Detalhes da ação

Troca de conhecimentos sobre “ervas daninhas” na produção de hortaliças com agricultores da Vargem do Pombo

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000356

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/04/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

elvis pierre alves soares

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 70 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

Trata-se de uma aplicação do conhecimento científico sobre os benefícios na produção de hortaliças que as ervas daninhas podem proporcionar aos agricultores de Vargem do Pombo, do município de José Gonçalves de Minas, MG. Buscar-se-á construir uma cartilha didática com várias ilustrações e explicações sobre ervas daninhas encontradas a partir da visita à região. Por fim, no término, será avaliado o impacto desse projeto para os agricultores e participantes do projeto.


Palavras-chave

Horticultura, Agricultura, Vargem do Pombo


Introdução

A agroecologia é uma combinação entre agronomia e ecologia de forma que a biodiversidade e o ecossistema auxiliam na produção agrícola, como por exemplo na regulação de pragas e também na polinização de culturas, de acordo com JEANNERET, et al., (2021). Esta se desenvolveu como ciência a partir da década de 1970 para explicar a agricultura alternativa que se desenvolveu desde meados de 1920. Esse estilo de agricultura é integrado ao meio ambiente e se diferencia da agricultura convencional por não utilizar abusadamente os insumos agrícolas industrializados e por promover a divulgação de conhecimentos e técnicas tradicionais de plantio, constituindo uma sociedade na produção de alimentos. (ASSIS; ROMEIRO, 2002) Neste contexto, existem plantas que germinam em áreas indesejadas conhecidas como ervas daninhas, mas em agroecologia elas passam ser benéficas por prevenirem pragas e patógenos, além de servirem de alimento e abrigo aos insetos que colaboram com as plantas. Por outro lado, estas plantas invasoras auxiliam na ciclagem de nutrientes e protegem o solo contra a erosão ao cobri-lo, além de indicar a sua fertilidade ou desequilíbrio em seus nutrientes presentes. (PEREIRA; MELO, 2008) Seguindo este sentido, este trabalho se insere na propagação do conhecimento sobre a importância de ervas daninhas específicas que poderão auxiliar os produtores de hortaliças na comunidade rural de Vargem do Pombo, do município de José Gonçalves de Minas (MG), a obterem um maior rendimento em seus cultivos. Essa localidade rural está situada a uma distância aproximada de 354 quilômetros de Belo Horizonte e de 175 quilômetros de Diamantina. (GLOOGLE EARTH, 2022). O município localizado no Vale do Jequitinhonha, conforme Portal Cidade-Brasil (2023) se estende por 381,3 km² e conta com 4 501 habitantes no último censo e possui uma densidade demográfica de 11,8 habitantes por km² em seu território. A atividade proposta, será uma grande novidade para esta região uma vez que até o presente momento não houve trabalhos semelhantes ao assunto, com base em conversas com os moradores do município. Além disso, contaremos com um dos membros da equipe que é residente e conhecedor da região.


Justificativa

Sabe-se que uma horta isenta de ervas daninhas confere uma maior beleza para o ambiente. Porém, de acordo com PEREIRA e MELO (2008), estas podem aumentar a produtividade do solo, trazendo vários benefícios para as plantas. A partir da necessidade de melhorar a qualidade de produção do solo e aproveitar esses benefícios surgiu a ideia de de um projeto para promover a troca de saberes que determinadas ervas daninhas podem trazer para o cultivo de hortaliças aos agricultores da comunidade Vargem do Pombo, no município de José Gonçalves de Minas. Desta maneira, almeja-se observar na prática uma melhoria na percepção dos agricultores sobre a produção de vegetais por meio da aplicação de conhecimentos científicos no campo da agroecologia integrado aos saberes populares. Sendo assim, ao final do projeto será verificado se houve uma melhoria da percepção sobre os benefícios que as plantas espontâneas podem proporcionar.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Trocar conhecimentos que promovam, na prática, os benefícios que as ervas daninhas podem trazer para a produção de hortaliças com os agricultores da comunidade de Vargem do Pombo, em José Gonçalves de Minas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pesquisar sobre os benefícios que as ervas daninhas podem trazer ao cultivo de hortaliças. Realizar uma pesquisa diagnóstica para o levantamento de questões relacionadas ao tema que seja de interesse dos agricultores da região alvo Identificar com os agricultores os benefícios que eles conhecem sobre as ervas daninhas da região Produzir uma cartilha didática sobre este tema. Distribuição gratuita e apresentação da cartilha para os agricultores de Vargem do Pombo. Elaborar um questionário para verificar a opinião acerca da experiência entre a troca de saberes na troca de conhecimentos sobre sobre o trabalho desenvolvido.


