Detalhes da ação

Aprendendo com Planejamento

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000051

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/04/2021

Data Fim

30/11/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Resumo

A proposta visa trabalhar com incentivos à motivação dos estudantes visando uma melhor organização para melhor rendimento nos estudos remotos.


Palavras-chave

Isolamento social. Aprendizado. Organização.


Introdução

Durante esse momento de pandemia em que o mundo está vivendo, tudo foi modificado, a forma como se fazia a maioria das coisas mudaram. Foi encontrada uma maior dificuldade para se organizar em relação aos estudos, uma vez que o ensino passou a ser remoto e tudo que acontecia dentro da escola precisou ser adaptado para dentro de casa. Muitos alunos expressaram dificuldade de se organizar para a realização das atividades remotas e de se concentrar durante essa modalidade de estudo (SOUZA et al, 2020). Para ter um bom momento de estudo é necessário que se tenha atenção e concentração, e isso se torna ainda mais verdadeiro quando não se consegue estar concentrado durante a realização de uma atividade acadêmica. Outros fatores que também estão associados a essas capacidades geram impacto na produtividade dos estudos, sendo a organização do ambiente de estudo algo que atua positivamente na construção do conhecimento. A ordem é um pré-requisito para aumentar a eficiência nas atividades cotidianas e para obter bons conhecimentos. A realização de uma adequada organização em um espaço destinado ao desenvolvimento de afazeres acadêmicos permite melhor gestão do tempo, evita perda de materiais, estabelece um ambiente acadêmico harmonioso, como também auxilia na manutenção do foco (FACULDADE UNYLEYA, 2017). Existe uma estrutura sócio biológica, que quando se está em um local que sobrecarrega de informações e que também é totalmente desorganizado, o cérebro é bombardeado com estímulos, que o obriga a trabalhar mais para selecionar os fatos que são relevantes, assim o processamento dos dados acaba sendo prejudicado, o que exige que se tenha ainda mais energia e tempo até que se tenha concentração. Esse tipo de estado sócio cognitivo leva a uma redução no rendimento nas tarefas que necessitam de mais eficiência energética e atenção. Assim a organização do ambiente configura um desenvolvimento intelectual satisfatório, também minimiza potenciais distrações e facilita o gerenciamento das técnicas de aprendizagem (FACULDADE UNYLEYA, 2017). Conhecer o que funciona melhor também ajuda no momento da aprendizagem, algumas pessoas tendem a ser mais produtivas durante a manhã, outras à tarde ou noite, estudar em casa, ou na biblioteca, no silêncio ou com música, tudo pode auxiliar nesse momento, desde que não gere mais distração (REDLER, 2019). É perceptível que algo que gera problemas na organização dos estudos é o tédio, muitas vezes a situação para o estudo é perfeito, porém não se tem motivação para continuar o estudo, para resolver esse problema, uma solução é intercalar tarefas, organizar e criar um planejamento, estudar vários assuntos por dia, misturar leitura, exercícios e revisão, quanto mais dinâmico o estudo, maior será o empenho e o rendimento. Um meio muito eficaz de tirar do tédio e atrair a atenção para os estudos é investir em leituras, vídeo aulas e mapas mentais, criando novos meios para aprender (UNILEÃO, 2020). Com o planejamento faz muita diferença para os resultados do estudo, a organização deve partir de um cronograma, identificar os horários livres e o modo como podem ser aproveitados, assim a distribuição das tarefas fica mais fácil, também é possível separar as atividades por cores, evitando que algo saia do previsto. O planejamento por mais que relevante, ele não pode ser definitivo, pois é normal a rotina mudar e as necessidades também, o que acaba fazendo com que o cronograma tenha que se adaptar. O estudo quando acontece livremente acaba que o tempo não é utilizado da melhor forma, o melhor é definir metas e a partir delas ter objetivos diários, semanais, mensais e recompensas pelas metas cumpridas. As recompensas ajudam manter o interesse em seguir o planejamento e pode ser um chocolate ou assistir a um episódio de uma série ou filme (UNILEÃO, 2020). A tecnologia da mesma forma que ajuda, também pode atrapalhar, o recomendado é manter celular desligado e ficar longe da televisão. Algo muito importante também é que após um período de estudo realizar pausas, para respirar e descansar um pouco ajuda a lidar com o estresse e a respeitar os limites. Uma rotina com bons hábitos na alimentação, estudos e com os limites do corpo ajuda a chegar nos objetivos (UNILEÃO, 2020). A região do Vale do Jequitinhonha foi denominada em 1974 pela Organização das Nações Unidas, como o Vale da Miséria, devido a presença do semiárido e graves problemas sociais, tendo uma maior concentração de miséria no Brasil e no mundo na época. O analfabetismo chegando a cerca de 27% no ano de 2009, assim tendo maior taxa de analfabetismo quando comparada a demais regiões mineiras. Com a chegada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) previa-se garantir o acesso, permanência, inclusão e ensino de qualidade para a região afetada historicamente (PIERUCCI et al, 2018). Ao que se retrata sobre os jovens pertencentes ao Ensino Médio em 2016 o atendimento da região foi um pouco maior que os dados do Estado de Minas Gerais (RIANI et al, 2016). Sendo assim pode-se analisar que realmente houve uma boa crescente nos índices educacionais possivelmente por uma maior oportunidade de estudo pela presença da UFVJM na região. Devido a crescente nos índices educacionais na região há a necessidade de colaborar com a sociedade fornecendo material para que eles possam cada vez mais aprofundar em seus estudos da forma que trará melhores resultados.


