Detalhes da ação

Educar para Bem Alimentar

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000417

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

02/10/2023

Data Fim

30/12/2024


Programa Vínculado

202104000092 - Programa de Atendimento Nutricional - PROAN


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciana neri nobre

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 240 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

Este projeto foi submetido ao edital de extensão de 2022 e foi aprovado sem recurso financeiro, e o mesmo tem sido desenvolvido desde junho de 2022. Nele desenvolvemos conteúdos sobre nutrição clínica para o Instagram da Clínica Escola de Nutrição do Departamento de Nutrição. Os conteúdos são desenvolvidos por alunas do curso de Nutrição e orientados pelas nutricionistas envolvidas nesta proposta. As publicações serão quinzenais totalizando no mínimo 24 publicações durante o ano letivo.


Palavras-chave

Educação Alimentar e Nutricional. Alimentação saudável. Mídias digitais. Clínica Escola


Introdução

Desde 2004 o Departamento de Nutrição da UFVJM oferece à população de Diamantina e região, bem como à comunidade universitária, atendimento nutricional ambulatorial individualizado. Estes atendimentos têm ocorrido por meio do Programa de Atendimento Nutricional (PROAN) utilizando-se da estrutura física da Clínica Escola de Nutrição, localizada no espaço físico do Departamento de Nutrição. Os atendimentos são realizados por discentes voluntários do curso e orientados e supervisionados por docentes nutricionistas, e duas técnicas-administrativas também nutricionistas. O sucesso do referido programa pode ser comprovado pela crescente procura do serviço de atendimento nutricional, ano após ano. Os atendimentos nutricionais incluem avaliação completa do paciente que abrange aspectos socioeconômicos, histórico de saúde, avaliação de composição corporal, inquéritos alimentares, hábitos de vida, análise de exames físicos, clínicos e bioquímicos. Estes dados embasam a elaboração do plano alimentar prescrito ao paciente de forma individualizada e também norteiam as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que são desenvolvidas com o paciente ao longo de todo o processo de acompanhamento nutricional. Como ferramentas de EAN, consideramos o plano alimentar prescrito, bem como orientações nutricionais, cartilhas, livros e folders sobre alimentação direcionadas ao paciente Muitos desses materiais são elaborados pela equipe responsável pelo programa, com apoio dos discentes envolvidos nos atendimentos, ou por bolsistas atividades que atuaram em alguns semestres dentro da Clínica. Ademais, nos atendimentos oferecemos também como recursos educacionais orientações orais, modelos de alimento e utensílios culinários, como por exemplo colheres, copos, para melhor orientação sobre porcionamento de alimentos e demonstração de medidas caseiras além de réplicas anatômicas de órgãos e sistemas humanos, reprodução de vídeos e outras mídias eletrônicas. O que não temos feito ainda, e estamos propondo neste projeto é a publicação de conteúdos em mídias sociais, no Instagram e Facebook, como estratégia pedagógica. A proposta é além das ações que têm sido realizadas na clínica, disponibilizamos também informações seguras e atualizadas nessas mídias para que aqueles que se interessem pelo tema alimentação e cuidados com a saúde possam se beneficiar das informações. As mídias sociais permitem divulgar informações de forma gratuita, podem atingir grande número de pessoas e ainda divulgam o curso de Nutrição da UFVJM, e a própria Universidade. Na atualidade é indiscutível a contribuição das mídias, incluindo as digitais, na disseminação de informações ao grande público, o que abre aos profissionais de saúde a oportunidade de promover a alimentação saudável através desses veículos de comunicação 1. Assim, esse projeto visa ampliar as ações que a Clínica Escola de Nutrição da UFVJM tem realizado até então. Ações de EAN, seja em nível individual ou coletivo, é parte fundamental para a reeducação alimentar e ampliação de conhecimento sobre o tema, e tem sido o segundo motivo declarado pelos pacientes que procuram pelo atendimento nutricional na Clínica Escola de Nutrição da UFVJM, o que demonstra a importância do desenvolvimento de ações com esse caráter.


