Detalhes da ação

Artes do Campus e a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000327

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

09/01/2023

Data Fim

29/12/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane tolentino machado

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Música

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@proexc
@proexc_ufvjm
@proexc_ufvjm
Outras Redes Sociais

Facebook e Instagram da Prefeitura Municipal de Diamatina

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Resumo

O “Artes do Campus e a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina” constitui uma ação de extensão na modalidade de projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tendo como parceira a Prefeitura Municipal de Diamantina. A ação visa desenvolver a arte e cultura nas regiões de abrangência da universidade.


Palavras-chave

arte, comunidade acadêmica, cultura, grupos artísticos, UFVJM, orquestra, música sinfônica


Introdução

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação entre universidade e sociedade. A universidade enquanto um espaço de criação e recriação de conhecimento deve promover a transformação social ao extrapolar os muros acadêmicos. Seu escopo é o de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Extensão Universitária denota também prática acadêmica, a ser desenvolvida para a promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural e social (FORPROEX, 2012). Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável. A proposição do presente projeto alinhase à Política Cultural da UFVJM: "A Política Cultural da UFVJM deverá balizar-se, entre outras coisas, pela ação sistemática, institucionalizada e de continuidade, contribuindo para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais e viabilizando, por meio de projetos e de parceiros institucionais públicos e privados, o desenvolvimento econômico-social local e regional. Esta Política reconhece que há uma necessidade premente de constituir, valorizar e apoiar espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como de promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM (RESOLUÇÃO Nº. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012).


Justificativa

A Diretoria de Cultura (DIC) está vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A DIC tem como um dos objetivos o incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários”. As ações artísticas e culturais em muito contribuem para o desenvolvimento cultural no âmbito da UFVJM e possibilitam uma maior participação das comunidades acadêmicas e externa, elevando a universidade no cenário artístico e cultural. Nesse sentido, o projeto visa fomentar as ações culturais e artísticas nos campi da UFVJM contribuindo para a valorização e incentivo para o desenvolvimento e aprimoramento dos grupos artísticos na universidade. Em conformidade com a política cultural da UFVJM, o presente projeto pretende contribuir para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais, possibilitando a formação de parcerias institucionais para o desenvolvimento econômico-social local e regional. Além disso, há necessidade de se realizar eventos culturais no âmbito da universidade no sentido de apresentar, divulgar e valorizar os trabalhos dos artistas da comunidade acadêmica e externa, além de promover a formação de público.


Objetivos

Geral: Tornar os campi da UFVJM espaços artísticos e culturais como formas de se desenvolver a arte e cultura nas áreas de abrangência da universidade Específicos: Utilizar os espaços da UFVJM para se desenvolver a arte e cultura nas regiões de abrangência da universidade; Promover apresentações, oficinas, palestras, minicursos, entrevistas, entre outras, na temática da música, oferecidas pela equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina (OSJD); Contribuir com a formação cultural do público para a música sinfônica através da apreciação musical; Incentivar e melhorar a experiência da apreciação musical por parte do público; Promover a ampliação da vivência musical do público; Divulgar a música sinfônica.


Metas

Aumento do número de ações para a comunidade na área da música , em especial, para a música sinfônica ou de concerto; Contribuição para a formação de público para melhor vivência e ampliação de conhecimentos na área musical; Fortalecimento e promoção da UFVJM no campo artístico e cultural; Fomento para a divulgação da arte e cultura no âmbito da UFVJM; Melhoria da integração dos grupos artísticos e culturais da UFVJM com os grupos das comunidades atendidas pela universidade; Estímulo para a proteção e promoção da diversidade cultural, especialmente das regiões de abrangência da UFVJM; Ampliação e fortalecimento de parcerias e intercâmbios com as instituições parceiras com a Secretaria de Cultura do município de Diamantina; Promoção e ampliação da formação de público para apreciação de eventos culturais.


