Detalhes da ação

Armazenamento de Grãos em Propriedades Agrícolas Familiares

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202303000021

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

06/02/2023

Data Fim

30/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

danúbia aparecida costa nobre

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento de produtos

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

AgroQueVale
a criar
@agronomiaufvjm
Outras Redes Sociais

Divulgação via rede sociais de prefeituras a serem contatadas para divulgação.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Resumo

A proposta deste projeto é viabilizar um curso on-line com foco no armazenamento de produtos agrícolas (grãos/sementes), na propriedade rural. Essa oferta, evita o deslocamento das propriedades, e o conhecimento sobre armazenagem permite longevidade e conservação dos produtos nos seus locais de origem. Neste sentido, garantir a qualidade pós colheita é de suma importância e essa ação propõe a capacitação de agricultores, estudantes, gestores de unidades de armazenamento e demais interessados.


Palavras-chave

condição climática, estrutura de armazenagem, grãos, pragas, fungos, conservação, qualidade.


Introdução

Dentre as atividades essenciais no meio rural, a pós-colheita dos produtos agrícolas apresenta menor interesse, fato que pode ser verificado pelas elevadas perdas durante a estocagem, ou pela ausência de estocagem nas propriedades rurais. Além disso, o armazenamento apresenta elevado custo, há poucas propriedades com unidades para armazenagem de forma segura e muitos produtores optam por fazer isso in loco. Sendo portanto, necessário mais informações que possam assegurar a possibilidade de armazenar na propriedade rural. As atividades rurais são intensas e muitas vezes não permitirem aos produtores acompanharem de foram efetiva a qualidade dos produtos armazenados, já que ao finalizar uma lavoura, outra já deve ser preparada na sequência, nesse sentido, o armazenamento dos grãos e sementes acaba sendo negligenciado. Entre os principais aspectos que devem ser cuidados, os produtos devem ser estocados limpos e secos, para evitar as pragas, que danificam e muitas vezes dificultam a comercialização; os fungos, que podem produzir micotoxinas nocivas ao homem e aos animais, além dos fatores ambientais que influenciam a qualidade tecnológica dos produtos armazenados (LORINI et al., 2018). Na busca por difundir conhecimentos, auxiliar a cadeia produtiva e promover impacto socioeconômico, minicursos que indiquem a melhor forma para efetuar o armazenamento e garantir a segurança dos alimentos, devem ser praticáveis para facilitar a transmissão de ciência e englobar os setores menos assistidos, dado que, por vezes informações relevantes são encontrados apenas nos setores privados. Portanto, torna-se necessário a adoção de medidas alternativas, como as atividades de extensão, para a divulgação de informações de maneira a alcançarem melhorias dos setores agrícolas que envolvem a pós colheita de produtos e os fatores que interferem. A difusão de conhecimentos por meio de cursos na modalidade on-line torna-se um excelente instrumento para promover melhorias aos processos de armazenamento que ocorrem ou possam ocorrer nas propriedades, ademais, essas informações são facilmente vinculadas aos setores que tenha interesse, bem como, estudantes em formação. Entende-se como curso, uma ação pedagógica, de caráter teórico e, ou, prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e critérios de avaliação definidos (PROEXC/UFVJM, 2020). Logo, em função do grande uso da internet, fenômeno que acometeu todos os setores nos últimos anos, e permitiu, inclusive ao homem do campo, devido a evolução das redes de telefonia em zonas rurais e acesso a internet, por meio de dados moveis o acesso a informações nas redes sociais e grupos de mensagens. Diante do exposto, os meios de divulgação do saber para o presente curso on-line, além de serem rápidos e eficientes, podem assessorar na tomada de decisões do homem do campo, já que condições adequadas de armazenagem constitui em um desfecho positivo na garantia na qualidade e conservação dos produtos armazenados na propriedade, o que permite maior segurança para o consumo humano e animal, retorno econômico, garantia de melhores preços na entressafra, longevidade dos produtos e menor dependência de suprimentos de outros locais.


