Detalhes da ação

IV Seminário de Cenários de Prática no Território

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000334

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

13/02/2023

Data Fim

20/02/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mirtes ribeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

Trata-se do IV Seminário de curricularização da disciplina de Cenários de Prática no Território, ofertado de forma remota. Dentro da proposta do Plano Nacional de Extensão e Cultura, a extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. O ensino e a extensão estão pautadas nas metodologias ativas, bem como os ambientes virtuais que se deslancham agora dentro da UFVJM e percorre trajetos virtuais no município de Diamantina.


Palavras-chave

Cenários de Prática, enfermagem, saúde


Introdução

A extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. Esta forma de ensino a distância, nos permite como uma real necessidade de trabalhar o tema da Atenção Primária em Saúde, sob o eixo ensino-extensão; buscando a interação e troca de saberes entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e comunidade externa. Trata-se de ação de curricularização em extensão da disciplina de Cenários de Práticas no Território ENF- 057 com 15 horas do Departamento de Enfermagem da UFVJM, aonde os alunos reconheceram os territórios de ação da enfermagem e através de um seminários apresentam esses espaços no foco da visão da enfermagem para a comunidade cadaemica e externa de forma on line.


Justificativa

O Seminário é aberto a comunidade na modalidade remoto, atende a comunidade externa e interna da UFVJM, envolve a participação de discentes de outros cursos, dos amigos, familiares e conhecidos dos alunos favorecendo que os discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, leve conhecimento e informação referente aos "cenários de prática em saúde" à comunidade acadêmica, local e adjacente, tomando como base a Atenção Primária em Saúde.


Objetivos

Objetivo geral: Permitir que o discente descubra dentro do conceito ampliado de saúde, os diversos Cenários de Prática da Enfermagem como profissão, buscando uma interação com a comunidade universitária e externa, bem como, intercâmbio de conhecimentos, saberes e/ou serviços referentes a dimensão da enfermagem. Objetivos específicos: 1- Reconhecer na comunidade os diversos cenários de atuação profissional a partir do roteiro virtual 1-2 e 3 caminhantes no território diamantinense e no futuro municípios adjacentes. 2- Conhecer virtualmente os territórios de saúde e a saúde ambiental que se apresentam nos respectivos roteiros oferecidos na disciplina em questão. 3- Desenvolver raciocínio reflexivo e crítico frente aos roteiros virtual 1-2 e 3 caminhantes referente as superações de dificuldades e possíveis ações de saúde de cada cenário. 4 - Apresentação dos roteiros virtuais para a comunidade interna e externa da universidade-UFVJM, com envolvimento dialógico e interação em uma participação ativa dos convidados.


Metas

Proporcionar o diálogo com a comunidade interna (docentes, discentes, colaboradores) com a externa à Universidade inserida nos diversos cenários de saúde, mediante apresentação dos seminários.


