Detalhes da ação

A serventia das plantas- em especial, as plantas medicinais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000379

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

01/08/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane fernanda fuzer grael

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

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Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

O objetivo geral do projeto é, basicamente, construir vídeos que veiculam informações sobre plantas medicinais, para serem disponibilizados no youtube. Os programas informarão à população sobre essas plantas, trazendo seus benefícios, as doenças que tratam, curiosidades, e seus riscos. Orientarão quanto à utilização segura de medicamentos naturais e sempre indicando a busca de profissionais médicos ou farmacêuticos antes do consumo de qualquer um dos vegetais citados nos programas.


Palavras-chave

Plantas medicinais, fitoterápicos, interações medicamentosas, saúde


Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) parcela significativa da população mundial recorre às plantas medicinais para tratamento e prevenção de diversas doenças. As populações humanas buscam as plantas nativas como fonte terapêutica (em lugar das formas convencionais de tratamento) devido à tradição ou à dificuldade de acesso geográfico de certos povoados aos centros urbanos (e, consequentemente, aos serviços públicos de saúde) ou à escassez de recursos financeiros para a aquisição de medicamentos industrializados. Assim, a OMS reconhece a importância das plantas medicinais no tratamento de doenças e recomenda o estudo científico dessas plantas e a difusão dos conhecimentos necessários para o seu uso racional (BRASIL, 2006). O uso de plantas na medicina popular brasileira é muito difundido, sendo utilizadas centenas de espécies de regiões de cerrado com diversos fins terapêuticos (VIEIRA & MARTINS, 2000), além de serem utilizadas espécies exóticas que são cultivadas em quintais. Além do uso das plantas medicinais coletadas (cultivadas ou nativas) há também o uso difundido de fitoterápicos industrializados. E, muitas vezes, esse uso se faz indiscriminado, sem orientação médica ou farmacêutica, prevalecendo a automedicação, que pode trazer graves consequências à saúde. Há diversas pesquisas indicando que plantas medicinais apresentam substâncias tóxicas, como é o caso do confrei (Symphytum officinale), que apresenta em sua constituição os alcaloides pirrolizidínicos hepatotóxicos e potencialmente cancerígenos. Nesse caso, a Organização Mundial da Saúde recomenda o uso apenas tópico do confrei, como agente cicatrizante. Outro exemplo é a babosa (Aloe vera) que, quando utilizada via oral, sem tratamento específico prévio, pode causar efeito purgativo drástico, acompanhado de vômitos e dores abdominais (SIMÕES et al., 2002). Há diversos outros exemplos indicando problemas de interações entre plantas medicinais/fitoterápicos e outros medicamentos, dentre esses produtos naturais já estão bem estabelecidas as pesquisas e observações com hipérico, valeriana, kava-kava, ginseng, ginkgo-biloba, dentre outros (CAMPOS et al., 2016; DE FRANÇA et al, 2008; MAZZARI & PRIETO, 2014; NICOLETTI et al., 2010; SALVI & HEUSER, 2008). Dessa forma, a população precisa ser informada sobre essas questões. Além das plantas cultivadas ou nativas usadas in natura ou dessecadas para preparar chás ou garrafadas há ainda os fitoterápicos industrializados ou manipulados em farmácias. Os fitoterápicos são medicamentos que apresentam na sua constituição os extratos vegetais como únicas matérias-primas ativas. Extratos são misturas complexas de substâncias extraídas das plantas (SIMÕES et al., 2002). Muitos fitoterápicos apresentam contra-indicação de uso e problemas de interações medicamentosas. São inúmeros os exemplos, mas podemos citar o uso de cápsulas de alho para tratamento de sintomas de gripes e resfriados em associação com anticoagulantes (como a varfarina sódica), o que pode levar à ocorrência de hemorragias no paciente, uma vez que o alho (na forma de medicamento) potencializa o efeito do anticoagulante (BALBINO & DIAS, 2010; SALVI & HEUSER, 2008). Muitas vezes um paciente (cardíaco, diabético, que tem ansiedade, etc) faz uso de medicamentos indicados pelo seu médico e acaba se auto-medicando com fitoterápicos e plantas medicinais, acreditando que o produto natural não lhe fará mal; e faz isso, sem o conhecimento de seu médico. A questão é séria e, acredita-se que um programa informativo (veiculado em um canal no youtube) nesse sentido poderá levar a conscientização das pessoas sobre os benefícios e os ricos dos produtos naturais e a necessidade de orientação do médico ou do farmacêutico na utilização de plantas ou fitoterápicos. Em ações de extensão realizadas através de vídeos YouTube, é possível interagir com a comunidade externa à universidade através de emails (veiculados nos próprios vídeos), através dos quais a população possa interagir com os extensionistas, tirando dúvidas e dando sugestões; é uma forma de haver diálogo entre universidade e população usuária da internet.


