Detalhes da ação

Prevenção de queda em idosos, melhorando o equilíbrio

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000364

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

03/04/2025

Data Fim

28/03/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

celio marcos dos reis ferreira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Resumo

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática às situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às agressões intrínsecas e extrínseca e podendo levar um aumento no número de queda e uma piora na qualidade de vida. Desta forma, esse projeto busca trabalhar a melhora da resposta vestibular com objetivo de prevenir queda.


Palavras-chave

queda, reabilitação vestibular, idoso


Introdução

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática às situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às agressões intrínsecas e extrínsecas. (Guimarães et al, 2004; MAIA,2011; Rosa et al, 2013, Oliveira et al, 2019). Gazzola em 2005 corroboram com autores supra citados, descrevendo que o envelhecimento manifesta-se por declínio das funções visuais, amplitude de movimento, alinhamento biomecânico, flexibilidade e processamento central . E importante ressaltar que o sistema vestibular também sofre impacto pelo processo de envelhecimento, sendo a principal consequência a degeneração do reflexo vestíbulo-ocular, manifestando-se através do desequilíbrio, desvio da marcha, episódios de tontura, vertigem e quedas (ESQUENAZI; SILVA; GUIMARÃES, 2014). Essas alterações pode facilitar as quedas e uma piora na qualidade de vida do idoso . Vieira et al em 2018 descreveram que as quedas na velhice constituem um problema de saúde pública sério e crescente no contexto mundial. Aproximadamente 30% dos idosos com 65 anos ou mais caem anualmente, resultando em lesões graves, diminuição da mobilidade e perda de independência nas atividades de vida diária. Os episódios de quedas repercutem negativamente na administração dos recursos em saúde quando resultam na hospitalização do idoso, tendo em vista que, geralmente, são estas hospitalizações mais prolongadas, com maior quantidade de intervenções terapêuticas, adoção de tratamentos mais complexos e exames mais sofisticados (World Health Organization , 2019) Nesse contexto, a reabilitação vestibular torna-se uma alternativa de um tratamento (não medicamentoso) do desequilíbrio do idoso, proporcionando dessa forma uma prevenção de queda e melhora na qualidade de vida. Desta forma, podemos dizer que sua indicação engloba indivíduos com acometimento multissensorial, disfunções vestibulares e com acometimentos centrais. Sendo assim, o objetivo do presente projeto será proporcionar atendimento ao idoso como utilização da técnica de reabilitação vestibular para prevenir quedas e aumentar qualidade de vida.


Justificativa

Os idosos tem uma redução da funcionalidade do sistema vestibular que por sua vez pode ocasionar queda e uma piora na qualidade de vida, por este motivo. O tratamento com a técnica de reabilitação vestibular irá proporcionar uma melhora na resposta do sistema vestibular , melhorando o equilíbrio, reduzindo as quedas e melhorando a qualidade de vida.


Objetivos

Realizar um tratamento com o protocolo de cawthorne e cookseyPrevenção para prevenir as queda em idosos e melhorar qualidade de vida


Metas

Atender 50 idoso , buscando melhorar seu equilíbrio e sua qualidade de vida com a técnica reabilitação vestibular


Metodologia

População e amostra Os idosos, pertencentes a cidade de Diamantina, de ambos os sexos, com idade entre 60 e 80 anos. Para localizá-los, pediremos as ACS dos postos de saúde de Diamantina para entregar um convite aos idosos durante a sua visita informando do projeto e iremos convidar os idosos que estão sendo atendidos na Clínica escola de Fisioterapia da UFVJM. O período de realização do projeto será de março 2025 a fevereiro de 2026. Os atendimentos ocorrerão terça e quinta feira , por um período de tempo de 50 minuto por sessão. O atendimento utilizará exercício do protocolo de Cawthorne e Cooksey para melhorar a funcionalidade do sistema vestibular. (este protocolo utiliza movimento oculares, cervical , tronco e marcha) O seu desenvolvimento ocorrerá na clínica escola de Fisioterapia Os critérios de exclusão: PA maior que 160/100 mmHg, FC acima de 120, idosos com complicações cardíacas e ou respiratórias graves .


Referências Bibliográficas

1. Guimarães LHCT, et al. Comparação da propensão de quedas entre idosos que praticam atividade física e os idosos sedentários. Rev Neuroc 2004;12(2):3 2. Tabada Samantha Rosa,1 Debora Bonesso Andriollo,1 Ana Paula Ziegler Vey,1 Carla Giotto Mai1. Aquatic physical therapy in the prevention of falls for seniors: theoretical considerations. Cinergis 2013;14(1):25-28. 3. MAIA, C.B et al. Consequências das Quedas em Idosos Vivendo na Comunidade. Rev. Bras. Geriatra. Gerontol. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 381-393, 2011 4. Siqueira RL, Botelho MIV, Coelho FMG. A velhice: algumas considerações teóricas e conceituais. Ciênc Saúd Coletiva 2002;7(4):899- 906 5. Maikon Chaves de Oliveira et al . PROBLEMS AND PHYSICAL AND PSYCHOSOCIAL LIMITATION IN ELDERLY VICTIMS OF FALLS. Revista Multidebates, v.3, n.1 , março de 2019. 6. World Health Organization (WHO). Falls. Geneva: WHO; 2019 [cited 2021 Nov 15]. Available from: who.int/news-room/fact-sheets/detail/falls#:~:text=Each%20year%20an%20estimated%20684,medical%20attention%20occur%20each%20year » who.int/news-room/fact-sheets/detail/falls#:~:text=Each%20year%20an%20estimated%20684,medical%20attention%20occur%20each%20year


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Será realizado durante os atendimentos , explicando o que e o equilíbrio , e com a piora do mesmo, pode ocasionar piora na qualidade de vida.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Esse projeto os alunos terão que recordar neuroanatomia, fisiologia , e avaliação do sistema vestibular.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esse projeto tem uma parte no * ensino: iremos discutir todos os casos e temas ligados a temática do projeto * pesquisa: iremos avaliar o paciente no primeiro dia e no ultimo dia onde iremos fazer uma analise comparativa se houve uma melhora do equilíbrio e qualidade de vida * extensão : será feito por meio dos atendimentos e orientações


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O aluno será capaz de proporcionar uma avaliação e tratamento vestibular com uma qualidade melhor e com mais segurança


Impacto e Transformação Social

a melhora do equilíbrio pode facilitar os idosos a terem uma vida social melhor, permitindo que eles possa sair , visitar amigos e familiares com mais segurança . E importante ressaltar que a redução de quedas impactará também em uma redução nas internações devido ao trauma e/ou fratura


Divulgação

será por meio de convite impresso, onde terá uma explicação breve sobre o projeto , o qual será entregue pela Agente de saúde dos postos e pelos alunos na clínica escola


Propriedade(s) Intelectual

Os alunos irão realizar cartilha para o paciente , e podemos ver se essa técnica ocasiona uma melhora do equilíbrio e qualidade de vida do paciente por meio . Os resultados serão apresentados em congresso e publicados em revista de extensão

Público-alvo

Descrição

idoso entre 60 a 80 anos

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Com o local - Clínica escola de Fisioterapia da UFVJM

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

elaboração da cartilha

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atendimento dos pacientes teça e quinta

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

redação do artigo

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

redação relatório