Detalhes da ação

QUIMIKIDS - EDUCAÇÃO LABORATORIAL EM QUÍMICA EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000382

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

17/07/2023

Data Fim

04/07/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcelo moreira britto

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Outras formas de divulgação também podem ser realizadas uma vez que pretende-se buscar outras parcerias de apoio como a Secretaria de Educação do município de Diamantina.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 70 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 70 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Este projeto visa levar conhecimentos na área de Química, através de diversos experimentos previamente selecionados e avaliados, a grupos de crianças que atendem a critérios específicos estabelecidos neste projeto e regularmente matriculados em escolas públicas alocadas no município de Diamantina. Com esta proposta, objetiva-se desenvolver nas crianças diversas habilidades como aquisição lúdica de conhecimento associados às atividades, capacidade de manipulação de vidrarias e equipamentos comun


Palavras-chave

Química, experimentos, criança


Introdução

Os fenômenos químicos, físicos ou biológicos, muitas vezes associados a efeitos visuais ou sensoriais, frequentemente provocam fascínio nas pessoas que, não compreendendo os mecanismos teóricos pelos quais tais fenômenos acontecem, costumam associá-los a efeitos de mágica. Fenômenos químicos como mudança de estado físico, coloração, solubilidade, efeitos pirotécnicos ou mesmo explosivos estão diretamente associados à interações ou mesmo variações nas estruturas moleculares como resultado da recombinação entre os átomos que compõem a estrutura de uma determinada molécula envolvida em uma reação química. Para uma grande maioria, a compreensão da teoria que sustenta muitos dos efeitos observados constitui um enorme obstáculo, o que por muitas vezes provoca repulsa em muitos que a associam como algo de extrema complexidade, relegando a química, como ciência, ao campo do incompreensível. Contudo, mesmo com a complexidade que sustenta a base teórica dos fenômenos químicos, os feitos provocados são extremamente interessantes e sempre provocam curiosidade e até mesmo fascínio. Um dos grandes entraves encontrados pelos professores no ensino de química encontra-se na dificuldade em trazer a química para o quotidiano como parte do dia a dia das pessoas que por muitas vezes costumam enxergá-la como algo abstrato. Esta abstração pode ser resultado dos fenômenos químicos estarem associados a estruturas infinitesimalmente pequenas como os átomos e as moléculas, quando visto isoladamente, e não agregados atômicos, moleculares ou iônicos, formando as fases condensadas da matéria. Nos primeiros anos da fase escolar, mais precisamente no ensino fundamental, a criança não tem qualquer contato com a ciência relacionada à química, vindo a tê-lo somente mais tarde no ensino médio, ou quando muito, ao final do ensino fundamental. Desta forma, os primeiros contatos de uma criança com uma ciência totalmente nova e desconhecida precisa ser feito de uma forma muito criteriosa para que o novo conhecimento possa ser transmitido de forma adequada, o que nem sempre acontece. A elaboração de propostas pedagógicas para o trabalho com crianças deve ocorrer em consonância com o contexto histórico em que elas estejam inseridas (OLIVEIRA, 2017). As práticas educativas desenvolvidas na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental ainda apresentam incompatibilidades entre as proposições pedagógicas inspiradas no século passado e as tecnologias digitais nas quais as crianças estão imersas (SIBILIA, 2012). Desta forma, o ensino de química para crianças deve ser feito de forma simples, sem excessivo conteúdo, com elevado nível de abstração e utilizando temáticas compatíveis com o grau de desenvolvimento psicológico destas crianças, visando ampliar as formas de construção do conhecimento de ciência na infância. Em muitos casos os primeiros contatos com a química, para algumas pessoas, costuma ser traumático, uma vez que começam a lidar com algo totalmente novo, daí a necessidade de uma introdução criteriosa, com o intuito de promover uma ambientação prévia para que o conhecimento possa ser transmitido e absorvido naturalmente. Podemos estimular nas crianças a curiosidade pelos fenômenos químicos relacionados às transformações visuais, estimulando-as através de atividades lúdicas a questionarem o mundo à sua volta e as transformações, buscando com isto respostas ao que é observado, utilizando para tal uma linguagem adequada e condizente com a sua idade e com o seu grau de compreensão das coisas. As novas perspectivas curriculares para o Ensino Médio pautadas na experimentação, enfatiza a elaboração de experimentos com metodologias voltadas à adaptação de experimentos clássicos que possam ser trabalhados com as crianças. Muitas vezes, o estudante que opta pelo campo das Ciências Naturais poderá ser prejudicado em sua formação se atividades experimentais de observação e investigação não forem inseridas previamente, provocando uma deficiência no desenvolvimento científico do estudante. As atividades que envolvem manipulações de objetos, medidas, montagens e observações são de relevante importância como estratégia de estímulo à curiosidade e como conseqüência, na absorção de novos conceitos e metodologias de aprendizado. A experimentação propicia às crianças a possibilidade de manipular, observar, questionar, discutir com os demais e formular respostas aos seus questionamentos (FRANCISCO JÚNIOR, 2008). As atividades lúdicas são muito importantes na aprendizagem uma vez que pode incutir nas crianças a noção de aprender por ser divertido, trazendo a elas novos conhecimentos que podem ser assimilados de uma forma natural e prazerosa. A introdução de determinados conceitos relacionados à química, pode ser apresentada às crianças de uma forma lúdica, estimulando-as a questionarem e procurarem respostas para fenômenos químicos relacionados ao nosso dia a dia. A compreensão de tais conceitos, pode ser de grande importância para elas futuramente, quando as mesmas estiverem lidando diretamente com as disciplinas relacionadas à química, o que poderia tornar mais simples e natural a compreensão e assimilação de conceitos que são hoje um grande entrave ao aprendizado da química enquanto ciência para uma grande parcela de jovens. Estes, ao se defrontar com uma ciência totalmente nova, podem ser capazes de associá-las a muitas ações frequentemente praticadas no dia a dia, abrindo suas mentes para a importância da química na sociedade como base fundamental para enorme quantidade de processos tecnológicos vitais no mundo contemporâneo.


