Detalhes da ação

Ação do Programa Universidade nas Comunidades - Comemoração do aniversário de Diamantina/MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000380

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

22/03/2023

Data Fim

24/03/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kinulpe honorato sampaio

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

É uma ação de saúde em comemoração ao aniversário da cidade de diamantina e ao dia internacional da mulher pertencente ao Programa Universidade nas Comunidades, abrangendo a promoção, proteção e recuperação da saúde. Durante a visita do Programa às comunidades com as unidades móveis, serão realizados atendimentos clínicos e odontológicos, oficinas e palestras com temas da área de saúde, educação e ciências, além de apresentações artísticas e culturais.


Palavras-chave

Saúde, educação, odontologia, comunidades


Introdução

A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção, proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desempenhar uma atenção integral que impacte na condição de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). O programa de Atenção Básica à saúde do Ministério da Saúde (SUS) tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser priorizadas e realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar (BRASIL, 2004). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS) estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos operativos para abarcar toda a população brasileira, incentivando os cuidados primários em saúde, o que impactaria positivamente tanto na saúde da população quanto na organização do sistema de saúde (MINAS GERAIS, 2006). Porém, muitos municípios ainda não possuem estrutura física e nem montante adequado de profissionais para cumprir os pressupostos do Ministério da Saúde, somando a isso, a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON & BEZERRA, 1994). As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS, além ressaltar a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político (MALTA et al., 2016). Neste contexto, a integração dialógica deve ser incentivada neste contexto, integrando comunidade/universidade/serviço, cujas práticas devem envolver o conhecimento científico (Universidade) e o conhecimento comum (Comunidades locais não acadêmicas) partindo do pressuposto que, através do diálogo, da integração e difusão de conhecimentos, possibilita operar de forma efetiva na construção de conhecimento integrado, coletivo e contextualizado. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e ação multiprofissional impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação dos serviços de saúde, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Impacta também, positivamente, na saúde do paciente, pois este recebe uma atenção integral a sua saúde, a partir do trabalho em equipes multidisciplinares (CECÍLIO & REIS, 2018).


Justificativa

O evento de extensão “Ação do Programa Universidade nas Comunidades - Dia Internacional da Mulher ” tem com objetivo fazer cumprir a missão do Programa Universidade nas Comunidades através de um conjunto de projetos, eventos, cursos e prestação de serviços com o objetivo de interagir com as comunidades em geral no âmbito do território administrativo e pedagógico da UFVJM de maneira a atender demandas apontadas pela própria comunidade. Somando a isso, visa desenvolver e cumprir as metas de atividades extramuros exigidas pelo Plano Nacional de Educação, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço público de atendimento e sociedade, fortalecendo a formação acadêmica e capacitando profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolver da interação dialógica, a interdisciplinaridade incorrendo positivamente na formação de um egresso da graduação com melhor visão das reais necessidades relacionadas à prestação dos serviços de saúde.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Realização de ações de educação e saúde, individuais e coletivas, do Programa Universidade nas Comunidades; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Realização de consultas odontológicas e clínicas de acordo com o ciclo da vida. 2) Inserção dos acadêmicos em ações extensionistas favorecendo a interação da universidade com a comunidade nas práticas educativas, preventivas e curativas; 3) Propiciar a integração universidade/SUS de forma multiprofissional; 4) Divulgar a UFVJM como precursora na formação de profissionais qualificados para atuar de acordo com as necessidades da comunidade. 5) Realizar ações educativas, preventivas e curativas de forma individual e coletiva na população de acordo com o ciclo da vida; 6) Proporcionar experiências e habilidades nos cuidados integrais de saúde fora do contexto da estrutura física pré definida; 7) Integrar o acadêmico no contexto das várias áreas da saúde necessárias ao cuidado integral do paciente.


Metas

Realização de no mínimo 16 consultas odontológicas; Realização de ações de educação e promoção de saúde de acordo com o ciclo de vida; Realização de consultas para rastreamentos de lesões bucais; Realização de consultas clínicas na área de saúde da mulher, Realização de atendimentos com práticas integrativas e complementares e apresentações culturais.