Justificativa

O município de Diamantina é considerado pólo regional de assistência de serviços de saúde. Embora esteja localizada em uma região economicamente desfavorecida, Alto Vale do Jequitinhonha, o município de Diamantina se destaca como referência de serviços de saúde especializados, sendo inclusive sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE) e a sede da Superintendência Regional de Saúde, além de possuir vários cursos de graduação na área da saúde pela UFVJM, incluindo-se o curso de Nutrição. Ainda assim, o atendimento nutricional, em nível ambulatorial, é uma especialidade pouco ofertada pelo serviço público deste e de outros municípios vizinhos, o que leva a um déficit entre a demanda e a oferta deste serviço. Contrapondo-se a este cenário, está o crescimento, em caráter não apenas local como também mundial, das morbidades associadas a uma má alimentação e qualidade de vida, dentre as quais as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) se destacam1. Tendo como objetivo das ações extensionistas da universidade "ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade, em especial a dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, objetivando contribuir com alternativas de transformação da realizada, no sentido da melhoria das condições de vida e do fortalecimento da cidadania" oferecer atendimento nutricional, bem como a Educação Alimentar e Nutricional a esta população, atende às premissas da instituição. Contempla-se ainda o ensino, através da vivência prática dos conteúdos do curso de graduação em Nutrição pelos discentes, e a pesquisa, através da investigação de características e hábitos alimentares desta população e validação de ferramentas de diagnóstico e promoção da EAN tais como inquéritos alimentares adaptados à população alvo, álbuns de porcionamento de alimentos, listas de substituição de alimentos, material informativo também voltados às necessidades desta região. As informações produzidas por esse tipo de ação já embasou e poderá continuar gerando pesquisas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, resumos e artigos científicos. No que tange à interdisciplinaridade, o projeto dialoga com várias disciplinas da graduação em Nutrição tais como: Educação Alimentar e Nutricional, Dietoterapia, Avaliação Nutricional, Técnica dietética, Fisiologia e Anatomia Humana, Imunologia, Patologia, Higiene de Alimentos, Microbiologia, Genética, Nutrição e Metabolismo entre outras. O intercâmbio entre outros cursos da área da saúde oferecidos pela UFVJM também poderá ser contemplado e já é realidade uma vez que a Clínica Escola de Nutrição é parceira e recebe pacientes encaminhados por outras clínicas como as da Medicina, Fisioterapia e Educação Física. O curso de Educação Física, por exemplo, foi parceiro da Clínica por vários anos no desenvolvimento de um projeto de extensão de forma conjunta com a Clínica o PRANEX. A justificava para a ampliação das ações do PROAN, agora com ações também em mídias digitais, deve-se ao atendimento que realizamos durante o período de pandemia da COVID-19. Nesse período a clínica escola de nutrição, por meio de estágio em Nutrição Clínica realizou atendimentos nutricionais online a pessoas de várias cidades, as quais normalmente não são o grupo que busca pelo atendimento presencial na clínica. E com o retorno presencial, não foi mais possível realizar os atendimentos online, e por meio dessas mídias serão oferecidas orientações nutricionais, assim como divulgar resultados de pesquisas ou vídeos curtos sobre os principais problemas de saúde e cuidados com alimentação.


Objetivos

Objetivo Geral: Produzir conteúdos educativos para ações de Educação Alimentar e Nutricional em âmbito em as mídias digitais Instagram e Facebook. Objetivos específicos: Criar perfis do projeto nas plataformas digitais Instagram e Facebook para promover a Educação Alimentar e Nutricional; Alimentar periodicamente os perfis sociais com conteúdos sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis; Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional aos pacientes atendidos na Clínica Escola de Nutrição/ou aos seguidores das páginas da clínica escola Instagram e Facebook Intensificar o intercâmbio entre outros cursos da saúde, Produzir publicação para apresentação em eventos científicos tais como encontros e seminários bem como para compor o acervo da biblioteca da UFVJM.