Metas

Promover a troca de saberes populares e científicos sobre a importância das ervas daninhas no plantio de hortaliças para pelo menos 10 pessoas da comunidade de Vargem do Pombo, em José Gonçalves de Minas.


Metodologia

Este projeto de extensão será realizado na comunidade de Vargem do Pombo, no município de José Gonçalves de Minas – MG, desenvolvendo as seguintes ações para que haja o compartilhamento de conhecimentos sobre a importância das ervas daninhas no plantio de hortaliças: » Pesquisa diagnóstica: Irá ser realizada uma pesquisa diagnóstica para o levantamento no qual os agricultores da comunidade alvo serão consultados sobre a importância e benefícios das ervas daninhas existentes na região. Esta pesquisa será realizada pelo membro da equipe que é originário desta localidade através de visitas. » Inscrição: Será produzido um edital pelo qual os discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) vinculados as áreas do conhecimento agrárias e Humanidades poderão se inscrever para participar do projeto. » Capacitação: Após a inscrição dos discentes pelo formulário do edital, irá ocorrer uma capacitação dos membros para que cada qual se prepare para desempenhar sua tarefa específica durante o projeto. Nesta etapa, todos os membros irão realizar uma revisão bibliográfica acerca de ervas daninhas e produzirão, em grupo, uma cartilha. » Criação da logo do projeto: Ao ser finalizada a capacitação da equipe, será criada em grupo uma logo para simbolizar este projeto. » Conhecendo a importância das ervas daninhas: Depois da capacitação dos integrantes e da criação da logo do projeto, ocorrerá uma procura na literatura sobre os benefícios que as ervas daninhas poderão trazer ao cultivo de hortaliças em relação às questões levantadas pela pesquisa diagnóstica juntamente com o conhecimento dos agricultores para a elaboração da cartilha. »Produção da cartilha: Após a procura na literatura sobre os benefícios das ervas daninhas na horta, iniciará a produção da cartilha acerca da importância que as ervas daninhas podem conferir ao cultivo de hortaliças. Nesta etapa, as informações acerca dos benefícios das plantas invasoras serão reescritas de forma didática. Por fim, em grupo, será produzida a cartilha. »Apresentação e distribuição da cartilha: Será apresentada e distribuída gratuitamente de forma impressa a cartilha elaborada aos agricultores da comunidade de Vargem do Pombo que demonstrarem interesse em receber e compartilhar conhecimentos acerca da importância que as ervas daninhas proporcionam na horta. Esta cartilha também será disponibilizada de forma virtual aos demais interessados. »Avaliação sobre o impacto do projeto: Depois que as cartilhas foram produzidas e distribuídas será realizado um questionário para serem coletadas as opiniões sobre o impacto que essa troca de saberes influenciou nos conhecimentos que os agricultores possuíam sobre essas ervas daninhas. Também será realizado outro questionário destinado à equipe executora para a avaliação da contribuição que as ações do projeto proporcionaram para a formação acadêmica.


