Visitante
III Aula Inaugural Ladip - Profilaxia antirrábica
Sobre a Ação
202203000375
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
10/03/2023
15/03/2023
Dados do Coordenador
sandra bertelli ribeiro de castro
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Comunicação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
A aula inaugural é uma proposta elaborada pelos acadêmicos membros da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Ladip) em parceria com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e será executada pela Profª. Drª Christiane Corrêa Rodrigues Cimini, tendo como público alvo profissionais de saúde de Teófilo Otoni e acadêmicos da Fammuc. O objetivo é promover ampla discussão e esclarecer as atualizações do Protocolo de Profilaxia pré e pós-exposição da raiva humana no Brasil 2022.
profilaxia; raiva
A raiva é uma doença infecciosa, de etiologia viral e caráter zoonótico que compromete o sistema nervoso central, considerada uma das doenças mais antigas do mundo, havendo relatos do século XXIII a.C (VERONESI; FOCACCIA; AL, 2015). Possui uma cadeia epidemiológica heterogênea, retratada em quatro ciclos de transmissão: urbano, rural, aéreo e silvestre. O ambiente urbano é o mais afetado, uma vez que a criação de animais de estimação é um atributo universal nas sociedades e nem sempre é acompanhado de adoção responsável (SANTANA et al., 2022). A raiva é uma doença de alta transcendência, com quadro clínico composto pelas seguintes fases: prodrômica, neurológica aguda e coma, dispondo de uma evolução trágica, haja vista que a letalidade é próxima a 100%, constituindo, então, um grave problema de saúde pública (WADA, et al., 2011).
Em julho de 2022, o Ministério da Saúde atualizou os esquemas de profilaxia antirrábica, disponibilizando cartazes e fluxogramas, além de selecionar profissionais referência para ministrar a atualização aos demais profissionais de saúde pública (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). Nesse contexto, a Profª. Drª Christiane Corrêa Rodrigues Cimini, médica intensivista e atual coordenadora do curso de medicina da Fammuc foi escolhida para tal tarefa. Dessa maneira, mobilizou a Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias para que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, organizasse um evento formativo direcionado aos profissionais de saúde, englobando também os acadêmicos de medicina. Essa capacitação, a nível municipal é de extrema importância, considerando que a raiva humana é uma doença infecciosa de altíssima mortalidade, com altos índices de sequelas neuromotoras para os infectados, e que depende de cuidados muito específicos, tanto no escopo da profilaxia pré exposição quanto na profilaxia pós exposição, além de ser uma doença atrelada a diversos determinantes e condicionantes, cuja a alteridade impactam sobremaneira nas estratégias de prevenção.
Objetivo Geral: Promover palestra centrada na temática da profilaxia antirrábica de maneira vinculada à Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIP) da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni - Minas Gerais, sendo o público-alvo acadêmicos do curso de graduação em Medicina e profissionais de saúde do município, com o intuito de melhorar a assistência médica aos pacientes da região. Objetivos específicos: Confeccionar convites para a divulgação da ação de extensão para o público-alvo, especialmente através das mídias sociais, focando em informações como a data, o local, o tema e a palestrante do evento. Abordar na palestra ministrada por médica especialista em Clínica Médica e Terapia Intensiva aspectos como a epidemiologia, a etiopatogenia e as manifestações clínicas da raiva e, particularmente, as estratégias de profilaxia da infecção. Fornecer ao público-alvo uma capacitação profissional na temática da ação de extensão, facilitando, assim, o manejo de acidentes rábicos e, portanto, a prevenção e a promoção de saúde.
Transmitir informações em saúde no âmbito da raiva e da profilaxia antirrábica, visando, então, ampliar o nível de conhecimento e o domínio dos participantes do evento sobre o assunto em questão e, consequentemente, possibilitar a aplicação da teoria na prática, no exercício de suas atribuições enquanto equipe de saúde.
