Detalhes da ação

Projeto Apoio Pedagógico a distância para preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM - PRÉ-ENEM UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000401

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

18/04/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria do perpetuo socorro de lima costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@eadufvjmoficial
Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/@canalead-ufvjm7144

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 359 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 359 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 359 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 359 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 359 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 359 h
Resumo

O projeto objetiva ofertar curso de apoio pedagógico, proposto pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM para alunos matriculados e egressos do 3.º ano do ensino médio da rede Estadual de MG. Pretende-se promover a aprendizagem significativa nas áreas de Matemática, Física, História, Português, Química, Biologia, Geografia e elaboração da redação, favorecendo a aprendizagem dos estudantes do territórios do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Região Norte e Região Noroeste de MG.


Palavras-chave

Apoio Pedagógico, Pré-Enem, Aprendizagem significativa, Ensino Médio, Vale do Jequitinhonha.


Introdução

O presente projeto intitulado Apoio Pedagógico a distância para preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM (PRE-ENEM UFVJM) tem como objetivo construir uma rede de apoio com uso das tecnologias da comunicação e informação, para alunos matriculados e egressos do 3.º ano do ensino médio de escolas públicas da rede Estadual de Minas Gerais. O referido curso, será ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM por meio da Diretoria de Educação Aberta e a Distância – DEAD, tendo em vista o histórico de atendimento às demandas institucionais, por ser a unidade credenciada na UFVJM para a oferta de cursos na modalidade a distância. O referido curso será ofertado na modalidade a distância, vez que esta opção metodológica proporciona mais liberdade, maior flexibilidade ao estudante no que se refere à organização dos tempos e espaços para o estudo. No entanto, demanda administrar os tempos de estudo na busca pelo próprio aprendizado, o que no caso da educação básica, exige um apoio pedagógico mais intenso para auxiliar os jovens na construção de uma rotina de estudos que proporcione a construção dos conhecimentos necessários a cada etapa do processo de escolarização. Sendo mister enfatizar que neste caso, se faz de fundamental importância, o acesso a objetos de aprendizagens que tenham uma organização didática que dialogue com os interesses dos jovens e uma linguagem que proporcione o entendimento dos conteúdos programáticos em discussão. Acesso tal que demanda dos professores a construção de uma rede de contatos que possa auxiliá-lo, por um lado, na reutilização de objetos de aprendizagem direcionado ao público em questão. Por outro, a orientação do professor e do tutor, sujeitos que tendo em vista a opção pela modalidade a distância, auxiliarão ao discente não somente no contato com os objetos de estudo, mas na construção de estratégias que favoreçam a interação com o material de estudo e ainda estejam em consonância com o estilo de aprendizagem do jovem, que apresenta características bem peculiares. Esse diálogo proporcionará oportunidades de dirimir dúvidas e construir os pilares estruturantes para a compreensão dos conteúdos programáticos. Nesse sentido, diante ao contexto pós-pandemia mais do que nunca se presencia a construção de uma demanda que dialoga com o fortalecimento de uma rede administrativa, pedagógica e financeira, em prol a um objetivo comum, a superação do desafio de ensinar em um contexto da pandemia com a utilização de recursos tecnológicos, em meio a um cenário que desvela no que se refere a acessibilidade: alunos com acesso a meios digitais, alunos com acesso a meios digitais de forma limitada e alunos sem acesso. O que impulsiona a criação da proposta com estratégias de otimização da utilização da estrutura dos Polos de Apoio presencial, mantidos pelas respectivas prefeituras municipais e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, objetivando a superação de tal desafio que passa pela acessibilidade tecnológica. As constatações referentes aos desafios relacionados ao acesso a escolarização no contexto pós-pandemia da COVID/2019, desvelam problemas que já existiam antes, mas foram intensificados com as condições postas pelo contexto, dentre elas, pode-se mencionar: a evasão escolar e o retrocesso da aprendizagem.   Diante a este cenário de acordo com o Censo Escolar, a taxa de abandono foi mais do que o dobro em 2021 (5%) ao compararmos com o ano anterior (2,3%), assim neste cenário um dos grandes desafios da educação pós-pandemia é resgatar esses alunos para que eles voltem a estudar e a se interessar pelos estudos. Outra constatação refere-se a uma possível lacuna no rendimento escolar, que demanda dos entes federados o investimento em programas e projetos que culminem na organização de políticas que tenham como objeto a recomposição/recuperação da aprendizagem. Fato este que revela a pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social. Em mais de 85% dos municípios pesquisados, escolas e Secretarias de Educação têm trabalhado juntas para avaliar as lacunas de aprendizagem e criar estratégias para a recomposição de saberes. Diante a este cenário que prima pela articulação entre os entes federados, presentes na Constituição Federal de 1988, que introduz a possibilidade de colaboração da sociedade para efeito de promoção da educação escolar em seus Art. 205 e Art. 211 e incumbe os entes federados da organização pactuada de seus sistemas de ensino e que se propõe a parceria em questão firmada entre as prefeituras municipais: Arincanduva, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba, Aracuai, Bocaiuva, Buritis, Buritizeiro, Carlos Chagas, Corinto, Cristália, Divinolândia de Minas, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joao Pinheiro, Lagamar, Mantena, Monte Azul, Padre Paraíso, Pedra Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Teófilo Otoni, Taiobeiras, Urucuia, Várzea da Palma. Sendo a prefeitura de Capelinha a responsável pelo respasse do recurso referente ao desenvolvimento da ação consorciada. Na diretoria de Educação Aberta e a Distância, a parceria se estende a todos os coordenadores dos cursos de licenciatura a distância(Física, Química, Matemática e Pedagogia) da DEAD e ainda dos cursos de Especialização Lato Sensu (Geografia, Ciência é 10! e Matemática) e os professores universitários que compõem o quadro de docentes dos referidos cursos que fa zem interface com o processo em discussão e, ainda, o apoio de professores e alunos vinculados aos cursos de mestrado da UFVJM, em caso de manifestação de interesse. Pode-se mencionar ainda que o apoio pedagógico se realizará na forma curso de extensão universitária pela viabilidade desse colocar em prática cinco importantes diretrizes: a interação dialógica entre os sujeitos envolvi- dos no projeto em questão, a possibilidade de se colocar em discussão e/ou em prática a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade, o impacto que o apoio pedagógico pode ocasionar na formação dos estudantes (3.º ano do ensino médio, graduação e egressos), a possibilidade de contribuir para a transformação social, a medida que a proposta pode auxiliar na ampliação do acesso e interação dos jovens com objetos de aprendizagem e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente no contexto da flexibilização curricular por meio da extensão.