Justificativa

Eata ação está vinculada a Programa de cuidado em saúde e será vinculada aos planos de ensino das disciplinas do curso de graduaçãoem Farmácia e serão creditadas horas de atividades de extensão aos discentes matriculados nessas disciplinas (conforme projeto pedagógico do curso) durante todo o ano de 2023; as UCs e respectivas CH de extensão são: FAR144-Etnobotânica de plantas medicinais (4h), FAR158-Farmacognosia I (8h) e FAR163-Farmacognosia II (8h); .A ação se insere nas Áreas Temáticas da Saúde e da Cultura e nas áreas de Conhecimento das Ciências da Saúde (áreas Médica e Farmacêutica - Saúde Pública). Interação dialógica: O canal no youtube prevê um quadro de interação com os internautas, quando esses poderão encaminhar dúvidas, informações sobre determinada planta ou comentários; sugestão de plantas para debater; dessa forma, fica claro o diálogo entre universidade e comunidade. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade: O conhecimento de plantas medicinais é de competência da área da Saúde, mas também tem relação com as Ciências Sociais, uma vez que faz parte da construção da cultura local ou de uma sociedade. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: Essa ação de extensão está vinculada ao processo de formação de futuros profissionais (ensino), uma vez que envolve discentes de graduação e de pós-graduação da UFVJM. Os discentes precisarão pesquisar, sob a orientação de professores, em livros e periódicos as informações acerca do assunto (pesquisa). Certas informações os discentes já terão adquirido em disciplinas de seu curso (ensino). A veiculação, a popularização desse conhecimento será feita através de canal no youtube , atingindo público muito diversificado (caráter extensionista). Impacto na formação do estudante: Essa ação de extensão deverá impactar a formação de estudantes de graduação, uma vez que será necessário estudar, redigir, dividir o trabalho entre si e trabalhar em conjunto e responder aos questionamentos dos internautas. Impacto e transformação social: Acredita-se que o programa trará impacto e transformação no comportamento das pessoas que usam plantas medicinais e fitoterápicos de modo indiscriminado, colocando a saúde em risco. Espera-se que essas pessoas se conscientizem dos benefícios desses medicamentos e remédios à sua saúde e se conscientizem dos riscos aos quais podem se expor ao fazer uso irracional desses recursos terapêuticos. Dessa forma, a execução do projeto se justifica. Como é mencionado no texto acima: "O canal no youtube prevê um quadro de interação com os internautas, quando esses poderão encaminhar dúvidas, informações sobre determinada planta ou comentários; sugestão de plantas para debater; dessa forma, fica claro o diálogo entre universidade e comunidade." - então, está entendido que os internautas poderão encaminhar informações sobre determinada planta que conheçam; assim, poderá haver troca de conhecimentos entre as duas partes: população e universidade. O conhecimento popular poderá ser importante para direcionar pesquisas futuras na universidade.


Objetivos

Objetivos gerais: - Levar à população informações sobre os benefícios das plantas medicinais e dos fitoterápicos; - informar sobre os riscos do uso irracional desses recursos terapêuticos. Objetivos específicos: -Elaborar vídeos informativos para serem veiculados em canal do youtube aberto para o desenvolvimento deste projeto; - Estarmos abertos à comunidade em relação às suas dúvidas ou comentários (através de emails - haverá uma conta de emails só para receber mensagens dos internautas; esta conta será divulgada nos vídeos); - Trabalhar as Ciências da Saúde em conjunto com a cultura local (dar ênfase nas plantas medicinais e nos fitoterápicos usados pela população local); - Desenvolver nos ouvintes conscientização sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, o que deverá promover a saúde da população.