Referências Bibliográficas

ASSIS, R. L. DE; ROMEIRO, A. R. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 6, p. undefined-undefined, 2002. Link de acesso: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/22129 BRANDOLT, L. M. et al. Horta Universitária: Plantando Ciência e Reduzindo Desigualdades. R. UFG, v. 24, p. 75-90, e-58569, 2018. Link de acesso: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58569 GOOGLE. Google Earth. Versão 9.175.0.1. Acesso em: 24 de dez. 2022. JEANNERET, PH. et al. Agroecology landscapes. Landscape Ecology, v. 36, n. 8, p. 2235–2257, 1 ago. 2021. Link de acesso: https://link.springer.com/article/10.1007/s10980-021-01248-0 PEREIRA, W.; MELO, W. F. DE. Manejo de plantas espontâneas no sistema de produção orgânica de hortaliças. 2008. Link de acesso: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/780759. Acesso em: 11 de jan. 2023. PORTAL CIDADE BRASIL.Município de José Gonçalves de Minas. 2023. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-jose-goncalves-de-minas.html. Acesso em 03 fev. 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante este projeto, os agricultores de Vargem do Pombo apresentar seus conhecimentos sobre ervas daninhas e seus benefícios para o cultivo de hortaliças . A partir dessa interação será produzida a cartilha retomando esses conhecimentos populares por meio do dialogo com literatura acadêmica sobre os mesmos e ao final do projeto será avaliada a forma pela qual a cartilha contribuiu na percepção destes agricultores sobre esse tema.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto contará com discentes das áreas de Ciência e Tecnologia, Humanidades e Agronomia e haverá aproximadamente 10 agricultores envolvidos em sua realização. Em termos de interprofissionalidade, a realização deste projeto contará com Flaviana Tavares Vieira Teixeira, docente de engenharia química, e com Elvis Pierre Alves Soares, técnico do laboratório Labgeo , vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Ao longo da execução deste projeto, serão colocados em prática conhecimentos sobre a produtividade que ervas daninhas podem impactar o cultivo de hortaliças pelos agricultores da comunidade de Vargem do Pombo, do município de José Gonçalves de Minas, MG. Desta maneira, a pesquisa na literatura realizada pelos membros do projeto atrelada aos conhecimentos destes agricultores será compartilhada e ao final deste processo serão ouvidas as opiniões dos agricultores que os colocarem em prática.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes que participarem deste projeto aperfeiçoarão o aprendizado e a busca por conhecimentos científicos, e também presenciarão a aplicação prática deles. Além disso, os participantes desenvolverão as competências de trabalho em equipe e a realização de projetos sociais que são exigidos pelo mercado.


Impacto e Transformação Social

Por fim, este projeto trará conhecimentos científicos para responder questões levantadas pelos agricultores de Vargem do Pombo a respeito dos benefícios que as ervas daninhas poderão trazer ao cultivo de hortaliças, auxiliando na produção local.


Divulgação

Este projeto será apresentado a comunidade por meio da visitas as agricultores para levantamento das ervas daninhas existentes e saberes que os mesmo possuem sobre elas. A comunidade alvo receberá a cartilha impressa e que também será disponibilizada a versão virtual na plataforma researchgate e nas redes sociais dos participantes do projeto e do PET Estratégias. Além disso, será solicitado ao site da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para ajudar nessa divulgação. Por fim, este projeto será exposto no Jornal ICT News e em congressos do Cobicet, Sintegra e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Propriedade(s) Intelectual

Produção intelectual: produção bibliográfica (resumo para eventos científicos, artigos, livros, programas de rádio, podcast, cartilhas, outros.

Público-alvo

Descrição

Pequenos agricultores familiares que residem na comunidade rural Vargem do pombo, que produzem hortaliças para o próprio consumo e comércio local.

Municípios Atendidos

Município

José Gonçalves de Minas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 190 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Seleção e leitura de artigos sobre o tema. Produção da escrita referencial teórico da cartilha.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Análise dos dados do diagnósticos realizado com a comunidade baseado na revisão bibliográfica realizada sobre o tema.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção da cartilha a partir da interpretação dos dados coletados em campo e do material bibliográfico sobre ervas daninhas. Escritas dos capítulos .

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Diagramação do conteúdo da cartilha(capa texto, imagens), adaptação didática da obra, revisão de língua ortográfica e gramatical, normas ABNT.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação e distribuição da cartilha para os agricultores envolvidos ao projeto

Carga Horária 30 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de artigos, resumos e de banner.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final para ser apresentado para a proexc

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita a aos agricultores da comunidade rural Vargem do Pombo para levantamento das informações.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Seleção de voluntários para participação do projeto e capacitação.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação da logo do projeto no canva.