Detalhes da ação

Grupo de Teatro Universitário diamantinense

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000332

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/02/2023

Data Fim

30/12/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

daniela luciana braga santiago teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes Cênicas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Resumo

Este projeto consiste em oferecer a comunidade acadêmica e externa um espaço para aplicação de oficinas em Artes Cênicas tendo como objetivo a formação de um grupo teatral universitário capacitado para apresentações teatrais e culturais.


Palavras-chave

teatro,oficinas,universidade


Introdução

De acordo com os seguintes objetivos fundamentais da Diretoria de Cultura da UFVJM, 'Incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários', esse projeto visa incentivar a criação de um grupo teatral universitário a fim de valorizar os talentos na área cultural do meio acadêmico e externo. O grupo teatral será capacitado através de oficinas de Artes Cênicas que visa preparar os integrantes para apresentações artísticas culturais.Com uma metodologia específica para aulas de teatro, com base nos estudos de Viola Spolin e Ingrid Dormien Koudela (1999) “as oficinas irão trabalhar exercícios que buscam despertar a consciência corporal assim como deixar o participante à vontade para expressar-se e desinibir-se”. De acordo com Viola Spolin,quando o artista cria a realidade no palco, abre-se para receber um mundo fenomenal. Quando o indivíduo vê as pessoas e as suas maneiras, como elas se comportam juntas, quando vê a cor do céu, ouve os sons do ar, sente o chão sob seus pés e o vento em sua face, ele adquire uma visão mais ampla do seu mundo pessoal e o seu desenvolvimento torna-se acelerado. O mundo fornece o material para o teatro, e o crescimento artístico desenvolve-se par e passo com o nosso reconhecimento e percepção do mundo e de nós mesmos dentro dele. De acordo com JAPIASSU, Ricardo as apresentações das oficinas proporcionam o contato direto com o público e se transformam em espaços de criação e desenvolvimento do lúdico. O teatro é uma arte com potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla.O objetivo é entender o fazer teatral como uma prática saudável,onde o faz-de-conta domina de uma forma espontânea. Assim, através da composição de cenas, jogos, atividades do folclore e situações do cotidiano , são transmitidos conteúdos de Improvisação Teatral, Expressão Corporal e Vocal.A oficina se propõe a fornecer subsídios a atores e não atores para que possam exercitar a teatralização de situações que serão propostas, transpondo para a cena teatral a atmosfera intimista, irônica e humana . E, principalmente exercitar o olhar para a transposição, como possibilidade de recriar algo que já existe com novas abordagens, de criação para o teatro e proporcionando uma ferramenta a mais no processo de criação artística.( SPOLIN,Viola) A oficina de teatro através das dinâmicas desenvolve o espírito de coletividade, valoriza o convívio social; desenvolve a coordenação motora;desenvolve potencialidades criativas; habilidades corporais e vocais;amplia os conhecimentos corporais e vocais;estimula a imaginação;expressar-se através de suas potencialidades corporais e vocais. Acreditamos que através do Projeto "Grupo Teatral Universitário Diamantinense ", temos a possibilidade de estreitar as relações entre a Universidade e a comunidade, uma vez que o teatro forma um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, proporcionando aos indivíduos a troca de experiências entre duas realidades: a acadêmica e publico externo.


Justificativa

Através da minha carreira como diretora de um grupo Teatral, entre os anos de 1999 a 2014, ao ministrar oficinas de Artes Cênicas, percebi que a arte cultural é uma das importantes ferramentas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem ,uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação integral do individuo, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. De acordo com o FORPROEX, 2012 "A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.". A oficina será ministrada para a comunidade acadêmica e no âmbito da UFVJM no intuito de estreitar relações entre essas duas esferas possibilitando uma troca de conhecimentos e interação social buscando favorecer com isso o trabalho de extensão. É fundamental para a Diretoria de Cultura: * Fomentar as diversas formas de expressão artística e cultural dos membros da comunidade universitária e sua interação com as expressões culturais e artísticas das comunidades externas. * Estimular a criação e o funcionamento de grupos artísticos e culturais na comunidade universitária em interação com a comunidade externa. Entretanto, as ações do presente projeto visam a integração e poderão permitir a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, ao passo que todos poderão ter conhecimento das produções e formas de manifestação nas mais diversas áreas da cultura em especial, as artes cênicas.


Objetivos

Objetivo principal: O objetivo do projeto é contribuir para apoiar no desenvolvimento artístico, cultural esocial da comunidade acadêmica e externa. Objetivos específicos: * Ser um canal de expressão , reflexão e interação social. * Proporcionar aos indivíduos o acesso à arte. *Divulgar trabalhos artísticos contribuindo para a popularização da arte por meio de apresentações cênicas. Ocupar o tempo dos jovens para que eles não se envolvam em coisas ilícitas. (o mundo do crime , da droga, da bebida etc.).


