Detalhes da ação

Campo, Saberes e Conexões

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000010

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2021

Data Fim

01/03/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ezequiel redin

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

https://www.facebook.com/estudosrurais/
Outras Redes Sociais

Não há.

Membros

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Resumo

O Programa de Extensão objetiva realizar e promover a divulgação, o intercâmbio e a popularização do conhecimento gerado no meio acadêmico pelos professores, discentes e servidores para a comunidade externa, no âmbito das ações da Universidade em torno da grande área interdisciplinar dos Estudos Rurais. Tal iniciativa endossa a necessidade de tornar o conhecimento acadêmico amplo e de fácil acesso à sociedade abordando temas com diversos especialistas da área interdisciplinar, focando nas inicia


Palavras-chave

pesquisa, mídia digital, comunicação rural, visibilidade, PPGER


Introdução

Este Programa de Extensão visa estruturar e fortalecer uma plataforma online de divulgação científica das experiências de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Essa iniciativa é motivada pelo potencial de estimular a tradução do conhecimento erudito do ambiente acadêmico para amplo acesso da sociedade e, dessa maneira, contribuir na promoção do desenvolvimento rural no país. Deste modo, este Programa de Extensão tem por base ações que vêm sendo realizadas no âmbito do PPGER e que, a partir da conjuntura da pandemia em 2020, passaram a demandar uma estruturação de modo a garantir registro, organização, qualidade e aderência à proposta de formação e pesquisa desenvolvidas no PPGER. O PPGER, com sede no Campus de Diamantina e atuação no Campus de Unaí, Minas Gerais, objetiva formar profissionais com alto nível de qualificação e visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais e de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional. Nesse sentido, o programa apresenta duas linhas de pesquisa: 1) Sociedade e Cultura no Mundo Rural: intercala temas como antropologia e história da alimentação, educação, Cultura e Processos formativos no Campo, geografia, História e Estudos rurais, geografias e representações do imaginário: identidade, memória e arte no Vale do Jequitinhonha, Gênero e Agricultura, manifestações da linguagem religiosa na cultura rural, movimentos Sociais no Campo e Assentamentos Rurais, populações rurais do Jequitinhonha e Mucuri, raízes Agrárias da Formação Social Brasileira, tópicos Especiais em Cultura e Mundo Rural; 2) Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente: Agricultura Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Meio Ambiente, Agroecologia e Questões Sociais do Campo Brasileiro, Agronegócio e Desenvolvimento regional, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural, Promoção da saúde, território rural e segurança alimentar, Região, Território e Desenvolvimento, Turismo, Planejamento e Gestão territorial no Campo, Trabalho e Trabalhadores no Espaço Rural, Tópicos Especiais em Espaços Rurais e Sistemas Agrários. Deste modo, o Programa de Extensão se apresenta como uma oportunidade para fortalecer a interdisciplinaridade, entre as áreas de conhecimento, considerando as atividades de pesquisa e extensão realizadas no âmbito do PPGER. Segundo Gattás e Furegato (2007), num contexto de rápido desenvolvimento tecnológico e científico, a universidade precisa se apresentar como espaço promotor de discussões transformadoras, a partir de práticas pedagógicas participativas. A interdisciplinaridade é um caminho para compreender a complexidade dos fenômenos e