Visitante
Oficina de escultura
Sobre a Ação
202203000420
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/05/2025
01/05/2026
Dados do Coordenador
ricardo lopes rocha
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Cultura
Trabalho
Artes plásticas
Local
Não
Não
Sim
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
Recrutar pessoas que tenham aptidão para desenvolver um trabalho artístico na área da escultura e ajudá-las a desenvolver seus próprios projetos
Escultura; Arte; Criatividade
A escultura artística é uma forma de expressão visual tridimensional que utiliza materiais variados, como pedra, metal, madeira, cerâmica e até substâncias mais modernas como resina e plástico. Historicamente, a escultura foi uma das primeiras formas de arte a emergir nas civilizações antigas, desde as estátuas de divindades egípcias até as esculturas renascentistas de artistas como Michelangelo. Ao contrário de outras formas de arte bidimensionais, a escultura se destaca pela sua capacidade de ocupar o espaço físico, permitindo uma interação direta com o espectador e uma percepção sensorial completa, envolvendo não apenas a visão, mas também o tato e, por vezes, o movimento. Ela oferece uma experiência única de materialidade e proporção, criando uma relação íntima entre a obra e o observador (Gombrich, 2007). O processo de criação de uma escultura envolve diversas técnicas, como modelagem, esculpir, fundição e assemblage. De acordo com os estudos de arte moderna e contemporânea, a escultura também se torna uma linguagem que transita entre o figurativo e o abstrato, muitas vezes questionando as convenções e as expectativas do público. Em um estudo de Paul Cézanne, observa-se como o artista aplicava a ideia de volume e espacialidade, essenciais para a prática escultórica, ao seu trabalho pictórico, influenciando até mesmo o desenvolvimento da escultura moderna. As questões filosóficas sobre o espaço e o volume têm sido centrais no pensamento de artistas como Auguste Rodin, que desafiou as representações tradicionais, conferindo às suas figuras humanas uma expressividade emocional e uma complexidade formal (Danto, 1996). Além disso, a escultura possui um papel crucial na preservação da memória cultural e na representação de ideais sociais e políticos. Em uma abordagem antropológica, a escultura muitas vezes reflete a identidade e os valores de uma sociedade em um dado momento histórico. A escultura monumental, como os bustos de líderes ou os monumentos comemorativos, é um exemplo claro de como a arte pode ser utilizada para transmitir poder, status e ideologias. Para os estudiosos da arte, como Alfred Gell (1998), a escultura também pode ser vista como um objeto que não apenas comunica significado, mas também age como um mediador cultural, moldando as percepções e as interações humanas com o espaço e com os outros. A transformação dos materiais em formas que carregam sentidos além da estética é, portanto, um dos elementos definidores da escultura artística como prática e linguagem.
Esta ação justifica-se por ser uma oportunidade dos estudantes dos cursos da UFVJM para desenvolverem um projeto artístico de sua autoria
Receber os projetos das pessoas que se cadastrarem para esta oficina e estudar as opções de criação, de confecção e até uma possível comercialização de suas obras Desenvolver habilidades técnicas: Ensinar os participantes a utilizar diferentes ferramentas e materiais para a criação de esculturas, como madeira, argila, metal e materiais recicláveis, com ênfase nas técnicas básicas de modelagem de escultura e dar acabamento nas peças. Explorar a criatividade e expressão artística: Incentivar os participantes a experimentar com formas, texturas e estilos, desenvolvendo suas próprias ideias e conceitos de forma única, estimulando a liberdade criativa e a expressão pessoal por meio da escultura. Compreender os conceitos fundamentais de volume e espaço: Proporcionar aos participantes o entendimento dos princípios espaciais e volumétricos que envolvem a escultura, ensinando-os a trabalhar a tridimensionalidade e a relação da obra com o ambiente. Estudar e aplicar diferentes estilos escultóricos, a partir de pesquisas que eles próprios deverão realizar Fomentar a reflexão crítica sobre a arte: Estimular discussões sobre o significado das esculturas e a importância da arte como meio de comunicação, reflexão e crítica social, ajudando os participantes a desenvolver uma compreensão mais profunda do papel da escultura na sociedade. Promover a interação e colaboração em grupo: Incentivar o trabalho em equipe e a troca de ideias, permitindo que os participantes compartilhem experiências e técnicas, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado mútuo. Valorizar o processo artístico: Ensinar os participantes a respeitar o processo criativo e a valorizar as etapas do desenvolvimento de uma obra escultórica, desde o planejamento e a pesquisa até a execução final, destacando a importância da paciência e da dedicação.
Desenvolver o senso estético dos inscritos na oficina Desenvolver os projetos, viabilizando técnicas variadas, adequadas a cada um, no que tangir á técnica de confecção e também ao material
A metodologia é variável, no que pese, passar aos inscritos na oficina, a experiência própria do coordenador, e ajudá-los a encontrar, conjuntamente, os meios para desenvolver os projetos de arte de cada um.
Danto, A. C. (1996). The Abuse of Beauty: Aesthetics and the Concept of Art. Open Court. Gell, A. (1998). Art and Agency: An Anthropological Theory. Clarendon Press. Gombrich, E. H. (2007). The Story of Art. Phaidon Press.
Os trabalhos poderão ser expostos nas feiras livres da cidade
A escolha do material deverá ditar este quesito - para cada projeto, todo um estudo deverá ser feito
É preciso estudar para aplicar algum material, para este estudo, deverá ocorrer uma pesquisa e os objetos poderão ser oferecidos à comunidade por meio das feiras livres
A cultura, definitivamente, abre a mente do sujeito e isso deverá impactar positivamente na vivência do estudante, e indiretamente, no seu desempenho estudantil
O envolvimento das pessoas poderá ocorrer com o tempo e a transformação social deverá ocorrer como consequência.
Por meio dos grupos de wats app
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
60
Recebimento dos projetos Estudo individual de cada projeto Inteiração entre os projetos Execução dos projetos conjuntamente Exposição dos trabalhos concluídos
Recebimento dos projetos Estudo individual de cada projeto Inteiração entre os projetos Execução dos projetos conjuntamente Exposição dos trabalhos concluídos
A avaliação será realizada mediante a confecção e conclusão de cada obra artística
As estratégias se valerão da observação da busca por soluções, por parte do participante
Público-alvo
Estudantes a parttir do terceiro período do curso, que estudem no campus I
Pessoas com pendor artístico, que queiram participar e tenham disponibilidade financeira e tempo disponível
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Local para acontecer a oficina, como por exemplo, na quadra ou na sala 34 do prédio II
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 61 h
- Tarde;
Recebimento dos inscritos para a oficina
- Tarde;
Desenvolvimento da oficina, propriamente dita, como descrita na metodologia