Detalhes da ação

Serviço de análise histopatológica de lesões biopsiadas em pessoas portadoras de lesões bucais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000362

Tipo da Ação

Prestação de Serviço

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

27/03/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

joao luiz de miranda

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 320 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 240 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 240 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 640 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

A presente prestação de serviço tem por objetivo emitir laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha. Trabalharão nesta ação de extensão, professores de patologia, uma professora de estomatologia, um técnico de laboratório em patologia e estudantes de graduação em odontologia.


Palavras-chave

Lesão Bucal; Biópsia; Histopatologia


Introdução

A presente prestação de serviço tem por objetivo emitir laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha. As lesões biopsiadas podem ser manifestação de doenças bucais propriamente originadas ou podem ser a manifestação oral de determinadas doenças sistêmicas. As amostras de tecidos biopsiadas recebidas no laboratório são processadas e, a partir delas são confeccionados cortes histopatológicos, os quais são corados por técnicas de rotina de laboratório, os quais são analisados por microscopia óptica comum. Com base nos achados histopatológicos, são emitidos os laudos diagnósticos das lesões apresentadas pelas pessoas que foram biopsiadas. Com base no diagnóstico definitivo, o profissional que realizou a biópsia pode proceder ao tratamento mais indicado para a lesão apresentada pelo paciente. Em função de dar esta contribuição para o diagnóstico das diversas lesões apresentadas pelas pessoas das comunidades atendidas, o Laboratório de Patologia da UFVJM, por meio desta Ação de Extensão, colabora para melhor qualidade de vida das pessoas. O Laboratório de Patologia da UFVJM, há mais de 30 anos, vem ofertando esta prestação de serviço à comunidade externa da universidade.


Justificativa

Justifica-se esta prestação de serviço, de forma continuada em fluxo contínuo, tendo em vista o seu papel em auxiliar no diagnóstico das diversas lesões bucais que acometem a população da área de abrangência da Macrorregião Jequitinhonha, tendo em vista que, muitas delas são diagnosticadas apenas após a emissão dos laudos histopatológicos. Ao ser feito o diagnóstico definitivo das lesões os paciente portadores destas são tratadas adequadamente, permitindo um melhor prognóstico e, consequentemente, melhor qualidade de vida para o paciente.


Objetivos

A presente ação de extensão tem por objetivos: 1) emitir laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha; 2) contribuir para o diagnóstico definitivo destas lesões; 3) contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras das lesões bucais; 4) preparar material didático para as aulas práticas de patologia geral e patologia bucal; 5) os objetivos desta Ação de Extensão incentivam a integração entre docentes, discentes (de graduação e pós-graduação), pacientes e técnico-administrativos, pois durante a realização da biópsia o professor e os estudantes estão atendendo o paciente nas clínicas de ensino de graduação e pós-graduação. No Laboratório de Patologia, os professores e os técnico-administrativos processam e analisam as amostras de biópsias, sendo possível aos estudantes acompanharem todas estas atividades. Por meio da emissão dos laudos histopatológicos é feito o diagnóstico definitivo das lesões apresentadas pelos pacientes, o que auxilia na resolução dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes.


Metas

Processar e analisar microscopicamente as amostras de tecidos de biópsias encaminhadas ao laboratório. Para se atingir esta meta, ocorre a integração entre docentes da patologia e os técnicos de laboratório de patologia, durante o processamento e análise das amostras das biópsias, ao mesmo tempo em que há integração com os estudantes, os quais podem participar de todas estas etapas laboratoriais. Emitir os laudos histopatológicos referentes ás lesões biopsiadas. Quando são emitidos os laudos, são dados os diagnósticos definitivos das diversas lesões apresentadas pelas pessoas biopsiadas, o que favorece melhor tratamento e melhor qualidade de vida destas pessoas. Preparar material didático para as aulas práticas de patologia bucal e patologia bucal. O material didático preparado, a partir das amostras de biópsias são utilizados nas aulas práticas de Patologia Geral e de Patologia Bucal, trazendo significativa contribuição para a formação dos estudantes da área da saúde, favorecendo que eles fação uma interação dialógica entre conhecimento teórico e prático.