Metodologia

FORMAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do programa e colaboradores (professores dos vários cursos da UFVJM, alunos de graduação e pós-graduação) e equipe de trabalho da PROEXC. Posteriormente à definição da equipe a mesma será capacitada para todas as ações necessárias para a execução dos procedimentos nas Unidades Móveis de Saúde, desde as relativas aos procedimentos específicos a serem realizados quanto às normas de biossegurança. O treinamento engloba ainda, a abordagem dos temas relacionados aos cuidados à saúde da população de forma integral, além da contextualização das ações da odontologia e participação das equipes multiprofissionais para o cuidado da saúde da população de acordo com o ciclo da vida. Esta capacitação ocorrerá antes das ações nas comunidades assistidas. A capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelos colaboradores do projeto das diversas áreas e através da organização de grupos de estudo para os temas que serão abordados durante o programa como mesas redondas e metodologias ativas. Estes encontros para capacitação também incentivarão o estudo de temas variados, novas demandas surgidas e a confecção de materiais educativos que poderão ser adotados em outras etapas do programa. LEVANTAMENTO DE DEMANDAS: Para o planejamento das ações e seu desenvolvimento, consultas serão realizadas aos municípios a serem visitados pelas Unidades Móveis de Saúde da UFVJM, verificando-se as demandas e necessidades da comunidade assistida. Em seguida, será avaliado quais projetos registrados no PROEXC que poderão atender as demandas levantadas. Após acordo firmado entre os municípios e a UFVJM, discutidas as contrapartidas dos municípios e as atuações das Unidades Móveis de Saúde, serão programadas a ida, período de permanência da Unidade Móvel na localidade, planejamento dos atendimentos individuais e coletivos de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES: De acordo com as demandas levantadas, as ações serão planejadas através de reuniões semanais com os coordenadores, colaboradores e representantes da comunidade assistida. Será realizada uma visita técnica ao local onde permanecerão as unidades móveis, seguida da solicitação junto às autoridades municipais para adequações e adaptações quando necessários. Também será realizado a confecção de material de divulgação através das mídias sociais da PROEXC; CONFECÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS: Cada equipe se reunirá semanalmente para confecção de materiais educativos tais como cartazes, cartilhas, vídeos, postcast, etc que serão adotados durante a realização das ações. AÇÕES: As ações serão desenvolvidas através de prevenção e promoção de saúde, atendimentos clínicos e odontológicos indicados na atenção básica de acordo com a demanda apresentada pelo próprio Município. Os atendimentos clínicos serão realizados por acadêmicos extensionistas (estudantes de graduação e pós-graduação) sob supervisão de um profissional habilitado, dentro das Unidades Móveis da UFVJM. AVALIAÇÃO: Após o período de atendimento, serão realizadas avaliações das atividades através de feedback da comunidade, das autoridades municipais, bem como dos participantes da ação, para melhoramento nas próximas atividades.


Referências Bibliográficas

BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM - Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. 2018. 238 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Administração Pública, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. CECÍLIO L C O; REIS A A C. Apontamentos sobre os desafios (ainda) atuais da atenção básica à saúde. Cad. Saúde Pública 34 (8) 20 Ago 2018 BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. EMATER. Empresa de assistência técnica e extensão rural do Estado de Minas Gerais. TURCHI GP; ROMANELLI M. A mediação dialógica como instrumento para promover a saúde e coesão sociais: resultados e direções. Comunicação e Sociedade, vol. especial, 2019, pp. 119 – 129. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa institucional Universidade nas Comunidades. Disponível em: Http://www.ufvjm.edu.br/proexc/programas/2890- programainstitucionaluniversidadenascomunidades.htm


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica ocorrerá (antes e durante) a realização das ações, através do levantamento de demandas com as autoridades dos municípios atendidos e líderes comunitários, através de visitas à comunidade, e com a população assistida no momento das ações através dos atendimentos personalizados. Essa interação impacta positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, conhecendo a realidade local, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população onde a Universidade está inserida.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O discente interagirá com as equipes multiprofissionais que atuam na área de saúde, educação e cultura do município de Diamantina e com docentes de diversórias áreas do conhecimento. Além disso, a ação contará com participação de discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os estudantes terão oportunidade de colocar em prática o conhecimento produzido através das pesquisas científicas e conhecimento teórico-técnico adquiridos durante o curso de graduação e pós-graduação. Além disso, as ações envolvem diferentes áreas do conhecimento. Tal ação servirá de suporte para futuras ações de extensão vinculadas ao - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento de atividades extramuros, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço e sociedade fortalece a formação acadêmica, profissional e individual para atuação no campo de trabalho em especial ao único de saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Além de devolver profissionais qualificados formados a partir das demandas regionais da própria comunidade por ele assistida. Essas ações também permitirá o desenvolvimento de habilidades técnicas, melhora de habilidades interpessoais, tais como de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, desenvolvimento da empatia, liderança e formação de um profissional crítico, reflexivo e envolvido com o processo de transformação social.


Impacto e Transformação Social

Pretende-se com esse evento ter impacto direto e a curto prazo nas comunidades atendidas através da resolução de problemas e questões apontadas, além de impactos indiretos e de médio a longo prazo através de mudanças de hábitos de vida através das ações educativas de prevenção e promoção de saúde. Esses impactos poderão ser mensurados futuramente através de melhora de indicadores de saúde.


Divulgação

Mídias sociais da PROEXC.


Programação do Evento

Local

Diamantina/MG

Data

10/03/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

11:00


Descrição

reunião para levantamento de demandas.

Local

Diamantina/MG

Data

12/03/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Realização do evento, com atendimento a população.

Público-alvo

Descrição

Pessoas que participam do projeto mexa-se, Pacientes atendidos nas Unidades Básicas, e população em geral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reuniões para levantamento de demandas.

Carga Horária 9 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Conjunto de ações do Programa Universidade nas Comunidades. Atendimentos odontológicos. Atendimentos clínicos (médicos e de enfermagem) e outras.