueiro para parte prática. Para as práticas, será solicitado ao participante que leve a sua própria toalha de banho para cobrir o solo ao se deitar.


Referências Bibliográficas

PEREIRA, D.S.; SALVI, C.P.P.; QUEIROZ, L.C.; CARMO, A.C.F.; OLIVEIRA, E. EFEITOS REIKI NO ESTRESSE E ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista científica de enfermagem, 11(33): 64-71. São Paulo, 2021. LIMA, N.W.; NASCIMENTO, M.M.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C.J.H. Reiki no SUS e o Misticismo Quântico: Reflexões a partir do posicionamento de alunos de Licenciatura em uma aula de Física Quântica sob a perspectiva CTS. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019. FREITAG, V.L.; ANDRADE, A.; BADKE, M.R. O Reiki como forma terapêutica no cuidado à saúde: uma revisão narrativa da literatura. Revista electronica trimestral de Enfermeria, n° 38, pág 346-356, abril de 2015. EIDELWEIN, L. A. EFICÁCIA DO REIKI, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pós Graduação Especialização em Praticas Integrativas e Complementares da Universidade de Santa Cruz do Sul para a obtenção do título de Especialista em Práticas Integrativas e Complementares. Santa Cruz do Sul, 2020. FREITAG, V.L.; DALMOLIN, I.S.; BADKE, M.R.; ANDRADE, A. BENEFÍCIOS DO REIKI EM POPULAÇÃO IDOSA COM DOR CRÔNICA. Out-Dez; 23(4): 1032-40. Florianópolis, 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade se dará de forma prática e consistente na forma de capacitação de recursos humanos para atuarem nos seus diversos cenários de trabalho. Pois, o conhecimento adquirido pelo docente e seus alunos será transferido de forma clara e sucinta para os trabalhadores de saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade será efetivada com a abertura do curso para os diversos Docentes da UFVJM, Discentes dos curso de saúde da FCBS e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) e do setor hospitalar (Santa Casa de Caridade e Hospital Nossa Senhora da Saúde)


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão será garantida com a produção de apostilas teóricas, capacitação dos interessados e matriculados e ainda pela execução de aulas práticas com toda turma. Pois, acreditamos que esse tripé sustenta a construção do saber no sentido de divulgação de informações importantes com a participação dos alunos em eventos estaduais e nacionais, produção de material científico produzido a partir da realização dessas capacitações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

É relevante para os discentes envolvidos nessa proposta, uma vez que eles irão comprovar como o conhecimento adquirido pode ser repassado para profissionais da saúde e como esses podem ampliar o olhar para realização de suas práticas de forma efetiva e eficaz. Ademais, para os acadêmicos que irão ser capacitados, será um momentos único de agregarem um conhecimento que é pouco ministrado em Unidades Curriculares dentro dos seus cursos.


Impacto e Transformação Social

Acreditamos que o impacto e a transformação social poderá ser tão relevante pelo fato de ser tratar de uma capacitação para profissionais de saúde que atuam nos diversos cenários de práticas em Diamantina, seja ela APS ou Hospital. Esse curso será uma ferramenta importante para que os profissionais da saúde utilizem outras formas do fazer em saúde, como diz a política nacional de práticas integrativas "os olhares de nossos profissionais de saúde necessitam serem ampliados em suas práticas diárias para que o próprio SUS seja efetivado de forma plena e eficaz".


Divulgação

A proposta de curso online será divulgada nas grandes mídias, site da universidade, grupos de WhatsApp, facebook e Instagram. Bem como de forma direta para os coordnadores dos cursos da FCBS, Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Santa Casa e Hospital de Diamantina.


Público-alvo

Descrição

Alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Enfermagem da UFVJM

Descrição

Docentes dos diversos cursos da FCBS que manifestarem o interessarem em realizar uma capacitação como forma de ferramenta para atuação em suas práticas.

Descrição

Profissionais Enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Nossa Senhora da Saúde e/ou Santa Casa de Misericórdia de Diamantina.

Descrição

Profissionais Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devidamente inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Diamantina/MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

As aulas práticas acontecerão nas últimas semanas de cada mês (Fev-Mar-Abr-Maio) para cada grupo de participante.

Carga Horária 9 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

As aulas teóricas acontecerão nas três primeiras semanas de cada mês de Fevereiro à Maio, para cada grupo específico de profissionais.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os encontros presenciais para discussão, avaliação e conclusão do curso serão realizados para cada grupo específico de profissionais e acontecerão em cada uma das 4 semanas do mês de junho de 2023.