Visitante
Saúde da mulher em foco
Sobre a Ação
202203000373
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
09/03/2023
17/03/2023
Dados do Coordenador
rhavena barbosa dos santos
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Comunicação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
Esse projeto é uma ação da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e da Liga Acadêmica de Clínica Médica, em parceria com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem como escopo oferecer, ao longo de todo o dia oito de março a realização de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C associada ao aconselhamento sexual e reprodutivo, fomentando o empoderamento pessoal e social das mulheres, sobretudo enquanto usuárias da saúde pública.
Educação em saúde; IST's
Apesar das mulheres representarem o maior percentual de usuários que acessam o sistema único de saúde (SUS), apresentam, paradoxalmente, indicadores epidemiológicos que revelam um padrão de morbimortalidade fortemente pareado com determinantes e condicionantes dos processos saúde-doença relacionados com os estigmas sociais impostos, tais como a divisão social do trabalho (CORREA, 2003). Dessa forma, apresenta-se no contexto brasileiro importantes iniquidades em saúde no contexto feminino, sinalizando a urgente necessidade de confecção de políticas públicas nacionais e locais que possibilitem a garantia da ampliação do acesso dessas usuárias ao sistema único de saúde considerando também a alteridade do contexto penoso social na qual se insere esse grupo (KASS, 1994). Logo, o trabalho em saúde voltado para as mulheres precisa ser focado no empoderamento e na emancipação, por meio de ações robustas de educação em saúde que propiciem um planejamento reprodutivo pareado com as perspectivas individuais de vida dessa mulher, e a ampla garantia de acesso a todos os pontos de abordagem da saúde, tendo como alvo a prevenção de agravos, de forma integral.
A realização de eventos sobre saúde da mulher é uma ação importante e é justificada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que estabelece diretrizes para a promoção, prevenção, assistência e vigilância em saúde da mulher em todas as fases de sua vida. Nesse sentido, eventos que promovam o debate e a conscientização sobre temas relacionados à saúde da mulher são fundamentais para garantir o cumprimento dessas diretrizes. Além disso, a Política também enfatiza a necessidade de abordagens integradas e interdisciplinares para a atenção à saúde da mulher, envolvendo profissionais de diferentes áreas e setores da sociedade. Por fim, a realização de eventos sobre saúde da mulher também contribui para a disseminação de informações atualizadas e de qualidade sobre temas relevantes, como prevenção e tratamento de doenças, cuidados com a saúde sexual e reprodutiva, e promoção do bem-estar físico e emocional. Assim, esses eventos são importantes para capacitar e empoderar as mulheres, permitindo que elas tenham maior controle sobre sua própria saúde e qualidade de vida.
Prestar acolhimento às usuárias que participarão do evento realizado pela Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Teófilo Otoni. Realizar testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. Realizar a entrega desses resultados juntamente com o aconselhamento reprodutivo e sexual adequado. Realizar encaminhamentos e posicionamentos das usuárias dentro da rede de saúde pública, de acordo com as necessidades individuais.
Execução de uma atividade de prestação de serviços: realização de testes rápidos para hepatite C e B, HIV e sífilis. Realização de aconselhamento sexual e reprodutivo singular.
A mobilização ativa das usuárias será realizada através de uma campanha das agentes comunitárias de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A ação ocorrerá em dois momentos, no período da manhã serão realizados os testes. Para tanto o grupo será dividido em 3 equipes distribuídas em 4 estações. A estação 1 ficará responsável pelo acolhimento das mulheres, apresentação de todos os serviços prestados no evento e coleta de dados fundamentais para o registro das produções. Na estação 2 estarão os acadêmicos responsáveis por explicar para as usuárias como se dará a realização dos testes, realizar a punção digital e a aplicação do material biológico nas placas de teste e identificá-las. As usuárias aguardarão o tempo de quinze minutos, nesse intervalo a equipe 3 acompanhará as placas dos testes, registrar ao final do tempo o resultado no laudo, apresentar à enfermeira responsável para assinatura e conferência e entregar para a equipe 4. A equipe 4 exercerá o ponto dialógico mais importante com o público, além de explicar o resultado exibido pelas placas de testes, realizará uma abordagem acerca dos métodos contraceptivos disponíveis, da importância de adesão do pré-natal para as gestantes, e das estratégias úteis na prevenção de IST’s, de modo a qualificar essa usuária para emancipação e empoderamento dentro das suas práticas sexuais e afetivas, tudo isso em local reservado. A organização dos fluxos de atendimentos, limpeza concorrente e reposição de materiais se dará por meio de dois acadêmicos responsáveis e pela enfermeira designada pela Secretaria de Saúde. Ao final será disponibilizado um cartão de avaliação e feedback do serviço que será coletado por meio de uma urna, a fim de parear futuras ações. No período da tarde ocorrerá a participação ativa nos debates realizados na Conferência Municipal de Saúde. Realização de momentos de fala representando os acadêmicos e apresentação de propostas de incremento de ações voltadas para fortalecimento do acesso aos serviços de saúde pelas mulheres.