Justificativa

A organização do presente projeto tem os seus pilares estruturantes, pautados em três premissas: a articulação, político, pedagógica e financeira, pois a ação nasce de uma articulação que advém da própria população, fato este que culmina no atendimento por parte da diretoria de Educação Aberta e a Distância- DEAD de uma demanda oriunda do seu próprio território de atuação e apresentada pelas Secretarias Municipais, o que culminou na organização consorciada de um Curso de Apoio Pedagógico a distância para preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM. Premissa Pedagógica, ao que se define as concepções e princípios estruturantes na organização do Curso, que dialogam com os marcos infraconstitucionais necessários a gestão dos processos educacionais no Brasil e no Estado de Minas Gerais e que por uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista a opção pela ênfase no apoio pedagógico para quatro áreas do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que necessariamente precisam se articular entre si. Não se podendo definir uma ordem de importância entre as mesmas, mas de complementaridade. Afinal, ensinar raciocínio lógico demanda a compreensão por parte dos sujeitos sobre formas de interpretação e compreensão das questões atuais, cujos pilares se alicerçam em ques- tões de ordem histórica e geográfica. Como pode-se perceber, aprender de manda articular as partes a um todo. De tal forma, o curso em questão está em consonância com os princípios estruturantes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo de Referência de Minas Gerais e para tal, este Projeto Pedagógico de Curso considera os seguintes documentos: •Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Lei N.° 9394,de20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. •Lei N.º 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, o Decreto N.º 4.281 de 25 de junho de 2002, que regulamenta a Lei N.º 9.795, de 27 de abril de 1999 e a Resolução N.º 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. •Lei N.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobili- dade reduzida, e dá outras providências. •Lei N.° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei N.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no cur- rículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‖História e Cultura Afro- Brasileira‖, e dá outras providências. •Lei N.° 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretri- zes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ―História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena‖ •Decreto N.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 •Decreto N.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. •Lei N.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. •Lei N.° 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação 2014/2024. •Lei N.° 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). •Decreto N.° 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, e o Art. 18 da Lei N.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. •Decreto N.º 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis N.ºs 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para . A promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. •Portaria N.º 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC N.º 4059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. •Parecer CNE/CP N.º 8, de 06 de março de 2012. Trata das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. •Parecer CNE/CES N.º 3, de 02 de julho de 2007. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora aula, e dá outras providências. •Parecer CNE/CP N.º 003, de março de 2004, trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. •Resolução CNE/CP N.º 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. •Resolução CNE/CEB N.º4, de 04 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Naci- onais Gerais para a Educação Básica. •Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2017 – 2021) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). •Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2018 (Parecer CNE/CEB nº 3/2018 e Resolução CNE/CEB nº 3/2018) •Normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação Portaria n.º 458, de 5 de maio de 2020 •Resolução CNE/CP n.º 4, de 17 de dezembro de 2018 - Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) •Resolução n.º 470, de 27 de junho de 2019, que normatiza a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. No que se refere às questões de ordem econômica, como último argumento para justificar a viabilidade de tal proposta, cabe mencionar que o financiamento para o Curso passa por uma ação consorciada entre 31 municípios localizados nos territórios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Regiões Norte, Nordeste e noroeste do Estado de Minas Gerais, com o repasse financeiro realizado pelo Município de Capelinha que será o interveniente. Enfim, a necessidade premente de realização de ações de formação inicial e continuada, intensificou a criação de uma representação desta modalidade como uma importante aliada no alcance das prioridades previstas nos últimos dois Planos Nacionais de Educação-PNE, com força de Lei, nº 10.172 de Janeiro de 2001 e Lei Nº 13.005, de 25 de Junho de 2014.


Objetivos

Os objetivos geral e específicos encontram-se organizados, tomando-se como referencial as necessidades formativas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio/2018; Resolução n.º 3 de 21 de novembro de 2018 que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Currículo de Referência de Minas Gerais. Após tal exposição, passar-se-á para a apresentação dos objetivos que nortearão o desenvolvimento das ações de formação no presente projeto. Objetivo geral O presente projeto de curso de extensão proposto pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, na modalidade a distância, tem por objetivo construir uma rede apoio com uso das tecnologias da comunicação e informação, para alunos matriculados e egressos do 3.º ano do ensino médio de escolas públicas da rede Estadual de Minas Gerais. Objetivos específicos I.Fornecer subsídios para a aprendizagem de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e egressos, utilizando-se objetos de aprendizagem produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais para o período de Ensino Remoto, objetos estes que dialoguem com as necessidades de aprendizagem e os interesses de alunos em curso no 3.º ano do ensino médio e egressos das escolas públicas estaduais dos territórios do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Região Norte e Região Noroeste de MG. II.Contribuir para que os sujeitos público alvo do projeto em questão possam interagir com objetos de aprendizagem, provocando aprendizagenes essenciais que favoreçam a compre- ensão dos conteúdos programáticos previstos para a realização do ENEM em 2023. III.Ofertar disciplinas que compõem as áreas de conhecimento do currículo do Ensino Médio, cujos conteúdos programáticos básicos possam ser aprendidos e/ou revisados e serão objeto de avaliação do ENEM 2023, por meio do apoio pedagógico a distância para estudantes matriculados no 3.º ano do ensino do ensino médio de escolas estaduais e egressos. IV.Proporcionar aos estudantes o contato com objetos de aprendizagens que proporcionem a construção de um capital cultural sobre temáticas atuais que têm sido discutidas no contexto nacional e mundial. V.Auxiliar o jovem na construção de uma rotina de estudos e a otimização dos meios tecnológicos que tem disponível para o acompanhamento das atividades. VI.Promover o acesso às tecnologias da informação e comunicação aos estudantes cujas condições de vida são desfavoráveis por meio da utilização dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB. VII.Oferecer apoio pedagógico em pequenos grupos e/ou individualizado para estudantes em maiores dificuldades escolares por meio de sistema de monitoria com graduandos dos cur- sos de licenciatura em física, química, matemática e pedagogia a distância e/ou presencial e outros cursos de bacharelado da UFVJM. VIII.Fomentar nos sujeitos envolvidos o desejo de prosseguir com o processo de escolarização em instituições de ensino superior, especialmente a UFVJM.


Metas

1. Preencher 100% das 560 vagas para jovens estudantes do ensino médio que residem nas cidades onde estão os polos de apoio presencial da UAB. 2. Viabilizar a utilização dos laboratórios de informática nos 31 Polos de Apoio Presencial, parceiros no curso em questão, objetivando o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação por parte de no mínimo 70% dos estudantes matriculados no curso Pré-ENEM UFVJM. 3.Ter um mínimo de 50% de professores da rede estadual de Minas Gerais com inscrição em edital específico para tutores, para atuação nas áreas de conhecimento objeto de trabalho do curso em questão. 4. Obter a inscrição de no mínimo 50% dos docentes com formação nas áreas do conhecimento objeto de atuação do curso, em atuação na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, em um Curso de Capacitação para tutores que será ofertado pela UFVJM em parceria com a UFSM e será pré-requisito para a participação no edital. 5. Obter a inscrição de no mínimo 30% dos servidores com formação nas áreas do conhecimento objeto de atuação do curso, em atuação nas superintendências Regional de Ensino, vinculadas à Secretaria do Estado de Minas Gerais, em um Curso de Capacitação para tutores que será ofertado pela UFVJM em parceria com a UFSM e será pré-requisito para a participação no edital. 6. Constatar a manifestação acerca da avaliação satisfatória do curso, por parte de no mínimo 60% dos estudantes inscritos. 7. Finalizar o projeto com no mínimo 70% dos sujeitos inscritos para a Avaliação do Ensino Médio - ENEM.


