Detalhes da ação

CAPACITAÇÃO EM MICROSCOPIA CONFOCAL

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000372

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

28/03/2023

Data Fim

26/05/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kinulpe honorato sampaio

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Resumo

O curso "Capacitação em microscopia confocal" tem por objetivo capacitar profissionais de saúde na utilização da microscopia confocal, estimulando a aplicação dessa tecnologia na rotina clínica e laboratorial para diagnóstico de doenças e estudos sobre biologia celular. O curso será ministrado por membros do grupo BioCER - Biologia Celular, Endocrinologia e Reprodução/UFVJM e contribuição de docentes e técnicos da UFMG e rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais.


Palavras-chave

microscópio, célula, fluorescência, confocal, 3D


Introdução

O microscópio é um instrumento com capacidade de ampliar imagens de objetos muito pequenos e visualizar estruturas minúsculas como as células. A invenção do microscópio é atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, no final do século XVI. Seus experimentos mostraram que duas lentes montadas apropriadamente em um tubo, tinham capacidade de ampliar as imagens, permitindo a observação de corpos minúsculos, invisíveis a olho nu. Hoje em dia, os microscópios são muito úteis, com destaque aos profissionais de saúde, que utilizam esta ferramenta para diagnóstico de doenças e no estudo sobre as funções celulares e dos micro-organismos. O microscópio passou por diversos avanços tecnológicos, de modo que hoje há uma infinidade de modelos para diversas aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Além dos microscópios que utilizam feixe de luz para a visualização das estruturas, temos microscópios fluorescentes e até mesmo os que utilizam feixe de elétrons. Entre os microscópios construídos com tecnologias mais modernas, destaca-se o microscópio confocal. Devido ao impacto que a microscopia gera através da visualização de estruturas invisíveis aos olhos humanos, esse instrumento também pode ser uma valiosa ferramenta no ensino, motivando e facilitando do processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de ciências e saúde.


Justificativa

Atualmente a microscopia confocal vem ganhando espaço, não apenas na área da pesquisa biomédica, mas também na utilização em diagnóstico de diferentes doenças. A microscopia confocal permite a obtenção de imagens de alta resolução através de cortes ópticos, posteriormente agrupados para se fazer a reconstrução tridimensional de estruturas mais complexas. Ela possibilita a eliminação de informações fora de foco da imagem, o que favorece a aquisição de amostras mais espessas, como biofilmes bacterianos, estruturas fúngicas, tecidos dentários e dentre outros tipos celulares. Apesar da grande potencialidade da microscopia confocal, ainda temos uma grande deficiência de recursos humanos capacitados na utilização dessa tecnologia. Essa deficiência pode ser observada na ausência de cursos de capacitação e de profissionais de saúde com domínio técnico em microscopia confocal, principalmente nas áreas de abrangência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Esse curso permitirá a capacitação de profissionais de saúde em áreas com ausência de mão de obra qualificada nessa tecnologia.


Objetivos

Objetivo geral: Capacitar profissionais de saúde na utilização do microscópio confocal. Objetivos específicos: 1) Estimular profissionais de saúde a utilizar a microscopia confocal no diagnóstico de doenças e estudos relacionados ao funcionamento celular; 2) Fomentar a utilização de microscopia confocal na prática clínica e laboratorial; 3) Proporcionar a interação entre estudantes da UFVJM e profissionais de saúde, permitindo a interação dialógica entre academia e comunidade externa; 4) Contribuir para formação dos estudantes através do contato com a comunidade externa, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o exercício profissional e cidadão do egresso; 5) Promover a capacitação de profissionais de saúde que refletirá na qualidade de atendimento da população, aumento na precisão dos diagnósticos e melhoria de indicadores de saúde.


