Detalhes da ação

Conheça a UFVJM - Campus Janaúba

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000357

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

12/06/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria gisenilda barbosa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@ufvjm_janauba
Outras Redes Sociais

WhatsApp (38) 3532-6808

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 112 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Resumo

Este projeto propõe a continuidade do trabalho de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas dos municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar os conhecimentos oriundos da relação de diálogo com a comunidade externa. É um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo Campus Janaúba.


Palavras-chave

Escolas públicas, realidade regional, bacharelado interdisciplinar, engenharias, formas de ingresso


Introdução

O projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba é um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo Campus Janaúba, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Apesar do referido projeto já existir há 4 anos, ter realizado diversas ações, tanto no período de atividades presenciais como no remoto, ele ainda é muito necessário, pois além dos aspectos que já justificam sua continuidade ele se tornou uma referência para o Campus de comunicação com a comunidade externa, uma vez que a UFVJM não tinha, até o ano 2022, em Janaúba, um setor e/ou servidor responsável pelos serviços de comunicação e a atuação do setor de processos seletivos (Copese) é esporádica. Desse modo, esse projeto consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade externa, pois possibilita uma aproximação dos professores, técnicos e dos acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias do Campus com a realidade dos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio da região e eles, junto com os seus professores, diretores e/ou supervisores apresentam à UFVJM suas percepções e demandas. As atividades realizadas, tanto presenciais, como as remotas e híbridas incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização de visitas nas escolas, recebimento de visitas no Campus e/ou de ações remotas por meio das redes sociais do Campus Janaúba (Youtube, Facebook, Instagram e WhatsApp) e de outras ferramentas metodológicas que facilita responder às necessidades do público atendido. Acredita-se que a continuidade desse projeto possa contribuir com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes do ensino médio apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes da região e provocando reflexões e novas ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida.