CORREA, S. O.; PIOLA, S. F. Balanço 1998-2002: aspectos estratégicos, programáticos e financeiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. KASS, N. E. Policy, ethics, and reproductive choise: pregnancy and childbearing among HIV-infected women. Acta Paediatrica, 400(Suppl), p. 95-98, ago.1994. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Perspectiva da equidade no pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal: atenção à saúde das mulheres negras. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
O evento representa uma grande oportunidade de diálogo dos acadêmicos com a comunidade. Através do acolhimento, da coleta do material biológico para realização do teste e sobretudo por meio do momento de aconselhamento individual, é possível compreender as demandas de saúde da usuária e realizar um aconselhamento singular, apontando na rede de saúde pública os aparatos disponíveis, os procedimentos para alcançá-los, além de promover uma importante reflexão e aprendizado sobre o autocuidado, medidas de prevenção aplicáveis no cotidiano, além de fornecer uma perspectiva fundamental dentro do planejamento familiar e na confecção de um projeto de vida emancipado e empoderado.
A ação alcança a interdisciplinaridade e interprofissionalidade à medida que aborda os aspectos gerais de importantes pautas em saúde pública, que representam alta morbimortalidade e que mobilizam um cuidado integral multidisciplinar. Além disso, o evento será realizado em paralelo com outras estações executadas por estudantes de outros cursos da área da saúde, tais como oficinas de dança pela educação física, avaliação odontológica pelos estudantes e profissionais da odontologia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar pelos agentes comunitários de saúde. Finalmente, no período da tarde, em que ocorre a Conferência Municipal de saúde, as equipes terão a oportunidade de dialogar e debater sobre importantes pautas no escopo da saúde no município.
O projeto em questão é uma proposta de extensão porque ultrapassa os limites da universidade e pretende levar maiores conhecimentos para a população, sobretudo para as comunidades do município de Teófilo Otoni adscritas nas zonas de cobertura da atenção básica, tendo como enfoque os bairros periféricos com população de alto índice de vulnerabilidade socioeconômica. Paralelamente, o evento não deixa de cumprir seu papel de ensino e pesquisa, visto que serão compartilhados importantes informações direcionados à cerca da prevenção de doenças e do planejamento familiar. A partir desta ação, é gerado um documento de produção no qual podemos ter um balanço da faixa etária e da quantidade de mulheres testadas e aconselhadas, tais dados são importantes pois comporão um estudo realizado prospectivamente, associado a dados coletados em outras ações realizadas, como evento de testagem pré-carnaval e mutirões de testagem nos PSF’s que pode se transformar em importante indicadores e balizar ações locais específicas da saúde municipal. Paralelamente, o contato direto com essas mulheres, por meio do momento de aconselhamento é uma chave para o entendimento do contexto individual na qual se inserem e fomentar ao acadêmico um aconselhamento singular, expondo estratégias individuais a serem adotadas, ferramentas disponibilizadas pelo SUS, tais como as profilaxias pré e pós exposição ao HIV, uso de lubrificantes e preservativos masculinos e femininos, entre outros, e também realizar encaminhamos adequados dentro da rede
O estudante irá adquirir maiores conhecimentos sobre a aplicabilidade das habilidades de comunicação em saúde. Além disso, esse futuro profissional poderá atuar de uma maneira eficiente no planejamento e execução de políticas públicas inseridas no serviço de saúde. Far-se-á necessário a consolidação da capacidade de transpor as informações científicas da literatura para um formato palatável, acessível e transformador do aspecto biopsicossocial, imprimindo para as usuárias a importância da realização frequente de exames como os testes rápidos, os principais instrumentos disponíveis e suas aplicações na prevenção de IST’s, além do empoderamento feminino no seu planejamento reprodutivo.
A proposta do evento impacta e fomenta a transformação social na medida em que promove a educação em saúde de mulheres, o rastreio oportunistas de doenças com alto impacto na morbimortalidade e fortalece o vínculo dessas usuárias com a Rede de saúde pública na qual se inserem. Além disso, capacita e empodera essas usuárias no aspecto da saúde e do autocuidado, tendo como pilares os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde: equidade, integralidade, universalização e especialmente, a participação social ativa.
O evento será divulgado por meio do instagram da liga acadêmicas de medicina da Faculdade de medicina do Mucuri e também nas redes sociais dos organizadores do evento. Além disso serão realizados convites via e-mail da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e da Liga Acadêmica de Clínica Médica e através do e-mail da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Todos os insumos necessários para realização dos testes dessa atividade foram conseguidos por meio da parceria com a coordenação de atenção básica do município
Programação do Evento
Casarão de Cultura de Teófilo Otoni
09/03/2023
08:00
12:00
Realização dos testes, orientações e aconselhamentos individuais
Auditório da Faculdade de Medicina do Mucuri
09/03/2023
14:00
18:00
Participação na 13º Conferência Municipal de Saúde.
Público-alvo
Mulheres usuárias adscritas na zona de cobertura dos PSF’s do município de Teófilo Otoni. Baseando em experiências anteriores acredita-se que o projeto consiga realizar a testagem e aconselhamento de aproximadamente 50 mulheres.
Pessoas presentes na Conferência Municipal de saúde, entre ouvintes, representantes da administração, da sociedade civil organizada e dos trabalhadores de saúde.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Participação na organização e execução da ação. Fornecedora de insumos
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 12 h
- Tarde;
Reunião com a Atenção Básica do município e com o Comitê de equidade em Saúde para avaliação dos instrumentos de avaliação coletados, proposição novas ações tendo como foco ultrapassar as iniquidades em saúde do município e ampliar o acesso de grupos minoritários aos serviços de saúde.
- Manhã;
realização da testagem e aconselhamento das mulheres
- Tarde;
Participação ativa nos debates realizados na Conferência Municipal de Saúde. Realização de momentos de fala representando os acadêmicos e apresentação de propostas de incremento de ações voltadas para fortalecimento do acesso aos serviços de saúde pelas mulheres.