Justificativa

Ao proporcionar aos estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública municipal e estadual de Diamantina/MG a oportunidade para o maior entendimento sobre aprendizagem, organização do tempo e as diferentes formas de estudo, cria-se melhores chances destes usufruir melhor do seu potencial cerebral. Proporcionando uma boa organização dos estudos e ocasionando melhores chances de compreensão e aprendizado, logo melhorando o seu rendimento, visto que logo em seguida estes estudantes estarão cursando graduação, demonstrando assim a importância de se aprender a sua melhor forma de estudo.


Objetivos

Objetivo Geral Proporcionar materiais para o conhecimento de melhores métodos de estudo e organização. Objetivos Específicos ● Apresentar aos estudantes do Ensino Médio formas para melhorar seu desempenho acadêmico; ● Melhor compreensão no processo de aprendizagem; ● Melhorar a estratégia de estudo individual; ● Aprendizagem sobre administração do tempo.


Metas

Motivar os estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública municipal e estadual de Diamantina/MG a preparar uma melhor estratégia de estudos perante ao momento remoto e as suas necessidades, a partir da exposição e explicação em forma de cartilha de 6 métodos de estudo e 3 formas diferentes de organização semanal e diária. Proporcionando assim, a possibilidade deste estudante reconhecer a sua melhor forma de compreensão e qual método de estudo e organização sem encaixa melhor na sua rotina. Propiciando uma maior motivação com os estudos e assim possa alcançar melhora no rendimento acadêmico.


Metodologia

1) Reuniões periódicas, online, com os membros da equipe a fim de orientação e desenvolvimento do projeto. 2) Os estudantes passarão por uma capacitação geral antes do início das atividades a partir da leitura do Livro intitulado “Você sabe como estudar?” (que será enviado por do e-mail), será solicitado uma resenha crítica sobre o livro, apontando ideias que podem ser usadas durante o projeto. Será enviado também um vídeo sobre como realizar uma resenha critica. 3) Logo depois ocorrerá a discussão sobre o livro e sobre as ideias dos voluntários, realizando o planejamento geral e divisão das atividades do projeto 4) Cada voluntário ficará responsável por escolher 3 artigos e fazer fichamento desses. Serão orientados sobre como realizar os fichamentos. 5) Após a correção dos fichamentos serão direcionados à escrever uma revisão bibliográfica a partir dos artigos escolhidos. 6) A equipe será organizada em duplas, sendo a primeira dupla responsável por escolher e organizar diferentes métodos de estudo e outros temas que serão utilizados para a criação de vídeos e cartilhas. A segunda dupla ficará responsável pela criação de um planner que em seguida será disponibilizado para os alunos. 7) Todos trabalharão de acordo com os temas para a elaboração dos vídeos e das cartilhas que terão temas como: métodos de estudo, organização do tempo, ENEM, procrastinação entre outros. A divisão entre cartilha e vídeo será de acordo com a preferência dos voluntários. 8) Em seguida, a partir da criação das cartilhas será criado um e-book com as dicas do projeto. 9) Em um terceiro momento, com os materiais já prontos, será realizado um contato com as escolas para que elas possam repassar os materiais para os alunos e assim realizar divulgação do trabalho nas redes sociais do PET Estratégias. 10) Após isso, será enviado à direção das escolas e aos alunos um questionário online para avaliação do material bem como para a coleta de sugestões.


