Detalhes da ação

Popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000405

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

10/04/2023

Data Fim

29/07/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago sardinha de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Fármacos e medicamentos

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Resumo

Este projeto possui a proposta de divulgação da ciência em farmacologia junto a alunos dos últimos anos do ensino fundamental em escolas da cidade de Diamantina-MG. A proposta faz parte da curricularização/creditação da extensão na UFVJM e contará como membros do projeto, discentes matriculados nas disciplinas de farmacologia I, II e III, bem como de farmácia clínica do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM.


Palavras-chave

Curricularização da extensão; Ensino básico; Metodologias ativas; Creditação da extensão


Introdução

A educação científica assume um significativo papel no processo de ensino aprendizagem (1), sendo necessária a realização permanente de reflexões sobre o seu desenvolvimento, para a busca da melhoria da qualidade do ensino (2). O estudante atribui sentidos e significados ao mundo e aos objetos que os cercam e o processo de ensino-aprendizagem afirma-se como um dos prazeres mais naturais e espontâneos para o ser humano, através da significação às coisas e ao universo. Independente do grau de conhecimento e/ou escolaridade, o discente vai à escola repleto de curiosidade e esperança, na possibilidade de enriquecer o seu poder de dar significação às coisas e compreendê-las (3). Neste sentido, a experiência e vivência profissional são essenciais para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes torna-se difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (4). A vivência profissional nas práticas de ensino proporciona troca de conhecimentos e vivências, formulando instrumentos de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado (5). Assim, a presente proposta objetiva a disseminação da ciência e conhecimento de farmacologia junto a alunos dos últimos anos do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG. 1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Justificativa

As práticas de ensino vinculadas a ciência e tecnologia surgem como um novo tipo de comunicação entre sociedade, professor e aluno. Essas práticas incluem equipes de trabalho, onde cada um contribui com sua experiência, sendo o que o professor é dirigente, mas também aprendiz, diagnosticando o que cada participante sabe e promove ao ir além do imediato. A partir das dificuldades encontradas para se aplicar a ciência na educação básica, a exemplo de laboratórios e reagentes, este projeto "Popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG" possibilitará o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Este projeto de extensão pretende apresentar materiais e atividades voltados para o ensino básico, incluindo docentes das UC´s de farmacologia I, II, III e farmácia clínica e seus respectivos discentes no curso de farmácia da UFVJM. O conhecimento será compartilhado com alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Diamantina-MG, estimulando discentes a divulgar a relevância de pesquisas e atividades de farmacologia, com temas em linguagem mais criativa e acessível, que possibilite o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia I (FAR159 - 8 horas), farmacologia II (FAR164 - 8 horas), farmacologia III (FAR173 - 8 horas) e farmácia clínica (FAR145 - 6 horas);


Objetivos

Objetivo geral: Creditação da extensão estimulando a comunidade acadêmica na divulgação e popularização do conhecimento de farmacologia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino de Diamantina-MG. Objetivos específicos: 1) Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia I (FAR159), farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e farmácia clínica (FAR145); 2) Estimular e qualificar discentes para divulgação da ciência na área de farmacologia; 3) Demonstrar a relevância da ciência e tecnologia no campo da farmacologia junto a discentes dos últimos anos do ensino fundamental; 4) Tornar pública e acessível o conhecimento em farmacologia.


Metas

1. Submissão do projeto na PROEXC/UFVJM; 2. Convite para uma escola que vai participar da ação; 3. Preparação e impressão do material de divulgação; 4. Capacitação dos discentes das disciplinas de farmacologia I,II,III e farmácia clínica do curso de farmácia; 5. Execução da ação junto a uma escola, semestralmente; 6. Escrita do relatório e entrega dos certificados.