romper com a fragmentação do conhecimento, tornando a educação humanizada. Na interdisciplinaridade, o trabalho agrega a visão de diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma construção coletiva de novas formas de se visualizar os fenômenos (GATTÁS; FUREGATO, 2007). Este Programa de Extensão contribuirá para ampliar a rede de relações que envolve toda a comunidade acadêmica do PPGER com a comunidade externa, sendo estratégico na visibilidade das pesquisas e debates que promovam conexões entre conhecimentos científicos e populares. No entanto, como destaca Silveira e Redin (2013), é imprescindível evitar o imperativo técnico, onde o conhecimento científico é tomado como inquestionável e, deste modo, não pode ser flexibilizado diante do conhecimento local. Para fugir desse risco, a equipe gerará produtos com resultados de campo empírico (REDIN e SILVEIRA, 2013), ou seja, as notícias são produzidas com os envolvidos nas atividades, as lives serão feitas com os conhecedores do assunto, intercalando, quando possível, o saber acadêmico com o saber popular, gerando diálogos e, possivelmente, resultados animadores que estimulem a comunidade envolvida. Paulo Freire, em sua vasta obra de reflexão sobre o processo pedagógico, comenta sobre uma educação que construa uma sociedade que pensa, o que é imprescindível um processo dialógico, articulado e coletivo, que valorize e enrede conhecimento, vivências, comunidade, escola e natureza. Uma dinâmica educacional que promove o diálogo contribui para a formação de atores mais conscientes, a caminho de um processo emancipatório. Portanto, “quanto mais conscientizados somos, sobretudo pelo engajamento de transformações que assumimos, mais anunciadores e denunciadores nos tornamos” (FREIRE, 1979, p. 16). Pautando-se na concepção dialógica do pensamento freiriano, o sistema educacional precisa superar o modelo fragmentado por disciplinas, sobretudo ao propor dinâmicas que estimulem o compartilhamento de experiências e vivências. Se o ser humano é marcado por sua multidimensionalidade, a educação deve ir além da transferência sistêmica de técnicas e informações, abrindo-se às possibilidades dos sujeitos que constroem a dinâmica pedagógica (DUARTE, 2019; FREIRE, 1979). O ponto fundamental do trabalho interdisciplinar, de concepção teórica ou prática é a troca de conhecimentos que se estabelece no interior das interações, enriquecendo os conhecimentos, ampliando os campos de visão dos profissionais envolvidos. (...) Adotar a interdisciplinaridade nos leva a profundas reflexões sobre nossa maneira de atuar, especialmente no ensino, revendo aspectos éticos e sociais e buscando o amadurecimento profissional que se reveste de um novo saber (GATTÁS; FUREGATO, 2007, p. 90). Uma das ferramentas de comunicação que contribui na visibilidade é o site eletrônico do Programa (http://site.ufvjm.edu.br/ppger/) abrigado na instituição (UFVJM), sendo atualizado semanalmente. Além disso, o PPGER também tem perfis públicos nas redes sociais, em específico, no Facebook, Instagram e Youtube, que são utilizadas para divulgação de eventos, informações, publicações científicas do curso e ou relacionadas ao mundo rural. Para esse Programa de Extensão, a comunidade do PPGER foca em divulgação e popularização de conteúdos na Plataforma do Youtube, tendo como auxiliares as mídias digitais do site, Instagram e Facebook. Nesse sentido, o Programa de Extensão será desenvolvido ao longo do tempo e registrará a história de contribuições do PPGER/UFVJM em forma de vídeos, notícias e publicações em redes sociais, o que dará dinamicidade e visibilidade, tornando-se um instrumento vital para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais.


