Detalhes da ação

Minicuros oferecidos no I InovaAgroFlorestal

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000425

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

27/04/2023

Data Fim

10/05/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jose barbosa dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Emprego e renda

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 46 h
Resumo

Oferta de cursos de extensão dentro do Evento Institucional I InovaAgroFlorestal da UFVJM que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de maio de 2023 nas dependências do Campus JK da UFVJM. Serão oferecidos os seguintes cursos: 1 - Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado 2 - Mapeamento aéreo com uso de drones 3 - Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal


Palavras-chave

Inovação, agrofloresta, Programa MAI DAI UFVJM


Introdução

Discentes da graduação membros da comissão de organização do Evento I Inovaagroflorestal atuarão no apoio geral do evento, além do planejamento e oferta de três minicursos, com vagas disponibilizadas a estudantes e públicos em geral. Esse evento é parte do Projeto Guarda Chuva Mestrado e Doutorado Acadêmicos para Inovação aprovado na UFVJM, fruto da parceria entre a instituição e o CNPq além de sete empresas (Syngenta, Suzano, Cenibra, Acrotech, Souza e Cambos, Epamig e Embrapa) para formação de recursos humanos em Inovação na área de agro floresta e bioenergia. O CNPq concedeu bolsas de mestrado e doutorado e de inovação tecnológica e industrial (ITI) aos discentes da graduação. O evento será o momento de apresentar à sociedade acadêmica e público geral, os resultados parciais desse projeto além de ofertar os minicursos.


Justificativa

Necessidade de treinamento sobre os assuntos: Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado; Mapeamento aéreo com uso de drones e Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal. O projeto maior gerou subsídios técnicos que possibilitaram discentes da graduação e pós-graduação estarem aptos a ministrar cursos ao público em geral. É oportuno que essa oferta seja apresentada concomitantemente ao evento institucional uma vez que facilita a presença de publico externo na UFVJM.


Objetivos

Ofertar cursos sobre conteúdos técnicos e práticos relacionados ao setor agroflorestal. Além disso, é objetivo dos cursos promover o aperfeiçoamento de estudantes de graduação e pós-graduação na condução de cursos técnicos voltados à comunidade acadêmica e para profissionais nos seguimentos de agrofloresta e bioenergia. Objetivos específicos: Ofertar curso sobre o tema "Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado"; Ofertar curso sobre "Mapeamento aéreo com uso de drones"; Ofertar curso sobre "Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal".


Metas

Ofertar três cursos técnicos; Permitir credenciamento de 30 discentes da graduação no apoio tanto das etapas de planejamento como na execução dos cursos; Contribuir com a missão da UFVJM na difusão de conteúdo técnico, notadamente em ciências Agrárias.


Metodologia

Os cursos serão ofertados de forma presencial dentro do "I InovaAgroFlorestal da UFVJM". Os cursos terão um momento com uma introdução teórica sobre o assunto, seguida de atividades práticas pertinentes a cada curso. Para a parte teórica, serão utilizados recursos audiovisuais como apresentação em PowerPoint e data-show. Para o curso de "Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado", a prática consistirá em uma busca feita pelos participantes sobre patentes registradas dentro dos setores agroflorestal e de bioenergia, além de uma busca prática sobre como obter o registro de patentes e quais os procedimentos necessários para registro. Esse curso será realizado no Departamento de Agronomia da UFVJM. Para o curso "Mapeamento aéreo com uso de drones", a parte prática será conduzida por um momento onde será realizado o voo com o drone em área aberta próxima ao Departamento de Agronomia da UFVJM para demonstração de como deve ser realizado o plano de voo e o mapeamento. Para o curso sobre "Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal", a parte prática será feita em simulador de colheita florestal, pertencente ao Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM. Serão incentivadas as discussões em grupo para que os participantes possam compartilhar experiências, dúvidas e sugestões. Isso ajudará a criar um ambiente colaborativo e a estimular a troca de conhecimentos entre os participantes. A avaliação dos participantes será feita ao longo do curso por meio do envolvimento dos participantes nas discussões durante as atividades.