Metodologia

O “Artes do Campus e Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina” terá a participação da equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina (OSJD) na composição da agenda de atividades para 2023 que contará com a realização de concertos e de curso na área musical. A parceria da Prefeitura Municipal de Diamantina está firmada em documento anexo. 1- Curso Livre de Instrumentos de Cordas Arqueadas Oferecer curso gratuito presencial de iniciação aos instrumentos de cordas (Viola de Arco, Violino, Violoncelo e Contrabaixo Acústico) na UFVJM. Propõe aproximar o público ao universo da música por meio da escuta mais apurada dos diversos elementos que compõem a teoria, a percepção musical e a prática do instrumento. As aulas são destinadas a pessoas que possuem ou não conhecimento prévio de música. O curso visa promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do estudante. O curso é livre, de caráter não profissionalizante, oferecido ao público interessado. A iniciativa da Diretoria de Cultura da Proexc em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina da Prefeitura Municipal de Diamantina contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do estudante e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. Os participantes terão material de apoio como textos, projeções de imagens, exibição de filmes e audição de gravações. Curso destinado a pessoas interessadas em aprender o instrumento. Instrutor: Natasha Tibaes Auxiliares: Integrantes do nipe de cordas da OSJD Período do curso: 13 de março a 14 de dezembro de 2023 Aulas presenciais: Segundas-feiras, das 16h às 18h, UFVJM Carga horária: 80h Pré-requisitos: Candidatos(as) com ou sem conhecimento musical prévio Critério de seleção: Ordem de inscrição Prazo de inscrição: Até 03 de março de 2023 Ficha de inscrição: via formulário online (Google) 2- Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina Propõe-se oferecer três concertos presenciais da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina ao longo de 2023 na UFVJM, sendo um concerto no primeiro semestre e dois concertos no segundo semestre. Acesso gratuito e aberto à comunidade atendida pela UFVJM. Local: UFVJM.


Referências Bibliográficas

Metas do Plano Nacional de Cultura 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/IIICNCultura/metas-do-plano-nacional-de-cultura.pdf CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/350-.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 BRASIL. Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Plano Nacional de Cultura. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As ações visam a integração e permitirão a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, na temática da música sinfônica e aspectos do funcionamento de uma orquestra.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As formas de expressão culturais e artísticas irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas, como teatro, dança, entre outras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para a consolidação de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto propiciará a participação dos estudantes em vários campos na produção dos conteúdos para a divulgação da ação, acompanhamento da execução e finalização.Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica.


Impacto e Transformação Social

É indispensável fomentar ações artísticas em todas as áreas de expressão, especialmente, neste projeto, a área da música orquestral. Nesse sentido, a universidade não só apresenta os objetivos comprometidos com a formação profissional e científica, de centro de excelência de investigação dos principais campos do saber, mas também demarca a sua valorização e contribuição para a cultura e a arte. O desempenho de uma política cultural consistente deve delimitar a sua atuação com o propósito de levar a cultura e a arte aos cidadãos, responder às demandas sociais e fortalecer o amparo às atividades intelectuais e artísticas inerentes ao escopo acadêmico.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas redes sociais da Proexc e na Prefeitura Municipal de Diamantina.


Público-alvo

Descrição

interessados em participar do curso livre e das apresentações da orquestra

Descrição

interessados em participar do curso livre e das apresentações da orquestra

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participação da equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina na composição da agenda dos concertos da OSJD no campus JK da UFVJM e oferecimento do Curso Livre de Instrumentos de Cordas Arqueadas no campus JK da UFVJM. Informações adicionais se encontram descritas no referido projeto e no termo de comodato vinculado a este projeto de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 190 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento e estabelecimento das sessões, temáticas e participantes, entre DIC e OSJD Construção de formulários para sondagem de público e divulgação do curso.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação do curso Curso Livre de Instrumentos de Cordas Arqueadas e seleção dos interessados

Carga Horária 80 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Oferecimento do Curso Livre de Instrumentos de Cordas Arqueadas

Carga Horária 80 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina no campus JK da UFVJM

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório pela DIC e OSJD