A organização do evento se dará primariamente através de uma reunião entre a equipe de acadêmicos para a confecção do formulário de inscrição, formulário de credenciamento, apresentação das artes de divulgação, definição de tarefas e datas, reunião com representantes da instituição parceira (Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni-MG) com data prevista para o dia 10 de março de 2023. Em 13 de março de 2023 será feita uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para realização de repasses. A equipe composta pelos alunos ficará responsável pela organização do evento, com ações de divulgação como confecção de um folder (convite digital) para ser enviado por e-mail para os profissionais de saúde da atenção 1ª e 3ª, além de outros servidores públicos relacionados com o tema (zoonoses, vigilância epidemiológica, entre outros), o objetivo desta ação é a ampla divulgação do evento nas redes sociais. A equipe organizadora também ficará responsável pelo contato com a palestrante, incluindo no fornecimento de apoio técnico durante a palestra. O evento ocorrerá em 15 de março de 2023, no auditório central do campus Mucuri, previamente reservado pela coordenadora da ação. Haverá uma equipe de 2 alunos responsáveis pelo credenciamento dos ouvintes. Um aluno fará uma breve apresentação da Ladip e realizará apresentação da palestrante. No intervalo será oferecido um lanche pela Secretaria Municipal de Saúde. Após o retorno, finalizada a apresentação será aberto um momento para esclarecimento de dúvidas e também de propostas para ampliar a aplicação das novas diretrizes, bem como o compartilhamento de vivências dos profissionais que possam significar gargalos para essa implantação.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/ministerio-da-saude-divulga-novos-documentos-com-orientacoes-sobre-a-raiva>. Acesso em 22 de março de 2023. SANTANA, S. C. DE et al. Promoção e Prevenção da raiva como problema de saúde pública: uma necessidade de educação em saúde. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 13, n. edespccsp, 26 nov. 2022. VERONESI, R.; FOCACCIA, R.; AL, E. Tratado de infectologia. São Paulo (Sp): Atheneu, 2015. WADA, Marcelo Yoshito; ROCHA, Silene Manrique; MAIA-ELKHOURY, Ana Nilce Silveira. Situação da Raiva no Brasil, 2000 a 2009. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 20, n. 4, p. 509-518, dez. 2011 . Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742011000400010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 fev. 2023. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000400010.
O diálogo entre a comunidade acadêmica com a sociedade se inicia dentro dessa proposta de evento, a partir da mobilização das autoridades municipais de saúde, que além de oferecerem suporte para realização da capacitação, farão um convite direcionado para setores da rede pública de saúde que lidam diretamente com comunidades sob maior risco para acidentes rábicos bem como profissionais do nível terciário que lidam diretamente com o manejo desses agravos na urgência e emergência. Além disso, a capacitação tem por objetivo fomentar o diálogo entre os profissionais, a chefia em saúde pública e os acadêmicos acerca de alternativas para melhoria dos serviços e gargalos preexistentes nesse contexto, bem como entraves para o remodelamento do fluxo de abordagem.
A raiva surge como um importante agravo na saúde pública pareado com diversas camadas de determinantes do processo saúde-doença que envolvem o meio ambiente, a fauna urbana, condições socioeconômicas, fatores culturais e sobretudo, disponibilidade de recursos e atualização técnica para a prevenção, vigilância e assistência aos agravos. Nesse sentido é fundamental a apropriação do conceito de saúde única que aborda a integração entre saúde humana, animal e ambiente, sendo portanto, necessária a mobilização de esferas públicas atuantes em todos esses pontos. Dessa forma, o evento visa congregar a participação de servidores públicos aptos em executar medidas locais úteis nesse contexto.
O evento tem como escopo a elaboração de um processo formativo para os profissionais do município, estendendo os limites de construção do conhecimento para além do meio acadêmico. Além disso, contribuirá para a evolução da assistência à saúde da população, dessa forma, caracterizando à extensão. Paralelamente, contribuirá para uma importante reflexão acerca da vigilância de um problema crítico de saúde pública, permitindo o debate acerca de um trabalho mais amplo e integrado, por exemplo, a realização de pesquisas que utilizem dados envolvendo fatores de risco e notificação de casos. Simultaneamente, a atividade de extensão aprimorará as habilidades de docentes e discentes na organização de eventos que trabalhem pautas fundamentais no escopo da saúde, tendo como foco a atualização e a discussão sobre as problemáticas locais.
