Detalhes da ação

Produção de Mudas Pré-Brotadas de Cana de Açúcar

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000350

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

27/03/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ricardo siqueira da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento de produtos

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@agronomiaufvjm e @agrime.ufvjm
Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCuolhSSiiCsHz0yx_kUk13w

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

O objetivo desta proposta é ensinar a produção de mudas pré-brotadas (MPB) de cana de açúcar. O público alvo destas atividades serão produtores e estudantes. Ao final dessa ação espera-se a capacitação do público alvo e dos estudantes envolvidos nas atividades da ação.


Palavras-chave

variedades, tecnologia, agricultura


Introdução

A agricultura é uma atividade essencial para a humanidade e grande parte do sucesso dessa atividade se deve aos investimentos em tecnologia e aplicação de métodos e práticas desenvolvidas pelas Universidades e Empresas públicas e privadas de pesquisa. No entanto, na maioria das vezes o conhecimento e tecnologias gerados nas universidades não são conhecidos pelos setores da sociedade, sobretudo os pequenos agricultores. Entre as tecnologias disponíveis na produção de cana-de-açúcar, destaca-se a produção de mudas pré-brotadas (MPB). O sistema MPB de cana consiste na multiplicação para a produção rápida de mudas de cana-de-açúcar.


Justificativa

A proposta é justificada pelo potencial de contribuição da Faculdade de Ciências Agrárias no desenvolvimento de agricultura mais intensificada na produção de cana-de-açúcar. O curso possui infraestrutura e materiais disponíveis para a execução da ação com o apoio da Fazenda Experimental de Couto Magalhães de Minas. Além disso, é uma oportunidade para trabalhar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão neste projeto. Algumas das possibilidades incluem a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão: é possível desenvolver atividades que envolvam as três dimensões simultaneamente, como a realização de aulas práticas em campo, a coleta de dados para pesquisa e a orientação de produtores rurais sobre técnicas de produção. Desenvolvimento de pesquisas aplicadas: a pesquisa pode ser direcionada para o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas dos produtores rurais e da comunidade local. Por exemplo, pode-se estudar as melhores técnicas de manejo para aumentar a produtividade e reduzir custos de produção, ou desenvolver novas variedades de cana-de-açúcar mais resistentes a pragas e doenças. Realização de capacitações: a extensão pode ser realizada por meio de capacitações para produtores rurais e outros interessados em aprender sobre técnicas de produção de cana-de-açúcar. Essas capacitações podem ser realizadas em conjunto com pesquisadores e professores da área de agronomia, por exemplo. Incentivo à participação dos estudantes: é importante que os estudantes sejam incentivados a participar das atividades de pesquisa e extensão, para integrar o aprendizado teórico com a prática. Eles irão colaborar com as pesquisas realizando coletas de dados, realizando análises em laboratório, ou ainda participando das atividades de extensão junto aos produtores rurais. Divulgação dos resultados: os resultados das pesquisas e das atividades de extensão serão divulgados para a comunidade e para outros interessados na área, por meio de publicações, eventos científicos, redes sociais, entre outros meios. A dimensão interdisciplinar e interprofissional é fundamental na formação do discente e na participação efetiva da comunidade externa em projetos de extensão da produção de mudas de cana-de-açúcar. Isso porque a produção de cana-de-açúcar envolve uma série de áreas do conhecimento, como a agronomia, a biotecnologia vegetal, a engenharia, entre outras. Além disso, a participação da comunidade externa é crucial para a validação dos resultados das pesquisas e para a disseminação das tecnologias desenvolvidas. Para promover a dimensão interdisciplinar e interprofissional, iremos estabelecer parcerias entre diversas áreas do conhecimento. Os estudantes envolvidos no projeto também serão incentivados a trabalhar em equipe e a buscar soluções integradas para os problemas encontrados. Além disso, é importante a participação efetiva da comunidade externa neste projeto. Isso será feito por meio da realização de reuniões com produtores rurais, cooperativas, associações, entre outros, para ouvir suas demandas e identificar as principais dificuldades enfrentadas na produção de mudas de cana-de-açúcar. A partir dessas informações, serão desenvolvidas atividades de extensão que visem capacitar os produtores e disseminar as tecnologias desenvolvidas. Também iremos envolver a comunidade externa na validação dos resultados das pesquisas. Por exemplo, os produtores poderão participar de experimentos de campo para testar novas técnicas de manejo ou novas variedades de cana-de-açúcar. Essa participação ativa da comunidade externa contribui para a legitimidade do projeto e para a disseminação das tecnologias desenvolvidas.