Referências Bibliográficas

Rodrigues, A. L. L., do Amaral Costa, C. L. N., Prata, M. S., Batalha, T. B. S., & Neto, I. D. F. P. (2013). Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, 1(2), 141-148. Gadotti, M. (2017). Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, 15, 1-18. Agrofloresta: Uma Alternativa Sustentável de Desenvolvimento Rural, de Ernst Götsch e Danilo Ignacio de Urzedo. Sistemas Agroflorestais: Princípios e Conceitos, de Paulo Henrique Muller da Silva e Laercio Hoffmann. Sistemas Agroflorestais: Uma Alternativa Sustentável para a Agricultura Familiar, de Dalva Maria Ribeiro e Rafael Henrique Magalhães de Souza. Bioenergia e Agrofloresta: Uma Proposta de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia, de Milton Yung Mazzilli e José Luiz Pereira de Rezende. Introdução à Agrofloresta: Princípios e Conceitos Básicos, de Edilson Batista de Oliveira e Dácio Matheus Pereira Lopes Rede de Agricultura Sustentável (RAS): https://www.agriculturasustentavel.org.br/ Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): https://ipam.org.br/ Embrapa Agrobiologia: https://www.embrapa.br/agrobiologia


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade é fundamental para a disseminação do conhecimento sobre Agrofloresta e Bioenergia e para a promoção de práticas sustentáveis em diferentes contextos. Algumas estratégias que podem ser utilizadas para promover essa interação incluem: Realização de eventos: Promover eventos abertos à comunidade, como palestras, seminários e workshops, é uma forma eficaz de compartilhar conhecimentos e promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Esses eventos podem ser organizados em parceria com instituições locais, associações de produtores rurais e outros grupos interessados na temática. Divulgação científica: Divulgar de forma clara e acessível os resultados das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica é uma forma de contribuir para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na sociedade. Isso pode ser feito por meio de artigos em revistas científicas de acesso aberto, publicações em redes sociais e outras plataformas de comunicação. Realização de projetos comunitários: A realização de projetos comunitários em parceria com associações de produtores rurais e outros grupos interessados pode ser uma forma eficaz de promover a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Esses projetos podem incluir a implantação de sistemas agroflorestais em áreas degradadas, a produção de bioenergia a partir de resíduos orgânicos, entre outras iniciativas. Capacitação de agentes multiplicadores: Capacitar agentes multiplicadores, como técnicos agrícolas, extensionistas e professores, para difundir conhecimentos sobre Agrofloresta e Bioenergia é uma forma de ampliar o alcance das ações da comunidade acadêmica na sociedade. Esses agentes podem ser capacitados por meio de cursos de formação, materiais didáticos e outras estratégias de capacitação. Portanto, vai ao encontro do que se propõe o evento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são fundamentais para a abordagem integrada de temas complexos como Agrofloresta e Bioenergia. Essas abordagens envolvem a colaboração entre profissionais de diferentes áreas e disciplinas, visando a construção de conhecimentos integrados e a busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade. No contexto de Agrofloresta e Bioenergia, a interdisciplinaridade pode envolver a colaboração entre profissionais das áreas de agronomia, engenharia florestal, biologia, química, física, entre outras áreas. Essa colaboração pode ocorrer no desenvolvimento de projetos de pesquisa, na elaboração de planos de manejo agroflorestal, na implementação de sistemas agroflorestais, entre outras atividades. A interprofissionalidade, por sua vez, envolve a colaboração entre profissionais de diferentes áreas em um contexto de trabalho conjunto. No caso de Agrofloresta e Bioenergia, isso pode envolver a colaboração entre técnicos agrícolas, extensionistas, engenheiros florestais, produtores rurais, entre outros profissionais, visando a implantação de sistemas agroflorestais e a produção de bioenergia de forma sustentável. Ambas as abordagens podem ser aplicadas em diferentes contextos, como na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, na implementação de sistemas de produção agroecológicos, na promoção de práticas sustentáveis em áreas rurais, entre outros. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são fundamentais para a promoção de soluções integradas e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade no contexto de Agrofloresta e Bioenergia.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para o avanço do conhecimento em temas como Agrofloresta e Bioenergia, bem como para a promoção de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade. Assim, associaremos um evento fruto de projeto de pesquisa guarda-chuva MAI DAI - Mestrado e Doutorado Acadêmicos para Inovação à práticas em minicursos com resultados aplicáveis das dissertações e teses em andamento ou já defendidas nesse projeto. O ensino é uma das bases da formação de profissionais capacitados e preparados para atuar em diferentes áreas, incluindo a Agrofloresta e Bioenergia. É por meio do ensino que são formados engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e outros profissionais que contribuem para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. A pesquisa é fundamental para a produção de conhecimentos e tecnologias voltados para a Agrofloresta e Bioenergia. A pesquisa pode contribuir para a identificação de espécies adequadas para sistemas agroflorestais, para o desenvolvimento de tecnologias de produção de bioenergia a partir de resíduos orgânicos, entre outras áreas. A extensão é fundamental para a promoção da interação entre a academia e a sociedade, permitindo que o conhecimento produzido seja difundido e aplicado em diferentes contextos. A extensão pode contribuir para a disseminação de práticas sustentáveis em áreas rurais, para a capacitação de produtores rurais, para a implementação de sistemas agroflorestais, entre outras iniciativas. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão permite que o conhecimento produzido na academia seja aplicado em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de soluções integradas e sustentáveis em temas como Agrofloresta e Bioenergia.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos em ações relacionadas a temas como Agrofloresta e Bioenergia pode ter um impacto significativo na sua formação acadêmica. Essa participação pode permitir que os estudantes tenham uma experiência prática em áreas relacionadas à sua formação, além de contribuir para a construção de competências técnicas e sociais relevantes. No contexto de Agrofloresta e Bioenergia, a participação dos estudantes em ações como projetos de pesquisa, atividades de extensão, programas de estágio ou voluntariado pode proporcionar uma experiência prática em áreas como produção agroflorestal, tecnologias de produção de bioenergia, sistemas agroecológicos, entre outras. Essa participação pode contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para atuar em diferentes contextos, promovendo a aplicação de conhecimentos técnicos e práticas sustentáveis em suas áreas de atuação. Além disso, a participação em ações de Agrofloresta e Bioenergia pode desenvolver competências sociais como a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação e a liderança. Dessa forma, a participação dos graduandos em ações relacionadas a temas como Agrofloresta e Bioenergia pode contribuir significativamente para sua formação acadêmica, permitindo que eles desenvolvam competências técnicas e sociais relevantes, além de contribuir para a promoção de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade.