Metas

Este projeto de extensão tem como metas de: – impacto direto: haverá impacto direto para os internautas do canal, os quais poderão mudar o comportamento com relação ao uso indiscriminado e automedicação de plantas medicinais e fitoterápicos. Havendo um benefício para a saúde dessas pessoas. – impacto indireto para o público-alvo e para a região: as metas seriam - inserir alunos de graduação (matriculados nas UCs da graduação em Farmácia: FAR144, FAR158, FAR163) juntos para que trabalhem em conjunto na construção do programa a ser veiculado – essa interação será importante para a formação profissional dos discentes, que vivenciarão o trabalho em equipe; produzir atividade que leve a integração da pesquisa com a extensão e o ensino, uma vez que alunos aplicarão seus conhecimentos adquiridos com o ensino de graduação e realizarão pesquisas bibliográficas; as atividades extensionistas são de grande importância para a formação geral do futuro profissional e muitos desses alunos são da região de abrangência da UFVJM, assim, sua participação em ações extensionistas poderá trazer impactos regionais na sua atuação profissional futura. Haverá também o impacto indireto para a população, por meio da divulgação do conhecimento: os internautas poderão ser multiplicadores do conhecimento, levando-o às pessoas de seu convívio.


Metodologia

1- Instrumentalização dos discentes para redação de roteiros para os programas: discentes matriculados nas UCs FAR144, FAR158 e FAR163 deverão estudar conteúdos básicos de disciplinas do curso de graduação da Farmácia, além de complementar seu conhecimento com literatura selecionada pela coordenação do projeto (professor responsável pelas UCs). Essa literatura é específica de plantas medicinais e de fitoterápicos e se compõe de livros existentes na biblioteca da UFVJM, de bulas de medicamentos fitoterápicos e de artigos científicos disponíveis em <www.periodicos.capes.gov.br>, em periódicos como Phytotherapy Research, Fitoterapia, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Farmacognosia, Journal of Ethnopharmacology, dentre outros. 2- Seleção dos temas para criar os roteiros dos programas/vídeos: Para a construção dos roteiros dos vídeos serão inicialmente selecionadas plantas medicinais e fitoterápicos que já tem estudos científicos bem fundamentados a respeito de seus benefícios, malefícios, problemas com automedicação e interações medicamentosas. Também serão selecionadas plantas e fitoterápicos de uso mais comum e os fitoterápicos que estão mais presentes nas farmácias e drogarias de Diamantina (pois esses parecem ser usados pela população, inclusive em processos de automedicação). Outra fonte de seleção de plantas e fitoterápicos será a demanda que porventura os internautas nos apresentarem através de email específico divulgado no canal do youtube. 3- Roteiro dos programas/vídeos: Duração de cada programa/vídeo: máximo de 10 minutos. Veiculação: um vídeo postado no youtube a cada quinze dias. Cada vídeo será constituído pelas seguintes partes (os discentes farão a gravação e a apresentação dos vídeos): I- Abertura '– Plantas Medicinais – Remédios da Natureza/ A serventia das plantas- em especial, as plantas medicinais. Esse é um programa que traz informações para sua saúde. A cada programa falaremos de uma planta medicinal ou de um fitoterápico de seu interesse (o fitoterápico é o medicamento natural industrializado ou manipulado em farmácia). Lembre-se: o importante na hora de usar o remédio natural é ter uma boa orientação profissional. Na dúvida sobre o uso das plantas medicinais ou dos fitoterápicos, procure um profissional médico ou farmacêutico – ele irá ajudar a cuidar do seu bem estar.' (máximo de 1 minuto) II- Apresentação da planta medicinal ou do fitoterápico; origem da planta; indicação das propriedades medicinais. (máximo de 3 minutos) III- Indicação dos principais efeitos colaterais, de contra-indicações e dos problemas de interação medicamentosa: 'Atenção: é natural, mas pode fazer mal ' - (máximo 4 minutos) IV- Curiosidades sobre a planta medicinal ou fitoterápico (1 minuto) V- Encerramento – 'Você ouviu Planta medicinais- remédios da natureza – sua dose natural de saúde. Dúvidas ou sugestões de plantas ou fitoterápicos para falarmos aqui, entre em contato pelo email: plantasmedicinais@ufvjm.edu.br. -Produção e apresentação: professores e alunos do curso de Farmácia da UFVJM, participantes de projeto de extensão apoiado pela PROEXC-UFVJM (máximo 1 minuto). 4- Gravação dos programas: as gravações serão realizadas na universidade, no laboratório de secagem e ensaios alelopáticos do prédio da Farmácia- Campus JK-UFVJM ou em outro local que oferecer condições. 5- E-mail vinculado ao programa: Será criado um e-mail específico para receber mensagens dos internautas que assistem ao canal. Esse e-mail será disponibilizado ao final de cada vídeo. Espera-se que os internautas possam fazer críticas construtivas para melhoria do programa, bem como, sugerir temas para serem apresentados nos programas. 6- A execução do projeto será pautada pela ética e respeito entre os integrantes da equipe e para com o público. A intenção não será estimular o uso indiscriminado de produtos naturais; pelo contrário, a intenção do canal é dar informações para que se possa garantir a boa saúde das pessoas, rechaçando a automedicação e incentivando a orientação de profissionais médicos e farmacêuticos. 