Justificativa

A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O débito social que existia com a região é evidenciado pelo baixo percentual da população que possuía curso superior em 2010, o correspondente a 3,21% (IBGE, 2010) e também pelas desigualdades socioeconômicas existentes. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que, por exemplo, a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a continuidade da realização de ações de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de outras parcerias, e assim dar continuidade com a relação que vem sendo estabelecida e que provoca a criação de outras ações de extensão, a partir do contato com a realidade regional. Assim, a proposta de continuidade desse projeto é reflexo dos bons resultados já alcançados por meio das ações já realizadas tanto presenciais: recebimento de visitas no campus e realização de visitas nas escolas, quanto remotas: bate-papo com estudantes, professores e diretores, lives, interações nas redes sociais respondendo directs, caixinhas de perguntas, fazendo posts com informações das principais dúvidas surgidas, etc. Destaca-se que a comunicação com os estudantes, professores e diretores de escolas da região, via redes sociais, incluindo o WhatsApp 38 3532 6808 aumentou significamente. Esse último canal de comunicação conta com os serviços dos servidores da DRCA do Campus, que também são membros desse projeto e configura-se como ação relevante de comunicação com a comunidade interna e externa que foi mantido após o período de atividades remotas. Além disso, destaca-se que novas ações de extensão surgiram a partir do contato dos servidores com os estudantes da região, proporcionado pelas ações desse projeto, podendo ser elencados pelo menos 2 projetos (UFVJM na Expô Janaúba e Brinquedoteca), 1 evento (Criança no Parque) e 7 cursos ( Office, Matemática Básica, Física Básica, Matemática introdutória para ensino superior, Inglês Instrumental, Como se comportar no Enem, Como escrever bem). Cabe também citar que o Programa “UFVJM - Campus Janaúba contribuindo para o desenvolvimento do Norte de Minas Gerais” também teve o incentivo da equipe desse projeto. Mesmo com as inúmeras ações realizadas, o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba continuam sendo preocupantes, sendo os menores índices de preenchimento de vaga entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. Sabe-se que a baixa taxa de ocupação de vagas no curso Ciência e Tecnologia (BC&T) reflete no segundo ciclo de formação, denominados cursos terminais ou engenharias. De acordo com Barbosa (2018), os cursos do Campus Janaúba possuem fragilidades como: baixo número de candidatos nos processos seletivos, consequentemente baixo número de ingressantes por semestre e alto índice de evasão no primeiro ciclo de formação. Para essa autora, também perceptível que a modalidade de Bacharelado Interdisciplinar ainda é pouco conhecida na região Norte de Minas e que os cursos terminais ofertados se diferenciam bastante das engenharias tradicionais conhecidas pela população (Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas). Para Ferreira et. al (2016) muitos estudantes ainda não sabem qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior, pois ainda há escassez de informação. Observa-se que uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). Dessa forma, a proposta apresentada nesse projeto está em consonância com as estratégias do PNE vigente. As fragilidades aqui reveladas reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação desse projeto, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, distribuídos nos 4 campi; ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferece; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais. Ao mesmo tempo em que proporcionará aos professores, técnicos, alunos e terceirizados envolvidos na execução do projeto, conhecer a realidade regional, aproximando-os das demandas externas da instituição. Portanto, o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba” é uma iniciativa que promove tanto a integração entre a comunidade acadêmica quanto entre a UFVJM e os estudantes das escolas estaduais. Considerando que um dos objetivos da EXTENSÃO X é ampliar e aprofundar as relações entre a Universidade e outros setores da sociedade, percebe-se que para os novos campi, um dos caminhos para atingi-lo é tornar-se mais conhecidos, pois para se aprofundar relações é necessário que antes elas existam e uma das alternativas simples e práticas encontrados pelo Campus Janaúba é fazer um trabalho de divulgação nas mídias digitais, principalmente fortalecendo a presença nas redes sociais oficiais do Campus já existentes (facebook, instagram, YouTube e WhatsApp) e/ou, se possível for, dentro das escolas públicas de ensino médio da região onde a Universidade está inserida, que objetive não somente a captação de novos candidatos para os processos seletivos, mas conhecer a realidade regional, promover reflexões e provocar ideias de novas ações que revelem o compromisso social da UFVJM com a região. Desta forma, compreende-se que o projeto envolve bem mais que práticas destinadas à solução de problemas do Campus Janaúba referente ao baixo número de ingressantes no BC&T, a falta de identidade das engenharias e a divulgação de informações. Acredita-se que, se for possível, realizar as visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus elas serão momento propício para que docentes, técnicos administrativos e discentes, membros da equipe do projeto, reflitam sobre a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e também conheçam onde as escolas estão localizadas, troquem informações com diretores e professores da rede estadual e juntos encontrem soluções e/ou ideias para outros projetos e ações que promovam a superação das dificuldades, o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Devido à dimensão e alcance das experiências obtidas em anos anteriores, com o retorno das ações presenciais, em 2022, esse projeto de extensão teve interesse em continuar com algumas atividades remotas, pois acredita-se que elas contribuiram para a afirmação da UFVJM perante a comunidade e também para a disseminação dos cursos oferecidos e dos serviços prestados pelo Campus. Além disso, ao buscar o público - alvo do projeto, o quantitativo de seguidores das redes sociais do Campus poderá continuar aumentando significativamente, ampliando assim a participação da comunidade regional em outros eventos virtuais que venham acontecer por esses canais de comunicação. Por fim, cabe ressaltar que, independente das ações serem presenciais ou remotas, os estudantes do ensino médio não serão atores secundários e/ou meros recebedores das informações dos cursos e dos processos seletivos, mas sim atores ativos que poderão externar seus conhecimentos, suas expectativas, as suas maiores dificuldades e dúvidas em relação aos serviços prestados pela universidade. Destaca-se que as informações e percepções identificadas em cada ação do projeto (colhidas por essas interações) impactam na transformação/melhoria de outros aspectos: sejam relacionados às informações das formas de ingresso, editais e matrícula que envolve a Prograd, sejam relacionadas às atividades do IECT, unidade ofertante dos cursos, ampliação ou criação de algum serviço prestado, entre outras. Assim, espera-se que as ações propostas possam continuar contribuindo para a maior inserção da UFVJM na comunidade externa.


Objetivos

Objetivo geral: Aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional dos estudantes das escolas públicas e privadas de ensino médio do Território do Serra Geral do Norte de Minas, especialmente dos municípios do entorno de Janaúba. Objetivos específicos: _Promover ações que contribuam com o cumprimento da missão da UFVJM na região de Janaúba; _Possibilitar a reflexão crítica da realidade regional dos estudantes do ensino médio; _Conhecer a realidade dos estudantes do ensino médio e identificar suas principais dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido e aos processos seletivos SASI e SISU; _Realizar pesquisa para conhecer o perfil dos estudantes e cursos de interesses; _ Elaborar estratégias de divulgação de conteúdos nas redes sociais a partir dos resultados da pesquisa; _ Levar os docentes, técnicos administrativos e discentes para conhecer in loco as escolas públicas, sua localização, estrutura física e colocá-los em contato com direções, professores e alunos; _Socializar informações sobre as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; _Apresentar a modalidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e os cursos terminais implantados e previstos; _Despertar o interesse da comunidade acadêmica em idealizar novas ações de extensões que atendam a realidade percebida durante as visitas as escolas.