Justificativa

A pós-colheita é o conjunto de técnicas aplicadas à conservação e ao armazenamento de grãos e sementes, processo que ocorre entre a colheita até o consumo, ou seja, engloba o processamento e a comercialização desses produtos. Os cuidados durante a pós-colheita são de extrema importância, uma vez que durante o armazenamento, os vegetais, a exemplo dos grãos e sementes, podem sofrer interferência das condições climáticas e ataque de pragas e microorganismos, com deterioração e possíveis perdas. Tendo em vista a elevada produção de alimentos, ainda são escassas informações direcionadas aos produtores e trabalhadores rurais, em especial agricultores familiares, conhecimentos que viabilizem a redução dos efeitos negativos durante a estocagem dos produtos. Na maioria das vezes o conhecimento e tecnologias desenvolvidas gerados nas universidades não são repassados pelos setores da sociedade, sobretudo aos agricultores familiares. Por isso, a proposta de minicurso em rápidos episódios, são rápidas e excelentes oportunidades para a transfusão de conhecimento técnico científico para despertar a atenção do agricultor para temática e instiga-lo a buscar mais informações, a fim de torna-se possível garantir a conservação e manutenção das qualidade dos produtos armazenados na propriedade, assegurando a sustentabilidade e segurança alimentar da produção agrícola.


Objetivos

Objetivo Geral: - Difundir conhecimento sobre o armazenamento de grãos nas propriedades rurais, por meio de curso on-line. Objetivos Específicos: - Elaborar curso sobre armazenagem de grãos e sementes para produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha e demais regiões brasileiras. - Entender e solucionar as dúvidas dos produtores rurais e interessados a respeito da pós-colheita na propriedade rural e o armazenamento dos produtos. - Divulgar as informações nas redes sociais e demais plataformas on-line, para facilitar a difusão do conhecimento teórico sobre grãos e sementes em armazenamento. - Realizar diferetnes episódios em 6 (seis ) unidades de cursos on-line, com fins de levar conhecimento ao produtor e obter melhor conservação dos produtos armazenados na propriedade rural. - Envolver a Universidade e demais parceiros externos junto aos setores agrícolas menos assistidos.


Metas

Levar conhecimento aplicavél as propriedades rurais. Aumentar o número de participantes agricultores em eventos online, dada a praticidade de não se locomover da propriedade rural. Reduzir as perdas pós-colheita na propriedade e manter a conservação dos produtos armazenados. Manter a qualidade e segurança dos produtos armazenados, em especial grãos e sementes.


Metodologia

O minicurso será realizado inicialmente com a capacitação da equipe de estudantes por meio de plataformas que possam facilitar a montagem e acesso aos episódios do curso, que será dividido em 6 (seis) unidades. Nessa capacitação será definido os roteiros dos programas pelos estudantes envolvidos na ação. Após essa etapa será revisado os programas por docentes do Departamento de Agronomia da UFVJM indicados como colaboradores do curso, bem como sob orientação do proponente da proposta. Os programas serão elaborados a partir de informações, medidas e técnicas que favoreçam a armazenagem na propriedade, com busca da garantia de qualidade e conservação dos produtos. Devido a carência de informações na pós-colheita dos produtos agrícolas, em especial para grãos e sementes, a equipe partirá de um estudo prévio, onde será levantado e envolvido as principais referências que darão suporte e são de interesse para atestar os atributos necessários na armazenagem dentro das propriedades rurais. Para a elaboração dos vídeos, a equipe executora utilizará aplicativos e plataformas que garantam fácil acesso e conexão, visando atingir o máximo de agricultores. Quanto ao questionamento e sugestões, serão abertos canais para facilitar o envio de dúvidas dos cursistas, a exemplo de messagens via whatsapp ou e-mail, e haverá a criação de um episódio final para sanar as principais dúvidas dos produtores e interessados no tema em busca da conservação dos produtos armazenados na propriedade, este episódio terá resposta em tempo real, ou seja, será efetuado de forma síncrona, para que o bolsista possa interagir com os participantes. O minicurso online será de curta duração e contará com episódios reduzidos, dentro de seis unidades de conteúdo, totalizando 30 horas de curso, oferecidos duas vezes no periodo de fevereiro a junho, totalizando 60 horas para período indicado. A partir de um formulário online serão realizadas as inscrições do público alvo, ademais serão disponibilizadas instruções de uso das ferramentas digitais e onde serão disponibilizadas. Os temas principais que nortearão os episódios serão separados em 6 unidades: 1. Condições climáticas para armazenagem; 02. Estruturas e embalagens para armazenamento nas propriedades rurais; 03. Grãos e sementes armazenados na propriedade; 04. Pragas de armazenamento; 05. Fungos e micotoxinas na armazenagem; 6. Retorno aos questionamentos: perguntas e respostas de forma síncrona. Ao final de cada unidade, serão elaborados atividades para fixação do conteúdo,assim como atividades rápidas aplicadas na sequência de cada episódio e contendo o assunto do dia. Para ampla divulgação do curso on-line ao público alvo, com fins de atender um maior número de interessados e difundir os saberes sobre a armazenagem de grãos na propriedade rural, platafomas virtuais serão utilizadas para divulgação do curso. Os idealizadores, juntamente com os apoiadores externos desse projeto, entrarão em contato com técnicos, trabalhadores rurais e estudantes da região dos Vales do Jequitinhonha e também por meio mídias digitais (instagram, facebook, e-mails e WhatsApp), para atingir o maior público de interessados. Finalizado o curso, serão levantados o número de inscritos, acessos e possíveis novos temas para criação de novas ações para atender o setor pós-colheita e de armazenagem nas propriedades rurais.