7- Os discentes, matriculados em suas respectivas UCs, serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável pela elaboração de um programa referente a uma planta medicinal ou fitoterápico e terão um total de 8h ou 4h (conforme constante nos planos de ensino) para desenvolver toda a atividade, com a supervisão do professor coordenador e responsável pelas UCs. Em ações de extensão realizadas através de vídeos YouTube, é possível interagir com a comunidade externa à universidade através de emails (veiculados nos próprios vídeos), através dos quais a população possa interagir com os extensionistas, tirando dúvidas e dando sugestões; é uma forma de haver diálogo entre universidade e população usuária da internet. Como é mencionado no texto : "O canal no youtube prevê um quadro de interação com os internautas, quando esses poderão encaminhar dúvidas, informações sobre determinada planta ou comentários; sugestão de plantas para debater; dessa forma, fica claro o diálogo entre universidade e comunidade." - então, está entendido que os internautas poderão encaminhar informações sobre determinada planta que conheçam; assim, poderá haver troca de conhecimentos entre as duas partes: população e universidade. O conhecimento popular poderá ser importante para direcionar pesquisas futuras na universidade.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. A fitoterapia no SUS e o Programa de Pesquisa de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos. 148 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília : Ministério da Saúde, 2006 BALBINO, E. E.; DIAS, M. F. Farmacovigilância: um passo em direção ao uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Revista Brasileira de Farmacognosia, 20, 6, 992-1000, 2010. CAMPOS, S.C.; SILVA, C.G.; CAMPANA, P.R.V.; ALMEIDA, V.L. Toxicidade de espécies vegetais. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.18, n.1, supl. I, 373-382, 2016. DE FRANÇA, ISX; SOUZA, JA; BAPTISTA, RS; BRITTO, VRS. Medicina popular: benefícios e malefícios das plantas medicinais. Rev Bras Enferm, 61(2), 201-8, 2008. NICOLETTI MA, CARVALHO KC, OLIVEIRA JR MA, BERTASSO CC, CAPOROSSI PY, TAVARES APL. Uso popular de medicamentos contendo drogas de origem vegetal e/ou plantas medicinais: principais interações decorrentes. Revista Saúde 4 (1), 25-39, 2010. MAZZARI, A.L.D.A.; PRIETO, J.M. Monitoramento de interações farmacocinéticas entre plantas medicinais e fitoterápicos e os medicamentos convencionais pelo sistema de farmacovigilância brasileiro. Infarma 26, 193-198, 2014. SALVI, R. M.; HEUSER, E. D. Interações Medicamentos x Fitoterápicos: em busca de uma prescrição racional. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GOSMAN, G.; PALAZZO DE MELLO, J. C.; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 4a. ed. Porto Alegre / Florianópolis: Editora da Universidade UFRS / Editora da UFSC, 824 p., 2002. VIEIRA, R.F.; MARTINS, M.V.M. Recursos genéticos de plantas medicinais do cerrado: uma compilação de dados. Rev. Bras. Pl. Med. 3 (1), 13-36, 2000.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O canal no youtube prevê um quadro de interação com os internautas, quando esses poderão encaminhar dúvidas, informações sobre determinada planta ou comentários; sugestão de plantas para debater; dessa forma, fica claro o diálogo entre universidade e comunidade. Em ações de extensão realizadas através de vídeos YouTube, é possível interagir com a comunidade externa à universidade através de emails (veiculados nos próprios vídeos), através dos quais a população possa interagir com os extensionistas, tirando dúvidas e dando sugestões; é uma forma de haver diálogo entre universidade e população usuária da internet. Como é mencionado no texto : "O canal no youtube prevê um quadro de interação com os internautas, quando esses poderão encaminhar dúvidas, informações sobre determinada planta ou comentários; sugestão de plantas para debater; dessa forma, fica claro o diálogo entre universidade e comunidade." - então, está entendido que os internautas poderão encaminhar informações sobre determinada planta que conheçam; assim, poderá haver troca de conhecimentos entre as duas partes: população e universidade. O conhecimento popular poderá ser importante para direcionar pesquisas futuras na universidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O conhecimento de plantas medicinais é de competência da área da Saúde, mas também tem relação com as Ciências Sociais, uma vez que faz parte da construção da cultura local ou de uma sociedade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Essa ação de extensão está vinculada ao processo de formação de futuros profissionais (ensino), uma vez que envolve discentes de graduação . Os discentes precisarão pesquisar, sob a orientação de professor, em livros e periódicos as informações acerca do assunto (pesquisa). Certas informações os discentes já terão adquirido em disciplinas de seu curso (ensino). A veiculação, a popularização desse conhecimento será feita através de canal no youtube , atingindo público muito diversificado (caráter extensionista).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Essa ação de extensão deverá impactar a formação de estudantes de graduação , uma vez que será necessário estudar, redigir, dividir o trabalho entre si e trabalhar em conjunto e responder aos questionamentos dos internautas.