Justificativa

Com o avanço das Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTIC) na sociedade, principalmente pelo acesso à informação, o PPGER, em conjunto com o seu processo de criação e consolidação, se fortalece através de um alinhamento das plataformas digitais. Nesse sentido, calcados nos conceitos de interatividade e interação entre a comunidade científica e a sociedade, busca-se potencializar a mediação das informações através de várias mídias digitais. O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais utiliza os meios de comunicação para contribuir no processo de divulgação científica das atividades de pesquisa e extensão, mas também para criar momentos de formação a partir de debates ou outras ações. O objetivo do portfólio digital é a promoção dos trabalhos intelectuais interdisciplinares executados e construídos pelos integrantes da comunidade científica do PPGER, com a finalidade de contribuir para a valorização das atividades desenvolvidas pelos Estudos Rurais. Nesse sentido, a criação de conteúdo sustenta a movimentação das mídias sociais servindo para compilar as experiências produzidas na comunidade, evidenciando o impacto social do programa na sociedade. Para tanto, dentre as ações do Programa de Extensão será dada continuidade às entrevistas que buscam abordar temas de relevância acadêmica e social, relacionados ao mundo rural ou à conjuntura atual. A série de entrevistas seguirá sendo transmitida e arquivada no canal do Youtube PPG em Estudos Rurais UFVJM (https://www.youtube.com/channel/UC6Op3j7v8mo_ZwGgshRKVcw). A produção de conteúdo envolve, em especial, ações coletivas pensadas e organizadas entre os integrantes da comunidade científica do PPGER. Assim, envolvem as atividades de divulgação de defesas de dissertações, notícias relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão realizadas por discentes, docentes e servidores vinculados ao PPGER. A produção de conteúdo endossa o compromisso social e político do PPGER, segue os princípios da publicidade da administração pública pautados na lógica do conhecimento e controle da sociedade. Nesse contexto, as mídias digitais são instrumentos de divulgação de palestras, artigos, reportagens, integração social, expressão artística ou cultural, capítulo de livro, livro e qualquer produção intelectual que esteja no âmbito de representação do PPGER, sendo que o trabalho é publicizado de acordo com a demanda da comunidade do PPGER. Portanto, o programa de extensão será uma ferramenta para uso da comunidade interna para ações de divulgação dos mais diferentes trabalhos relativos ao Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais, fortalecendo a conexão da universidade pública com as demandas da sociedade. A ação respalda-se na crescente preocupação sobre a importância de fortalecer dois componentes: a coesão social da comunidade universitária e a coesão da comunidade externa e dos interessados na temática rural. Deste modo, é notória a relevância que este programa possui para estreitar os laços entre o PPGER e a comunidade externa, tendo em vista o papel que os programas de pós-graduação possuem para o avanço da educação e do conhecimento e também na relação entre prática extensionista, universidade e sociedade. O Programa de Extensão se justifica pela necessidade de: - Estruturar uma ação de extensão envolvendo a consolidação de plataforma digital articulada às redes sociais, com a finalidade de divulgação científica das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do PPGER; - Ampliar a inserção regional e relevância social do PPGER, na medida em que a divulgação científica passa a ser realizada com envolvimento da comunidade externa - em especial, aqueles sujeitos que estão envolvidos nos projetos de pesquisa executados pelos pesquisadores do PPGER; - Contribuir para a visibilidade e popularização da pesquisa científica, por meio da divulgação em diferentes redes sociais e, portanto, visando atingir diferentes públicos da sociedade, especialmente da região de inserção da UFVJM; - Promover maior interação e conexão entre os saberes acadêmicos e os saberes populares, criando espaços para debate e troca de experiências referente aos temas contemporâneos que envolvem o mundo rural; - Garantir registro e validação institucional, de modo a certificar essa importante frente de trabalho, em suas diferentes ações, já em andamento no PPGER.


Objetivos

Objetivo geral O programa objetiva realizar e promover a divulgação, o intercâmbio e a popularização do conhecimento gerado no meio acadêmico pelos professores, discentes e servidores para a comunidade externa, no âmbito das ações da Universidade em torno da grande área interdisciplinar dos Estudos Rurais. Objetivos específicos - Consolidar um portal para divulgação de informações de estudos rurais e desenvolvimento, sejam elas relacionadas a comunidade universitária local, de instituições de pesquisa ou agências de desenvolvimento rural. - Apresentar experiências inovadoras estudadas pela comunidade acadêmica que trouxeram sucesso para agricultores, tornando viável para todos o acesso à informação. - Compartilhar pesquisas desenvolvidas por Instituições de Ensino e Pesquisa para comunidades rurais e estudantes da área em Minas Gerais e no Brasil. - Fortalecer um canal de comunicação que propicie a troca de saberes, onde a comunidade universitária interaja com as famílias rurais e que estas tenham voz e possam se tornarem protagonistas do desenvolvimento rural com depoimentos de histórias de sucesso. - Despertar na comunidade universitária (acadêmicos, técnicos e professores) o gosto pela área de Estudos Rurais e pelo compartilhamento virtual de conhecimento gerado na Instituição de Ensino Superior. - Desenvolver nos estudantes, futuros profissionais dos Estudos Rurais, e em toda a comunidade universitária, a capacidade de multiplicar conhecimentos através de plataformas digitais. - Facilitar o acesso a informações, pesquisas e notícias do mundo rural por meio de conteúdos virtuais para a comunidade externa de forma simplificada.


