Detalhes da ação

I Workshop de Atualização em Tuberculose

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000054

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

20/03/2021

Data Fim

20/03/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

liliana de oliveira rocha

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Resumo

O Workshop de Atualização em Tuberculose, será promovido pela Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Fammuc , tendo como público alvo os estudantes da área da saúde. O curso terá como objetivo promover a atualização e aprofundamento dos conhecimentos dessa doença infectocontagiosa, ocorrendo no dia 20 abril de 2021. O curso se propõe a oferecer para o público alvo um embasamento atualizado no escopo da temática a fim de contribuir na abordagem da doença.


Palavras-chave

Tuberculose, Infecção, Infectologia


Introdução

A tuberculose é uma importante moléstia de transmissão comunitária, se configurando como um grave problema de saúde pública que se enquadra dentre as dez principais causas de morte no planeta, sendo responsável por mais de 1,4 bilhões de mortes na população mundial no ano de 2019 (WHO, 2019). É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, transmitida pelo ar, contaminando pela inalação de alguns germes, é uma doença tratável, curável e evitável. Está presente em todos os países e faixas etárias (WHO, 2020). Estima-se que cerca de um quarto da população mundial esteja infectada pela bactéria, sendo aquelas com sistema imunológico comprometido, desnutridas, diabéticas e usuárias de tabaco as de maiores riscos. Em alguns casos, pode desenvolver-se uma resistência mais grave aos medicamentos, o que pode deixar os pacientes sem outras opções de tratamento (WHO, 2019). Dessa forma, torna-se fundamental aos profissionais de saúde, em especial aos egressos do curso de graduação de medicina, visando a consolidação de um embasamento científico atualizado para a prevenção e abordagem da tuberculose no âmbito da atenção primária.


Justificativa

A proposta de evento “I Workshop de Atualização em Tuberculose” traz como escopo a execução de uma capacitação embasada no que há de mais atual na literatura científica no âmbito da referida doença infecciosa. A realização do evento se justifica diante da premissa de consolidação do processo de formação do acadêmico de medicina da UFVJM e também dos indivíduos da comunidade externa (incluindo-se profissionais de saúde e acadêmicos de outras instituições). Destaca-se por oportuno, a importância de se fomentar, dentro da nossa instituição, a construção de espaços e debates acerca dos diversos temas que perpassam pelo processo saúde doença, desde seus determinantes às alternativas de prevenção e de intervenção sempre à luz das melhores e mais robustas evidências científicas. Destaca-se ainda, o importante papel do evento de construir um panorama amplo, atual e integrado sobre a moléstia que ocupará a temática central (tuberculose) paralelamente a outras doenças de etiologia infecciosa e de alta letalidade como a Covid-19.


Objetivos

Objetivo geral: Promover uma atualização acerca das novas perspectivas de prevenção e manejo da tuberculose no âmbito da atenção primária. Objetivos específicos: 1) Apresentar um panorama atualizado da epidemiologia da tuberculose no estado de Minas Gerais, sobretudo na região dos vales do jequitinhonha e mucuri, com vistas à expor as especificidades do processo saúde-doença da tuberculose. 2) Delinear os componentes (destacando-se a funcionalidade dos membros da equipe multiprofissional), os pontos de atuação e os protocolos de enfretamento da tuberculose no cenário da atenção primária. 3) Expor as dificuldades e desafios de abordagem de uma doença e carrega forte associação com os determinantes socioeconômicos, fomentando nos ouvintes capacidade crítica e reflexiva quanto á construção de alternativas efetivas no contorno desses problemas. 4) Expor a necessidade de construção de políticas públicas que possibilitem a consolidação do enfretamento da tuberculose no Brasil.


Metas

- Realização de 4 encontros de organização entre os membros da equipe. - Realização de duas palestras ministras por profissionais especialistas, acerca dos seguintes temas: 1) Epidemiologia da tuberculose na atualidade 2) Manejo clínico da tuberculose na atenção primária. - Viabilização de um espaço de discussão e esclarecimento de dúvidas após a realização das palestras. - Oferecer para o público alvo uma capacitação na prevenção e abordagem da tuberculose com base na atuação do perfil generalista no âmbito da prestação de serviços da área da saúde.