Metodologia

As atividades serão desenvolvidas para o processo de ensino-aprendizagem entre professores/discentes da UFVJM e alunos da educação básica do últimos anos do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino na cidade de Diamantina-MG. O eixo temático do projeto compreenderá a divulgação da ciência e tecnologia em farmacologia com momentos lúdicos e entrega de materiais impressos para os discentes do ensino fundamental, trabalhando o aumento da visibilidade da universidade e divulgando conhecimento junto aos estudantes destas escolas, e consequentemente, a toda sociedade em que o discente estiver envolvido, visto que o material vai permanecer com ele e poderá ser peça-chave para que esta semente de conhecimento seja levada para toda sociedade. Para isso, serão formados grupos em áreas temáticas da farmacologia, com a colaboração de docentes e discentes, que durante a execução irão executar a ação para levar a ciência às escolas. Os materiais serão fornecidos em PDF pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental pelo grupo de Grupo de Iniciativas Educacionais, conforme pode ser acessado o programa pelo site https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/.


Referências Bibliográficas

1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Haverá a participação de docentes da UC´s responsáveis pelo projeto e seus respectivos discentes. Considerando o retorno acadêmico que os cursistas obterão, todos os benefícios serão revertidos a sociedade através da cessão da semente de conhecimento em farmacologia junto a discentes do ensino fundamental, que levarão material e conhecimento que poderá ser compartilhado com a sua comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto possui como área enfoque o conhecimento em farmacologia, que trabalha de forma integrada com todos os componentes curriculares do curso de farmácia e integra perfeitamente as UC´s de farmacologia I, II, III e farmácia clínica. Por conta da interdisciplinaridade do tema, teremos uma relação de interprofissionalidade rica e diversa, uma vez que será contemplado estudantes da graduação que possuem o tema de farmacologia em comum e vai apresentá-lo a alunos do ensino básico, ocasião em que teremos professores da educação básica da área de ciências que estarão presentes e podem garantir a interprofissionalidade da ação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Por se tratar de uma proposta envolvendo a farmacologia, teremos como apoiador do projeto a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental que disponibiliza o material digital em seu site (https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/), que integra a pesquisa ao ensino e extensão, portanto, o projeto estará aliado aos temas abordados ao ensino e será efetivada a tríade com a extensão que retorna à sociedade os benefícios da capacitação dos alunos de farmácia da UFVJM. Disciplinas envolvidas na creditação da extensão: Farmacologia I (FAR159), farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e farmácia clínica (FAR145).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da graduação serão protagonistas do presente projeto, uma vez que após a preparação deles pelos docentes das UC´s envolvidas, ele vai possuir a bagagem necessária para atuar junto aos alunos da rede pública de ensino. Esta autonomia fará com que o aluno seja devidamente reconhecido pelo trabalho que está executando e faça valer todo o investimento público que é fornecido para os mesmos.


Impacto e Transformação Social

O discente do curso de farmácia deverá estudar os materiais e fontes disponibilizadas para o projeto, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da proposta, com análise e contribuições junto ao grupo de colegas e acompanhamento dos responsáveis pela UC´s. Neste cenário, será possível impactar e promover a transformação social destes discentes para que retorne à sociedade todos os conhecimentos adquiridos e ao executarem o projeto, estejam altamente preparados para impactar os alunos da rede pública de ensino que sem dúvidas farão germinar a semente de conhecimento e levar para sua comunidade o conhecimento adquirido.


Divulgação

A proposta será divulgada através de reunião agendada junto ao diretor da escola participante (será estudado pelo grupo e escolhida a escola que melhor atende a proposta), apresentando e fazendo nascer a semente que será plantada junto aos estudantes do estabelecimento de ensino.


Público-alvo

Descrição

Alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Diamantina-MG.

Descrição

Alunos de mestrado orientado pelos docentes cadastrados no projeto, que irão auxiliar na supervisão e preparação dos discentes de graduação.

Descrição

Responsáveis pelas disciplinas de farmacologia I, II, III e farmácia clínica.

Descrição

Estudantes da graduação que serão os protagonistas do conhecimento que será divulgado junto a sociedade. Estes alunos serão incluídos em lista a ser encaminhada para a PROEXC, visto que é necessário aguardar o período de matrícula e seus devidos ajustes. Orientação encaminhada pelo Prof. Kinulpe.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Convite para uma escola que vai participar da ação

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Preparação e impressão do material de divulgação

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Capacitação dos discentes das disciplinas de farmacologia I,II,III e farmácia clínica do curso de farmácia.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução da ação junto a uma escola, semestralmente.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório e entrega dos certificados.