Metas

Fortalecimento de um portal de Estudos Rurais para a popularização de informações na área de pesquisa, ensino e extensão. Fortalecer as linhas de pesquisa no PPGER/UFVJM em plataforma digital. Aproximar e estabelecer parcerias entre pesquisadores externos da temática rural com os professores, pesquisadores e estudantes das Universidades, em especial da UFVJM; Envolver os mestrandos e egressos do PPGER/UFVJM de forma a despertar o interesse da comunidade universitária para a popularização do conhecimento e experiências para a sociedade. Divulgar os estudos do PPGER da UFVJM, Diamantina e Campus Unaí. Disseminar o conhecimento sobre novidades do mundo rural de forma a atingir o maior número de pessoas da sociedade. Debater e incentivar caminhos para a prática de divulgação de estudos e pesquisas, utilizando plataformas digitais, buscando assim promover a utilização dos recursos virtuais como ferramenta complementar dos estudos rurais.


Metodologia

O Programa de Extensão envolverá a consolidação de um website e um leque de plataformas de comunicação digitais onde serão postadas notícias, pesquisas e iniciativas da comunidade que se dedica aos estudos rurais. Portanto, será estruturado a partir da criação de uma Comissão de Extensão, instituída pelo PPGER e composta por docentes e discentes, que terá por atribuição a organização das atividades garantindo periodicidade, compromisso com qualidade e registro. Ademais, haverá contribuição dos demais docentes e discentes na seleção dos conteúdos, bem como na elaboração de momentos de troca de conhecimento, notícias e ou informativos. Nesse sentido, o Programa fortalece-se em três campos: a) Divulgação de notícias no site: construção e elaboração de notícias de interesse da comunidade acadêmica e comunidade externa em relação às ações voltadas aos estudos rurais; b) Estudos Rurais Entrevista: objetiva estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube, Facebook e Instagram; c) Organização de eventos acadêmicos e não acadêmicos: a comunidade do PPGER organizada usa das mídias para a divulgação de eventos internos e externos com ações do no PPG em Estudos Rurais – Eventos; d) Construção de material para redes sociais: elaboração de banners digitais, audiovisuais, e-books e demais estratégias para popularizar e tornar conhecidas as ações em torno dos estudos rurais. A produção de conteúdo para o portfólio digital envolve, em especial, ações coletivas pensadas e organizadas entre os integrantes da comunidade científica do PPGER. Assim, envolvem as ações de divulgação de defesas de dissertações, notícias relacionadas ao trabalho social de discentes e docentes e servidores técnicos. A produção de conteúdo segue os princípios da publicidade da administração pública pautados na lógica do conhecimento e controle da sociedade. Nesta perspectiva, também estão alinhados as instâncias e decisões coletivas dos membros integrantes do PPGER. Nesse contexto, as mídias digitais são instrumentos de divulgação de palestras, artigos, reportagens, expressão artística ou cultural, capítulo de livro, livro e qualquer produção intelectual que esteja no âmbito de representação do PPGER, sendo que o trabalho é publicizado de acordo com a demanda da comunidade do PPGER. Em relação às notícias publicadas no portal, para garantir a ética e a autoria, serão devidamente creditadas e referenciadas, garantindo-se ética profissional. As atividades do projeto sempre serão analisadas e monitoradas pela equipe do Programa de Extensão. Durante as ações desenvolvidas busca-se obter um impacto relevante, direto e indireto, envolvendo as comunidades internas (discentes, docentes e técnicos) e externas, de forma interdisciplinar. Considerando as oito etapas do projeto, assim estão estabelecidas: Professores e Coordenação: auxiliar na consolidação dos processos de comunicação dos Estudos Rurais (Portal, manutenção e consolidação), com o planejamento, construção, elaboração de notícias e consolidação das mídias do PPGER. Discentes e professores: realizarão a organização das atividades de elaboração de conteúdo. Discentes e professores: Estudos Rurais Entrevista com o contato, elaboração de pautas e construção de lives no canal do Youtube. Discentes e professores: construção e realização de notícias para o site Discentes e professores: realização de postagens de divulgação das ações do Programa nas redes sociais . Discentes e professores: Produção de conteúdos. Discentes e professores: divulgação do Portal nas redes sociais. Discentes e professores: Elaboração de relatório e resumos. Em razão da situação de emergência em saúde decorrente da pandemia da COVID-19, com restrição de contato pessoal, o programa buscará sua operacionalização de forma não presencial, com reuniões dos membros da equipe para a definição de cronograma de publicações, pautas prioritárias, contatos etc. Desse modo, as suas ações, em sua grande maioria, estão direcionadas ao meio digital, sendo possível realizar as atividades de forma remota. Nesse sentido, a sua viabilidade logística, técnica e operacional está garantida para o seu desenvolvimento.