Objetivos

Geral: 1. Oferecer capacitação na produção de mudas pré-brotadas (MPB). Específicos: 1. Contribuir para o aumento da produtividade e da qualidade da produção de cana-de-açúcar, o que pode gerar impacto positivo na economia regional e nacional; 2. Promover a sustentabilidade na produção de cana de açúcar, por meio do uso de técnicas que reduzam o impacto ambiental da atividade; 3. Desenvolver tecnologias e práticas inovadoras na produção de mudas pré brotadas de cana de açúcar, que possam ser aplicadas em outras regiões e setores produtivos; 4. Capacitar os produtores rurais e demais envolvidos na cadeia produtiva da cana de açúcar, por meio de treinamentos, cursos e eventos, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e para o fortalecimento da agricultura familiar; 5. Estimular a participação dos estudantes universitários na extensão universitária, por meio do desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para a formação interprofissional e interdisciplinar, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática; 6. Fomentar a pesquisa científica na área de produção de cana de açúcar, por meio do desenvolvimento de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, que possam contribuir para o avanço do conhecimento e para a resolução de problemas relacionados à atividade; 7. Fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade externa, por meio da participação ativa dos produtores e demais atores da cadeia produtiva na elaboração e execução do projeto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Metas

A metas serão estabelecidas para alcançar os objetivos relacionados ao impacto e transformação social, à contribuição para a formação do discente interprofissional e interdisciplinar, são: Impacto e transformação social: 1. Produção e distribuição de 100 mudas pré brotadas de cana de açúcar para produtores rurais e cooperativas da região, contribuindo para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade da produção; 2. Realização de 1 evento de capacitação e treinamento para produtores rurais, cooperativas, técnicos e estudantes universitários, abordando temas relevantes para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, tais como técnicas de produção de mudas pré-brotadas, manejo do solo, controle de pragas e doenças, entre outros; 3. Promoção da sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar, por meio da adoção de práticas que reduzam o impacto ambiental da atividade, como o uso de insumos orgânicos e o controle biológico de pragas e doenças; 4. Estabelecimento de parcerias com órgãos governamentais, cooperativas e outras instituições para ampliar o alcance do projeto e a sua efetividade no meio rural. . Contribuição para a formação do discente interprofissional e interdisciplinar: 1. Envolvimento dos estudantes universitários na elaboração e execução do projeto, por meio da realização de atividades práticas e estágios; 2. Fomento à interdisciplinaridade, por meio da participação de alunos e professores de diferentes cursos, tais como Agronomia, Biologia, Química e Engenharia de alimentos, entre outros; 3. Incentivo à formação interprofissional, por meio do envolvimento de alunos de diferentes áreas, tais como Agronomia, Zootecnia e o curso de pós-graduação em Produção Vegetal, em atividades que permitam a troca de conhecimentos e experiências.


Metodologia

A ação se desenvolverá na articulação com a comunidade com a divulgação das atividades que serão realizadas na Fazenda Experimental Rio Manso em Couto Magalhães de Minas. Para garantir a participação efetiva do público-alvo iremos seguir uma metodologia que permita o envolvimento e o engajamento da comunidade. Algumas etapas serão seguidas: 1. Diagnóstico da demanda: Antes de iniciar o projeto, será realizado um diagnóstico da demanda da comunidade, identificando as necessidades e os interesses dos produtores rurais e das cooperativas em relação à produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Essa etapa envolverá a realização de entrevistas, reuniões e questionários com os potenciais participantes do projeto. 2. Elaboração do plano de ação: Com base no diagnóstico da demanda, será elaborado um plano de ação que contemple as atividades a serem realizadas e os objetivos a serem alcançados pelo projeto. O plano irá considerar as necessidades e os interesses da comunidade e incluido as atividades que permitam a participação ativa dos produtores rurais e das cooperativas. 3. Capacitação dos produtores rurais: Os produtores rurais serão capacitados para a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Nessa etapa, serão realizados os cursos, oficinas e treinamentos para ensinar as técnicas necessárias para a produção de mudas. 4. Produção de mudas pré-brotadas: com os produtores rurais capacitados, é iremos iniciar a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Nessa etapa, o público alvo serão incentivados a participarem ativamente do processo, colocando em prática as técnicas aprendidas na capacitação. 5. Distribuição das mudas: Após a produção das mudas pré-brotadas, serão distribuídas para os produtores rurais e cooperativas da região. Essa etapa será realizada por meio de parcerias com a Emater. 6. Acompanhamento e avaliação: Ao longo do projeto, serão realizados o acompanhamento das atividades e avaliação do impacto do projeto na comunidade. Essa avaliação será feita por meio de indicadores de desempenho e de pesquisas de satisfação com os participantes.


