Visitante
Popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG
Sobre a Ação
202203000405
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
10/04/2023
29/07/2023
Dados do Coordenador
thiago sardinha de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Fármacos e medicamentos
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
Este projeto possui a proposta de divulgação da ciência em farmacologia junto a alunos dos últimos anos do ensino fundamental em escolas da cidade de Diamantina-MG. A proposta faz parte da curricularização/creditação da extensão na UFVJM e contará como membros do projeto, discentes matriculados nas disciplinas de farmacologia I, II e III, bem como de farmácia clínica do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM.
Curricularização da extensão; Ensino básico; Metodologias ativas; Creditação da extensão
A educação científica assume um significativo papel no processo de ensino aprendizagem (1), sendo necessária a realização permanente de reflexões sobre o seu desenvolvimento, para a busca da melhoria da qualidade do ensino (2). O estudante atribui sentidos e significados ao mundo e aos objetos que os cercam e o processo de ensino-aprendizagem afirma-se como um dos prazeres mais naturais e espontâneos para o ser humano, através da significação às coisas e ao universo. Independente do grau de conhecimento e/ou escolaridade, o discente vai à escola repleto de curiosidade e esperança, na possibilidade de enriquecer o seu poder de dar significação às coisas e compreendê-las (3). Neste sentido, a experiência e vivência profissional são essenciais para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes torna-se difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (4). A vivência profissional nas práticas de ensino proporciona troca de conhecimentos e vivências, formulando instrumentos de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado (5). Assim, a presente proposta objetiva a disseminação da ciência e conhecimento de farmacologia junto a alunos dos últimos anos do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG. 1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.
As práticas de ensino vinculadas a ciência e tecnologia surgem como um novo tipo de comunicação entre sociedade, professor e aluno. Essas práticas incluem equipes de trabalho, onde cada um contribui com sua experiência, sendo o que o professor é dirigente, mas também aprendiz, diagnosticando o que cada participante sabe e promove ao ir além do imediato. A partir das dificuldades encontradas para se aplicar a ciência na educação básica, a exemplo de laboratórios e reagentes, este projeto "Popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG" possibilitará o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Este projeto de extensão pretende apresentar materiais e atividades voltados para o ensino básico, incluindo docentes das UC´s de farmacologia I, II, III e farmácia clínica e seus respectivos discentes no curso de farmácia da UFVJM. O conhecimento será compartilhado com alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Diamantina-MG, estimulando discentes a divulgar a relevância de pesquisas e atividades de farmacologia, com temas em linguagem mais criativa e acessível, que possibilite o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia I (FAR159 - 8 horas), farmacologia II (FAR164 - 8 horas), farmacologia III (FAR173 - 8 horas) e farmácia clínica (FAR145 - 6 horas);
Objetivo geral: Creditação da extensão estimulando a comunidade acadêmica na divulgação e popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG. Objetivos específicos: 1) Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia I (FAR159), farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e farmácia clínica (FAR145); 2) Estimular e qualificar discentes para divulgação da ciência na área de farmacologia; 3) Demonstrar a relevância da ciência e tecnologia no campo da farmacologia junto a discentes dos últimos anos do ensino fundamental; 4) Tornar pública e acessível o conhecimento em farmacologia.
1. Submissão do projeto na PROEXC/UFVJM; 2. Convite para uma escola que vai participar da ação; 3. Preparação e impressão do material de divulgação; 4. Capacitação dos discentes das disciplinas de farmacologia I,II,III e farmácia clínica do curso de farmácia; 5. Execução da ação junto a uma escola, semestralmente; 6. Escrita do relatório e entrega dos certificados.