Referências Bibliográficas

LORINI, I.; MIIKE, L. H.; SCUSSEL, V. M.; FARONI, L. R. D. (ed.). Armazenagem de grãos. Jundiaí: IBG, 2018. 1011 p. PROEXC/UFVJM. Regulamento das Ações de Extensão. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/regulamentoacoes.html. Acessado em: 28 de maio de 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre a UFVJM e os setores sociais marcadas pelo diálogo e pela troca de saberes, superando-se o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. O próprio Plano Nacional de Extensão (FORPROEX, 2001) ao definir as diretrizes para a extensão universitária que devem estar presentes em todas as ações de Extensão, aponta a Interação dialógica como um dos quatro eixos essenciais para o seu desenvolvimento. A Interação Dialógica é estabelecida como desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica (FORPROEX, 2001). Freire (1979) acrescenta que, a universidade interagindo com a sociedade, tem papel determinante no que tange à capacidade de provocar a transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica fomentadora de transformações na comunidade em que os indivíduos vivem e atuam, isso é possível via interação dialógica. As ações de extensão são fundamentais para que a universidade realize o diálogo e a troca de conhecimento com a sociedade. Como afirma Freire (1979), a universidade tem o dever de transmitir à sociedade os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma tradição acadêmica. Este conhecimento deve ter como finalidade promover o desenvolvimento social e uma sociedade pautada nos valores humanos que a conduzam ao progresso tanto nas relações humanas como ambientais.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interprofissionalidade é um termo usado para definir a atuação conjunta de diversos profissionais dentro de suas áreas de competência, integrando saberes (domínio cognitivo) e compartilhando práticas ou colaborando em atividades complementares (domínio pragmático), processos estes mediados por afetos. Assumindo este conceito de interprofissionalidade, podemos perceber que ela entra em confronto com a lógica profissional, onde há limites bem estabelecidos para a atuação de cada categoria, regulamentada por leis e fiscalizada pelos conselhos de classe. Consideramos haver assimetrias na permeabilidade entre a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade. A interdisciplinaridade ocorre no campo da organização dos saberes, sendo estes mais facilmente compartilhados, se compararmos com as possibilidades de partilha de práticas e do fazer profissional (ELLERY; BARRETO, 2018).


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. A concretização deste princípio supõe a realização de projetos coletivos de trabalho que se referenciem na avaliação institucional, no planejamento das ações institucionais e na avaliação que leve em conta o interesse da maioria da sociedade (ANDES, 2003, p. 30). Cursos que atendam às necessidades da sociedade, podem ser operacionalizados por meio de atividades curriculares como Extensão Universitária e Atividades Complementares, buscando intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas, com demonstração e aplicações do ensino e pesquisa adquiridos no curso de Agronomia, junto a extensão externa à universidade. Portanto, ações dessa natureza, envolvem o tripé da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e ainda permitem, ofertar opções de carga horária para estudantes que necessitam de cumprir os 10% da carga horária total do curso em extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A extensão universitária aproxima os estudantes junto à comunidade externa, aprimora e permite a troca de conhecimentos, impacta e transforma aqueles que passam pela experiência de formas diferentes e ao mesmo tempo, permite mudanças na formação, na vida pessoal, na sociabilidade e na simples relação com o mundo. Em soma, as ações de extensão são ainda importantes para que os estudantes coloquem em prática o aprendizado técnico desenvolvido dentro da universidade, de forma que isso possa ser propagado e aplicado ao meio externo. A proposta, apresenta ainda, elevado potencial de contribuição na formação dos estudantes dos cursos Ciências Agrárias, diante da creditação da extensão no currículo dos cursos de graduação da UFVJM, que tem como base legal o princípio da indissociabilidade - do ensino, pesquisa e extensão - art. 207 da Constituição Federal de 1988; a Lei 9.394/96 – LDB – flexibilização dos currículos e formação cidadã; e o Plano Nacional de Educação 2001- 2010 (Lei nº 10.172/2001) em sua Meta 23 para a educação superior, indica a reserva mínima de dez por cento do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior e a Reafirmação - na Estratégia 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), Lei Federal nº 13.005/2014. “12.7. assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.” Assim o projeto irá propiciar a discentes das Ciências Agrárias e afins, de nível superior, o acesso a conhecimentos práticos que lhes permitam aprimorar habilidades acadêmicas para sua vida profissional.


