Detalhes da ação

SUICÍDIO NA CONTEMPORANEIDADE – UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202303000030

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

06/02/2023

Data Fim

30/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane rocha fagundes moura

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Trata-se de um curso de curta duração, remoto e gratuito relacionado a problemática do suicídio, cujo impacto está diretamente associado à saúde pública. O tema versa sobre o suicídio e tópicos como: o suicídio na contemporaneidade, impactos sociais, ausência de políticas públicas, transtornos psicológicos relacionados e as situações de suicídio na infância e adolescência. Serão abordadas medidas de prevenção ao suicídio e importância da campanha do setembro amarelo, realizada anualmente.


Palavras-chave

Suicídio, transtornos psicológicos, políticas públicas, setembro amarelo


Introdução

De acordo com Cabral, o suicídio é um fenômeno social que há demasiado tempo é um objeto de estudo, tal como por Émile Durkheim, sociólogo francês que dividiu esse fato social em anômico – consequente de crises sociais - egoísta – advindo pelo pensamento do indivíduo de não se encaixar na sociedade – e altruísta – diz respeito ao suicídio em prol da sociedade. . Santos, evidencia que, o suicídio, hodiernamente, evolui para um caso de saúde pública, de modo que no século da depressão, segundo Santos medidas são tomadas para amenizar problemas psicológicos que possam evoluir ao óbito, como é exemplificado pela campanha do setembro amarelo De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz),a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz dados alarmantes, em que 4,4% da população mundial tem diagnóstico para depressão, e a cada ano esse valor aumenta. Dessarte é necessário trazer tal doença como relação ao suicídio, visto que o Ministério da Saúde traz que 96,8% dos suicídios registrados anualmente no Brasil tem relação com transtornos mentais, conforme alerta a Fiocruz. Segundo pesquisas da Fiocruz, o suicídio majoritariamente é visto na faixa etária representada por 15 a 29 anos, e isso se dá em diversos casos devido a pressão a qual os jovens estão submetidos no dia-a-dia, de cunho estético, estudantil, profissional, familiar e uma gama de outros imbróglios referentes as vivências pessoais de cada indivíduo. Como mostrado em pesquisas elaboradas pela Fiocruz, as crises suicidas ocorrem como uma resposta aos problemas e pensamentos conflitantes em que o indivíduo vê na morte a única maneira de desligar-se, desvinculando de sua realidade. Como elencado, os jovens acabam sendo mais suscetíveis ao modelo de sociedade que postula os padrões – estéticos, estudantis, profissionais, dentre outros -- como sinônimos de sucesso e felicidade. Esse grupo etário está geralmente em transição, avançando para uma área nova em sua vida, como exemplo no mercado de trabalho ou iniciando um curso superior ou técnico, o que traz a fuga da zona de conforto e início em um caminho que muitas vezes trará novos problemas e pensamentos a serem enfrentados, o que pode justamente acarretar problemas psicológicos com passível evolução ao suicídio.


Justificativa

De acordo com dados emitidos pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que cerca de 700mil pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido a prática de suicídio. Além disso, a cada ano que se passa, os índices de pessoas diagnosticadas com depressão aumentam, de acordo com dados da OPAN (Organização Pan-Americana de Saúde), bem como o fato de apenas 38 países no mundo possuir políticas públicas eficientes de controle ao suicídio, conforme dados do Senado Federal, torna-se relevante a conscientização através do presente curso de curta duração. Ademais, a ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio), enfatiza que abusos sexuais, doenças incuráveis (como a AIDS) e neurológicas, acentuam ainda mais a problemática.


Objetivos

Objetivo Geral Conscientizar aos gestores de escolas públicas, profissionais e estudantes dos cursos de saúde e integrantes de movimentos sociais sobre as consequências sociais e a epidemiologia do suicídio. Objetivos Específicos Sugerir medidas para controle, bem como os cuidados com as pessoas que sofrem de depressão; Dar condições para que o acesso à informação chegue ao público-alvo, contribuindo para qualificá-los de forma mais acessível através do curso de curta duração; Estimular a pesquisa no âmbito da saúde mental a fim de promover melhor qualidade de vida aos indivíduos.


Metas

Estima-se que o público-alvo seja conscientizado a respeito das medidas a serem adotadas e possíveis estratégias para lidar com a problemática. espera-se alcançar pelo menos 300 estudantes da graduação e pósgraduação, 250 - docentes, técnicos administrativos, integrantes de movimentos sociais, lideranças religiosas e profissionais da saúde


Metodologia

As inscrições do curso de curta duração, serão realizadas através de formulário criado na plataforma Google Forms, cujo prazo de inscrição será definido a fim de não prejudicar as atividades do curso. Além disso, o curso será na modalidade assíncrona, cujos vídeos serão postados semanalmente na plataforma Google Classroom. Os vídeos serão elaborados pelos colaboradores e discente bolsista com aval do coordenador da proposta em consonância com o descrito na proposta do curso. Cada vídeo será ministrado por docentes e ou profissionais da área sobre um tema específico de sua expertise No início do curso de curta duração, será realizada uma avaliação a respeito da percepção do inscrito acerca do tema para que no fim do curso, seja possível identificar possíveis mudanças na percepção do tema por parte do público-alvo. Para cômputo da frequência, serão utilizados, formulários criados pela plataforma Google Forms, que deverão ser preenchidos pelos inscritos, até o final de cada semana subsequente a postagem dos vídeos, o que irá definir se o inscrito visualizou o vídeo, já que será na modalidade assíncrona. Ao final do curso, será aplicado uma atividade avaliativa ao inscrito, cujo aproveitamento deverá ser igual ou superior a 60% e que deverá ser entregue por todos antes do término das atividades do curso para que estes, recebam o certificado de participação. O cronograma das atividades será disponibilizado posteriormente em tempo hábil para que as atividades do curso, previstas para primeiro trimestre de 2023, não sejam prejudicadas. Os formulários descritos pelo edital, serão enviados no prazo estipulado em cronograma específico divulgado em conjunto ao edital que rege a proposta dos cursos online.