Metas

Realizar um curso de capacitação no primeiro semestre de 2023; Promover a capacitação de no mínimo 6 profissionais da área de saúde em microscopia confocal;


Metodologia

Curso será ofertado de maneira híbrida com a participação de convidados da Universidade Federal de Minas Gerais; As atividades assíncronas utilizarão a plataforma do google classroom onde serão disponibilizadas videoaulas e orientação de leitura (artigos científicos e capítulos de livros técnicos); O curso contará também com atividades síncronas pelo google meet, havendo o total de 8 encontros virtuais. O curso também contará 2 encontros presenciais para realização de práticas ao microscópio confocal no Centro Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em saúde da UFVJM. A carga horária total do curso será de 30h para os partipantes (Total de 10 encontros de 3h). A avaliação dos participantes ocorrerá através da apresentação de seminário e participação nas discussões. Todas as etapas do curso será acompanhada e executada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A avaliação formativa dos estudantes ocorrerão através de autoavaliação semanal após a realização dos encontros síncronos e presenciais do curso. Para a certificação dos participantes do curso, será exigida a participação de no mínimo 6 encontros virtuais e das duas aulas práticas.


Referências Bibliográficas

1) Haddad et al., Técnicas Básicas de Microscopia Eletrônica Aplicada às Ciências Biológicas. Ed. Wanderley de Souza, Rio da Janeiro: Sociedade Brasileira de Microscopia, 1998; 2) Mello, Células & Microscopia, princípios básicos e práticos. Juiz de Fora: Ed UFJF, 2002; 3) Murphy, Fundamentals of light microscopy and electronic imaging. New York: Wiley & Sons, 2001; 4) Bozzola & Russel, Electron Microscopy: Principles and Techniques for Biologists, Ed. Jones & Bartlett Publ. Boston, 1998; 5) Tolosa et al. Manual de Técnicas para Histologia Normal e Patológica, São Paulo: Manole, 2003; 6) Microscopia Óptica: Fundamentos e Aplicações às Ciências Biomédicas/ Adriana Fontes ...(et al.); Wanderley de Souza - Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2010.- SBMM​; 7) Kapitza, Microscopy from the very beginning, 2nd, Edition, ZEISS, 1997; 8) Griffiths, The use of electron microscopy in cell biology. Encyclopedia of Molecular Cell Biology and Molecular Medicine, 2006; Kuo, Electron microscopy, Methods and protocols. 2nd , New Jersey: Humana Press, 2007; 9) Pavelka & Roth, Functional Ultrastructure: Atlas of Tissue Biology and Pathology, 3th Edition, London, Springer, 2015; 10) Artigos científicos e capítulos de livros especializados indicados pelo professor.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde terão contato direto com profissionais de saúde através dos encontros virtuais e presenciais, permitindo a interação direta da comunidade acadêmica (estudantes de pós-graduação, docentes e técnicos) com a comunidade externa (profissionais de saúde). O curso também visa atender uma demanda existente no território de abrangência da Universidade, que pode ser observada pela ausência de cursos na área e na ausência de profissionais capacitados nessa tecnologia (microscopia confocal).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso permitirá o contato com profissionais de saúde de diferentes áreas (enfermagem, medicina, biologia, farmácia, educação física, nutrição). Além disso, a área de microscopia tem interface com diferentes áreas do conhecimento como física, química, engenharias e ciências biológicas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O formato de ação de extensão (curso) permitirá os estudantes de pós-graduação realizarem práticas da docência, que é um dos objetivos da formação dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Além da transmissão do conhecimento (ensino), essa ação de extensão também envolve conhecimento técnico e científico de última geração sobre o assunto (microscopia confocal), mostrando, portanto, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos estudantes no curso permitirá o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e competência para atuar no ensino, na pesquisa e na assistência à saúde, além de desenvolver habilidade e competências para identificar e elaborar soluções técnicas e científicas para os problemas de saúde mais relevantes, de forma a propor ações de promoção, manutenção e recuperação da saúde.


Impacto e Transformação Social

Apesar da grande potencialidade da microscopia confocal, ainda temos uma grande deficiência de recursos humanos capacitados na utilização dessa tecnologia. Essa deficiência pode ser observada na ausência de cursos de capacitação e de profissionais de saúde com domínio técnico em microscopia confocal, principalmente nas áreas de abrangência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Esse curso permitirá a capacitação de profissionais de saúde em áreas com ausência de mão de obra qualificada nessa tecnologia, que refletirá na qualidade de atendimento da população, aumento na precisão dos diagnósticos e melhoria de indicadores de saúde.