Justificativa

Para muitas pessoas os processos químicos envolvidos nos fenômenos observados no dia a dia, são por muitas vezes de difícil compreensão uma vez que para muitos trata-se de algo complexo e abstrato o que torna a teoria envolvida nestes processos um enorme obstáculo a ser transposto, razão pela qual muitas pessoas não nutrem empatia por esta ciência. Conduto, muitas coisas podem ser feitas no sentido de atenuar esta resistência ao aprendizado de química se partirmos do pressuposto que muitos conceitos de grande importância em química podem ser transmitidos de forma simples à crianças utilizando atividades práticas estimulantes através de uma linguagem acessível de forma a trabalhar conceitos importantes envolvidos nestas atividades práticas viabilizando melhorar a visão futura que estas crianças terão da química como uma área da ciência de extrema importância na nossa sociedade, bem como possibilitar com isto uma transição mais suave e menos traumática na passagem do ensino fundamental ao ensino médio, quando a química enquanto ciência será uma disciplina obrigatória, o que poderia com isto despertar no jovem um melhor aproveitamento e um interesse maior pela área. Desta forma, um projeto voltado ao aprendizado de química através de experimentos cuidadosamente elaborados e repletos de conhecimento, utilizando uma metodologia lúdica, pode ser de grande valia para estimular as crianças a gostar e se estimular por uma grande área da ciência. Muitas escolas alocadas em distritos e zonas rurais no entorno da cidade de Diamantina são muito carentes de recursos tanto físicos (espaço adequado, materiais e equipamentos) e humanos (professores com uma qualificação adequada a determinadas funções). Esta deficiência se faz sentir em muitos alunos que acabam por adquirir uma formação precária, o que por muitas vezes trazem prejuízos ao aluno que deseja prosseguir na busca por mais conhecimentos, ingressando em cursos técnicos ou em cursos de graduação nas mais diversas áreas. Além disto temos também aqueles alunos que não prosseguem em seus estudos após finalizarem o ensino médio ou mesmo o fundamental por razões das mais variadas, como problemas financeiros, de acesso, manutenção, falta de motivação ou até mesmo por ignorância ao desconhecer muitas áreas do mundo que os cerca. Um trabalho voltado à algumas regiões carentes do Vale do Jequitinhonha, que possa levar conhecimento e ao mesmo tempo motivação às crianças destas regiões carentes, seria de grande valia como um estímulo à curiosidade sobre algumas áreas da ciência e as suas transformações possibilitando com isto acender o interesse destas crianças pelos estudo de ciências nas suas diferentes áreas o que poderá contribuir nas escolhas e formação profissional em muitas destas crianças. U projeto desta natureza voltado à escolas presentes em distritos e zonas rurais da cidade de Diamantina se justifica pelo fato de serem regiões carentes onde qualquer trabalho social realizado nestas comunidades poderia ser muito bem recebido e consequentemente trazer bons resultados, expandindo através destas ações o universo de muitas crianças em relação à uma área da ciência totalmente nova para elas.