Metodologia

O curso PRÉ-ENEM a ser ofertado pela DEAD-UFVJM encontra-se organizado do ponto de vista metodológico em pressupostos comuns a Cursos de Extensão e está em consonância com a Resolução 12 de 23 de novembro de 2016, que: Disciplina o relacionamento entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e as FUNDAÇÕES DE APOIO, doravante denominadas FUNDAÇÃO, e dá outras providências. O PRÉ ENEM SE FUNDAMENTA nos princípios estruturantes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo de Referência de Minas Gerais e para tal, considera os seguintes documentos: •Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. •Lei N.° 9394,de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. •Lei N.º 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, o Decreto N.º 4.281 de 25 de junho de 2002, que regulamenta a Lei N.º 9.795, de 27 de abril de 1999 e a Resolução N.º 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. •Lei N.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. •Lei N.° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei N.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no cur- rículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‖História e Cultura Afro- Brasileira‖, e dá outras providências. •Lei N.° 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretri- zes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ―História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. •Decreto N.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 •Decreto N.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. •Lei N.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. •Lei N.° 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação 2014/2024. •Lei N.° 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). •Decreto N.° 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, e o Art. 18 da Lei N.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. •Decreto N.º 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis N.ºs 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. •Portaria N.º 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC N.º 4059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. •Parecer CNE/CP N.º 8, de 06 de março de 2012. Trata das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. •Parecer CNE/CES N.º 3, de 02 de julho de 2007. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora aula, e dá outras providências. •Parecer CNE/CP N.º 003, de março de 2004, trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. •Resolução CNE/CP N.º 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. •Resolução CNE/CEB N.º4, de 04 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Naci- onais Gerais para a Educação Básica. •Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2017 – 2021) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). •Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2018 (Parecer CNE/CEB nº 3/2018 e Resolução CNE/CEB nº 3/2018) •Normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação Portaria n.º 458, de 5 de maio de 2020 •Resolução CNE/CP n.º 4, de 17 de dezembro de 2018 - Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) •Resolução n.º 470, de 27 de junho de 2019, que normatiza a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. E ainda, a ação de extensão está em consonância com a RESOLUÇÃO Nº. 12, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 do CONSU que "Disciplina o relacionamento entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e as FUNDAÇÕES DE APOIO, doravante denominadas FUNDAÇÃO, e dá outras providências. Dessa forma, o convênio celebrado entre a UFVJM, conforme o art. 3º da Resolução 12/2016: "A UFVJM poderá celebrar convênios, contratos e outras formas de parceria com ou sem o apoio da FUNDAÇÃO, por prazo determinado, com a finalidade de receber suporte a Projetos, conforme o parágrafo 1º: Projeto desenvolvido com a participação, ou não, da FUNDAÇÃO deverão ser previamente aprovados, em função da natureza do Projeto, em um dos seguintes Conselhos Acadêmicos: [...] II – se a natureza do projeto for atividades de extensão e cultura, deverá ser apreciado pelo Conselho de Extensão e Cultura (COEXC). Sendo o Projeto Pré-Enem UFVJM, uma atividade de extensão, deverá ser apreciado e aprovado pelo Conselho de Extensão e Cultura. outrossim, conforme o Parágrafo 4º, ítem VI – no que diz respeito à extensão e cultura, o PRÉ ENEM -UFVJM se classifica como "Projetos desenvolvidos em interação com os diversos setores da sociedade que visem o intercâmbio e o aprimoramento do conhecimento utilizado, incluindo a prestação de serviços de extensão, a transferência de tecnologia, as incubadoras de empresas, os parques tecnológicos e os demais ambientes promotores de desenvolvimento regional, preferencialmente na área de abrangência da UFVJM (Res. CONSU, 12/2016). O Projeto Pré-ENEM surge também, numa parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão a Pró-reitoria de Graduação e a Diretoria de Educação á Distância, com o objetivo de fornecer a comunidade local uma preparação de qualidade e sem custos para ingressar numa universidade pública e, ao mesmo tempo, auxiliar na prática a formação dos graduandos em licenciatura da UFVJM, na qual poderão atuar como monitores e estagiários,uma vez que, para os tutores de disciplina e de supervisão, é possibilitada a complementação das experiências obtidas nos estágios em sala de aula, preenchendo lacunas da formação docente, favorecendo a interação entre Universidade e os discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Pré-Enem da UFVJM também visa a formação e desenvolvimento dos graduandos. Para além de fornecer preparação para os alunos da rede pública que desejam ingressar em um Curso Superior, ao mesmo tempo, auxilia a formação dos graduandos em licenciatura da UFVJM. Assim como afima Medeiros( 2016) "[...] esse preparatório é totalmente gratuito, com professores habilitados em formação, onde a [...] Universidade coloca a disposição desse projeto social (integração escola sociedade) buscando oferecer um futuro mais promissor aos estudantes carentes dos territórios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, norte, nordeste e noroeste de Minas. Segundo Medeiros(2016) é interessante evidenciar, que alguns professores envolvidos já têm certa experiência na arte de ensinar, mas além da ação em sala de aula, tem a necessidade de preparar o material didático e dispor de algumas horas disponíveis para tirar dúvidas dos próprios estudantes envolvidos no projeto (MEDEIROS, 2016). Segundo Gonçalves, Latto e Mendes ( 2019, p.1 - 6) a proposta de um Preparatório para o ENEM coaduna com a lógica da inclusão social à medida que propõe dois eixos principais: 1) Proporcionar aos jovens e adultos das classes populares o contato com o conhecimento escolarizado, bem como a atualização de conteúdos; 2). Estabelecer um vínculo entre a formação de professores e a extensão através da prática de ensino nos cursos de licenciatura da Universidade (UFRRJ, 2016 apud GONÇALVES ET AL, 2019, p.1-6). A organização didática do Curso Pré-ENEM na Modalidade a Distância busca atender a tais pressupostos, pois, encontra-se pautada em princípios de inclusão social e principios de cidadania. Corroboramos com Gonçalves, Latto e Mendes (2019) quando estes afirmam que a implementação de um curso deste porte [...] em universidades publicas objetivou criar um espaço de inclusão social e promoção da cidadania, ao abrir suas portas para a população. Articular a Universidade, a rede pública de ensino e a comunidade fomenta questões ligadas à educação e à cidadania. Segundo os autores, há particularidades em se estabelecer um curso Preparatório para o ENEM dentro de uma Universidade pública, pois as justificativas são: - O Espaço da universidade como um espaço de responsabilidade social cidadã, no qual o conhecimento produzido circula fora dos portões da Universidade, para que a ela possa voltar oxigenado; - A Responsabilidade da Universidade com todos os níveis de Educação, visto que o ensino superior é apenas uma das fases de formação escolarizada e, sendo assim, a educação básica também deve ser meta da universidade. [...] - A Possibilidade da construção de um espaço para o ensino-aprendizagem que aproxime as classes populares da universidade, permitindo a implantação desta discussão tanto nos meios acadêmicos como nos meios populares (Gonçalves, Latto e Mendes, UFRRJ, 2016, p.1-6). Nessa perspectiva, a