Metas

Impactos diretos: Atender um número máximo de 20 integrantes tanto do publico acadêmico e externo para a formação do grupo teatral. Despertar a autoestima, a improvisação, a criatividade o estar no mundo, o poder de decisão de falar em público, de expor idéias. Desenvolver a importância da participação individual no contexto coletivo, o conhecimento sobre espaço, tempo e ritmo, o desenvolvimento das potencialidades de raciocínio, percepção e criatividade.Criar um grupo teatral universitário a fim de contribuir nos trabalhos artísticos culturais ligados diretamente com a universidade assim como incentivar e valorizar os talentos na área cultural do meio acadêmico e externo.De acordo com os seguintes objetivos fundamentais da Diretoria de Cultura da UFVJM, 'Incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários', esse trabalho visa incentivar a criação de um grupo teatral universitário a fim de valorizar os talentos na área cultural do meio acadêmico e externo. O grupo teatral será capacitado através de oficinas de Artes Cênicas que visa preparar os integrantes para apresentações artísticas culturais. Impactos indiretos: Promover a expressão da estética do corpo, através da linguagem cênica, e dos conteúdos culturais simbolizados pelos alunos; ampliando a segurança pessoal e expressividade e elaborando, seus conteúdos, a fim de alargar os horizontes culturais. ( Spolin,1999)


Metodologia

Etapas: 1ª - Etapa de divulgação: Divulgação nas redes sociais da oficina de teatro: Os proponentes irão fazer a sua inscrição pelo formulário que será disponível nas redes sociais contemplando a todos interessados em participar. 2ª- Etapa de Seleção : A etapa de seleção dos integrantes constará da entrevista e aplicação de testes de aptidão para as artes cênicas. As entrevistas serão no sentido de identificar quem realmente tem o interesse em participar do projeto até o final , disponibilidade de horários e outros. O teste de aptidão será para identificar talento nato ou experiência na área teatral. 3ª- Formação do grupo teatral: será selecionados um grupo de aproximadamente vinte (20) integrantes 4 ª- Caso o numero de participantes ultrapasse o número estimado de vagas faremos uma lista de espera. 5ª- Caso aconteça desistência de algum dos participantes, o próximo da lista de espera será chamado para preenchimento da vaga. 6ª- Oficinas : serão aplicadas no período de 12 meses para capacitação teatral . As oficinas também englobam ensaios para apresentações amadoras para fins de praticas teatrais nas ruas ou em espaço fechado e também eventos da proexc. 7ª Duração : . Essas oficinas serão realizadas com uma frequência de tres vezes por semana, com uma duração de duas horas por oficina e por um período aproximado de 12 meses. 8ª Espaço: O local da oficina será definido para os seguintes locais: Campus I. Auditorio da Reitoria Campus II-. Espaço Recrear Arraiolos. Observação: o numero de vezes e horas semanais poderão aumentar caso a oficina for pra preparação de algum evento especial, ou peça teatral.Assim também como engloba a construção de figurino e cenário para uma apresentação especifica.


Referências Bibliográficas

RESOLUÇÃO No. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012 Forproex 2012 SPOLIN, Viola.JOGOS TEATRAIS NO LIVRO DO DIRETOR Apresentação: Ingrid Dormien Koudela Tradução:Eduardo Amos e Ingrid D. Koudela. S.P. Perspectiva, 1999. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EEXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de (Coord.). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: SESC/SP, 2006. LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Das Vanguardas à Tradição: Arquitetura, Teatro & Espaço Urbano. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Acreditamos que através do Projeto Grupo teatral universitário diamantinense estamos estreitando as relações entre a Universidade e a comunidade, uma vez que o teatro forma um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, proporcionando aos indivíduos a troca de experiências entre duas realidades a acadêmica e publico externo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As formas de expressão por meio do teatro irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas , como a música , dentre outras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As aulas de oficinas de teatro irão promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão , pois irá favorecer a aproximação entre universidade e sociedade nas aulas teatrais. O espaço para as oficinas de teatro ira possibilitar a troca de experiências entre a comunidade externa e acadêmicos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante irá auxiliar 1- No controle de presença dos participantes. 2- Na preparação do espaço para as oficinas 3- Na preparação de materiais que serão usados 4- Elaboração dos jogos teatrais 5- No planejamento e execução das oficinas. 6- As oficinas poderão auxiliar os estudantes na formação acadêmica, pois o teatro é uma grande ferramenta pedagógica por trazer inúmeras contribuições para o desenvolvimento acadêmico, como despertar a criatividade, a desenvoltura, o falar em publico e outras.


Impacto e Transformação Social

O evento propiciará a participação dos estudantes e comunidade externa em diversos formatos de espetáculos teatrais , acompanhamento da execução e finalização.Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas mídias da PROEXC, face book, instagram e twitter e outros midias pessoais como whatzap.


Público-alvo

Descrição

1- Acadêmicos do âmbito da UFVJM . 2- Comunidade externa para maiores de 18 anos . 3- Ambos tenham disponibilidade para participarem das oficinas. 4- Ambos tenham talento nato ou experiência na área teatral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 300 h

Carga Horária 300 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A oficina se propõe a fornecer subsídios a atores e não atores para que possam exercitar a teatralização de situações que serão propostas, transpondo para a cena teatral a atmosfera intimista, irônica e humana . E, principalmente exercitar o olhar para a transposição, como possibilidade de recriar algo que já existe com novas abordagens, de criação para o teatro e proporcionando uma ferramenta a mais no processo de criação artística.( SPOLIN,Viola)