Metas

O projeto tem como meta produzir e divulgar pelo menos 24 publicações nas mídias sociais da Clínica Escola Instagram e Facebook, sendo que estas publicações deverão ocorrer quinzenalmente. Espera ainda aumentar o número de seguidores de nossas mídias que atualmente está com 292 seguidores, para pelo menos 500 seguidores. Destaca-se, no entanto, que esta página tem menos de um ano que foi criada. Espera-se ainda que os indivíduos diretamente envolvidos possam se tornar agentes disseminadores dos preceitos da alimentação e hábitos de vida saudáveis atingindo assim indiretamente os familiares e amigos. Espera-se que os alunos envolvidos sejam melhor preparados para atuação na vida profissional assim para os estágios em nutrição clínica e social, que haja ampliação dos conhecimentos práticos e teóricos por parte da equipe executora, otimização no uso do espaço da Clínica Escola de Nutrição e do Laboratório de Educação Alimentar e Nutrição, integração entre docentes, discentes e técnicos-administrativos do Curso de Nutrição e interação com outros cursos da área da Saúde entre a universidade e instituições parceiras e comunidade extra-universidade.


Metodologia

Criação de conteúdo digital Para a criação dos conteúdos digitais as discentes envolvidas e as nutricionistas deverão definir previamente os temas que serão abordados em cada publicação. Posteriormente as discentes deverão fazer levantamento bibliográfico sobre as publicações científicas mais atuais sobre o tema, e estes deverão ser prioritariamente baseados em revisão sistemática. Deverão ser criados conteúdos que abordem alimentação e doenças, em especial doenças crônicas não transmissíveis. Após a criação dos textos estes serão digitados no Canvas education e posteriormente divulgados nas mídias digitais da clínica escola de Nutrição. r perfis do projeto nas plataformas digitais tais como Instagram e Facebook para promover a Educação Alimentar e Nutricional; Alimentar periodicamente os perfis sociais com conteúdos sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis;


Referências Bibliográficas

1.Alvarez TS, Zanella MT. Impacto de dois programas de educação nutricional sobre o risco cardiovascular em pacientes hipertensos e com excesso de peso. Rev. Nutr. 2009;22(1):71-79. 2.Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Brasília, DF, 2012. 3. World Health Organization (WHO). Estratégia global em alimentação saudável, atividade física e saúde. Genebra: WHO; 2004. 4. Santos LAS. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr. 2005; 18(5):681-692.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica será de forma indireta, visto que neste projeto a nossa comunicação com a sociedade se dá por meio de publicações em mídias sociais. Apesar disso, acreditamos que esta interação é de grande importância social, visto que há atualmente uma diversidade de pessoas que publicam informações sobre alimentação e saúde sem nenhuma formação científica e com conteúdos que muitas vezes colocam a vida das pessoas em risco. E este projeto vem justamente atender uma demanda, ou seja, oferecer conteúdo científico e atualizado em alimentos, alimentação e saúde em plataformas digitais. São beneficiadas diretamente deste projeto além dos seguidores das nossa mídias digitais, o Instagram e Facebook (o qual tem atualmente 300 seguidores), os discentes e docentes extensionistas. A universidade estará exercendo seu papel social ao disponibilizar profissionais e discentes para promover ações extensionistas de integração do ensino superior com a sociedade, buscando incluir um tema de grande importância para saúde humana. Além disso, a divulgação de informações sobre alimentos, alimentação e desfechos em saúde poderá contribuir para evitar problemas no estado de saúde das pessoas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto como dito anteriormente, foi aprovado no ultimo edital do Pibex, e propõe desenvolver conteúdos sobre alimentos, alimentação e desfechos em saúde. As publicações abarcam conteúdos de nutrição que impacta na saúde humana, o qual pode afetar os diversos órgãos, o qual, de certa forma, ao criar conteúdos e disponibilizá-los nas mídias promove informações pode relacionar às experiências vivenciadas no cotidiano de diferentes disciplinas e profissões, estaremos portanto, oferecendo saber científico sobre diferentes temas e fomentando o a curiosidade e dúvidas que possam surgir durante o processo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O conceito de indissociabilidade remete a algo que não existe sem a presença do outro, ou seja, o todo deixa de ser todo quando se dissocia. Alteram-se, portanto, os fundamentos do ensino, da pesquisa e da extensão, por isso trata-se de um princípio paradigmático e epistemologicamente complexo (TAUCHEN, 2009). Neste Projeto acreditamos que ela se dá na medida que as docentes e técnica administrativa ao orientar os discentes e coordenar as atividades estarão ensinando, aprendendo, pesquisando e fazendo extensão, já que esta comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visa produzir conhecimentos e interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, por meio de processos ativos de informação. Assim nesse processo todos ganham, o discente, a técnica administrativa, os docentes e a comunidade, já que todos são beneficiados com as ações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para a execução deste Projeto serão necessários estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em nutrição, uma vez que este curso oferece formação acadêmica satisfatória para a execução das ações do projeto. Os estudantes que se dispuserem a participar do projeto deverão buscar literatura científica na área para a fundamentação dos conteúdos a serem publicados, preferencialmente serão utilizadas revisão sistemática com metanálise. Os estudantes serão qualificados por docentes e técnica administrativa da UFVJM e quanto à metodologia e estilo de escrita. Além disso, serão realizadas reuniões científicas mensais com discussões dos temas a serem abordados nas publicações e integração da equipe de extensionistas. Durante a execução do projeto, os estudantes terão a oportunidade de elaborar resumos e pelo menos um artigo científico para publicação e apresentação em eventos de extensão para que estes possam aprender ou aprimorar a linguagem científica e acadêmica. Os estudantes serão responsáveis pelo levantamento bibliográfico para construção de cada publicação, assim como construção do material a ser divulgado, publicação do mesmo e participação das reuniões científicas do grupo. A avaliação dos extensionistas será realizada continuamente pelo coordenador do projeto. Para isto, serão realizadas discussões individuais e em grupo nas reuniões do projeto, reavaliação das ações e propostas de melhorias caso as páginas não estejam sendo acessadas pelos seus seguidores. As ações que os estudantes realizarão no projeto auxiliarão que eles coloquem em prática o conhecimento adquirido no curso de sua formação, tornando-os também responsáveis pela transformação social, empoderando-os no sentido de se sentirem uteis e necessários para o desenvolvimento das ações do projeto.