Metodologia

Análise macroscópica - estudo a olho nu das amostras de biópsias. Estudo mesoscópio - estudo das amostras de biópsia com o auxílio de lentes de aumento ou lupa, caso necessário. Processamento das amostras - desidratação, impregnação, inclusão, microtomia, desparafinização, reidratação, coloração em HE e colorações especiais. Laudo Histopatológico - emissão do laudo, conforme as características histopatológicas da lesões, somadas aos achados clínicos e imaginológicos, visando o diagnóstico definitivo das lesões. Durante esta etapa da Ação de Extensão não há uma participação direta do público-alvo a ser atendido; a pessoa que foi biopsiada assina um TCLE - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, constante da Ficha de Biópsia, autorizando o processamento e análise das amostras de biópsias, visando o diagnóstico definitivo da lesão. Após a emissão do Laudo Histopatológico, uma via deste é entregue ao paciente, devidamente assinado. Este laudo é que contribui para o diagnóstico e tratamento da lesão apresentada pelo paciente. Com base no laudo, o paciente é tratado adequadamente, com melhoria da sua qualidade de vida. Os professores e os técnico-administrativos processam e analisam as amostras de biópsias, sendo possível aos estudantes acompanharem todas estas etapas do processamento e análise das amostras no laboratório. Por meio da emissão dos laudos histopatológicos é feito o diagnóstico definitivo das lesões apresentadas pelos pacientes, o que auxilia na resolução dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes atendidos previamente pelos estudantes, nas clínicas de graduação e pós-graduação da Odontologia. Os processos de trabalho do Laboratório de Patologia estão em constante acompanhamento quanto ao padrão de qualidade das técnicas laboratoriais realizadas, visando sempre a melhor qualidade dos cortes histopatológicos a serem analisados, o que favorece a um melhor diagnóstico definitivo das lesões biopsiadas. Para o custeio desta Ação de Extensão são utilizados os mesmos recursos financeiros das Cotas Orçamentárias Anuais das Unidades Acadêmicas, pois as atividades do Laboratório de Patologia estão inclusas no rol de atividades didáticas práticas de laboratório, constantes nos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação e nos Planos de Ensino das Disciplinas Patologia Geral e Patologia Bucal. Portanto, a Execução desta Ação de Extensão não demandará de Recursos Financeiros Externos à UFVJM e nem mesmo recursos a serem repassados à UFVJM por meio de Fundações de Apoio.


