Visitante
IV Seminário de Cenários de Prática no Território
Sobre a Ação
202203000334
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
13/02/2023
20/02/2023
Dados do Coordenador
mirtes ribeiro
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Trabalho
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Trata-se do IV Seminário de curricularização da disciplina de Cenários de Prática no Território, ofertado de forma remota. Dentro da proposta do Plano Nacional de Extensão e Cultura, a extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. O ensino e a extensão estão pautadas nas metodologias ativas, bem como os ambientes virtuais que se deslancham agora dentro da UFVJM e percorre trajetos virtuais no município de Diamantina.
Cenários de Prática, enfermagem, saúde
A extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. Esta forma de ensino a distância, nos permite como uma real necessidade de trabalhar o tema da Atenção Primária em Saúde, sob o eixo ensino-extensão; buscando a interação e troca de saberes entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e comunidade externa. Trata-se de ação de curricularização em extensão da disciplina de Cenários de Práticas no Território ENF- 057 com 15 horas do Departamento de Enfermagem da UFVJM, aonde os alunos reconheceram os territórios de ação da enfermagem e através de um seminários apresentam esses espaços no foco da visão da enfermagem para a comunidade cadaemica e externa de forma on line.
O Seminário é aberto a comunidade na modalidade remoto, atende a comunidade externa e interna da UFVJM, envolve a participação de discentes de outros cursos, dos amigos, familiares e conhecidos dos alunos favorecendo que os discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, leve conhecimento e informação referente aos "cenários de prática em saúde" à comunidade acadêmica, local e adjacente, tomando como base a Atenção Primária em Saúde.
Objetivo geral: Permitir que o discente descubra dentro do conceito ampliado de saúde, os diversos Cenários de Prática da Enfermagem como profissão, buscando uma interação com a comunidade universitária e externa, bem como, intercâmbio de conhecimentos, saberes e/ou serviços referentes a dimensão da enfermagem. Objetivos específicos: 1- Reconhecer na comunidade os diversos cenários de atuação profissional a partir do roteiro virtual 1-2 e 3 caminhantes no território diamantinense e no futuro municípios adjacentes. 2- Conhecer virtualmente os territórios de saúde e a saúde ambiental que se apresentam nos respectivos roteiros oferecidos na disciplina em questão. 3- Desenvolver raciocínio reflexivo e crítico frente aos roteiros virtual 1-2 e 3 caminhantes referente as superações de dificuldades e possíveis ações de saúde de cada cenário. 4 - Apresentação dos roteiros virtuais para a comunidade interna e externa da universidade-UFVJM, com envolvimento dialógico e interação em uma participação ativa dos convidados.
Proporcionar o diálogo com a comunidade interna (docentes, discentes, colaboradores) com a externa à Universidade inserida nos diversos cenários de saúde, mediante apresentação dos seminários.
A metodologia deste evento de extensão estará centrada na interação dialógica dos acadêmicos de enfermagem do primeiro ano com a comunidade externa através da apresentação dos respectivos caminhos, Roteiro I - Da unidade Básica de Saúde da Vila Operária até a rua da Glória (Campus I da UFVJM), Roteiro II - Lado Direito da Rua da Gloria, a Escola Mandacaru no bairro Rio Grande e Roteiro III – Lado esquerdo da Rua da Glória, até o Bairro Rio Grande. Tratar-se -a de um método descritivo exploratório de forma virtual por meio da ferramenta Google Maps, para atender as normas estabelecidas da pandemia de COVID-19. A técnica de coleta de dados escolhida será a observação livre e busca das informações dos serviços de saúde através das mídias sociais como, Instagram, sites, Facebook dentre outros. Para tanto, elaborou-se um questionário com questões semiestruturadas que serão aplicadas discentes de cada roteiro virtual 1,2 e 3. Ao longo da curricularização os dados por território serão analisados e categorizados em áreas de saúde (consultórios odontológicos, unidades de saúde, laboratórios de análises clinicas, Hemocentro e outros), comércio em geral, comércio de gêneros alimentícios, beleza e higiene, educação, cenários religiosos, bem como, outros. A participação efetiva da sociedade se dará tanto na coleta de dados com o envolvimento do discente com a comunidade, como na troca de saberes que ocorrerá no momento dos seminários referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3 que será aberto a comunidade universitária, externa, incluindo os municípios adjacentes e de origem dos discentes, familiares, profissionais de saúde, onde a avaliação se dará à medida que os discentes problematizarão realidades socioeconômicas distintas e descoberta de cenários comunitários de saúde. Sendo assim, a comunidade externa participa de forma efetiva em todo o processo de construção desde o inicio até o final contribuindo para uma reflexão sobre as possibilidades de atuação da enfermagem e diversidade de cenários de práticas em saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. FIOCRUZ. Determinantes Sociais. Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/determinantes-sociais.Acesso em: 12 mar.2021. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Politica Nacional de Extensão Universitária, 2012.