Metas

METAS DE IMPACTOS DIRETO: Apresentar a UFVJM Campus Janaúba para os estudantes da região, popularizando assim as formas de ingresso no ensino superior e o acesso aos serviços prestados pela universidade; Melhorar a comunicação com os diversos atores sociais: diretores, supervisores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas da região para diálogo sobre as necessidades de seus estudantes e definição da melhor forma de ação a ser realizada; Disponibilizar diariamente conteúdo nas redes sociais (facebook, instagram, youtube e WhatsApp), ter equipe para responder e/ou buscar as respostas para as interações (directs e caixinhas de perguntas) com maior agilidade; Identificar as principais dúvidas e/ou dificuldades dos estudantes em relação à participação nos processos seletivos SASI e SISU e repassar para a PROGRAD em forma de sugestões de melhorias de seus editais de seleção/matrícula; Estimular, no âmbito da unidade acadêmica, a discussão sobre a possibilidade de oferta de novos cursos, que melhor atendam ao perfil dos estudantes da região. METAS DE IMPACTOS INDIRETO: Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região, por meio da presença física nas escolas e/ou remotas nas redes sociais (facebook, instagram e YouTube); Continuar estimulando a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa; Contribuir com a melhoria dos índices de candidato por vaga nos processos seletivos, assim como os índices de ocupação de vagas do BC&T e demais cursos oferecidos em Janaúba, tendo em vista que para o próximo semestre, terá entrada direta para as engenharias.