Referências Bibliográficas

BRASILEIRO FILHO G. Bogliolo Patologia. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. CAWSON, R. A.; BINNIE, W.H.; EVESON, J.W. Atlas colorido de enfermidades da boca: correlações clínicas e patológicas. 2ª ed. Artes Médicas, São Paulo, 1995. FRANCO, M. Patologia: processos gerais. 6.ed. São Paulo, 2015. LEVISON, DA, et al. Muir's textbook of pathology. 14.ed. London, 2008. MAGNO G, JORIS J. Cells, tissues and disease. Oxford University Press. New York, 2004. MATTOS, FF.et al. Perfil das ações de extensão na Faculdade de Odontologia da UFMG. Arq. Odontol., vol.47, supl.2, dez. 2011. MITCHELL, RN. Robbins & Cotran: fundamentos de patologia. 8.ed. Rio de Janeiro, 2012. NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad. 3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p. NOGUEIRA, MDP. Extensão Universitária no Brasil: uma Revisão Conceitual. In: Faria DS, editor. Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília: UNB. 2001, p.14-27. REGEZI, Joseph A.; SCIUBBA, James J.; JORDAN, Richard C. K.. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 6ª ed. 2013. ROCHA RM, GURGEL H. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: Faria DS, editor. Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília: UNB; 2001. p.35-53. SILVA, DV et al. Sorrir com saúde não tem idade”: Ações extensionistas na UNATI. Rev. Ciência em Extensão, v.14, n3, 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A prestação de serviço proposta dialoga com a comunidade externa pelo fato de contribuir para o diagnóstico das lesões bucais apresentadas pelas pessoas residentes nos diversos municípios da Macrorregião Jequitinhonha. Ao mesmo tempo, ao ser feito o diagnóstico correto destas lesões, isto contribui para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, as quais receberão o tratamento mais indicado para a a lesão que estejam portando.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A histopatologia faz interface com todas as especialidades da odontologia, uma vez que contribui com o diagnóstico das lesões bucais, cujos dados clínicos e imaginológicos são insuficientes para se estabelecer o diagnóstico definitivo. Ao mesmo tempo, faz interdisciplinaridade e interprofissionalidade com as outras áreas da saúde, pois várias doenças sistêmicas apresentam manifestações bucais, as quais também são diagnósticas pelo exame histopatológico.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Pelo fato de fazer a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade com a odontologia e com as demais áreas da saúde, a histopatologia contribui para com o ensino de graduação em todas as áreas, bem como, o material gerado no laboratório pode ser utilizado como material didático para as aulas práticas de patologia geral e bucal. O material de arquivo do laboratório emblocado em parafina ou em lâminas histológicas pode ser utilizado para a pesquisa de informações complementares de marcadores biológicos das diversas doenças bucais; ao mesmo tempo serve como acervo permanente de pesquisa sobre lesões bucais.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Quando do contato do estudante de graduação e de pós-graduação com o laboratório de patologia, ele pode vivenciar a experiência da prática de processamento das amostras de biópsia, bem como das análises histopatológicas. Tais experiências podem contribuir para que ele tenha melhor compreensão de como se dão os mecanismos biomoleculares, responsáveis pelo desenvolvimento da doenças diagnosticadas no laboratório.


Impacto e Transformação Social

Ao realizar o diagnóstico correto e definitivo das lesões bucais apresentadas pelas pessoas, possibilita-se que elas recebam o tratamento correto, com melhor prognóstico, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das mesmas. Ao mesmo tempo, as pessoas com doenças bucais tratadas corretamente, passam a se alimentar melhor, desenvolvem melhor a autoestima durante o convívio social e passam a ser mais produtivas no campo do trabalho.


Divulgação

Site da UFVJM. Grupos de whatsapp da UFVJM e externos à universidade. Perfis de redes sociais da UFVJM.


Informações Complementares

No geral, os professores e técnicos envolvidos na referida prestação de serviço destinam uma carga horária semanal de 08 horas para professores e 16 horas para os técnicos.


Público-alvo

Descrição

Serão atendidas nessa ação de prestação de serviço à comunidade as pessoas residentes nos municípios da Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, que apresentarem alguma lesão bucal que necessitar de biopsia e laudo histopatológico para o estabelecimento do diagnóstico definitivo das lesões.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Datas - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Serro - MG

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Município

Serra Azul de Minas - MG

Município

Sabinópolis - MG

Município

Materlândia - MG

Município

Rio Vermelho - MG

Município

Guanhães - MG

Município

Presidente Juscelino - MG

Município

Inimutaba - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Corinto - MG

Município

São João da Chapada - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Município

Senador Modestino Gonçalves - MG

Município

Carbonita - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Veredinha - MG

Município

Chapada do Norte - MG

Município

Leme do Prado - MG

Município

José Gonçalves de Minas - MG

Município

Virgem da Lapa - MG

Município

Berilo - MG

Município

Araçuaí - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Processamento das amostras de biópsias, incluindo todas as etapas de macrotomia, desidratação, diafanização, inclusão, microtomia, coloração e montagem das lâminas

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Emissão dos laudos histopatológicos, a partir das análises microscópicas conjuntas feitas pelos professores e técnicos de laboratório, com a observação dos estudantes. Após, os laudos são digitalizados e armazenados, sendo entregue uma cópia impressa ao paciente ou encaminhada, via e-mail, whatsapp ou correio para este. A cópia do laudo digitalizada fica arquiva e à disposição do paciente, a todo o tempo