A participação efetiva da comunidade se dará através do dialogo e troca de saberes que serão desenvolvidos no momento dos seminários abertos a comunidade universitária, externa, familiares, profissionais de saúde, valorizando o conhecimento popular e cultural da população envolvida nos territórios referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3. Nesse sentido a interação se dá por meio da reflexão da diversidade da atuação da enfermagem nos cenários da comunidade, contribuindo para a formação de um futuro profissional de enfermagem que reconhece e promove a reflexão nos diversos cenários dos territórios de atuação na saúde, educação, religioso, comunitário, social, ambientais e outros em que estive inserido profissionalmente.
A interdisciplinaridade será concreta frente os diversos setores apresentados, redes, cenários e interprofissionalidade ao apontar as diversas ações de saúde nos roteiros.
Acredita-se que o aprendizado no Ensino e Extensão, se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e este evento de extensão, propõe-se a interagir com a comunidade para efetivar a relação teoria e prática da unidade curricular cenários de prática. Além disso, fará com que os docentes contribuam com a produção de conhecimentos dos futuros profissionais de enfermagem ao promover uma ampliação do olhar para os dispositivos, com uma visão da assistência mais integral a comunidade. Envolve a iniciação científica dos discentes do primeiro período do curso ao se familiarizar pela primeira vez com o uso de instrumentos de coleta de dados, análises e interpretação de dados, transformando a informação em conhecimento
Acredita-se que este evento de extensão seja de grande importância para a formação do discente, na modalidade de ensino remoto, uma vez que, exige uma parceria com os docentes e comunidade, como forma de criação de um ambiente virtual que venha elucidar o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para um enfermeiro.
Este evento de extensão trará impacto e transformação social na aprendizagem do contexto educacional, visão crítica e reflexivo de todos envolvidos na dimensão da Atenção Primária em Saúde. Espera-se uma atuação transformadora, voltada para superar desigualdades de conhecimento e tecnológica, garantindo assim a diversidade de discentes e docentes frente a um novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19. O seminário pode ampliar a visão da comunidade externa sobre a diversidade da atuação da enfermagem e a importância de se cuidar do território não só como um espaço geográfico mas também como um espaço de promoção da saúde.
via redes sociais dos alunos, docentes e do departamento de enfermagem. No período que antecede o evento.
A proposta foi enviada e avaliada com mais de 15 dias de antecedência a ação, ou seja para dia 13-01. Porém foi solicitado o envio das cartas de anuência que seguem agora. Entretanto, o sistema não aceito a resubmissão com prazo inferior a 15 dias, por esse motivo tive que alterar a informação de data de inicio para fevereiro, para fins de reenvio.
Caracterização do Curso ou Oficina
Aperfeiçoamento
15
Cenários de Prática de Enfermagem no Território de Diamantina-MG
Através de observação, lista de presença e interação dialógica
Lista de presença e fotos
Público-alvo
Convidados dos discentes pessoalmente ou via on line e as inscrições serão realizadas via formulário on line enviado via grupo de whatsap criado especificamente para o evento.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Organização do evento
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 15 h
- Manhã;
- Tarde;
Preparação, elaboração, execução e relatório final