Visitante
LAPEHIS como espaço de trocas: organização e disponibilização do acervo didático
Sobre a Ação
202203000338
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
17/07/2023
31/05/2024
Dados do Coordenador
vitoria azevedo da fonseca
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Local
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
O projeto "Lapehis como espaço de trocas" visa criar condições para disponibilização de seu acervo didático, composto de apostilas, filmes, jogos, e etc, através da catalogação desses materiais e construção de atividades públicas de debate, seja através de oficinas e debates de filmes, visando a criação de possíveis usos no âmbito escolar (na Educação Básica). Desta forma, objetiva-se construir um espaço de trocas, principalmente entre professores da Educação Básica e os futuros professores.
LAPEHIS. Laboratórios de Ensino. História.
Os Laboratórios de Ensino espalhados pelo país são importantes espaços de trocas de saberes entre aqueles que estão vinculados às instituições de ensino superior, e, portanto, frequentando seus espaços, e aqueles profissionais, principalmente os professores da Educação Básica que já são egressos ou que finalizaram suas formações há mais tempo e que queiram, de alguma maneira, retornar a frequentar de maneira que possa aprimorar sua prática e continuar o processo de trocas e aprendizagens. Assim, este projeto visa atender a esta demanda que envolve pesquisa, ensino e extensão, cumprindo também o papel atribuído aos Laboratórios de Ensino no processo formativo de professores, seja na formação inicial ou continuada. Desta forma, as atividades aqui propostas, que envolvem a participação de discentes na organização e disponibilização do acervo didático do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História - bem como a organização de atividades nas quais esses materiais possam ser acessados e disponibilizados para um público mais amplo, externo à IES, possibilitando trocas de experiências e saberes no âmbito do processo de ensino e aprendizagem.
O LAPEHIS, desde sua implementação, vem desempenhando um importante papel de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Desde 2018 já foram desenvolvidos diversos projetos de formação e extensão, tais como, “Nas esquinas do Patrimônio”, um curso de formação continuada em parceria com a Prefeitura Municipal de Diamantina; foram desenvolvidas atividades do projeto “Cinema nos distritos”, com diversas oficinas de formação para produção audiovisual, com equipamentos pessoais, e implementação no distrito de Mendanha e Maria Nunes, em parceria com a Residência Pedagógica. Além disso, diversas oficinas foram realizadas, em diversas temáticas, sobre cinema, uso de imagens no ensino, educação museal, dentre outras, abertas aos discentes e professores da Educação Básica. Também foram iniciados debates com exibição de filmes nacionais, no âmbito do “Cineclube LAPEHIS”. O LAPEHIS, a partir de sua atuação na comunidade externa, vem tendo visibilidade nacional, projetando o nome do Curso de Licenciatura em História e a UFVJM, a partir de sua atuação nas mídias digitais desde o início da pandemia. Mais notadamente a partir do projeto “Bate-papo sobre ensino de História”, com mais de 60 transmissões online de professores e pesquisadores da área, com ampla visualização e com seu acervo fazendo parte de diversas disciplinas de formação em diversas universidades. Desta forma, para que o LAPEHIS este projeto vida dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.
O objetivo dessa ação é realizar atividades, com apoio de discentes do curso de Licenciatura em História, que visam possibilitar o melhor acesso ao espaço do LAPEHIS e promoção de trocas a partir de atividades quinzenais tais como: 1. Organização de acervos de materiais para professores e discentes de História. 2. Organização de atividades ligadas a jogos e ensino de História, abertas ao público de discentes e docentes da Educação Básica. 3. Exibição e debate de filmes ligados às temáticas trabalhadas no ensino de História, com a participação de discentes e docentes da Educação Básica. 4. Possibilitar o acesso externo ao espaço para reuniões, estudos e trocas de ideias de discentes e docentes da Educação Básica.
1. Organizar, ao longo do ano de 2023, todo o acervo de materiais para que seja possível o controle de acesso a estes, quais sejam, revistas, jogos, filmes, materiais didáticos, todos ligados ao ensino de História. 2. Realizar, no mínimo, 10 exibições com debates de filmes históricos. 3. Organizar, no mínimo, 10 sessões de jogos e reflexões sobre jogos para o ensino de história, com ampla divulgação para a comunidade externa e interna à UFVJM. 4. Construir uma prática de acesso ao espaço como local de trocas, conversas e reuniões de discentes e docentes da Educação Básica.