Impacto e Transformação Social

Os cursos em Agrofloresta e Bioenergia podem ter um impacto significativo e promover transformações sociais em diferentes níveis. Esses cursos têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a promoção da agroecologia, a geração de renda, o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ao promover práticas sustentáveis em áreas como agricultura, produção de alimentos e energia, os cursos em Agrofloresta e Bioenergia podem contribuir para a conservação de recursos naturais, a mitigação dos impactos ambientais, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a promoção da segurança alimentar. Além disso, esses cursos podem contribuir para o empoderamento de comunidades locais, a melhoria da qualidade de vida de pequenos agricultores, a geração de renda e a redução da pobreza em áreas rurais. Isso pode ser alcançado por meio da capacitação de produtores rurais em práticas sustentáveis, da promoção do uso de sistemas agroflorestais, da geração de bioenergia a partir de resíduos orgânicos, entre outras iniciativas.


Divulgação

Instagram do evento (https://www.instagram.com/inovaagroflorestal/) Site de inscrições (https://www.even3.com.br/i-simposio-inovaagroflorestal-321538/) Emater e grupos de estudos dos cursos organizadores Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia da FCA/Campus JK da UFVJM e cursos do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM, Campus Unaí.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

46

Conteúdo Programático

Preparo dos materiais teóricos e práticos (40 h); Minicurso: Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado (2h); Minicurso: Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal (2h); Minicurso: Mapeamento aéreo com uso de drones (2h).

Atividades Específicas

Atividades teóricas e práticas sobre "Propriedade industrial: análise de tecnologia florestal e projeção de mercado", "Simuladores virtuais de máquinas de colheita florestal", "Mapeamento aéreo com uso de drones".

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Práticas para que os participantes possam aplicar os conhecimentos teóricos na prática. Isso incluirá atividades em campo. laboratório (inclusive computacional), casas de vegetação, manejo da vegetação, entre outras. Serão apresentados estudo de casos reais para exemplificar as possibilidades e desafios da Agrofloresta e Bioenergia em cada curso. Isso ajudará a contextualizar os conhecimentos teóricos e a inspirar os participantes a aplicarem essas práticas em suas próprias realidades. Serão incentivadas as discussões em grupo para que os participantes possam compartilhar experiências, dúvidas e sugestões. Isso ajudará a criar um ambiente colaborativo e a estimular a troca de conhecimentos entre os participantes.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será realizado uma diagnóstico inicial com os participantes para conhecer o perfil e as necessidades de aprendizado do grupo. Isso será feito por meio de dinâmicas em grupo. Em seguida, será realizada a definição dos objetivos, compartilhando-os com os participantes. Isso ajudará a manter o foco e a direcionar as atividades de acordo com as necessidades e expectativas do grupo. A avaliação final será feita por meio de formulários onde os participantes irão responder questões sobre a qualidade dos cursos oferecidos.

Público-alvo

Descrição

Agricultores e demais profissionais ligados ao setor de agrofloresta e bioenergia.

Descrição

Acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias da UFVJM interessados nos temas dos minicursos.

Descrição

Membros da sociedade em geral interessados nos minicursos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Unaí - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Custeio das bolsas de mestrado e doutorado de pós-graduandos envolvidos no desenvolvimento das pesquisas cujos resultados dão suporte aos minicursos

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 46 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos cursos ofertados.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Treinamento com pessoal de apoio da organização do I Inovaagroflorestal da UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização do material teórico e prático que serão utilizados nos cursos.