Detalhes da ação

PlantArte no Apê: Hortas verticais e plantas ornamentais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000050

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

14/06/2021

Data Fim

20/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Temas específicos / Desenvolvimento humano

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Resumo

A presente proposta se propõe a contribuir na diminuição dos altos níveis de ansiedade que vem crescendo durante o período de pandemia, através de terapias alternativas ocupacionais, como a hortoterapia, bem como na valorização de se cultivar hábitos alimentares saudáveis com alimentos orgânicos, até mesmo para quem possui pouco espaço para o cultivo


Palavras-chave

Hosrtoterapia; Ansiedade; Técnicas de cultivo.


Introdução

O projeto PlantArte no Apê: Hortas verticais e plantas ornamentais busca desenvolver hábitos saudáveis tanto na alimentação, quanto no cuidado da saúde mental, através do respaldo de pesquisas científicas. Para tanto, este projeto visa alcançar à comunidade externa e interna da UFVJM com a publicações de postagens educativas e explicativas sobre os benefícios da hortoterapia, o uso de alimentos orgânicos na promoção de uma alimentação saudável, além de maneiras de se plantar em casa e cultivar suas próprias hortaliças tendo pouco espaço na residência.


Justificativa

O Brasil é o país que tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo. (VEJA, 2019) E com o período de isolamento social, devido à crise sanitária do novo coronavírus (COVID-19), esses índices vêm acentuando cada vez mais com um aumento de quase 80%, (ESTADO DE MINAS, 2020) tendo em vista a mudança drástica na rotina da população o que acabou reverberando na saúde do corpo e da mente. Diante disso, a preocupação com atendimento, acolhimento e tratamento adequados tem sido crescente, entretanto, algumas pessoas não possuem renda suficiente para suprir esses gastos adicionais com a saúde, principalmente com a saúde mental por ser ainda vista como um grande tabu na sociedade. À vista disso, é necessário o desenvolvimento de novas práticas que promovam a saúde mental, sendo fundamental o uso de ferramentas para o enfrentamento do sofrimento emocional e social, assim como o uso de metodologias para o fortalecimento de vínculos de solidariedade e coletividade (SCARDOELLI; WAIDMAN, 2011). A Hortoterapia, segundo estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem indicado melhorias significativas para pessoas que sofrem com distúrbios mentais, principalmente para aliviar o estresse, sendo bastante utilizada em clínicas de reabilitação, unidades de saúde e asilos. Segundo o Globo Rural (2020), “a procura pelo termo ‘kit de jardinagem’ aumentou 180% entre 17 de março, data do início do isolamento social, e 17 de junho, de acordo com a ferramenta Google Trends, que analisa o comportamento de pesquisas no site de buscas” (GLOBO RURAL, 2020). Acredita-se que o confinamento em casa, além da falta de passeios ao ar-livre motivou a prática da jardinagem e horta urbana para dentro de casa, além de demonstrar uma busca por uma alimentação mais saudável através das hortas orgânicas. A presente proposta se baseia na premissa de promover a saúde mental e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis através da articulação do tripé pesquisa, ensino e extensão, devido a necessidade da realização de ampla pesquisa e revisões sobre a temática para maior embasamento teórico na explanação do tema à comunidade externa. O ensino se permeará com a criação de conteúdos digitas (posts e vídeos tutoriais) explicativos, que ensinarão sobre técnicas de cultivos em casa e realização de hortas verticais, bem como os benefícios desses procedimentos tanto para a saúde mental quanto física.


Objetivos

Objetivos gerais: • Utilizar a hortoterapia como terapia alternativa para a ansiedade. • Estimular alimentação saudável a partir do consumo de suas próprias hortaliças orgânicas; Objetivos específicos: • Oferecer alternativas para auxiliar no bem-estar e saúde mental através da atividade terapêutica com as plantas; • Ensinar técnicas de cuidados para plantas com pouco espaço, como nos apartamentos; • Promover o uso de hortas e jardins verticais; • Ensinar a realizar jardins suspensos com bambu e cano de PVC; • Promover a reutilização de materiais por meio do uso destes recipientes para o cultivo de plantas.