As atividades serão desenvolvidas para o processo de ensino-aprendizagem entre professores/discentes da UFVJM e alunos da educação básica do últimos anos do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino na cidade de Diamantina-MG. O eixo temático do projeto compreenderá a divulgação da ciência e tecnologia em farmacologia com momentos lúdicos e entrega de materiais impressos para os discentes do ensino fundamental, trabalhando o aumento da visibilidade da universidade e divulgando conhecimento junto aos estudantes destas escolas, e consequentemente, a toda sociedade em que o discente estiver envolvido, visto que o material vai permanecer com ele e poderá ser peça-chave para que esta semente de conhecimento seja levada para toda sociedade. Para isso, serão formados grupos em áreas temáticas da farmacologia, com a colaboração de docentes e discentes, que durante a execução irão executar a ação para levar a ciência às escolas. Os materiais serão fornecidos em PDF pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental pelo grupo de Grupo de Iniciativas Educacionais, conforme pode ser acessado o programa pelo site https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/.
1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.
Haverá a participação de docentes da UC´s responsáveis pelo projeto e seus respectivos discentes. Considerando o retorno acadêmico que os cursistas obterão, todos os benefícios serão revertidos a sociedade através da cessão da semente de conhecimento em farmacologia junto a discentes do ensino fundamental, que levarão material e conhecimento que poderá ser compartilhado com a sua comunidade.
O projeto possui como área enfoque o conhecimento em farmacologia, que trabalha de forma integrada com todos os componentes curriculares do curso de farmácia e integra perfeitamente as UC´s de farmacologia I, II, III e farmácia clínica. Por conta da interdisciplinaridade do tema, teremos uma relação de interprofissionalidade rica e diversa, uma vez que será contemplado estudantes da graduação que possuem o tema de farmacologia em comum e vai apresentá-lo a alunos do ensino básico, ocasião em que teremos professores da educação básica da área de ciências que estarão presentes e podem garantir a interprofissionalidade da ação.
Por se tratar de uma proposta envolvendo a farmacologia, teremos como apoiador do projeto a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental que disponibiliza o material digital em seu site (https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/), que integra a pesquisa ao ensino e extensão, portanto, o projeto estará aliado aos temas abordados ao ensino e será efetivada a tríade com a extensão que retorna à sociedade os benefícios da capacitação dos alunos de farmácia da UFVJM. Disciplinas envolvidas na creditação da extensão: Farmacologia I (FAR159), farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e farmácia clínica (FAR145).
Os estudantes da graduação serão protagonistas do presente projeto, uma vez que após a preparação deles pelos docentes das UC´s envolvidas, ele vai possuir a bagagem necessária para atuar junto aos alunos da rede pública de ensino. Esta autonomia fará com que o aluno seja devidamente reconhecido pelo trabalho que está executando e faça valer todo o investimento público que é fornecido para os mesmos.
O discente do curso de farmácia deverá estudar os materiais e fontes disponibilizadas para o projeto, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da proposta, com análise e contribuições junto ao grupo de colegas e acompanhamento dos responsáveis pela UC´s. Neste cenário, será possível impactar e promover a transformação social destes discentes para que retorne à sociedade todos os conhecimentos adquiridos e ao executarem o projeto, estejam altamente preparados para impactar os alunos da rede pública de ensino que sem dúvidas farão germinar a semente de conhecimento e levar para sua comunidade o conhecimento adquirido.
A proposta será divulgada através de reunião agendada junto ao diretor da escola participante (será estudado pelo grupo e escolhida a escola que melhor atende a proposta), apresentando e fazendo nascer a semente que será plantada junto aos estudantes do estabelecimento de ensino.
Público-alvo
Alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Diamantina-MG.
Alunos de mestrado orientado pelos docentes cadastrados no projeto, que irão auxiliar na supervisão e preparação dos discentes de graduação.
Responsáveis pelas disciplinas de farmacologia I, II, III e farmácia clínica.
Estudantes da graduação que serão os protagonistas do conhecimento que será divulgado junto a sociedade. Estes alunos serão incluídos em lista a ser encaminhada para a PROEXC, visto que é necessário aguardar o período de matrícula e seus devidos ajustes. Orientação encaminhada pelo Prof. Kinulpe.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Convite para uma escola que vai participar da ação
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Preparação e impressão do material de divulgação
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Capacitação dos discentes das disciplinas de farmacologia I,II,III e farmácia clínica do curso de farmácia.
- Manhã;
- Tarde;
Execução da ação junto a uma escola, semestralmente.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Escrita do relatório e entrega dos certificados.