Metodologia

A metodologia deste evento de extensão estará centrada na interação dialógica dos acadêmicos de enfermagem do primeiro ano com a comunidade externa através da apresentação dos respectivos caminhos, Roteiro I - Da unidade Básica de Saúde da Vila Operária até a rua da Glória (Campus I da UFVJM), Roteiro II - Lado Direito da Rua da Gloria, a Escola Mandacaru no bairro Rio Grande e Roteiro III – Lado esquerdo da Rua da Glória, até o Bairro Rio Grande. Tratar-se -a de um método descritivo exploratório de forma virtual por meio da ferramenta Google Maps, para atender as normas estabelecidas da pandemia de COVID-19. A técnica de coleta de dados escolhida será a observação livre e busca das informações dos serviços de saúde através das mídias sociais como, Instagram, sites, Facebook dentre outros. Para tanto, elaborou-se um questionário com questões semiestruturadas que serão aplicadas discentes de cada roteiro virtual 1,2 e 3. Ao longo da curricularização os dados por território serão analisados e categorizados em áreas de saúde (consultórios odontológicos, unidades de saúde, laboratórios de análises clinicas, Hemocentro e outros), comércio em geral, comércio de gêneros alimentícios, beleza e higiene, educação, cenários religiosos, bem como, outros. A participação efetiva da sociedade se dará tanto na coleta de dados com o envolvimento do discente com a comunidade, como na troca de saberes que ocorrerá no momento dos seminários referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3 que será aberto a comunidade universitária, externa, incluindo os municípios adjacentes e de origem dos discentes, familiares, profissionais de saúde, onde a avaliação se dará à medida que os discentes problematizarão realidades socioeconômicas distintas e descoberta de cenários comunitários de saúde. Sendo assim, a comunidade externa participa de forma efetiva em todo o processo de construção desde o inicio até o final contribuindo para uma reflexão sobre as possibilidades de atuação da enfermagem e diversidade de cenários de práticas em saúde.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. FIOCRUZ. Determinantes Sociais. Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/determinantes-sociais.Acesso em: 12 mar.2021. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Politica Nacional de Extensão Universitária, 2012.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A participação efetiva da comunidade se dará através do dialogo e troca de saberes que serão desenvolvidos no momento dos seminários abertos a comunidade universitária, externa, familiares, profissionais de saúde, valorizando o conhecimento popular e cultural da população envolvida nos territórios referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3. Nesse sentido a interação se dá por meio da reflexão da diversidade da atuação da enfermagem nos cenários da comunidade, contribuindo para a formação de um futuro profissional de enfermagem que reconhece e promove a reflexão nos diversos cenários dos territórios de atuação na saúde, educação, religioso, comunitário, social, ambientais e outros em que estive inserido profissionalmente.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade será concreta frente os diversos setores apresentados, redes, cenários e interprofissionalidade ao apontar as diversas ações de saúde nos roteiros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Acredita-se que o aprendizado no Ensino e Extensão, se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e este evento de extensão, propõe-se a interagir com a comunidade para efetivar a relação teoria e prática da unidade curricular cenários de prática. Além disso, fará com que os docentes contribuam com a produção de conhecimentos dos futuros profissionais de enfermagem ao promover uma ampliação do olhar para os dispositivos, com uma visão da assistência mais integral a comunidade. Envolve a iniciação científica dos discentes do primeiro período do curso ao se familiarizar pela primeira vez com o uso de instrumentos de coleta de dados, análises e interpretação de dados, transformando a informação em conhecimento


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Acredita-se que este evento de extensão seja de grande importância para a formação do discente, na modalidade de ensino remoto, uma vez que, exige uma parceria com os docentes e comunidade, como forma de criação de um ambiente virtual que venha elucidar o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para um enfermeiro.


Impacto e Transformação Social

Este evento de extensão trará impacto e transformação social na aprendizagem do contexto educacional, visão crítica e reflexivo de todos envolvidos na dimensão da Atenção Primária em Saúde. Espera-se uma atuação transformadora, voltada para superar desigualdades de conhecimento e tecnológica, garantindo assim a diversidade de discentes e docentes frente a um novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19. O seminário pode ampliar a visão da comunidade externa sobre a diversidade da atuação da enfermagem e a importância de se cuidar do território não só como um espaço geográfico mas também como um espaço de promoção da saúde.


Divulgação

via redes sociais dos alunos, docentes e do departamento de enfermagem. No período que antecede o evento.


Informações Complementares

A proposta foi enviada e avaliada com mais de 15 dias de antecedência a ação, ou seja para dia 13-01. Porém foi solicitado o envio das cartas de anuência que seguem agora. Entretanto, o sistema não aceito a resubmissão com prazo inferior a 15 dias, por esse motivo tive que alterar a informação de data de inicio para fevereiro, para fins de reenvio.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

15

Conteúdo Programático

Cenários de Prática de Enfermagem no Território de Diamantina-MG

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Através de observação, lista de presença e interação dialógica

Estratégias para avaliação da realização do curso

Lista de presença e fotos

Público-alvo

Descrição

Convidados dos discentes pessoalmente ou via on line e as inscrições serão realizadas via formulário on line enviado via grupo de whatsap criado especificamente para o evento.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Organização do evento

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação, elaboração, execução e relatório final