1. Catalogar todo o acervo de materiais pedagógicos disponíveis no local. 2. Fazer levantamentos, junto ao público alvo, a partir de redes sociais, de filmes a serem debatidos no espaço, incluindo aqueles do próprio acervo. 3. Organizar e divulgar as exibições e debates sobre filmes. 4. Organizar e divulgar as sessões de jogos históricos disponíveis no próprio acervo para o público alvo através das redes sociais. 5. Manter e divulgar horários de funcionamento para acesso do público alvo. 6. Manter registros de acessos e caixa de sugestões para aprimoramento do espaço. 7. Avaliar, semestralmente, ou quando se fazer necessário, as ações desenvolvidas e os resultados alcançados. 8. Fazer um relatório ao final do ano de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. . Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf FONSECA, Selva Guimarães; COUTO, Regina Célia. A formação de professores de história no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo. In: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008. _____ GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet (Org.). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Evangraf, 2013. LIA, Cristine Fortes; RUFFATO, Katani. Maria. Monteiro; COSTA, Jéssica Pereira. A produção de material didático para o ensino de História. Revista Latino-Americana de História, v. 2, p. 40, 2013. MICELI, Paulo. Uma pedagogia da História? In: PINSKY, Jaime (Org.) O ensino de história e a criação do fato. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 37-52. PEREIRA, Nilton Mullet; GIACOMONI, Marcello Paniz. Possíveis passados: epresentações da idade média no ensino de história. Porto Alegre: Zouk, 2008.
A comunidade acadêmica, neste projeto, formada principalmente por discentes e docente do curso de Licenciatura em História, atuarão de forma a tornar mais acessíveis os espaços e materiais dinâmicos, tais como apostilas, filmes, jogos, etc existentes no LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA, de forma que possam construir espaços de aprendizagens dialógicas e trocas de experiências e saberes através de debates, oficinas e exibições de filmes, bem como disponibilização de materiais e o espaço para trocas de experiências e saberes.
Neste projeto será possível aos discentes envolvidos experimentarem a interdisciplinaridade e interprofissionalidade na medida em que entrarão em contato com diferentes suportes de informações e farão atividades para melhor compreendê-los. Da mesma forma, poderão atuar na organização de atividades para o público externo, lidando com pessoas, organização de agendas, divulgação, criação de materiais visuais, interação em redes sociais, etc, o que configura-se como importante experiência dinâmica e para além dos saberes disciplinares específicos de suas áreas.
Neste projeto, ensino, pesquisa e extensão estão indissociados na medida em que os diversos materiais didáticos, fruto de constantes pesquisas na área de Ensino de História, serão acessados e catalogados o que configura uma etapa importante dos procedimentos de pesquisa. Esses materiais serão analisados e escolhidos para socialização através de oficinas e exibições. Da mesma forma, a construção de espaços de aprendizagem dialógica, tendo os discentes e docentes da Educação Básica como centrais, configura-se como uma potente forma de ensino-aprendizagem. E, por fim, a criação do espaço de troca entre discentes e comunidade externa, sem hierarquização de saberes, ao contrário, como forma dialógica de troca de saberes e experiências, é uma das bases principais da Extensão.
Este projeto tem o objetivo de atribuir aos discentes protagonismo na organização e difusão de materiais didáticos e criação de momentos de trocas de saberes e aprendizados a partir de uma atuação autônoma e, com isso, gerar experiências significativas para os discentes envolvidos, seja na comissão de organização, seja como participante das ações.
O Projeto visa atender a uma necessidade de formação continuada dos docentes da Educação Básica, de maneira mais autônoma e dialógica, a partir de uma noção de "Terceiro Espaço" no qual não há uma institucionalidade rígida no processo formativo. Desta forma, a partir da criação de um espaço de aprendizagem, dentro do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História - objetiva-se possibilitar trocas, aprendizados, fazeres de maneira que tanto discentes quanto docentes possam se desenvolver mutuamente.
A divulgação será dividida em três tipos: 1. Divulgação do trabalho em desenvolvimento no LAPEHIS 2. Divulgação das atividades a serem realizadas, tais como exibição-debate de filmes e oficinas. 3. Divulgação das atividades realizadas e a participação do público.
Público-alvo
Discentes dos cursos de Licenciatura da UFVJM
Professores da Educação Básica.
Pessoas da comunidade que possam se interessar pelas atividades.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 226 h
- Tarde;
Durante a realização dessa atividade, os materiais didáticos do LAPEHIS - Laboratório de práticas de ensino em História, deverão ser catalogados e inseridos em aplicativo de busca para posterior acesso dos usuários, quais sejam, discentes do curso de Licenciatura em História, principalmente. Estima-se que há mais de 300 itens a serem catalogados entre apostilas, filmes, jogos, infográficos, revistas, etc.
- Tarde;
- Noite;
Essa atividade será realizada ao longo do ano de 2023 a partir da catalogação de audiovisuais didáticos existentes no LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História. Esses materiais serão exibidos de forma aberta aos discentes e comunidade externa, acompanhado de debates sobre as temáticas variadas ligadas ao ensino e à História.
- Tarde;
A atividade será desenvolvida pela Coordenadora do LAPEHIS, a fim de acompanhar a realização das atividades, bem como orientar o planejamento das atividades.
- Tarde;
Esta atividade visa realizar oficinas para acesso e construção de jogos educativos na área de História, podendo ter a participação de discentes, docentes e público em geral.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Essa atividade consiste em disponibilizar, divulgar e informar o público sobre as atividades desenvolvidas no LAPEHIS, Laboratório de Práticas de Ensino em História, bem como estimular o engajamento e participação nas atividades desenvolvidas no mesmo.