Metodologia

Serão utilizados os aparatos tecnológicos de informação e comunicação Google Meet e Youtube. A equipe realizará reuniões de planejamento de forma remota para balizar as atualizações sobre o contato com os palestrantes. Serão confeccionadas e publicadas (na conta do Instagram da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e do Centro Acadêmico, as artes de divulgação da data do evento, programação científica contendo datas e horários, bem como os temas de cada palestra, além da apresentação do currículo de cada palestrante. Dois membros da equipe ficarão responsáveis por assessorar o público quanto ás dúvidas que forem enviadas pelo Instagram e e-mail ao longo de todo o período. Os membros da equipe responsáveis pelo contato com os palestrantes faram a coleta dos dados dos mesmos para o registro do evento, e juntamente com o apoio técnico farão uma transmissão teste com os palestrantes no dia anterior à data do evento. No que tange às inscrições, os participantes poderão realizá-la através da plataforma Even3, onde terão acesso à informações como a programação e além disso, farão o cadastro das informações necessárias, sendo assim, inscritos numa lista de transmissão do e-mail pela qual serão notificados quanto às informações relevantes do evento, tal como o link de acesso no Youtube. Os palestrantes serão recebidos e apresentados pela equipe numa sala privada do Google Meet, onde ministrarão a palestra. Paralelamente, a equipe estará projetando de forma síncrona as palestras para o conta no YouTube do Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (CAMTO), onde o público vai estar acompanhando. Cada palestrante terá até 1 hora e meia para a apresentação, sendo reservados 30 minutos para esclarecimento das dúvidas que serão recolhidas pela equipe através de um formulário que será disponibilizado no chat da plataforma Youtube. A presença dos ouvintes será verificada através de um formulário que será disponibilizado através do chat do Youtube. Com relação às reuniões de planejamento da equipe de organização, serão todas realizadas pela plataforma Google Meet, além disso, os diálogos com os palestrantes serão feitos por meio do e-mail e do WhatssApp. O evento será avaliado tanto público participante quanto pelos membros da organização, por meio da disponibilização de um formulário que será enviado posteriormente pelo e-mail.


Referências Bibliográficas

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global tuberculosis report 2020. World Health Organization, 2020. Semiologia Médica - Celmo Celeno Porto - 7ª Edição. 2013. Editora Guanabara Koogan. Medicina Interna de Harrison - 2 Volumes - 18ª Ed. 2013 . AMGH Editora.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Por meio de metodologias participativas, a fim de ampliar o debate voltado para a temática da patologia da tuberculose, o “Workshop de Atualização em Tuberculose” pretende colaborar para formação dos estudantes de medicina e de outras áreas da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tais como: enfermagem, fisioterapia, odontologia e ciências biológicas, bem como expandir os conhecimentos dos profissionais da saúde e demais moradores de Teófilo Otoni-MG, partindo do princípio que é fundamental que os projetos de extensão tenham essa intrínseca relação entre a comunidade acadêmica e a população do município, promovendo assim a troca de conhecimento entre ambos os atores sociais.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Por meio de metodologias participativas a fim de ampliar o debate voltado para a temática da patologia da tuberculose, o “Workshop de Atualização em Tuberculose” pretende colaborar para formação dos estudantes de medicina e de outras áreas da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, bem como expandir os conhecimentos dos profissionais da saúde e demais moradores de Teófilo Otoni-MG, partindo do princípio que é fundamental que os projetos de extensão tenham essa intrínseca relação entre a comunidade acadêmica e a população do município, promovendo assim a troca de conhecimento entre ambos os atores sociais.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Workshop em questão é um evento de extensão porque ultrapassa os limites da universidade e pretende levar maiores conhecimentos não somente para os acadêmicos, mas também para os profissionais da saúde e população em geral. Paralelamente, o evento não deixa de cumprir seu papel de ensino e pesquisa, visto que serão compartilhados importantes dados epidemiológicos direcionados a tuberculose sobre o município de Teófilo Otoni e região do Vale do Mucuri.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante irá adquirir maiores conhecimentos sobre a aplicabilidade dos dados epidemiológicos tendo um panorama sobre a patologia nos últimos anos, no cenário atual e nos próximos anos, considerando o contexto atual mundial em que enfrentamos uma crise sanitária. Além disso, esse futuro profissional poderá atuar de uma maneira eficiente no planejamento e execução de políticas públicas inseridas no serviço de saúde. No que tange no manejo da patologia, o estudante poderá atuar nos diversos níveis de atenção, sobretudo atenção primaria, adquirindo uma noção mais ampla e embasada acerca das diversas formas de prevenção e intervenção na história natural da tuberculose, considerando as características especificas de cada comunidade (determinantes sociais, índices epidemiológicos e limitação de recursos).