Referências Bibliográficas

DUARTE, B. S. Ética e docência numa educação libertadora na perspectiva de Paulo Freire. 2019. 112 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. 53 p. GATTÁS, M. L. B.; FUREGATO, A. R. F. A Interdisciplinaridade na Educação. Rev. RENE. Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 85-91, jan./abr.2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3240/324027956011.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021. REDIN, E.; SILVEIRA, P. R. C. Extensão universitária e extensão rural: diferenças e desafios. Vivências, Erechim, v. 9, p. 153-158, maio. 2013.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica será desenvolvida por meio de plataformas digitais, bem como nas redes sociais. Para tanto, serão usadas duas redes sociais para essa comunicação: Facebook e Instagram. O portfólio conta com um Canal no Youtube para divulgação de vídeos educativos, notícias, lives sobre o ensino no âmbito dos Estudos Rurais e o campo prático de profissionais e pessoas que se dedicam às atividades com o meio rural. Tendo em vista a inegável contribuição da ação universitária e da prática extensionista como formas de contribuir para a democratização do conhecimento, este programa possibilita que barreiras sejam rompidas e transformações sociais sejam realizadas, sobretudo neste contexto de pandemia da Covid-19.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O campo dos Estudos Rurais, por si só, é uma área interdisciplinar no meio acadêmico e este projeto contempla os princípios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Portanto, realiza-se o tripé da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão com potencial de promover o impacto e transformação social de toda a comunidade acadêmica, bem como, das famílias agricultoras. O PPGER tem avançado e consolidado sua atuação interdisciplinar ao agregar diferentes áreas de conhecimento a partir dos pesquisadores e das pesquisas realizadas. Desta forma, a realização de ações por meio de plataformas digitais busca fomentar essa frente e ampliar sua visibilidade, bem como contribuir na divulgação científica das atividades. É fato que as oportunidades de diálogo, entre diferentes sujeitos, área de conhecimento ou ainda entre conhecimento científico e popular, contribuem para enraizar a perspectiva interdisciplinar e interprofissional. Ademais, contribuem fundamentalmente para a superação de visões negacionistas sobre a ciência ou, ainda, fazem o enfrentamento à fake news tão recorrentes no mundo digital.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Programa de Extensão visa estimular o envolvimento de equipes interdisciplinares nos grupos de pesquisa, com a participação de discentes de graduação e pós-graduação, além do incentivo – por meio de divulgação, participação em eventos, etc. – para a construção de cooperações internacionais com outras instituições e ou grupos de pesquisa. Com isso, intenciona-se promover discussões internas para o fomento a criação de grupos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo docentes e discentes do PPGER e de outros PPGs (da UFVJM e externos). Além disso, o programa fortalece os grupos de pesquisa, no sentido de fomentar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação articulada ao aumento da rede profissional de pesquisadores que dialogam com o programa. A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão é efetiva em um contexto de apoio institucional para a realização de atividades que tenham compromisso com a realidade social e de inserção regional da UFVJM. A perspectiva da indissociabilidade pressupõe que a extensão seja estruturante na relação entre universidade e sociedade, de modo que as demandas da sociedade possam repercutir em pesquisas com compromisso e relevância social e as ações de ensino respondam à demanda de formação de profissionais comprometidos com as mudanças sociais tendo como foco a dimensão humana, fundamentais para uma sociedade mais igualitária e justa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Esta iniciativa, inovadora, de inserir os estudantes como protagonistas das mídias digitais, consolida o Programa de Extensão como um importante instrumento de promoção das atividades de ensino, pesquisa e extensão mais próximas da comunidade local/regional – contribuindo na visibilidade do PPGER, mas também nas oportunidades para a formação continuada de vários profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e buscam qualificação compatível com a jornada de trabalho. É recorrente o convite para discentes e egressos do PPGER para ministrarem palestras, minicursos e outras atividades públicas, com base na sua trajetória de formação e pesquisas realizadas no âmbito do PPGER. Isso reforça o propósito de estimular o uso das mídias para que apresentem à comunidade suas experiências com a pesquisa e a extensão, bem como, seus trabalhos de impacto social. A visibilidade e a inserção regional são duas ações indissociáveis e possuem o conteúdo essencial para que qualquer impacto seja possível no âmbito do Programa, pois é a sintonia e conexão com as organizações, gestores, lideranças que alimenta o movimento de atualização das problemáticas de pesquisa, da atualização teórico-metodológica dos docentes, da solidez na formação dos discentes, na permanente reflexão do Programa em busca de avançar em fluxos e processos internos visando atender às demandas apresentadas, incluindo aquelas vinculadas às possibilidades de captação de recursos e de cooperações técnicas que geram tanto progressos científicos quanto trazem melhorias às comunidades e ou sujeitos envolvidos – a exemplo de pesquisas com desenvolvimento tecnológico (P&D). A inserção dos estudantes de graduação será realizada a partir da adesão voluntária, seja na participação em atividades e ou como público receptor. De modo geral, a partir da articulação com os grupos de pesquisa vinculados ao PPGER, os estudantes têm oportunidade de se aproximar de temas e pesquisas realizadas no mestrado acadêmico, contribuindo para promover seu interesse em cursar pós-graduação e, também, na realização de pesquisas com relevância social.