Referências Bibliográficas

BRASIL, Ministério da Saúde. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil Boletim Epidemiologico, Brasília, v52, nº 33, Set. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletinsepidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2022 Aprovada criação do Mês Nacional de Prevenção ao Suicídio. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/12/aprovada-criacao-do-mes-nacional-deprevencao-ao-suicidio>. CRUZ, M. A. DA et al. Impactos do abuso sexual na infância e adolescência: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 4, pág. 1369-1380, 2021. CABRAL, João Francisco Pereira. "Sobre o suicídio na sociologia de Èmile Durkheim"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/sobre-suicidio-na-sociologia-Emile-durkheim.htm. Acesso em 28 de junho de 2022. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Setembro Amarelo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm. Acesso em 27 de junho de 2022. Pesquisa analisa o perfil do comportamento suicida entre jovens. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-perfil-do-comportamento-suicida-entre-jovens>. PENSO, M. A.; SENA, D. P. A. DE. A desesperança do jovem e o suicídio como solução. Sociedade e Estado, v. 35, n. 1, p. 61–81, jan. 2020. No Dia Mundial da Saúde, OMS alerta sobre depressão | História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Disponível em: <http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/nodia-mundial-da-saude-oms-alerta-sobredepressao/#:~:text=A%20preval%C3%AAncia%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20mundial>. Acesso em: 26 jun. 2022. Uma em cada 100 mortes ocorre por suicídio, revelam estatísticas da OMS - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2021-uma-em-cada-100-mortes-ocorre-por-suicidio-revelamestatisticas-da-oms>. Coordenação de Comissões Permanentes -DECOM -P_5760. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B80CE5E574A4E15A80D3AF209796CF2D.proposicoesWebExterno2?codteor=1812365&filename=Avulso+- PL+8632/2017>. Acesso em: 29 jun. 2022


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Política Nacional da Extensão Universitária regulamentada pela Constituição de 1988, em seu artigo 207, define que a Universidade através da comunicação dialógica e a troca de saberes ocorra com a sociedade. Desse modo, como o público-alvo é composto de membros da sociedade em geral (movimentos sociais, gestores de escolas, lideranças religiosas e profissionais da saúde) há o atendimento ao critério de Interação Dialógica da Comunidade Acadêmica com a Sociedade, uma vez que haverá aproximação entre esses grupos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso online de curta duração alcançará os diversos setores da sociedade (movimentos sociais, gestores de escolas, lideranças religiosas e profissionais da saúde). Além disso, serão contemplados conhecimentos correlatos a área das Ciências Sociais e da Saúde Pública. Haverá participação de docentes das áreas de Sociologia, Psiquiatria, Epidemiologia, dentro outros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O critério de indissociabilidade do Ensino – Pesquisa e Extensão, serão atendidos, uma vez que narealização do curso haverá a relação de aproximação e interação entre os discentes e docentes dauniversidade e os membros da sociedade (movimentos sociais, gestores de escolas, lideranças religiosas eprofissionais da saúde).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A proposta do curso é de grande importância tanto para a comunidade acadêmica interna quanto a externa impactando diretamente na formação do público-alvo, esclarecendo mitos, expondo fatos e bases teóricas do assunto a fim de contribuir com a formação crítica dos envolvidos. Além disso, com o conhecimento adquirido no curso de curta duração, o público-alvo, poderá utilizar esses conhecimentos para melhoria das instituições a que faz parte, para lidar com o problema e que também sirva para aprofundar seus conhecimentos na área.


Impacto e Transformação Social

Estima-se que a proposta favoreça a mudança de hábitos considerados negligentes na sociedade, cujos desfavorecem as transformações sociais. É esperado que desperte no público-alvo a importância da proposta e que ocorra transformações nos comportamentos e relações deles para com os demais.


Divulgação

A divulgação do curso ocorrerá através dos meios de comunicação. Será criada uma página na rede social Instagram, onde serão fornecidas informações, regularmente, a respeito do curso de curta duração, dados dos colaboradores, cronograma e assuntos que serão abordados ao longo do tempo previsto em cronograma para realização. Além disso, será solicitado apoio de divulgação nos canais de comunicação da UFVJM, bem como às Coordenações dos Cursos de Graduação e outras instituições.


Público-alvo

Descrição

Tendo em vista a política de extensão (extra-muros) vigente, pretendemos alcançar pelo menos 150 estudantes da graduação e pós-graduação, 350 - integrantes de movimentos sociais, lideranças religiosas, profissionais da saúde, docentes e técnicos administrativos, da UFVJM e outras Instituições de Ensino, além do público-alvo de diversas cidades, tanto do estado de Minas Gerais, quanto de outros estados.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Unaí - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 65 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação de artes para divulgação na página do Instagram, referente ao curso.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração dos formulários para cômputo da frequência dos alunos no curso

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão elaborados os material de apoio, bem como será dado suporte por parte do discente aos docentes que irão ministrar o curso.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão conferidos os formulários descritos na metodologia

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será realizada a elaboração dos certificados de participação.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final e envio à PROEXC para apreciação