UFVJM, instituição proponente desse projeto institui-se como agente de contribuição para o processo de transformação da realidade social das comunidades dos Municipios conveniados e limítrofes, sendo Araçuai, Aricanduva, Bocaiuva, Buritis, Buritizeiro, Capelinha, Carlos Chagas, Corinto, Cristália, Divinolandia de Minas, Francisco Sá, Janauba, Januaria, Jequitinhonha, João Pinheiro, José Gonçalves de Minas, Lagamar, Mantena,Minas Novas, Monte Azul, Padre Paraiso, Pedra Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Teofilo Otoni, Turmalina, Urucuia, Varzea da Palma e Taiobeiras, com propósito de ajudar a engendrar políticas que garantam para a maioria da população excluída e discriminada melhores condições de acesso à educação. Mendes, Latto e Gonçalves(2016) afirmam que "tais projetos que visam reparar essa exclusão são de responsabilidade do Estado, diretamente, e devem ser assumidas pelas instituições nacionais, especificamente, por aquelas envolvidas com o compromisso de formação educacional. É uma racionalidade que deve ser incorporada por todos os atores sociais, por meio da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética". Por tal motivo, é que propõe uma organização curricular que prima por um eixo estruturante, que proporciona por meio das unidades curriculares a interdisciplinaridade, sistematização de conteúdos programáticos e a consolidação de habilidades e competências, conforme se apresenta nos eixos indicados no texto que se segue. I • Eixo articulador: interdisciplinaridade entre as unidades curriculares - Carga horária • 240 horas O eixo em questão será organizado pelas unidades curriculares que compõem um núcleo articulador formado por quatro áreas: Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, de forma a contemplar a interlocução entre as disciplinas. Matemática - 45 horas Língua Portuguesa - 45 horas Biologia - 30 horas Química - 30 horas Física - 30 horas Geografia - 30 horas História - 30 horas Redação - 45 horas Carga horária total: 245 horas II • Eixo articulador: acontecimentos em discussão no atual contexto e a produção de registros escritos • Carga horária • 45 horas O trabalho com a produção de textos será desenvolvido com uma carga horária de 45 horas. Neste processo, será oportunizado ao aluno produzir textos dissertativos/argumentativos de forma a contemplar discussões sobre temáticas atuais da sociedade brasileira e refletindo sobre possíveis soluções.Visando contribuir para a formação de capital cultural que forneça subsídios para o posicionamento crítico em temas de relevância social e contribuir para a produção de textos com exigências específicas do ENEM, este eixo articulador possibilita o acesso do aluno a discussões sobre temáticas contemporâneas, que serão objeto de seminários e poderão se tornar temáticas norteadoras da construção da redação. O professor responsável pelo trabalho com produção de textos, poderá dentre as temáticas indicadas a seguir, selecionar 03 delas, ou propor outras que talvez não estejam contempladas e convidar especialistas para a realização de discussões sobre as temáticas, que darão subsídio para o processo de escrita da redação por parte dos estudantes. Caso entre o grupo de tutores tenham profissionais com expertise na discussão de algumas das temáticas que poderão ser objeto de produção de textos na avaliação do ENEM 2023, os mesmos poderão ser os ministrantes da palestra. 1.Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre as políticas públicas de deslocamento e qual tem sido o investimento no transporte público. Além disso, é possível relacionar o tema com acidentes, engarrafamentos, poluição, saúde, transporte por aplicativo, ciclovias etc. 2.O combate às epidemias no Brasil Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre a atual situação de pandemia do novo coronavírus, de forma a abordar a resposta dos governos, a importância do investimento em pesquisa científica e nas instituições públicas, a situação do SUS, a relação entre saúde e bem-estar, vacinação e a relação com outras doenças que já causaram transtornos. 3.O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros? Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre a expectativa de vida dos brasileiros que tem aumentado nos últimos anos, devido a melhorias na qualidade de vida e bem-estar da população, os fatores que levam a esse aumento e possíveis desafios para o país, como a questão previdenciária e inclusão social. O impacto no mercado de trabalho voltado a essa população. 4.A evasão escolar em questão no Brasil Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre o Censo Escolar de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstra que há cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Quais os motivos que podem estar associados a essa evasão escolar? A falta de escolas, as difíceis condições econômicas dos alunos, bullying e violência doméstica podem ser alguns deles. 5.Como combater o bullying nas escolas do Brasil? Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre o espaço nas atuais discussões sociais, o bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras. Ele é caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e pode estar associado a outros problemas como racismo e preconceito. O contexto das redes sociais, o chamado cyberbullying. 6.O combate à depressão na sociedade brasileira Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre o aumento de casos de suicídio no Brasil. As políticas públicas para combater a depressão e incentivo às ações que promovam o bem-estar e a saúde mental. Investimento governamental. 7.A importância da preservação do meio ambiente Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O Brasil enfrenta diversos problemas, como queimadas na Amazônia e Pantanal, derramamento de óleo no litoral, biopirataria, entre outros. Os fóruns, conferências e programas mundiais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20, Agenda 21 e Mercado de Carbono. 8.O perigo da escassez da água no Brasil Visa contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre a questão da crise hídrica no Brasil. As causas e consequências dessa crise e as políticas que já estão em prática. Dentre elas o Novo Marco do Saneamento. Este eixo articulador será desenvolvido por meio da oferta de uma unidade curricular com carga horária de 30 horas, denominada Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs, para oportunizar aos estudantes de diferentes contextos sociais e educacionais, a ambientação no ambiente virtual de aprendizagem que permitirá ao mesmo o domínio de conhecimentos e habilidades básicas, referentes à tecnologia utilizada e/ou conteúdo programático. No que se refere às condições de acessibilidade física e tecnológica, existe uma preocupação da CAPES, agência que financia os Cursos ofertados pela UAB, no sentido de exigir/orientar os mantenedores dos polos de apoio presencial (prefeituras municipais) sobre a necessidade da estrutura física dos mesmos atender aos princípios previstos na legislação vigente, tendo em vista que este espaço pode contribuir para a acessibilidade tecnológica de alunos com acesso reduzido e sem acesso às tecnologias da informação e comunicação. Diante ao exposto, é que se apresenta as unidades curriculares a seguir detalhadas que se articulam com os eixos estruturantes do projeto Pré-ENEM UFVJM. Unidade curricular: Tecnologias da Informação e Comunicação Carga horária: 30 horas. Emenda: Apresentar o Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle. Ambientação e Treinamento na plataforma MOODLE. Caixa de utilidades: calendário; participantes; atividades pendentes. Ferramentas assíncronas e síncronas. Ferramentas para apoio a aprendizagem no ambiente virtual: wiki, tarefas, quiz, fórum. Referências Bibliográficas: BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: Língua Portuguesa Carga horária: 45 horas. Ementa: Estudo do texto: o tipo textual argumentativo. Uso de estratégias argumentativas. Contexto de produção, circulação e recepção de textos. Efeitos de sentido. Gêneros textuais. O suporte Revista. Função sócio comunicativa dos gêneros a serem abordados. Os gêneros: notícia, capa de revista, tirinha, narrativas orais (crônicas, contos, romances, novelas, cordel), artigo de opinião, carta argumentativa, dissertação argumentativa e expositiva, charge. Coesão textual: marcas linguísticas das conexões textuais ( Coesão nominal; Coesão verbal; Conexão textual e frasal). Gramática: concordância nominal e verbal. Variação linguística. Aplicação de Simulado: Ao final do Pré-Enem será realizado um Simulado com questões Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: Redação Carga horária: 45 horas Ementa: Caracterização do gênero dissertativo argumentativo. Coesão e coerência. Revisão das normas de língua padrão. Desenvolvimento de repertório sócio-cultural para a condução da argumentação no gênero dissertativo argumentativo. Desenvolvimento de repertório sociocultural integrando temas transversais. Referências Bibliográficas: BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: Matemática Carga horária: 45 horas Ementa: Matemática Financeira. Funções. Geometria e Medidas: áreas de figuras planas. Prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas: elementos, propriedades e volumes. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: Biologia Carga horária: 30 horas Ementa: Conhecimento das principais características dos seres vivos, sua constituição química, cadeia alimentar e ciclos biogeoquímicos e organização celular, metabolismo energético. Desenvolvimento e transmissão de características hereditárias, leis de Mendel e interações gênicas, a partir de ciências específicas como a citologia e genética. Questões relativas à saúde também são abordadas pela disciplina. Classificação dos seres vivos e suas interações com o ambiente, a partir de ciências específicas como a ecologia – ecossistemas e biomas, a microbiologia – vírus e taxonomia e a zoologia. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: Geografia Carga horária: 30 horas. Ementa: Transformação do meio natural. A Questão Ambiental – Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável. A Globalização e as Transformações. Socioeconômicas no mundo atual. Dinâmica populacional e urbanização. Os Sistemas agrários e suas transformações. O processo de globalização e a economia brasileira. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade curricular: História Carga horária: 30 horas. Ementa: Mundo Contemporâneo, República e Modernidade, Cidadania e Democracia: de 1930 aos dias atuais; as temáticas relacionadas à Nação, Trabalho e Cidadania no Brasil e Cidadania e Democracia. Esses temas perpassam pela história contemporânea do Brasil e do Mundo ao longo do século XX e início do XXI contemplando aspectos da vida cultural e política que afetam a contemporaneidade. Os conteúdos programáticos são: Embates Políticos e Culturais no Processo de Construção e Afirmação do Estado Nacional. Embates Políticos e Culturais no Processo de Construção e Afirmação do Estado Nacional. Trabalho e Produção na Sociedade Brasileira entre o Império e a Primeira República. Conflitos no Mundo Contemporâneo. A construção da cidadania moderna. Cidadania e Democracia. Demarcação de Territórios de Identidades sócio-culturais. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRE- TARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Mi- nas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade Curricular: Física Carga horária: 30 horas. Ementa: Temperatura, Dilatação, Calor. Transferência de Calor por condução, convecção e radiação. Efeito estufa e o clima da Terra. Medindo Trabalho e Calor. Primeiro princípio da Termodinâmico. Mudanças de fase. Som, ondas e propriedades das ondas. Processos de Eletrização. Carga elétrica. Campo elétrico. Potencial elétrico. Potencial elétrico. Resistência elétrica. Circuitos elétricos. Ondas e eletromagnéticas. Sol e as fontes de Energia. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Unidade Curricular: Química Carga horária: 30 horas. Ementa: Propriedades dos materiais: constituição, transformações químicas. Materiais: aprofundamento: Medida da quantidade dos materiais, Equilíbrio nas transformações químicas. Velocidades nas transformações químicas. Substâncias orgânicas. Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério de Educação. Base Curricular Comum Nacional. Brasília, 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Currículo de Referência de Mi- nas Gerais para o Ensino Médio. Belo Horizonte, 2020. Assim, tendo em vista a modalidade de ensino que norteia o desenvolvimento das ações é que se apresenta os indicadores presentes no Referencial de Qualidade para Cursos Superiores na modalidade a Distância - 2007, elementos essenciais para o planejamento e a execução das ações. I-Indicadores presentes no Referencial de Qualidade para Cursos Superiores na modalidade a Distância - 2007 1. Material didático Os objetos de aprendizagem são recursos facilitadores para estimular o ensino e a aprendizagem e têm como suporte a pesquisa na internet, vídeos, textos, imagens, livros, jornais, sites. Dessa forma, serão utilizados materiais que conduzem os educandos ao conhecimento de forma estruturada e consistente, fazendo-os contextualizar e conectar assuntos e temas diversos, ou seja, aprofundar o conhecimento. Está previsto neste projeto o uso dos objetos de aprendizagem produzidos e sugeridos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em 2020 para o Ensino Remoto Emergencial implantado no período da pandemia COVID- 2019. Os objetos de aprendizagem que se encontram disponíveis são compostos por tutoriais (versão virtual) e video-aulas e são direcionados para o trabalho com o ensino médio. (utilização liberada pela Secretaria de Estado da Educação) Impresso/Digital O Plano de Estudo Tutorado - PET consiste em apostilas mensais que agregam um conjunto de atividades e orientação de estudos, considerando as habilidades e objetos de aprendizagem de cada ano de escolaridade (1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e 1.º ao 3.º ano do Ensino Médio) de cada componente curricular, respeitando a carga horária mensal ofertada ao estudante. Seu conteúdo foi construído de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Eles são compostos por sete volumes contendo as áreas de conhecimento previstos no Currículo de Referência de Minas Gerai se estão disponíveis no site para download no Estude em Casa‖. Link: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets Vídeo-aula As vídeo-aulas do projeto "Vamos aprender‖" disponibilizada no site da SEE/MG disponível em https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/projeto-vamos-aprender O programa ―Se Liga na Educação, é transmitido, pela Rede Minas, de segunda a sexta- feira,das 7:00 às 12:30, onde os estudantes interagem, por meio das redes sociais, com os professores no estúdio. Às sextas-feiras são destinados ao ENEM. Aplicativo Digital Conexão Escola O aplicativo para celular Conexão Escola é mais uma forma de acesso ao PET e às aulas da Rede Minas. Está disponível gratuitamente na loja de aplicativos dos smartphones. A opção pelo ensino à distância por um lado proporciona mais liberdade, tendo em vista possibilitar maior flexibilidade ao estudante no que se refere à organização dos tempos e espaços para o estudo. No entanto, demanda administrar os tempos na busca pelo próprio aprendizado, o que no caso da educação básica, exige um apoio pedagógico mais intenso para auxiliar os jovens na construção de uma rotina de estudos que proporcione a construção dos conhecimentos necessários a cada etapa do processo de escolarização. Disponibilização dos conteúdos programáticos (objetos de aprendizagem) no Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE. Cada disciplina terá um mínimo de uma webconferência a cada 15 horas da carga horária, não sendo obrigatória a participação do aluno em tempo real, para atendimento a estudantes que prefiram acesso em tempo real e tendo em vista que a mesma deverá ser gravada e o link disponibilizado no AVA de cada disciplina, objetivando flexibilizar o acesso para que o estudante possa assisti-la quantas vezes se fizer necessário. No entanto, para discentes que não conseguir em acesso em tempo real será disponibilizado plantões online em vários horários, na responsabilidade dos tutores para esclarecimento de dúvidas. Os horários de atendimento aos discentes deverão ser disponibilizados no AVA de cada disciplina. No curso de apoio pedagógico na modalidade a distância, o aluno será estimulado para aquisição de conhecimentos e habilidades a partir de dois tipos de materiais: impresso e digital na forma de Tutorial (PETs) produzidos pela SEE/MG no ano de 2020,disponível no ambiente virtual de aprendizagem, sites e outros dispositivos digitais. Podendo-se ainda recorrer a outros meios digitais como, por exemplo, a plataforma Scopus que abrange