Impacto e Transformação Social

Acredita-se que o programa trará impacto e transformação no comportamento das pessoas que usam plantas medicinais e fitoterápicos de modo indiscriminado, colocando a saúde em risco. Espera-se que essas pessoas* se conscientizem dos benefícios desses medicamentos e remédios à sua saúde e se conscientizem dos riscos aos quais podem se expor ao fazer uso irracional desses recursos terapêuticos. * pessoas: refere-se a todo usuário da internet que assista aos vídeos disponibilizados no canal de YouTube e entre em contato conosco via email ou redes sociais para dar suas sugestões e informações populares que tenha acerca das plantas medicinais.


Divulgação

O canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYGfJQKyjDqEimGucl4lsfw) será divulgado através de redes sociais (a serem criadas posteriormente), tais como: grupos de whatsapp, facebook, instagram. Poderão ser criados panfletos impressos com a propaganda do canal, convidando as pessoas a participarem e a entrarem em contato conosco (via email ou rede social, para nos informar sobre seus conhecimentos acerca de plantas medicinais); tais materiais gráficos serão confeccionados se a universidade tiver recursos financeiros para tal. Esse material será distribuído em locais de grande circulação em Diamantina (ex: postos de saúde, praças, mercado velho, etc)


Informações Complementares

ESTE PROJETO JÁ EXISTE DESDE 2021, INCLUSIVE já teve dois DISCENTES BOLSISTAS. DAÍ CONTINUARMOS COM O PROJETO.


Público-alvo

Descrição

Docentes, discentes, técnicos-administrativos, funcionários tercerizados da UFVJM terão acesso aos vídeos, cujos links estarão disponibilizados no site da universidade. População em geral de Diamantina poderão ter acesso ao canal de Youtube, que será divulgado em locais da cidade de maior circulação de pessoas. Usuários da internet, em geral, dependendo de seu interesse no assunto, poderão ter acesso aos vídeos. Não dá para controlar quem acessará o canal YouTube, pois poderá ter imenso alcance. Pessoas de outros estados, cidades regiões poderão assistir aos vídeos

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os discentes matriculados nas UCs FAR158 e FAR163 realizarão as atividades em 8h, durante as aulas das UCs. As atividades serão: 1- Estudo de plantas Medicinais e Fitoterápicos e suas interações com outros medicamentos.; 2- Seleção de plantas Medicinais e Fitoterápicos para a Redação dos roteiros Dos programas; 3- Redação dos roteiros Dos Programas e correção pelo coordenador; 4- Gravação dos Programas e disponibilização na internet; 5- Acompanhar as Mensagens Dos internautas Recebidas no email Do programa

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os discentes matriculados na UC FAR144 realizarão as atividades em 4h, durante as aulas das UCs. As atividades serão: 1- Estudo de plantas Medicinais e Fitoterápicos e suas interações com outros medicamentos.; 2- Seleção de plantas Medicinais e Fitoterápicos para a Redação dos roteiros Dos programas; 3- Redação dos roteiros Dos Programas e correção pelo coordenador; 4- Gravação dos Programas e disponibilização na internet; 5- Acompanhar as Mensagens Dos internautas Recebidas no email Do programa