Objetivos

 Estimular a criança a desenvolver a curiosidade e o senso crítico em relação ao mundo relacionado às suas transformações químicas, físicas e biológicas.  Desenvolvimento de atividades práticas e lúdicas relacionadas à química, voltadas para crianças no ensino fundamental.  Desenvolvimento de metodologias de aprendizado relacionadas a atividades práticas de química voltadas para crianças no ensino fundamental.  Tornar a química para crianças mais atrativa e estimulante, mostrando a elas a importância da química na nossa sociedade.  Desenvolver nas crianças o desejo e a capacidade de discutir sobre ciência nas diversas áreas do conhecimento.  Desenvolver nos alunos de graduação envolvidos no projeto a habilidade de discutir e transmitir o conhecimento aos demais utilizando uma linguagem simples e acessível.  Inserir as crianças no ambiente acadêmico atravéz do contato direto com laboratórios e demais dependências da UFVJM.


Metas

1- Atrair um número considerável de crianças para participar do projeto. 2- Atrair um número considerável de tutores para participar do projeto. 3- Adquisição de espaços adequados para a reação das atividades do projeto. 4- Atrair uma maior quantidade de alunos interessados pelos cursos envolvendo as disciplinas de Química oferecidos pela UFVJM. 5- Maior divulgação do projeto QUIMIKIDS junto à comunidade dentro e fora da universidade.