as áreas de Ciências Sociais, Exatas, Humanas e Biológicas e é atualizada diariamente, pela CAPES, podendo-se ter acesso pelo site: https://goo.gl/cXsnBL. Entre outras atividades os estudantes poderão acessar links gratuitos, como laboratórios virtuais de aprendizagem, museus virtuais e sites de domínio público. Sistema de comunicação Para a implantação do Curso Apoio Pedagógico é necessário o estabelecimento de uma rede de comunicação que possibilite a ligação entre os polos regionais local em que será oportunizado o acesso dos discentes às tecnologias da informação e comunicação. No entanto, tendo em vista que o presente curso será ofertado na modalidade a distância durante o processo será possível o acesso a: •Orientação por parte de uma equipe multidisciplinar composta por tutores e professores de diferentes áreas do conhecimento, em especial nas áreas objeto do projeto em questão. •Orientação por parte de um coordenador de Curso e vice-coordenador e coordenador pedagógico que se responsabilizarão pelo acompanhamento acadêmico do curso nos polos. •Núcleos tecnológicos, na UFVJM e nos polos regionais, que dê em suporte à rede de comunicação prevista para o Curso. Para garantir o processo de comunicação permanente e dinâmico deverá ser utilizado não só a rede comunicacional, viabilizada pelo ambiente de aprendizagem, mas também outros meios de comunicação. Dentre esses outros meios estão: telefone, fax, videoconferência, correio, podcast, rádio, que permitirão que todos os alunos, independentemente de suas condições de acesso ao pólo, possam contar com o serviço de informações básicas relativas ao curso. Meios de comunicação •AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: com a disponibilidade de ferramentas de interação síncrona e assíncrona, como e-mail, chat, murais de recado, fórum de discussão. (Moodle). •CELULAR e aplicativo WhatsAap: os alunos poderão utilizar este meio de comunicação para entrar em contato com os tutores no polo e na UFVJM. VIDEOCONFERÊNCIA E/OU WEBCONFERÊNCIA: será utilizada, preferencialmente, entre os tutores/polo, os tutores/UFVJM e docentes, como ferramenta de reunião de trabalho, assim como contato e forma de ensino e de aprendizagem entre professor da disciplina e os alunos. •RÁDIO: para pequenas mensagens de avisos, quando houver mudanças no cronograma previsto. •CORREIO: envio de documentos e materiais da UFVJM para o pólo e vice-versa. Sugere- se o uso do malote, com contrato especial com a ECT. Ambiente virtual de aprendizagem As plataformas virtuais de aprendizagem permitem o uso de uma série de meios de comunicação para a interação professor–aluno, tutor–aluno, aluno–aluno, professor-professor e tutor-tutor, potencializando o ensino e a aprendizagem realizados a distância. Outra característica desses meios de comunicação é a possibilidade de expandir os limites do material impresso, ao proporcionar uma leitura hipertextual e multimídia dos conteúdos curriculares. Os conteúdos curriculares produzidos para serem acessados pelo ambiente virtual podem enfatizar questões complexas ou importantes, a partir de um pequeno texto que se vale de animações, links diretos, vídeos, simulações, bibliotecas e laboratórios virtuais. Ao organizar o material para o ambiente virtual, o professor pode privilegiar uma linguagem direta e dialógica, com conteúdos que estendam e complementem o material impresso da disciplina. Neste Curso de Apoio Pedagógico foi definido o sistema MOODLE como o seu ambiente virtual de aprendizagem. O Moodle é um pacote de software para produzir unidades curriculares na Pedagogia na Modalidade a Distância as na Internet e sítios Web. Distribui se livremente na forma de Open Source (sob a licença de Sofware Livre GNU Public License). Manuais e guias Para a segurar questões básicas relativas ao funcionamento do curso, acesso ao AVA, envio de materiais e atividades, participação em fóruns, bem como às atribuições dos atores do curso de extensão na modalidade a distância na EAD, um Guiado Aluno ―Apoio Pedagógico a distância para estudantes a UFVJM na Modalidade a Distância é disponibilizado na página da DEAD (ead.ufvjm.edu.br), para que os licenciandos possam consultar. O Guia do Professor e tutor também são disponibilizados neste link, para que eles possam obter orientações e informações gerais sobre o curso de extensão e suas especificidades. Categoria II - Instrumentos de Registro Gestão Acadêmica Instrumentos e Funcionalidade Diário eletrônico Acompanhar o registro da participação dos discentes nas atividades realizadas durante o Curso. A gestão acadêmica será feita por um Colegiado do Curso em consonância com as legislações vigentes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para a gestão de Cursos de graduação e especialização Lato Senso e será instituído após o início das atividades letivas. Seleção dos estudantes A seleção dos estudantes será realizada levando-se em conta duas categorias para a organização dos critérios, a saber: critérios de participação e critérios de seleção. Critérios de participação - Poderão se inscrever pessoas que residem nos municípios: Arincanduva, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba, Aracuai, Bocaiuva, Buritis, Buritizeiro, Carlos Chagas, Corinto, Cristália, Divinolândia de Minas, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joao Pinheiro, Lagamar, Mantena, Monte Azul, Padre Paraíso, Pedra Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Teófilo Otoni, Taiobeiras, Urucuia, Várzea da Palma. Critérios de seleção - A seleção levará em conta o quantitativo de vagas, para alunos que residem no território objeto de desenvolvimento do curso em questão, vez que prioritariamente esta foi uma demanda apresentada pelo Alto Jequitinhonha, mas estendemos a participação de municípios de outros territórios com demandas apresentadas anteriormente e a inscrição será realizada de forma a seguir a classificação por ordem de inscrição e de acordo com o quantitativo das vagas destinadas para cada município em atendimento às demandas. A seleção por ordem de inscrição será realizada levando-se em conta duas etapas: 1ª Etapa: Liberação de inscrições somente para pessoas que residam no território universo do estudo. Para que a inscrição seja deferida, o candidato deverá comprovar residência em uma das cidades localizadas no território nas regiões especificadas. 2ª Etapa: Liberação de inscrições para pessoas que residem em outros territórios, caso as vagas disponibilizadas na primeira etapa do processo, não sejam preenchidas. Gestão financeira I. Recursos provenientes da SEE/MG, por meio de emenda parlamentar com repasse para a UFVJM por meio da prefeitura organizadora da ação consorciada. Após recebimento do recurso o mesmo será gerido pela Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE, credenciada na UFVJM para a realização do tipo de serviço. Assim serão destinados para o desenvolvimento do projeto o valor de R$186.649,50, para despesas relacionadas a pagamento de bolsas de professor, tutor, Coordenador do Curso, Coordenador Pedagógico e custeio para deslocamento da equipe até às cidades Polo. II.Pagamento de bolsa para coordenadores, professores responsáveis pelas disciplinas; III.Pagamento de bolsa para tutores Contrapartida da UFVJM IV.Pagamento de um terceirizado para auxiliar na organização do Curso. Coordenação geral do curso A coordenação geral do Projeto de Extensão Apoio Pedagógico a distância, Pré-ENEM, terá como atribuições: •coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso; •participar das atividades de capacitação e de atualização, desenvolvidas na UFVJM. •participar dos grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno; •realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e a capacitação dos profissionais envolvidos no curso; •refletir sobre os dados de avaliação, em conjunto com o corpo docente do curso, com vistas ao aprimoramento do sistema de avaliação do aluno; •realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos dos alunos sem conjunto com a COPESE/UFVJM; •acompanhar e supervisionar as atividades dos professores; Coordenação pedagógica A coordenação pedagógica deve ser responsável pelos processos de gestão inerentes à modalidade a distância, dentre eles a produção dos materiais e o planejamento das atividades desenvolvidas a distância. Dentre as atividades, destaca-se: •avaliar os materiais didáticos utilizados no curso, visando realizar as adequações necessárias; •informar sobre a necessidade de ações complementares não previstos no projeto; •identificar problemas relativos à modalidade da EAD, a partir observações e das críticas recebidas dos alunos, buscando encaminhamentos de solução; •participar do processo de avaliação do curso; •realizar estudos sobre a Educação a Distância; •realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de capacitação previstas no curso. Assim, como parte do processo de monitoramento e avaliação do processo, ao final do Curso pretende-se realizar um relatório para fins de comprovação do desenvolvimento das ações previstas no presente documento, bem como para analisar quais foram os avanços e dos desafios vivenciados ao longo do processo. Ao final dos estudos e aprofundamento dos conteúdos será aplicada um simulado, com questões organizadas conforme os descritores das quatro áreas de conhecimento. O PROJETO ESTÁ CADASTRADO NO PROCESSO SEI Nº 23086.0038162023-92.