Divulgação

A divulgação do curso ocorrerá através da página oficial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e da Faculdade de Medicina da UFVJM.


Informações Complementares

O curso será realizado para o grupo pequeno de profissionais já que exigirá práticas em laboratório especializado e há uma limitação do espaço físico para trabalhar com grupos grandes.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

30

Conteúdo Programático

PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA MICROSCOPIA: Coleta, fixação e Inclusão; Microtomia; Princípios de coloração, H&E e Colorações especiais; Processamento de amostra para MET; Processamento de amostra para MEV. CRIMICROTOMIA; IMUNOFLUORESCÊNCIA; MICROSCOPIO DE LUZ E MICROSCÓPIO CONFOCAL: História da microscopia, Funcionamento de uma lente, Formação da imagem, Aberração : Cromática e Esférica, Magnificação, PSF, Lentes objetivas e abertura numérica, Resolução, Índice de refração; Configuração de um microscópio, Iluminação de Köhler, Microscopia de Luz Transmitida, Aprimoramento de Contraste: Brightfield, Contraste de Fase e DIC, Princípios da Fluorescência, Microscopia de Luz Refletida, Stokes Shift Photobleaching, FRAP, Microscopia Digital, Detectores de Imagem, Formação de imagens, Relação Sinal x Ruído, Fontes de Ruído, Resolução Espacial e Amostragem, Microscopia de Fluorescência, Widefield: Módulo ApoTome e TIRF, Deconvolução, Confocal: Laser Scanning e Spinning Disk Microscope, Resolução ampliada - AiryScan, Microscopia de Super-resolução.

Atividades Específicas

Curso será ofertado de maneira híbrida (virtual e presencial). ATIVIDADES VIRTUAIS: As atividades assíncronas ocorrerão na plataforma google classroom através de videoaulas e orientação de leitura (artigos científicos e capítulos de livros técnicos). Atividades síncronas ocorrerão semanalmente (8 semanas) através do google meet; ATIVIDADES PRESENCIAIS: demonstração da preparação de amostras para microscopia de luz e utilização do microscópio confocal que ocorrerão nos laboratórios do Centro Integrado de Pós-graduação e Pesquisa em Saúde da UFVJM.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Os cursistas serão avaliados semanalmente após cada aula (virtual e presencial) através do preenchimento de um pequeno formulário sobre o conteúdo que foi ministrado. Para emissão do certificado, os estudantes deverão participar de no mínimo 6 aulas (das 8 aulas teóricas) e das duas aulas práticas.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Ao final do curso, será enviado para o email dos participantes um questionário pelo google doc para avaliação do curso. Esse questionário conterá perguntas sobre facilidade de assimilação do conteúdo, atualização do tema, contribuição para formação profissional, assiduidade, pontualidade e conhecimento teórico-prático do membros da equipe do curso. A equipe também fará uma avaliação ao final de cada aula (virtual e teórica) sobre as estratégias de ensino utilizado durante o curso, dificuldades e facilitadores, permitindo que a equipe proponha novas abordagens didáticas e metodológicas, caso seja necessário, ainda durante a realização do curso.

Público-alvo

Descrição

Profissionais de saúde com necessidade de capacitação em microscopia confocal.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A capacitação contará com a participação de membros da Rede de Microscopia e Micronálise de Minas Gerais que serão convidados para contribuir com as aulas teórico-práticas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividades assíncronas através do google clasrroom onde serão disponibilizas videoaulas e orientação de leitura (artigos científicos e capítulos de livros técnicos), e encontros virtuais (atividades síncronas) pelo google meet. Serão 8 encontros virtuais.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A turma será dividida em pequenos grupos (2-3 pessoas) para realização das aulas práticas. Serão 2 aulas práticas/grupo de 3 horas que ocorrerá nos laboratórios multiusuários do Centro Integrado de Pos-graduação e Pesquisa em Saúde da UFVJM.