Referências Bibliográficas

CARVALHO, Maria Auxiliadora Tavares. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável–Mexpar. 2008. SILVA, João Paulo Nunes da; SILVA, Maria Regina Nunes da. Noções da cultura da cana-de-açúcar. 2016. DE SANTI, Paulo Henrique Pizzi et al. Desenvolvimento de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar em diferentes substratos. 2016. CAMPANA, Mário Pércio et al. CANA-DE-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DE PROPAGAÇÃO NOS SISTEMAS DE MUDAS PRÉ-BROTADAS (MPB) E TRADICIONAL. STAB, p. 221, 2016.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade é fundamental para o sucesso de um projeto de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Essa interação permite a troca de conhecimentos e experiências entre a academia e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de soluções conjuntas e para a melhoria da qualidade de vida na região. Algumas estratégias para promover essa interação serão: Realização de eventos: A realização de eventos como dia de campo, seminários e feiras será uma forma de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Esses eventos irão abordar temas relacionados à produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar e permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Parcerias com instituições locais: É importante estabelecer parcerias com instituições locais, como cooperativas, associações e órgãos governamentais, para promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Essas parcerias irão envolver a realização de atividades conjuntas, como capacitações, produção de mudas e distribuição de material informativo. Disponibilização de informações: É fundamental disponibilizar informações sobre o projeto e a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar para a sociedade. Isso será feito por meio de materiais informativos, como cartilhas e folders, e também por meio de canais de comunicação, como redes sociais e sites. Diálogo aberto: É importante manter um diálogo aberto e transparente com a sociedade, ouvindo as demandas e sugestões dos produtores rurais e das cooperativas e buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados na produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Ao promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, é possível construir um projeto mais participativo e efetivo, que atenda às necessidades e demandas dos produtores rurais e contribua para o desenvolvimento sustentável da região.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação de extensão em produção de cana de açúcar pode promover a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade por meio de diversas estratégias. Dentre elas, destacam-se: Integração de diferentes áreas do conhecimento: A produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar envolve conhecimentos de diversas áreas, como agronomia, biologia, engenharia e gestão. Por isso, é importante integrar profissionais de diferentes áreas do conhecimento na execução do projeto. Essa integração permite a troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis. Formação de equipes interprofissionais: Além da integração de diferentes áreas do conhecimento, é importante formar equipes interprofissionais, envolvendo profissionais de diferentes formações, como técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, biólogos, gestores públicos, entre outros. Essa formação de equipes interprofissionais permite a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções mais integradas e eficientes. Participação ativa dos discentes: A participação ativa dos discentes no projeto de extensão em produção de cana-de-açúcar contribui para a formação interdisciplinar e interprofissional dos estudantes. Além disso, permite a troca de conhecimentos entre os discentes e os profissionais envolvidos no projeto, contribuindo para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis. Promoção de atividades de capacitação: A promoção de atividades de capacitação, como cursos e treinamentos, pode contribuir para a formação interdisciplinar e interprofissional dos profissionais envolvidos no projeto. Essas atividades permitem a atualização dos conhecimentos e habilidades dos profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas no projeto. Ao promover a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade na ação de extensão em produção de cana-de-açúcar, é possível desenvolver soluções mais eficientes e sustentáveis, que contribuam para o impacto e transformação social na região.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental na construção de projetos que visam o desenvolvimento de tecnologias e soluções para os problemas da sociedade. No caso específico do projeto de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, a integração entre essas três dimensões é crucial para o sucesso do empreendimento. O ensino se faz presente nesse projeto enquanto são necessários conhecimentos técnicos específicos para a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. É preciso que os envolvidos no projeto tenham formação adequada na área de agronomia e biotecnologia vegetal, por exemplo, para poderem realizar as etapas do processo de produção com eficiência e qualidade. A pesquisa é fundamental para a melhoria contínua do processo de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. É preciso serem realizadas investigações científicas para aprimorar as técnicas utilizadas e desenvolver novas soluções que possam aumentar a eficiência e reduzir os custos de produção. A pesquisa também pode contribuir para a identificação de novas variedades de cana-de-açúcar mais adaptadas às condições locais e com maior potencial produtivo. A extensão é importante para disseminar os conhecimentos gerados no projeto para a comunidade e para contribuir para o desenvolvimento local. É possível realizar atividades de extensão para capacitar produtores rurais sobre as técnicas de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, por exemplo, ou para promover a adoção da tecnologia em propriedades rurais da região. A extensão também pode ser utilizada para divulgar os resultados das pesquisas realizadas no projeto para a sociedade em geral. Dessa forma, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é crucial para o sucesso do projeto de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. A integração dessas três dimensões contribui para o desenvolvimento de soluções eficientes e de qualidade, para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento local e regional.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A formação dos estudantes em ciências agrárias irá favorecer a execução deste projeto, uma vez que terão conhecimento amplo e profundo das atividades relacionados deste projeto. Além disso, os estudantes estarão envolvidos em atividades de transferência de tecnologia. Para tanto, iremos desenvolver treinamento em capacidade de organização das atividades propostas, comunicação oral e escrita. Nas atividades os estudantes irão organizar e terão a oportunidade de ministrarem os conteúdos. Já nas atividades de escrita, os estudantes irão elaborar materiais para a produção de materiais de divulgação técnica e elaboração de relatórios das atividades de avaliação do projeto envolvendo o público-alvo. Os estudantes serão acompanhados e avaliados conforme as atividades propostas desenvolvidas. Expectativas de impacto e transformação social no sentido de alcançar: - a inovação do processo ensino-aprendizagem com a interação da comunidade como um canal de trocas de saberes e melhorando a assimilação dos conteúdos das disciplinas por parte dos discentes; - a popularização da ciência e aproximação da população da academia; - a divulgação curso de Agronomia; - a promoção da tecnologia e valorização da educação contextualizada na região.