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre a Universidade e os setores sociais marcadas pelo diálogo e pela troca de saberes, superando-se o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Diante ao exposto, pode-se afirmar que as ações que serão desenvolvidas pelo projeto em pauta, primam pela abertura de espaço para diálogos entre profissionais da educação em atuação nas escolas de ensino fundamental do município de Diamantina, professores, pedagogos e estagiários do Curso de Pedagogia e sistema da informação, estudantes do ensino Fundamental e familiares, para que os mesmos possam compreender os resultados das avaliações externas, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica e ações educativas desenvolvidas pela educação do município, objeto do projeto em pauta. Pode-se mencionar ainda que no processo de interação dialógica a que se propõe o referido projeto, pretende-se aprimorar o diálogo entre a Universidade, por meio do Curso de Pedagogia EAD, ao se utilizar os pressupostos da Unidade Curricular Coordenação e Gestão pedagógica como suporte para o desenvolvimento de um processo de intervenção que trará o município de Diamantina como locus da aplicação da proposta de intervenção, cujas atividades serão elaboradas, analisadas e discutidas dentro do contexto da UFVJM e poderá posteriormente ser em uma segunda versão da proposta desenvolvidos em outros locais que se tornarão espaço de aplicação do banco de atividades que será elaborado nesta primeira versão deste projeto.O caráter transformador do ensino, pesquisa e extensão deve fazer parte da formação dos estudantes do ensino médio que pretendem ingressar em universidades públicas brasileiras. Ações pontuais de extensão como o curso intitulado Apoio Pedagógico a distância para preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, é um dos exemplos do caráter transformador e da relação entre universidade e sociedade. A relação entre ensino e pesquisa possibilita um processo de aprendizagem tanto para quem fornece, quanto para o recebe os serviços prestados. Esse resultado é ainda mais animador quando a ação de extensão está voltada para o ensino. É o caso do Curso de Apoio aos estudantes do ensino médio das escolas publicas de municípios dos Vales do Jequitinhonha norte, nordeste e noroeste de Minas Gerais ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM que tem por objetivo fornecer condições para a população do ingressar no ensino superior. A UFVJM tem, desde seu início, um compromisso com a extensão universitária.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O suposto dessa diretriz é que a combinação de especialização e visão holista pode ser materializada pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais. extensão possibilita ao acadêmico a experiência de vivências significativas que lhe proporciona reflexões acerca das grandes questões da atualidade e, com base na experiência e nos conhecimentos produzidos e acumulados, o desenvolvimento de uma formação compromissada com as necessidades nacionais, regionais e locais, considerando-se a realidade brasileira. Os três fundamentos da universidade, isto é, ensino, pesquisa e extensão, propiciam experiências a discentes e docentes, mas a extensão faz a associação paralela imediata entre o conhecimento científico e o popular. Segundo Costa (2015, p.100-101) a interdisciplinaridade e interprofissionalidade para as ações extensionistas busca superar a dicotomia visão generalista e visão especializada, combinando especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais, com os quais se desenvolvem as ações de Extensão, ou aos próprios objetivos e objetos dessas ações. Paulo Freire (2011) conforme afirma Costa(2015, p.94) traz uma das maiores contribuições quando a proposta é discutir a extensão, e, sobretudo, a extensão que possibilita a interação, ou seja, as ações de extensão que tenham a interação como concepção, princípio de organização, metodologia e avaliação de resultados. A extensão trabalha com o conhecimento e este, como salienta Freire (1992), exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Solicita sua ação transformadora sobre a realidade. Demanda busca contínua. Implica invenção e reinvenção. Reivindica a reflexão crítica de cada um sobre o ato mesmo de conhecer, pelo qual se reconhece conhecendo e, ao reconhecer assim, percebe o “como” de seu conhecer e os condicionamentos a que está seu ato submetido. Conhecer é ocupação de sujeitos e não de objetos. E é como sujeito e apenas como sujeito, que o homem pode realmente conhecer. Por isso mesmo é que, no processo de aprendizagem, somente aprende verdadeiramente aquele que se apossa do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo. Pelo contrário, aquele que não é posto em desafio, não aprende. É necessário enfatizar que a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade estão extremamente interligadas,é impossível construir e desenvolver a interprofissionalidade de uma maneira que não seja a interdisciplinar, por esta ser “capaz de garantir a construção de metodologias, conceitos e ações que possibilitem a partilha de conhecimentos, valores e da cultura profissional entre sujeitos que atuam num mesmo campo” (GONÇALVES;QUIMELLI, 2016, p. 23). A interprofissionalidade está intimamente ligada com o trabalho em equipe (BATISTA,2012, p. 25), com o compartilhamento de conhecimentos e reflexões sobre o papel profissional, e busca a solução de um problema pelo caminho do diálogo entre os diferentes núcleos profissionais e do respeito à essas diferenças e singularidades entre estudantes e professores que atuam, pesquisam ou lecionam em áreas distintas, favorecendo o conhecimento diversificado e a interdisciplinaridade. Esse será o eixo estruturador do Pre-Enem UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A extensão é compreendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade. Portanto, a extensão é um processo estimulante vivo, o qual transforma a sociedade e a si mesmo. É a extensão em diálogo com as outras áreas institucionais que permite a inserção de estudantes, professores e servidores ao contato com a sociedade. Podemos afirmar que a relação mais direta entre universidade e comunidade é proporcionada pela extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que, sob o princípio da indissociabilidade, promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade (FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 2010). Dessa forma, as atividades desenvolvidas pela extensão universitária como o elemento de ligação entre as instituições de ensino superior e os demais setores da sociedade, favorece a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Pensando no atendimento dessas demandas, a Pró-reitoria de Extensão da UFVJM em parceria com a Pró reitoria de graduação e a DEAD, pretende desenvolver diversas ações que permitem aos graduandos o contato com a atividade profissional no decorrer do curso, seja por meio dos estágios supervisionados, seja por meio de monitorias. A participação no Curso de Apoio pedagógico vai impactar na formação dos graduandos em diversas áreas de conhecimento, favorecendo a formação inicial dos graduandos, propiciando a realização de atividades acadêmicas, multi, inter e transdisciplinar. Além de fornecer fornecer preparação para os alunos da rede pública que desejam ingressar na universidade, ao mesmo tempo, auxilia a formação dos graduandos em licenciatura da UFVJM e professores das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e, Matemática e suas Tecnologias.