Impacto e Transformação Social

O conhecimento acadêmico fornecido à sociedade, pode influenciar a vida de inúmeras pessoas e agir como instrumento de mudança social e economica, pois permite a melhoria na qualidade de vida. Para a presente proposta, a problemática socioeconômica é o armazenamento de grãos e sementes que tem um excelente desempenho no setor agrícola, porém, esses conhecimentos e tecnologias são empregados, especialmente, em grandes áreas de produção e por grandes agricultores. Porém, os agricultores familiares são aqueles que necessariamente também deveriam ter acesso a informações e tecnologias, já que armazenam seus produtos para consumo in loco. Diante disso, um dos principais impactos desse estudo é levar informações que possam agregar qualidade aos produtos produzidos e armazenados em seu local de origem, a exemplo do armazenamento de grãos e sementes, a fim de desmistificar que apenas o agronegócio é capaz de manter qualidade. Assim, a principal transformação social é a garantia de qualidade e conservação dos produtos na propriedade familiar com excelência e uso de alternativas ali presentes para consequente geração de renda e melhoria na qualidade de vida.


Divulgação

Para ampla divulgação do curso on-line, com fins de atender um maior número de interessados e difundir os saberes sobre a armazenagem de grãos na propriedade rural, serão utilizadas plataformas virtuais. Os idealizadores, entrarão em contato com técnicos, trabalhadores rurais e estudantes da região dos Vales do Jequitinhonha e outras localidades do estado de Minas Gerais por meio mídias digitais (instagram, facebook, e-mails e WhatsApp), para atingir o maior público de interessados.


Informações Complementares

A proposta deste projeto é ofertar aos Agricultores Familiares do Alto Jequitinhonha e demais regiões, um curso on line com curtos episódios sobre o Armazenamento de Grãos em propriedades agrícolas familiares. O curso será ofertado em dois momentos e cada modalidade receberá certificado de 30 horas (totalizando 60h). Informações serão enviadas por meio de link por Whatsapp, Youtube, Facebook e Instagran, dentre outros meios de divulgação virtual, e o retorno com sugestões e dúvidas será permitido para melhor fixação do conhecimento e esboço final das principais dúvidas apresentadas de forma síncrona. A fim de consolidar o conhecimento para o cursista e bolsista, serão aplicados formulários de avaliação; e para reforçar a dinâmica e progresso de toda equipe envolvida na criação do curso e entendimento dessa importante ação, será realizado o levantamento de informações sobre números de interessados, cidades, profissionais e cursos envolvidos, a fim de construir o relatório técnico final.


Público-alvo

Descrição

Inicialmente como publico alvo, têm-se os Produtores Rurais, Estudantes dos cursos de Ciências Agrárias, Gestores de Unidades de Armazenamento e outros setores agrícolas interessados. Contudo, a equipe pretende maior divulgação, a fim de atender o público de outras Universidades/Institutos, Instituições Governamentais Federais/Estaduais/Municipais; Organizações de Iniciativa Privada e Movimentos Sociais, Organizações Não-Governamentais e Sindicais, além de Grupos Comunitários.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação do curso on line junto aos produtores assistidos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

A proposta é viabilizar um curso on-line com foco no armazenamento de produtos agrícolas, como os grãos e sementes, dentro da propriedade rural. A elaboração e a oferta destes cursos serão realizadas por estudantes e servidores do curso de Agronomia da UFVJM. A proposta viabiliza dar acesso a informações de forma on line, sem que os produtores rurais tenham que se deslocar das propriedades, ademais, o conhecimento sobre o armazenamento de produtos agrícolas permite longevidade e conservação dos produtos nos seus locais de origem. Neste sentido, garatir a qualidade pós colheita é de suma importância e essa ação propõe a capacitação de agricultores, estudantes, gestores de unidades de armazenamento e demais interessado na busca pela conservação eficiente e adequada dos produtos agrícolas, nas propriedade onde são mantidos.