Metodologia

1- Pesquisa e seleção de material teórico e prático que possa atender de forma satisfatória os objetivos do projeto. 2- Avaliação do material selecionado quanto à possibilidade de ser transformado em experimentos voltados para o ensino de química para crianças. 3- Elaboração de roteiros para as atividades experimentais. 4- Seleção de vidrarias, reagentes e aparatos para a realização dos experimentos. 5- Execução dos experimentos para ajustes e adaptações. 6- Contato prévio com instituições de ensino fundamental para seleção de crianças como integrantes do projeto. 7- Agendamento das atividades práticas com as crianças integrantes do projeto feito na própria instituição ou nas dependências da UFVJM em Diamantina. 8- Realização das atividades práticas. 9- Análise e avaliação do material produzido pelas crianças. 10- Confecção do relatório final.  Sobre a pesquisa e seleção e avaliação do material teórico e prático: Serão feitos pelo professor coordenador e alunos de graduação integrantes do projeto com a orientação do professor coordenador responsável pelo projeto. Os materiais selecionados devem atender aos requisitos necessários para a obtenção dos resultados esperados, como: • Experimentos que apresentem algum resultado com caráter visual ou sensitivo como por exemplo: mudança de estado físico, aroma, coloração, aquecimento, resfriamento, desprendimento de gases, formação de precipitados, etc. • Simplicidade na execução da atividade. • Disponibilidade de vidrarias e reagentes necessários para a atividade. • Segurança, não apresentando perigo na execução da atividade. • Efeitos que possam descrever de forma clara os conceitos e conhecimentos necessários a ser assimilados pelas crianças. • Rapidez na execução da atividade. São alvos de pesquisa para a seleção do material: artigos científicos, sites, livros didáticos, teses e dissertações. Uma vez selecionados os materiais, os integrantes do projeto farão reuniões periódicas para discussão do material selecionado e a forma como o mesmo será trabalhado e disponibilizado para as crianças.  Sobre a elaboração dos roteiros para as atividades: O material selecionado após análise e discussão será transformado em roteiros de prática, descritos de forma simples e resumida, em de uma linguagem adequada para as crianças. Os roteiros serão disponibilizados na forma de cartilha, contendo ilustrações e textos com perguntas que possam estimular a capacidade criativa das crianças em suas respostas aos questionamentos.  Sobre a seleção de vidrarias, reagentes e aparatos para a realização dos experimentos: As vidrarias selecionadas para os experimento são vidrarias comuns em qualquer laboratório de química, atentando para o fato que devem ser simples, de fácil manipulação e devem ser providas de efeito visual que possa estimular a criança na montagem do experimento. Os reagentes selecionados devem ser baratos, disponíveis comercialmente e seguros não oferecendo riscos as crianças.  Contato prévio com instituições de ensino fundamental para seleção de crianças como integrantes do projeto: Deverão ser selecionadas algumas instituições de ensino públicas em diferentes localidades onde deverão ser selecionados pelos próprios professores da instituição as crianças que possam preencher os requisitos necessários para o bom andamento do projeto, como: boa disciplina, assiduidade e interesse. As crianças selecionadas de cada instituição devem estar inseridas na faixa etária entre 07 e 10 anos. Para cada etapa de experimentos, as crianças serão organizadas em cinco grupos de duas crianças em um total de 10. Cada aluno de graduação envolvido no projeto, os tutores, ficarão responsáveis pela orientação das crianças, sendo que cada tutor responsável por um grupo de duas crianças, no total de cinco tutores por etapa.  Sobre o agendamento das atividades práticas com as crianças integrantes do projeto: Mediante a autorização da instituição o agendamento poderá ser feito respeitando a disponibilidade das crianças de forma que não prejudique suas atividades normais dentro da instituição. O agendamento deverá ser feito para que as atividades aconteçam em dias letivos durante o ano, podendo acontecer no período matutino ou vespertino.  Sobre a realização das atividades práticas: As atividades práticas, bem como a discussão dos resultados observados durante os experimentos os experimentos, poderão ser realizadas nas próprias dependências da instituição onde as crianças estudam, podendo ser realizadas também nas dependências da UFVJM conforme o caso. Durante este processo, uma série de experimentos será realizada onde os grupos serão induzidos a desenvolver o hábito de leitura e compreensão de roteiros de atividades, reconhecimento e funcionalidade de vidrarias, organização e montagem de experimentos, observação, questionamento e discussão dos fenômenos observados durante os experimentos.  Sobre a análise e avaliação do material produzido pelas crianças: Ao final das atividades, teremos disponíveis o material produzido pelos grupos, que serão produzidos na forma de questionários bem como textos preparados por eles, envolvendo os experimentos abordados durante as atividades. Todo este material será posteriormente avaliado.  Sobre os tutores: Os tutores são alunos de graduação, que terão a função de orientar os grupos durante os experimentos, bem como estimular as discussões, a curiosidade e organização, prezando e transmitindo às crianças todas as normas de segurança, bem como o procedimento adequado na condução de qualquer experimento. Cabe aos tutores auxiliar o coordenador na seleção de avaliação das atividades, na obtenção e organização dos materiais e reagentes necessários para as atividades e obter o material produzido pelas crianças.  Sobre o coordenador do projeto: Cabe ao coordenador do projeto: • Selecionar os tutores, conduzir o processo de seleção e adequação das atividades. • Produzir o material teórico a ser disponibilizado aos grupos • Disponibilizar todo o necessário para viabilizar as atividades como vidrarias, solventes e reagentes. • Promover a seleção das instituições que farão parte do projeto • Promover o agendamento das atividades e o local para a execução das mesmas. • Orientar os tutores durante as atividades. • Conduzir a análise do material produzido pelos grupos.