Impacto e Transformação Social

O Curso de apoio pedagógico Pré-Enem se configura como uma ação efetiva da extensão para atender o público alvo: jovens e adultos, pertencentes à camada social economicamente e culturalmente menos favorecida, que encerraram seus estudos no ensino médio. Ou seja, pessoas que desejam continuar os seus estudos e ingressar na educação superior, visando a possibilidade de melhorar as condições de vida e existência. Logo, através de ações extensionistas como essa que evidenciamos aqui, a Universidade, outrora cercada por muros, hoje, resvala na comunidade todo o conhecimento produzido dentro de si. O Pré-Enem da da UFVJM representa a humanização do espaço universitário. A proposta de um Preparatório para o ENEM coaduna com a lógica da inclusão social à medida que propõe dois eixos principais, sendo: a) Proporcionar aos jovens e adultos das classes populares oriundos das escolas de educação básica dos Vales do Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Noroeste de Minas, o contato com o conhecimento escolarizado, bem como a atualização de conteúdos além de estabelecer a interação entre a formação de professores e a extensão através da prática de ensino nos cursos de licenciatura da Universidade e a creditação da extensão universitária. A implementação desse curso de apoio na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem como objetivo criar um espaço de inclusão social e promoção da cidadania, ao abrir suas portas para a população. Articular a Universidade, a rede pública de ensino e a comunidade fomenta questões ligadas à educação e à cidadania. Os impactos dessa interação entre um curso preparatório do ENEM dentro de uma Universidade Pública como a UFVJM, por meio da Diretoria de Educação á Distância, se justifica, pois esse projeto institui-se como agente de contribuição para o processo de transformação da realidade social da comunidade de Diamantina e Municípios participantes, com propósito de ajudar a engendrar políticas que garantam para a maioria da população excluída e discriminada melhores condições de acesso à educação. A Universidade pública brasileira, necessita contribuir fortemente com o desenvolvimento do país, tendo como um dos marcos de sua existência a incessante busca de soluções para os problemas que o país apresenta.


Divulgação

A divulgação será feita por meio de posts e vídeos nas redes sociais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Diretoria de Educação aberta e a Distância, bem como, os municípios parceiros.


Público-alvo

Descrição

Pretende-se alcançar um público de 615 (seiscentas e quinze) pessoas com residência nos territórios dos Vales Jequitinhonha, Mucuri, regiões Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais de forma que, sejam atendidos 30 municípios. Como a demanda foi originária dos Municípios do alto Jequitinhonha, aqueles localizados no referido território terão a oferta de 40 vagas, sendo eles: Arincanduva, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba. Os demais receberão 15 vagas, sendo eles: Aracuai, Bocaiuva, Buritis, Buritizeiro, Carlos Chagas, Corinto, Cristália, Divinolândia de Minas, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joao Pinheiro, Lagamar, Mantena, Monte Azul, Padre Paraíso, Pedra Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, São João da Ponte, Teófilo Otoni, Taiobeiras, Urucuia, Várzea da Palma.

Municípios Atendidos

Município

Aricanduva - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Bocaiúva - MG

Município

Buritis - MG

Município

Buritizeiro - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Corinto - MG

Município

Cristália - MG

Município

Divinolândia de Minas - MG

Município

Francisco Sá - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Januária - MG

Município

Jequitinhonha - MG

Município

João Pinheiro - MG

Município

José Gonçalves de Minas - MG

Município

Lagamar - MG

Município

Mantena - MG

Município

Monte Azul - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Padre Paraíso - MG

Município

Pedra Azul - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Rio Pardo de Minas - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Urucuia - MG

Município

Várzea da Palma - MG

Município

Taiobeiras - MG

Município

São João da Ponte - MG

Município

Itamarandiba - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Responsável pelo repasse de recurso para a DEAD/UFVJM executar as ações do projeto.

Participação da Instituição Parceira

Gestão dos recursos para o Projeto de Extensão Pre-Enem UFVJM.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 388 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os Editais serão elaborados por uma comissão formalizada via Portaria. Os candidatos poderão entrar em contato com a DEAD, em caso de dúvidas entre 07:00 h e 17:00 h.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os Editais serão elaborados por uma comissão formalizada via protaria. Os candidatos poderão entrar em contato com a DEAD, em caso de dúvidas entre 07:00 h e 17:00 h.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os Editais serão elaborados por uma comissão formalizada via protaria. Os candidatos poderão entrar em contato com a DEAD, em caso de dúvidas entre 07:00 h e 17:00 h. O Edital será disciplinado em parceria com a COPESE/UFVJM

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os Editais serão elaborados por uma comissão via portaria. Os candidatos poderão entrar em contato com a DEAD, em caso de dúvidas de 07:00 h às 17:00 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os Editais serão elaborados por uma comissão formalizada por uma portaria. Os candidatos poderão entrar em contato com a DEAD, em caso de dívidas entre 07:00 e 17:00 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Capacitação de Professores, Tutores Pré-ENEM UFVJM

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aula Inaugural - Capacitação com a Equipe de T.I

Carga Horária 90 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento de atividades - Matemática e Português

Carga Horária 45 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das atividades – História

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das atividades – Física e Geografia

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das atividades – Química e Biologia

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção textual: Desenvolvimento das atividades – Redação

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aplicação de Simulados

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Web conferência- Término das atividades letivas do Projeto

Carga Horária 1 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Entrega do relatório final