Impacto e Transformação Social

A proposta do evento impacta e fomenta a transformação social na medida em que promove uma análise crítica e reflexiva do panorama atual e prospectivo de um importante problema de saúde pública, por parte de um público alvo que atua ou atuará diretamente nos diversos níveis de atenção do nosso sistema de saúde. Além disso, capacita esses indivíduos para uma atuação ética, humanista e embasada tecnicamente, tendo como pilares os princípios do Sistema Único de Saúde: equidade, integralidade e universalização. É fundamental ressaltar que a proposta do evento, contida nas temáticas trabalhadas, volta-se para o escopo da atualização tanto no aspecto epidemiológico quanto de abordagem da tuberculose, incluindo o atual contexto de pandemia de Covid-19, que indubitavelmente impôs e seguirá impondo consequências importantes na forma como outras doenças, como a tuberculose, alcançam e se comportam dentro das comunidades.


Divulgação

A divulgação do evento será feita predominantemente por meio das contas do Centro Acadêmico e da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Ladip) da Fammuc no instagram. Serão encaminhados também folders de divulgação no WhatssApp nos grupos dos cursos da área da saúde da UFVJM. Também serão encaminhados folders digitais de divulgação no grupo da Fammuc no Telegram e também no Facebook do Centro Acadêmemico.


Informações Complementares

No instagram serão feitas publicações de apresentação das datas, público alvo, programação, temas e palestrantes, além de ampla divulgação do link de inscrição na plataforma even3. Será enviado também um convite por e-mail para convidar os profissionais de saúde da Secretaria de Saúde de Teófilo Otoni (SMS-TO), que sempre esteve muito participativa e interessada nas ações desenvolvidas pela Ladip e por outras organizações curso de medicina da UFVJM campus Teófilo Otoni. O convite também alcançará os profissionais da SMS-TO através de grupos do WhatssApp.


Programação do Evento

Local

Plataforma YouTube

Data

20/04/2021

Horário de Início

18:30

Horário de Término

21:30


Descrição

18:30 Abertura: apresentação da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina do Mucuri, apresentação do evento 18:35 Palestra 1: "Panorama Epidemiológico da Tuberculose na Atualidade - Prof(a). Dra. Magnania Cristiane Pereira da Costa" 19:45 Abertura para perguntas 20:00 Palestra 2: "Manejo da tuberculose na Atenção Primária - Médico Residente em Infectologia Lucas Benício Cappuccino" 21:10 Abertura para perguntas 21:25 Fechamento: encerramento e agradecimentos

Público-alvo

Descrição

Estudantes da área da saúde, nível médio/técnico ou superior, em quaisquer área de atuação (odontologia, enfermagem, medicina, fisioterapia, entre outros) provenientes de instituições públicas e privadas.

Descrição

Profissionais de saúde, ativos ou não no mercado de trabalho, das diversas áreas, atuantes na iniciativa privada ou na saúde pública.

Descrição

Docentes e técnicos administrativos da UFVJM e de outras instituições públicas e privadas.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 14 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realizações de quatro reuniões com todos os membros da equipe para repasse e atualização de informações, bem como tomada decisões quanto à organização do evento. Os encontro serão realizados através da plataforma Google Meet.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização e conferência dos aparatos de transmissão do evento de forma síncrona com antecedência de uma hora do início do evento. O evento em si terá duração estimada de 3 horas. Confecção de formulário de presença e de coleta de informações dos participantes. Teste da ferramenta StreamYard, que faz a projeção da sala no GoogleMeet para o Youtube. Assessoria aos palestrantes na entrada sala, conferência de ferramentas de áudio e vídeo. Ampla divulgação do link de transmissão no Youtube e Google Meet. Abertura e apresentação dos palestrantes, condução do evento, interação e assessoria aos ouvintes, coleta de dúvidas e comentários, encerramento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Confecção de folders digitais e suas respectivas legendas, realização da divulgação desses materiais nas redes sociais, incluindo: apresentação do evento, abertura das inscrições, apresentação da programação científica, apresentação dos palestrantes, agradecimento aos envolvidos e participantes. Comunicação com o público nas redes sociais onde são feitas as divulgações: esclarecimento de dúvidas. Comunicação com os palestrantes: convite, instruções, ajustes para a execução da palestra e coleta de dados para registro e divulgação.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Confecção de documento de apresentação do evento para ser enviado aos palestrantes e para a Faculdade de Medicina do Mucuri. Elaboração e escrita para registro do evento na plataforma Siexc (edital 032021). Registro do evento na plataforma Even3, elaboração da página de inscrição dos participantes.