Referências Bibliográficas

1- OLIVEIRA, Aldo Sena de; BRONDANI, Patrícia Bulegon; MEIER, Lidiane; . A Química, o imaginário e as crianças; InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, Grajaú/MA, n.11, v. 3, p. 57-69, dez. 2017. 2- SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: Escola em tempos de dispersão, Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 3- FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo Ernesto; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWING, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n. 30, p. 34-41, 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação se fará mediante ao contato direto dos integrantes do projeto contituído pelo professor coordenador e estudantes de graduação da UFVJM com os dirigentes, professores e alunos das instituições de ensino onde as crianças estão matriculadas. Indiretamente haverá também interação dos membros de outros setores da comunidade externa, mais especificamente as pessoas diretamente ligada às crianças, uma vez que inevitavelmente as crianças participantes do projeto poderão levar informações sobre as atividades desenvolvidas, fazendo com que estas pessoas possam interagir indiretamente com o projeto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade se fará presente em todas as etapas do projeto uma vez que os experimentos em química selecionados serão bastante diversificados, abragendo não apenas temas do universo da física, da biologia, da matemática e das ciências aplicadas que podem ser trabalhados com as crianças, bem como a leitura e interpretação de textos necessário para a compreensão dos roteiros para a execução dos experimentos. A interprofissionalidade também se fará presente uma vez que as crianças estarão trabalhando em conjunto, em colaboração mútua, para o alcance de um objetivo comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão se torna clara ao passo que as atividades experimentais executadas pelas crianças serão criteriosamente selecionadas mediante a uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa voltada à observação e seleção de fenômenos e atividades do quotidiano que possam se tornar úteis aos objetivos do projeto se adequadamente adaptadas. Tudo isto requer um trabalho de pesquisa visando encontrar e selecionar o melhor material teórico/prático que possa servir aos objetivos do projeto. Uma vez selecionado, este material será estudado e por fim adequado aos objetivos de forma a torná-lo didático o suficiente ao público ao qual o projeto se destina obtendo resultados satisfatórios, o que configura uma ação voltada para o ensino, transformando o material trabalhado em conhecimento acessível ao público ao qual se destina. Por fim, com o material teórico/prático devidamente trabalhado será possível estender o trabalho para além dos limites da universidade de forma a atingir e beneficiar crianças que são o foco do presente projeto em regiões carentes onde este tipo de trabalho motivacional visando aumentar o estímulo e a curiosidade ao estudo da ciência se faz tão necessário.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O contato direto com algumas áreas da ciência através de atividades práticas e interativas envolvendo várias etapas, faz com que as pessoas envolvidas compreendam a importância de todo o processo e que os mesmos precisam ser excutados seguindo com todos os critérios necessários para que o objetivo final seja alcançado satisfatóriamente. A compreensão e o envolvimento com todos estes processos pode ter um impacto considerável na formação das crianças que estão sendo apresentadas à um universo diferente possibilitando à estas crianças mais opções de escolha quanto À vida profissional em um futuro próximo. Aos graduandos envolvidos no projeto, o impacto será também bastante positivo uma vez que estará diretamente envolvido em todas as etapas do projeto, o que poderá agregar aos mesmos não apenas conhecimentos relacionados à área, como também habilidade na transmissão destes conhecimentos.


Impacto e Transformação Social

Uma ação que visa estimular a curiosidade pelo mundo da ciência pode transformar vidas.


Divulgação

A divulgação do projeto será feita não apenas pelos integrantes do projeto, mas também pelos professores e funcionários encarregados pela administração das instituições de ensino participantes. Outro recurso de divulgação do projeto se fará por meio de mídias sociais, mais especificamente pelo Instragram, que já foi criado como o nome de QUIMIKIDS onde serão disponibilizados várias informações à cerca do andamento das atividades relacionadas ao projeto. O Instagram para a divulgação do projeto já está em funcionamento, onde pode-se contemplar uma variedade de fotos e vídeos relativos a alguns encontros feitos com vários grupos de crianças realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2023 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida nas dependências do campus I. Este encontro se fez necessário para que ajustes pudessem ser feitos para a melhoria do projeto.


Informações Complementares

Outras formas de divulgação também podem ser realizadas uma vez que pretende-se buscar outras parcerias de apoio como a Secretaria de Educação do município de Diamantina.


Público-alvo

Descrição

Crianças na faixa etária de 08 a 10 anos matriculadas em instituições de ensino fundamental do município de Diamantina. Estudantes de graduação dos cursos lotados no Instituto de Ciência e Tecnologia (BCT e Engenharias). Professores das instituições de ensino envolvidas no projeto que possuem relação direta com as crianças.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 400 h

Carga Horária 140 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Pesquisa Bibliográfica para levantamento de diversas atividades práticas de laboratório, que atendam aos requisitos necessários para que possam ser executadas pelas crianças. Esta pesquisa será feita em todas as fontes de informação disponíveis como livros, artigos e internet.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de roteiros para as atividades experimentais tendo como base o material selecionado através das pesquisas bibliográficas.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aquisição e seleção de vidrarias, reagentes e aparatos para a realização dos experimentos tendo como base os roteiros das atividades práticas selecionadas.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Contato prévio com instituições de ensino fundamental interessadas e que se encaixam nos critérios estabelecidos, para seleção de crianças como integrantes do projeto e agendamento das atividades práticas.

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão executadas diversas atividades práticas de laboratório de vários tipos e trabalhando temáticas diferenciadas, monitoradas pelos tutores com no mínimo dois encontros semanais de 4 horas cada encontro. Cada encontro terá a participação de ao menos 20 crianças e cada monitor estará responsável pela orientação e companhamento de duas crianças.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Avaliação dos encontros através dos materiais obtidos durante as atividades com as crianças através de registros obtidos através de conversas registradas por aúdio e videos, imagens dentre outros materiais úteis para a avaliação do processo ocorrido durante o ano de 2023.