Paralelamente, ao estímulo ao processo formativo atualizado e pareado com as diretrizes em saúde propostas pelo Ministério da Saúde, o evento proposto conduzirá o acadêmico a uma importante reflexão sobre as repercussões do fazer saúde desde o momento de totalização do risco, exposição, contaminação, e processo saúde-doença. Retifica o conceito de saúde única que perpassa sobre a multidisciplinaridade e multiprofissionalidade, fundamentais na prática médica, sobretudo no contexto de oposição às relações verticalizadas entre os profissionais de saúde. Por fim, destaca-se o importante papel que o profissional médico pode e deve atuar, que é na promoção da educação continuada dos demais colegas da área da saúde, fomentando a execução de políticas públicas locais transformadoras no escopo da saúde,
A proposta do evento impacta e fomenta a transformação social na medida em que promove o processo formativo de profissionais e futuros profissionais que trabalham diretamente com as camadas que determinam a ocorrência do agravo. Logo estimulará a elaboração de um olhar crítico e reflexivo desses profissionais sobre medidas singulares que podem ser implementadas nos serviços públicos, com o fortalecimento da assistência prestada à população, por meio de: implementação de medidas mais robustas de prevenção, intensificação das ações de vigilância e melhoria do atendimento aos usuários infectados baseando-se nas mais atuais evidências científicas.
A divulgação será realizada por meio de convite enviado por e-mail da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e através do e-mail da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. A divulgação será feita também via - instagram: https://www.instagram.com/prefeiturato/; https://www.instagram.com/equidade.to/ e https://www.instagram.com/ladip.fammuc/ .
Programação do Evento
Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Teófilo Otoni-MG.
13/03/2023
08:00
09:00
Reunião de planejamento com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Teófilo Otoni-MG. Descrição da atividade: Participação ativa nos debates realizados na Conferência Municipal de Saúde. Realização de momentos de fala representando os acadêmicos e apresentação de propostas de incremento de ações voltadas para fortalecimento do acesso aos serviços de saúde.
Fammuc
10/03/2023
08:00
10:00
Organização pré-evento: Reunião de planejamento da equipe, confecção de arte de divulgação, divulgação nas mídias sociais, contato e agendamento com a palestrante, organização prévia da inscrição e do credenciamento (placas de identificação, lista de presença), organização do coffee break.
Fammuc
11/03/2023
08:00
10:00
Organização pré-evento: Reunião de planejamento da equipe, confecção de arte de divulgação, divulgação nas mídias sociais, contato e agendamento com a palestrante, organização prévia da inscrição e do credenciamento (placas de identificação, lista de presença), organização do coffee break.
Fammuc
13/03/2023
17:00
18:00
Organização pré-evento: Reunião de planejamento da equipe, confecção de arte de divulgação, divulgação nas mídias sociais, contato e agendamento com a palestrante, organização prévia da inscrição e do credenciamento (placas de identificação, lista de presença), organização do coffee break.
Fammuc
14/03/2023
08:00
09:00
Organização pré-evento: Reunião de planejamento da equipe, confecção de arte de divulgação, divulgação nas mídias sociais, contato e agendamento com a palestrante, organização prévia da inscrição e do credenciamento (placas de identificação, lista de presença), organização do coffee break.
Fammuc
15/03/2023
07:00
12:00
Execução da ação no evento “III Aula Inaugural LADIP - Profilaxia antirrábica”. Será feita uma breve apresentação da Ladip e em seguida a apresentação da palestra profilaxia antirrábica pela ministrante Profa. Dra. Christiane Corrêa Rodrigues Cimini.
Público-alvo
Profissionais do Sistema Único de Saúde de Teófilo Otoni da urgência e emergência e atenção básica que lidam diretamente com agravos relacionados aos acidentes rábicos.
Graduandos em medicina da Fammuc matriculados do 1º ao 12º período.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Convite e mobilização de parte do público alvo. Suporte técnico e estrutural.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 12 h
- Manhã;
Reunião de planejamento da equipe, confecção de arte de divulgação, divulgação nas mídias sociais, contato e agendamento com a palestrante, organização prévia da inscrição e do credenciamento (placas de identificação, lista de presença), organização do coffee break.
- Manhã;
Participação ativa nos debates realizados na Conferência Municipal de Saúde. Realização de momentos de fala representando os acadêmicos e apresentação de propostas de incremento de ações voltadas para fortalecimento do acesso aos serviços de saúde pelas mulheres.
- Manhã;
Aula Inaugural abordando o tema Profilaxia antirrábica.