Impacto e Transformação Social

O projeto de extensão em produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar pode gerar diversos impactos e transformações sociais na região em que é desenvolvido. Dentre os principais, podemos destacar: Desenvolvimento sustentável: A produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar permite a redução do tempo de plantio e, consequentemente, a redução de custos e impactos ambientais. Além disso, a utilização de técnicas mais eficientes e sustentáveis de produção de mudas pode contribuir para a redução do uso de defensivos agrícolas, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Fortalecimento da agricultura familiar: A produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar pode contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar na região, permitindo o aumento da produtividade e a melhoria da renda dos produtores. Isso pode ter impactos significativos no desenvolvimento econômico e social da região. Formação de profissionais capacitados: A participação de estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento no projeto de extensão em produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar pode contribuir para a formação de profissionais capacitados e multidisciplinares. Esses profissionais podem contribuir para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis na região. Promoção da educação ambiental: O projeto de extensão em produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar pode contribuir para a promoção da educação ambiental na região, permitindo a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente e o uso de técnicas mais sustentáveis na produção agrícola. Melhoria da qualidade de vida da população: A produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar pode ter impactos significativos na melhoria da qualidade de vida da população da região, permitindo o desenvolvimento de atividades econômicas mais sustentáveis e o aumento da oferta de alimentos saudáveis e de qualidade. Inovação do processo ensino-aprendizagem com a interação da comunidade como um canal de trocas de saberes e melhorando a assimilação dos conteúdos das disciplinas por parte dos discentes; Popularização da ciência e aproximação da população da academia; Divulgação curso de Agronomia; Promoção da tecnologia e valorização da educação contextualizada na região etc.


Divulgação

e-mail e instagram e whatzapp para enviados para escolas, produtores e estudantes.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

100

Conteúdo Programático

Revisão de literatura Preparo de materiais didáticos Produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar

Atividades Específicas

A atividade será desenvolvida na Fazenda Experimental Rio Manso em Couto Magalhães de Minas. Variedades de cana de açúcar serão utilizadas para multiplicação das mudas provenientes do plantio de variedades de cana de açúcar da fazenda Rio Manso. A semeadura será realizada em sacos plásticos para mudas. Será elaborado um material de didático com os procedimentos para a produção de mudas pré brotadas de cana de açúcar. As mudas produzidas serão identificadas e distribuídas para o o publico alvo junto com o material didático produzido.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Questionários

Estratégias para avaliação da realização do curso

Questionários

Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da região

Descrição

Agricultores e Produtores rurais da região

Descrição

- Docentes - Discentes do curso - Técnicos administrativos - Discentes de outros cursos de graduação da UFVJM

Municípios Atendidos

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Senador Modestino Gonçalves - MG

Município

Monjolos - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões com o grupo.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparo de materiais de divulgação.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparo e cuidados de mudas pré brotadas

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinamento e distribuição de mudas pré-brotadas

Carga Horária 8 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração dos relatórios.