Metodologia

METODOLOGIA A execução do projeto contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: capacitação, sensibilização, rodas de conversas, palestras expositivas e interativa, demonstrações de experimentos de laboratórios, registros, entre outros. REUNIÕES DA EQUIPE DO PROJETO: Frequentemente serão realizadas reuniões para discussão do plano de trabalho e cronograma, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para as ações realizadas. DIÁLOGOS COM OS COORDENADORES DE CURSO: Pretende-se estreitar ainda mais os diálogos com os coordenadores de cursos para que os mesmos possam dar formação/esclarecimentos sobre o campo de atuação e os serviços prestados/oferecidos por seus cursos. Essa etapa é de fundamental importância para que os membros da equipe de execução estejam seguros para apresentar a modalidade do BC&T e dos cursos terminais à comunidade externa. ARTICULAÇÃO JUNTO ÀS ESCOLAS: O contato com as escolas, o estreitamento dos diálogos com os diretores, professores e estudantes serão constantes e acontecerão através de contato telefônico, redes sociais, e-mail e/ou presencial. Em caso de dificuldades, contar-se – á com a colaboração e apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, instituição parceira deste projeto e que é detentora do contato de todas escolas da região. O formato do evento e o tempo de duração será definido junto à direção das escolas, podendo ocorrer na forma de palestras, rodas de conversas, lives, entre outras metodologias remotas/digitais, desde que atendam as demandas apontadas pelos gestores locais ou, se permitido pelas normas da UFVJM e restrições sanitárias da pandemia, na forma presencial por meio de realização de visitas nas escolas ou recebimento de visitas no Campus. PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES: Após a definição do formato da ação, o bolsista coordenará a etapa de preparação de material e a organização do evento. É o momento que possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos. Se for possível a ação presencial, será explorado os conteúdos estudados no BC&T, que contemplam conhecimento básicos das áreas de química, física, biologia e matemática e permitem a criação de atividades práticas que despertem o interesse dos estudantes. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO: Cada ação contará com uma equipe de trabalho, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos com perfil e/ou habilidades que correspondam a demanda apresentada por aquele determinado grupo de estudantes. APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO DE PESQUISA: Quando do recebimento de visitas das escolas no Campus ou realização de visitas nas escolas, sempre que possível, será aplicado um formulário de pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil dos estudantes e assim traçar estratégias de divulgação dos conteúdos relacionados com os cursos de graduação e demais serviços ofertados pelo Campus. Os resultados serão tabulados por escola/município e serão subsídios para a tomada de decisão da equipe do projeto. VISITAS ÀS ESCOLAS E/OU RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS : As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação do projeto e aluno bolsista com as direções das escolas, conforme já autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e respeitando o calendário letivo 2022 da Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG). As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do projeto quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. AVALIAÇÃO: A avaliação tanto do bolsista e dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto, quanto das visitas realizadas e/ou recebida será contínua, no intuito de intervir e melhorar para as ações do mês subsequente. Para padronizar o formato de avaliação e torná-la participativa, envolvendo os membros daquelas ações, será elaborado um formulário padrão, que facilite para que registro dos pontos positivos, negativos e sugestões de cada ação. A direção da escola e/ou o professor responsável pelo recebimento da visita na escola, responderá a um pequeno questionário após a realização do evento para avaliação, da mesma forma será registrado os pontos positivos, negativos e sugestões. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS POR MUNICÍPIO: A participação dos estudantes, as demandas e a percepção da direção das escolas serão compiladas e registradas em relatório por município, mas que contemple as especificidades de cada escola. Será elaborado um formulário padrão para registro de cada atividade, que ficará sob a responsabilidade de preenchimento do bolsista. As atividades do projeto quando presenciais poderão ser registradas através de fotografias e quando remotas através de prints de tela ou gravação da ação. AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO: No último mês de execução do projeto será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1- 8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. MINAS GERAIS. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEE No 3.999,de 8 de novembro de 2018. Estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, Calendário Escolar para o ano de 2019. Diário do Executivo. Caderno 1. p. 14. Belo Horizonte, 14nov. 2018. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução no 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. Resolução no 10 –CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov.2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes que visitam nosso campus conhecem como é a vida do acadêmico, eles tem a oportunidades de ver o que o estudantes universitário produzem, é oferecida a oportunidade de ver os acadêmicos manipulando o conhecimento que foi construído e transformando-o numa prática em forma de experimentos. São oferecidas também informações frequentes sobre os serviços do campus. As visitas feitas às escolas, em sua maioria, são para informar sobre a forma de ingresso SASI o preparo e alertando a população interessada os prazos de efetuar a inscrição do certame e de solicitar isenção da taxa de inscrição.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ocorre a interação entre disciplinas de aparências distintas. Esta interação é uma maneira que complementa ou suplementa e possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino. A interprofissionalidade está presente no desenvolvimento das atividades desse projeto, que para funcionar, exige colaboração entre os agentes que compõem os serviços, em busca de um objetivo em comum: apresentar a UFVJM e mostrar o ensino como acontece dentro da universidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os resultados de pesquisas produzidas, pelos acadêmicos, no campus de Janaúba são expostas aos visitantes, dessa forma é possível favorecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os visitantes tem a oportunidade de fazer perguntas e com isso acabam aperfeiçoando o conhecimento pré-existente.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os Graduandos envolvidos no Projeto terão a oportunidade de apresentar, aos visitantes, os experimentos desenvolvidos dentro da universidade. É dada a oportunidade de apresentar os trabalhos acadêmicos produzidos ao longo da sua formação o que torna oportuno associar ensino, pesquisa e extensão além de favorecer as habilidades de apresentar a produção acadêmica ao público externo.


Impacto e Transformação Social

O projeto supre uma lacuna de comunicação do Campus Janaúba com a comunidade externa, atendendo uma necessidade da população por informações frequentes e atualizadas sobre os serviços do Campus. A procura de informações e o envio de dúvidas pelas redes sociais cresceram de forma inesperada, durante o período da pandemia, e hoje permanecem os atendimentos via Instagram através do feed, directs e stories, temos também atendimento individual através do WhatsApp que são mídias sociais monitoradas através desse projeto.


Divulgação

A divulgação dos trabalhos feitos pelo projetos são feitos através do Instagram e através de visitação nas escolas da Educação Básica, sempre que possível, em parceria com a Copese.


Público-alvo

Descrição

As ações irão contemplar diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba (docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados) e a comunidade externa (direção, professores e alunos das escolas públicas e privadas de ensino médio da região)

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 136 h

Carga Horária 18 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe executora do projeto irá se reunir mensalmente para planejamento e organização das atividades presenciais de realização ou recebimento de visitas das escolas.

Carga Horária 18 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe executora do projeto fará avaliação continua das ações, buscando sempre melhorias. A avaliação das ações presenciais será com base na percepção dos membros do projeto e dos feedbacks recebidos dos participantes. Já a avaliação das ações online e remotas será com base nos indicadores de desempenho das redes sociais.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no campus

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção de conteúdo para redes sociais (planejamento, elaboração do conteúdo e das artes gráficas e postagem nas redes sociais)