Referências Bibliográficas

FACULDADE UNYLEYA. A organização do ambiente e a produtividade nos estudos. 2017. Disponível em: <https://blog.unyleya.edu.br/dicas-de-estudo/como-a-organizacao-do-ambiente-impacta-na-produtividade-nos-estudos/>. Acesso em 20 de novembro de 2020. PIERRUCCI, L. A. M.; FRANZI, J. LIMA, J. B. Q. O contexto social e educacional nas veredas do Vale do Jequitinhonha. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Juliana1103.pdf>. Acesso em: 09 de julho de 2021. REDLER, I. Como a organização do seu ambiente de estudos interfere na aprovação. 2019. Disponível em: <https://masterjuris.com.br/ambiente-de-estudos-ajuda-na-organizacao/>. Acesso em: 20 de novembro de 2020. RIANI, J. L. R.; SARAIVA, A. L.; SOARES, H. T. M.; FRANCESCHINI, V. L. C.; EVANGELISTA, S. S. Educação no Alto e Médio/Baixo Jequitinhonha: panorama geral e propostas de ações. 2016. Disponível em: <https://diamantina.cedeplar.ufmg.br/portal/download/diamantina-2019/D18_152.pdf>. Acesso em: 09 de julho de 2021. SOUZA, G. H. S. et al Reações Prospectivas de Estudantes frente aos Estudos Remotos durante a Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. 2020. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/461/353>. Acesso em: 22 de novembro de 2020. UNILEÃO. Organização dos estudos: 7 dicas simples para deixar tudo em ordem. 2020. Disponível em: <https/://unileao.edu.br/blog/organizacao-de-estudos/>. Acesso em 20 de novembro de 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A troca de saberes com a comunidade externa será por meio do envio da cartilha às escolas de ensino médio inseridas na Superintendência Regional de Educação de Diamantina-MG, cursos técnicos e Institutos Federais, podendo acompanhar os métodos de estudos da comunidade por meio de questionário enviado à eles juntamente com a cartilha.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta envolve a área de educação no geral e as suas diversas subáreas, ocorrendo através da execução de diferentes tarefas, como: leitura e fichamento de artigos científicos, aplicação do estudo em metodologia na escrita de referencial bibliográfico e aplicação dos conteúdos na elaboração de cartilhas e repasse das informações aos estudantes de ensino médio e fundamental. A equipe do projeto é composta por alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Fisioterapia, sendo coordenado por uma professora do ICT. Todas as ações do projeto acontecerão a partir das discussões e contribuições de diferentes pontos de vista da equipe, demonstrando assim a interdisciplinaridade do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A medida que os estudantes envolvidos na proposta a desenvolvem, estarão ampliando seus conhecimentos teóricos via busca, leitura e elaboração de fichamentos de artigos e textos científicos, além da aplicação dos estudos em metodologia através da escrita de referencial teórico e escrita para submissão em eventos universitários. Os estudantes também irão praticar a forma de extrair o entendimento em relação ao conteúdo estudado a partir de textos e artigos científicos e acadêmicos o adaptando para o público externo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto será na forma de ampliação do conhecimento dos envolvidos, uma vez que o tema proposto para o projeto é diferente daquele que os graduandos da equipe estudam em seu curso, alcançando experiências distintas daquelas proporcionadas em sua graduação. O projeto também é uma forma dos estudantes se habituar ao trabalho em equipe, com pessoas de diferentes vertentes e áreas de atuação, lindo com opiniões diferentes, discussões, prazos e metas, sendo essas habilidades importantes para o mercado de trabalho. Além disso, durante todo projeto haverá um acompanhamento do estudante em relação as atividades executadas, ocorrendo através de correções de atividades propostas e observação do cumprimento de prazos e formas de execução.


Impacto e Transformação Social

O impacto será na forma de ampliação do conhecimento dos envolvidos, os voluntários do projeto estarão ampliando seus conhecimentos teóricos via busca, leitura e elaboração de fichamentos de artigos e textos científicos, além da aplicação dos estudos em metodologia através da escrita de referencial teórico e escrita para submissão em eventos universitários, consequentemente terão a possibilidade de melhorar seu rendimento acadêmico, afetando positivamente a universidade por poder diminuir os seus índices de retenção e evasão a partir dos alunos já matriculados e a partir dos futuros graduandos, uma vez que os estudantes que ainda não estão na universidade terão a possibilidade de ingressar com maior conhecimento sobre os métodos de estudo que esse alcança maior rendimento.


Divulgação

A divulgação ocorrerá através das redes sociais Instagram e Facebook do grupo PET – Estratégias, além do envio do material produzido para as escolas da rede pública estadual que compreendem a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG através do e-mail desse mesmo grupo. As redes sociais são citadas a seguir.


Público-alvo

Descrição

Estudantes de ensino médio da rede pública estadual das escolas que conglobam a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG que estão realizando o ensino de forma remota.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 50 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Fichamento de artigos para revisão bibliográfica

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Criação do planner

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Criação de vídeos

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Envio dos materiais para as escolas

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Relatório final e escrita de resumo para eventos e/ou artigos científicos.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação de cartilha

Carga Horária 2 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Envio do formulário de opinião