Impacto e Transformação Social

Como dito anteriormente este projeto foi aprovado sem recurso financeiro no ultimo edital do Pibex está sendo desenvolvido desde junto de 2022, assim acreditamos que ele esteja impactando positivamente na vida de quem está seguindo a página do Instagram e Facebook da clínica escola de nutrição, e isto poderá gerar transformação social porque apresenta alguns aspectos importantes: o projeto está fornecendo informações confiáveis sobre alimentos, alimentação e desfechos em saúde, ele também pode transformar vidas, seja dos beneficiários, seja dos profissionais envolvidos no processo de desenho e implementação das ações. É um projeto que ao dialogar com a comunidade necessita de uma linguagem simples que realmente toque e que chegue a cada um dos beneficiários, para que as informações que a gente divulga se transformem em prática. E finalmente que todos os beneficiários consigam trilhar um processo com legitimidade e sustentabilidade; que não seja uma transformação temporária, mas que faça parte da vida daquelas de todos os envolvidos para toda a sua vida. E as transformações que almejamos ajudar é a redução da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, e que a alimentação saudável seja uma realidade de todos.


Divulgação

O Projeto é divulgação de conteúdo digital na pagina no Instagram da Clínica Escola de Nutrição, logo o mesmo já está divulgado e até neste início do mês de setembro estamos com 391 seguidores.


Público-alvo

Descrição

Pessoas que seguirem a pagina da clínica escola de nutrição no Instagram (clinicanutri.ufvjm), especialmente adultos e idosos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Departamento de Nutrição/ FCBS-UFVJM que é o Proponente do projeto, sendo a pagina do Instagram da Clínica Escola de Nutrição o espaço para o divulgação de ações.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 90 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe responsável pelo projeto deverá reunir pelo menos 5 horas mensal durante o ano para discutir sobre temas a serem publicados, orientação para organização dos textos, vídeos e leitura do material a ser publicado.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Semanalmente as discentes deverão fazer levantamento bibliográfico para embasar os materiais educativos que irão elaborar. E as orientadoras deverão orientar esta atividade.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

As discentes envolvidos no projeto deverão criar os textos ou vídeos, elaborar as artes e postarem na página do Instagram da clínica escola de Nutrição e acompanhar o processo