Metas

-Contribuir na diminuição da ansiedade que cresce gradativamente no período de isolamento social, através de terapias alternativas como a hortoterapia. -Produzir conteúdo informacional para incentivo de alimentação saudável. -Pesquisar e divulgar alternativas sobre atividades com plantas que possam ser compartilhadas com a comunidade a fim de reduzir o stress. -Disseminar técnicas de cultivo de plantas em espaço reduzido. -Trocar informações com a comunidade, via redes sociais, sobre reutilização de materiais como recipientes para cultivo de plantas


Metodologia

O percurso metodológico a ser adotado nesse projeto perpassará pelas seguintes etapas: A partir do tema central que norteia este projeto – a hortoterapia, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema. Na sequencia serão produzidos vídeos e posts para as mídias sociais do PET-Estratégias que consistirão em dois temas principais: a importância do cuidado da saúde mental e a hortoterapia como medida paliativa nesse cuidado. Dessa forma, serão produzidos conteúdos sobre "Como atividades com plantas podem auxiliar na diminuição do estresse e da ansiedade", bem como dicas e tutoriais sobre "Como preparar hortas verticais"; "Como cuidar de plantas ornamentais"; "Curiosidades sobre algumas plantas"; "Reaproveitamento de materiais orgânicos como adubo"; "Reciclagem de objetos utilizados para o plantio e cuidado das plantas". Após a gravação e edição dos vídeos eles serão disponibilizados nas mídias sociais do PET-Estratégias. A comunidade será incentivada a participar durante o desenvolvimento do projeto sugerindo temas para serem trabalhados e/ou produzidos vídeos, bem como também após visualização dos vídeos, por meio da manifestação em comentários. Também serão incentivados a compartilhar em foto, vídeo ou áudio a sua produção a partir das informações compartilhadas. A avaliação do projeto será constante e, ao final, por meio de questionários enviados aos participantes voluntários, bem como pelo número de acessos aos vídeos.


Referências Bibliográficas

CAMARGO, R. et al. USO DA HORTOTERAPIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL GRAVE. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer. Goiânia, v.11 n.22; p. 3634-3643, 2015. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/285747006_USO_DA_HORTOTERAPIA_NO_TRATAMENTO_DE_PACIENTES_PORTADORES_DE_SOFRIMENTO_MENTAL_GRAVE>. Acesso em: 26 de mai. 2020. MERCIER, Matheus. Casos de estresse, ansiedade e depressão disparam em meio à pandemia. ESTADO DE MINAS. 2020. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/05/13/interna_bem_viver,1146985/casos-de-estresse-ansiedade-e-depressao-disparam-em-meio-a-pandemia.shtml>. Acesso em 12 de out. 2020. PANDEMIA de Covid-19 aumenta interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana. Globo Rural, 2020. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Colunas/Cassiano-Ribeiro/noticia/2020/06/pandemia-de-covid-19-aumenta-interesse-dos-brasileiros-em-jardinagem-e-horta-urbana.html>. Acesso em 26 de mai. 2021. SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz; WAIDMAN; Maria Angélica Pagliarini. “GRUPO” DE ARTESANATO: ESPAÇO FAVORÁVEL À PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. Esc Anna Nery (impr.)2011 abr -jun; 15 (2):291-299. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1277/127719099011.pdf >. Acesso em: 26 de maio de 2021. VEJA. Os brasileiros são os mais ansiosos do mundo, classifica OMS. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/os-brasileiros-sao-os-mais-ansiosos-do-mundo-segundo-a-oms/>. Acesso em: 12 de out. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As produções digitais fundamentadas em pesquisa científica e produzidas por acadêmicos dialogarão com a sociedade por meio da difusão de vídeos e postagens com teor de produção e consumo consciente. Além disso, a partir da hortoterapia serão desenvolvidos conhecimentos básicos sobre o autocuidado e o cultivo de determinadas plantas em espaço reduzido. A maneira como as postagens serão feitas buscarão instigar o diálogo e o compartilhamento de saberes com o público, por meio perguntas e convites para que comentem acerca dos conteúdos. Os resultados dessa ação serão contabilizados pelo número de acesso aos vídeos, curtidas e comentários nas postagens.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto envolverá estudantes voluntários de diversas áreas, como ciências agrárias e humanidades. Desse modo, os estudantes deverão desenvolver, em conjunto, habilidades interdisciplinares que envolvam a leitura e a escrita acerca dos assuntos pertinentes ao trabalho, criação de artes e de conteúdo, edição de vídeos, entre outros. Da mesma forma, o projeto apreciará e valorizará conhecimentos relativos às áreas de atuação dos estudantes participantes, de modo que haja uma troca mútua de saberes entre o grupo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A articulação do tripé pesquisa, ensino e extensão, se dá a partir da revisão bibliográfica para maior embasamento teórico na explanação do tema à comunidade externa. O ensino se permeará com a criação de conteúdos digitas (posts e vídeos tutoriais) explicativos, que ensinarão sobre técnicas de cultivos em casa e realização de hortas verticais, bem como os benefícios desses procedimentos tanto para a saúde mental quanto física. E a ação extensionista se dará com o envolvimento da comunidade acadêmica (equipe voluntária e petianas responsáveis) para a produção do conteúdo digital para as mídias sociais do PET-Estratégias, bem como o alcance desse conteúdo ao público interno e externo da UFVJM que fazem acesso às mídias sociais do PET-Estratégias.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Tendo como filosofia do PET-Estratégias agregar estudantes com baixo rendimento acadêmico o projeto auxilia aos estudantes voluntários maior envolvimento em projetos acadêmicos, uma vez que, os mesmos selecionam, principalmente, estudantes com maiores índices de CRA. Além de, respaldado em evidências científicas apontadas pelo próprio grupo PET em experiências anteriores, a participação dos acadêmicos nestes projetos de extensão auxilia no rendimento acadêmico e diminui os índices de retenção e evasão dos estudantes.


