Detalhes da ação

Oficina de escultura

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000420

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/05/2025

Data Fim

01/05/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ricardo lopes rocha

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Artes plásticas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Resumo

Recrutar pessoas que tenham aptidão para desenvolver um trabalho artístico na área da escultura e ajudá-las a desenvolver seus próprios projetos


Palavras-chave

Escultura; Arte; Criatividade


Introdução

A escultura artística é uma forma de expressão visual tridimensional que utiliza materiais variados, como pedra, metal, madeira, cerâmica e até substâncias mais modernas como resina e plástico. Historicamente, a escultura foi uma das primeiras formas de arte a emergir nas civilizações antigas, desde as estátuas de divindades egípcias até as esculturas renascentistas de artistas como Michelangelo. Ao contrário de outras formas de arte bidimensionais, a escultura se destaca pela sua capacidade de ocupar o espaço físico, permitindo uma interação direta com o espectador e uma percepção sensorial completa, envolvendo não apenas a visão, mas também o tato e, por vezes, o movimento. Ela oferece uma experiência única de materialidade e proporção, criando uma relação íntima entre a obra e o observador (Gombrich, 2007). O processo de criação de uma escultura envolve diversas técnicas, como modelagem, esculpir, fundição e assemblage. De acordo com os estudos de arte moderna e contemporânea, a escultura também se torna uma linguagem que transita entre o figurativo e o abstrato, muitas vezes questionando as convenções e as expectativas do público. Em um estudo de Paul Cézanne, observa-se como o artista aplicava a ideia de volume e espacialidade, essenciais para a prática escultórica, ao seu trabalho pictórico, influenciando até mesmo o desenvolvimento da escultura moderna. As questões filosóficas sobre o espaço e o volume têm sido centrais no pensamento de artistas como Auguste Rodin, que desafiou as representações tradicionais, conferindo às suas figuras humanas uma expressividade emocional e uma complexidade formal (Danto, 1996). Além disso, a escultura possui um papel crucial na preservação da memória cultural e na representação de ideais sociais e políticos. Em uma abordagem antropológica, a escultura muitas vezes reflete a identidade e os valores de uma sociedade em um dado momento histórico. A escultura monumental, como os bustos de líderes ou os monumentos comemorativos, é um exemplo claro de como a arte pode ser utilizada para transmitir poder, status e ideologias. Para os estudiosos da arte, como Alfred Gell (1998), a escultura também pode ser vista como um objeto que não apenas comunica significado, mas também age como um mediador cultural, moldando as percepções e as interações humanas com o espaço e com os outros. A transformação dos materiais em formas que carregam sentidos além da estética é, portanto, um dos elementos definidores da escultura artística como prática e linguagem.


Justificativa

Esta ação justifica-se por ser uma oportunidade dos estudantes dos cursos da UFVJM para desenvolverem um projeto artístico de sua autoria


Objetivos

Receber os projetos das pessoas que se cadastrarem para esta oficina e estudar as opções de criação, de confecção e até uma possível comercialização de suas obras Desenvolver habilidades técnicas: Ensinar os participantes a utilizar diferentes ferramentas e materiais para a criação de esculturas, como madeira, argila, metal e materiais recicláveis, com ênfase nas técnicas básicas de modelagem de escultura e dar acabamento nas peças. Explorar a criatividade e expressão artística: Incentivar os participantes a experimentar com formas, texturas e estilos, desenvolvendo suas próprias ideias e conceitos de forma única, estimulando a liberdade criativa e a expressão pessoal por meio da escultura. Compreender os conceitos fundamentais de volume e espaço: Proporcionar aos participantes o entendimento dos princípios espaciais e volumétricos que envolvem a escultura, ensinando-os a trabalhar a tridimensionalidade e a relação da obra com o ambiente. Estudar e aplicar diferentes estilos escultóricos, a partir de pesquisas que eles próprios deverão realizar Fomentar a reflexão crítica sobre a arte: Estimular discussões sobre o significado das esculturas e a importância da arte como meio de comunicação, reflexão e crítica social, ajudando os participantes a desenvolver uma compreensão mais profunda do papel da escultura na sociedade. Promover a interação e colaboração em grupo: Incentivar o trabalho em equipe e a troca de ideias, permitindo que os participantes compartilhem experiências e técnicas, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado mútuo. Valorizar o processo artístico: Ensinar os participantes a respeitar o processo criativo e a valorizar as etapas do desenvolvimento de uma obra escultórica, desde o planejamento e a pesquisa até a execução final, destacando a importância da paciência e da dedicação.


Metas

Desenvolver o senso estético dos inscritos na oficina Desenvolver os projetos, viabilizando técnicas variadas, adequadas a cada um, no que tangir á técnica de confecção e também ao material


Metodologia

A metodologia é variável, no que pese, passar aos inscritos na oficina, a experiência própria do coordenador, e ajudá-los a encontrar, conjuntamente, os meios para desenvolver os projetos de arte de cada um.


Referências Bibliográficas

Danto, A. C. (1996). The Abuse of Beauty: Aesthetics and the Concept of Art. Open Court. Gell, A. (1998). Art and Agency: An Anthropological Theory. Clarendon Press. Gombrich, E. H. (2007). The Story of Art. Phaidon Press.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os trabalhos poderão ser expostos nas feiras livres da cidade


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A escolha do material deverá ditar este quesito - para cada projeto, todo um estudo deverá ser feito


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

É preciso estudar para aplicar algum material, para este estudo, deverá ocorrer uma pesquisa e os objetos poderão ser oferecidos à comunidade por meio das feiras livres


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A cultura, definitivamente, abre a mente do sujeito e isso deverá impactar positivamente na vivência do estudante, e indiretamente, no seu desempenho estudantil


Impacto e Transformação Social

O envolvimento das pessoas poderá ocorrer com o tempo e a transformação social deverá ocorrer como consequência.


Divulgação

Por meio dos grupos de wats app


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

Recebimento dos projetos Estudo individual de cada projeto Inteiração entre os projetos Execução dos projetos conjuntamente Exposição dos trabalhos concluídos

Atividades Específicas

Recebimento dos projetos Estudo individual de cada projeto Inteiração entre os projetos Execução dos projetos conjuntamente Exposição dos trabalhos concluídos

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A avaliação será realizada mediante a confecção e conclusão de cada obra artística

Estratégias para avaliação da realização do curso

As estratégias se valerão da observação da busca por soluções, por parte do participante

Público-alvo

Descrição

Estudantes a parttir do terceiro período do curso, que estudem no campus I

Descrição

Pessoas com pendor artístico, que queiram participar e tenham disponibilidade financeira e tempo disponível

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Local para acontecer a oficina, como por exemplo, na quadra ou na sala 34 do prédio II

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 61 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Recebimento dos inscritos para a oficina

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento da oficina, propriamente dita, como descrita na metodologia