Impacto e Transformação Social

O Programa tem a missão de inserção social, ou seja, produzir e disseminar o conhecimento junto a comunidade rural que é o foco dos estudos rurais. As ações desenvolvidas estão alinhadas com a meta institucional de inserção social, regional e com perspectiva de internacionalização, dadas as relevantes pesquisas e produções de conhecimento, norteadoras de mudanças para melhoria da realidade regional, bem como sua relevância para a formação de profissionais mestres. Portanto, para os profissionais vinculados aos Estudos Rurais, o perfil das pesquisas, estudos e análises são fundamentais para garantir a inserção social pois atuam como uma mediação, uma ponte, entre a universidade e a sociedade, criando oportunidades para que os docentes e discentes possam conhecer diferentes realidades da região e, a partir disso, possam se estruturar novos projetos e temas de pesquisa, de atuação extensionista, de inovação e desenvolvimento.


Divulgação

O trabalho e todo o know-how gerado pelo projeto de extensão será divulgado nas plataformas digitais do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais da UFVJM.


Informações Complementares

Não se aplica.


Público-alvo

Descrição

Os discentes do PPGER/UFVJM serão beneficiados diretamente (50) e indiretamente pretende-se impactar 500 discentes externos, com a divulgação de suas pesquisas, depoimentos de suas experiências no campo e com acesso aos conteúdos divulgados.

Descrição

Impacto direto e indireto (entorno de 500) com o público em geral dos envolvidos com as atividades divulgadas pelo programa, como acadêmicos, pesquisadores, técnicos e famílias serão beneficiados com troca de experiências e saberes. Além disso, Os professores e técnicos do PPGER serão beneficiados diretamente (20) uma vez que sua participação despertará motivação em suas pesquisas e trabalhos evidenciando que a ação desenvolvida pode transformar a vida das pessoas na região, bem como no país, ao popularizar o conhecimento gerado na universidade para a sociedade. Além disso, pretende-se beneficiar indiretamente aproximadamente 180 docentes e técnicos externos à UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Unaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O PPGER disponibilizará todo o suporte técnico com auxílio da secretaria, da coordenação, site e mídias sociais para o desenvolvimento desse projeto, bem como, todas as questões necessárias para que possa estabelecer a construção de informações e apoio de recursos humanos (discentes, professores e técnicos) para o desenvolvimento do trabalho.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 1248 h

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Construção, elaboração de notícias e consolidação das mídias do PPGER.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, construção, elaboração de notícias e consolidação das mídias do PPGER.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Contato, elaboração de pautas e construção de lives no canal do Youtube.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Construção e realização de notícias para o site

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de banners digitais para divulgação das notícias nas redes sociais.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção de conteúdos para site, redes sociais e lives do Programa.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Postagem de materiais informativos nas redes sociais do Programa.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de resumos, sistematização e relatórios do programa.