Impacto e Transformação Social

Este projeto buscará contribuir na diminuição dos níveis de ansiedade que vem crescendo durante o período de pandemia, através da hortoterapia. Além disso, buscará fornecer uma educação agroecológica de baixo custo e acessível tanto em materiais quanto em linguagem. Nesse sentido, a reciclagem de materiais, o consumo consciente e a educação alimentar podem ser resultados dessa ação.


Divulgação

Através das redes sociais Facebook, Instagram, Site (https://sites.google.com/view/pet-estrategias/inicio?authuser=0) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC-jEvLUGw5sw4FxvRXWDIsA) do PET-Estratégias.


Informações Complementares

.


Público-alvo

Descrição

Seguidores do Instagram: 1038 Seguidores do Facebook: 373 Inscritos no canal do Youtube: 182 Total: 1593 As cinco regiões mais atingidas são em sua maioria de Diamantina 34,5%; Belo Horizonte 4,2%; Sete Lagoas 3,7%; Teófilo Otoni 3,4% e Montes Claros 2,9%.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Município

Sete Lagoas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração e gravação, bem como edição de vídeos com temas como: "atividades com plantas podem auxiliar na diminuição do estresse e da ansiedade", "como preparar hortas verticais", "como cuidar de plantas ornamentais", "curiosidades sobre algumas plantas (aqui serão trabalhadas várias plantas)", "reaproveitamento de materiais orgânicos como adubo", "reutilização de objetos para uso no plantio e cuidado das plantas".

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O relatório final, as produções, relatos, artigos, resumos para participação em congresso e/ou publicação, serão realizados pelas com base nas atividades desenvolvidas no projeto.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de formulário no google form e divulgação do mesmo a fim de coletar informações para avaliação do projeto. Análise das informações e discussão em equipe para validação das atividades do projeto em meados e no final do desenvolvimento do mesmo.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão criados vídeos e posts para serem postados e divulgados nas redes sociais.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Publicação e divulgação dos conteúdos nas redes sociais. Incentivo ao compartilhamento do conteúdo em diversos canais.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de busca e leitura de artigos sobre o tema. *Todas as atividades serão desenvolvida por todos os estudantes envolvidos. De forma que a carga horária relatada em cada uma das atividades envolve a participação de todos os membros discentes, sendo a soma do aprendizado e dos esforços.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de produções, relatos, resumos para participação em congressos e/ou para publicação de artigos