Visitante
O IDOSO E AS PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO COMO FORMA DE EMPODERAMENTO
Sobre a Ação
202203000433
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
25/05/2023
31/12/2023
202104000044 - Programa de atenção integral a saúde
Dados do Coordenador
paula cristina pelli paiva
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Não
Membros
Assim, objetivo deste projeto de extensão, será levantar o perfil epidemiológico dos idosos atendidos nas UBS, portadores de prótese dentária ou não, da cidade de Diamantina, realizar ações de orientação com relação ao uso e manejo das próteses dentárias, caso haja, incluindo técnicas acessíveis de higienização da boca e prótese, forma de armazenamento fora da boca, instruções quanto à necessidade de substituição bem como as orientações com relação à prevenção de novas perdas dentárias.
saúde bucal, educação em saúde, idoso
O envelhecimento das populações está se acelerando rapidamente em todo o mundo bem como a expectativa de vida. Diante do aumento da longevidade dos indivíduos a Organização Mundial da Saúde definiu novos conceitos para o envelhecimento. O conceito do envelhecimento saudável é definido hoje como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada (WHO, 2002). O fator preponderante seria, portanto, a manutenção da habilidade funcional para a maioria dos idosos. As mudanças observadas na pirâmide populacional, caracterizada pelo envelhecimento indicam uma maior presença das doenças próprias desse segmento, ou seja, o aumento das doenças crônicas e degenerativas em detrimento das infectocontagiosas (GALO et al., 2001). Com o passar dos anos, a fisiologia do ser humano se torna mais complexa e, no processo de envelhecimento, há alterações funcionais e psicológicas que repercutem na saúde geral e bucal. A rápida velocidade com que isso vem ocorrendo no país determina a necessidade de mudanças para lidar com esse novo perfil dos idosos. epidemiológico. Nessas mudanças está incluída a saúde bucal, com a necessidade de modificações no âmbito dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação às necessidades de tratamento dessa população. A saúde bucal de idosos é um desafio para serviços e profissionais da saúde, e seus cuidadores (PETERSEN et al., 2010). A saúde bucal deve ser compreendida não apenas a partir dos processos mórbidos, localizáveis biológica e individualmente, mas também e fundamentalmente a partir das relações que os homens estabelecem entre si ao viverem em sociedade, seus anseios e necessidades (BRASIL, 2007). A perda dentária se configura como um reconhecido e grave problema de saúde pública. Considerada como uma importante medida da condição de saúde bucal de uma população, a perda dentária possui forte efeito sobre a qualidade de vida das pessoas. Seus impactos podem ser expressos pela diminuição das capacidades funcionais de mastigação e fonação, bem como por prejuízos de ordem nutricional, estética e psicológica, com reduções da autoestima e da integração social (BRASIL, 2010, CABANELAS et al., 2017). A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). A saúde bucal representa um fator decisivo para a manutenção de uma boa qualidade de vida para a pessoa idosa segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) (BRASIL, 2004). Segundo Alves et al. (2018) as principais ações relacionadas ao cuidado da saúde do idoso é a alimentação, higiene pessoal (bucal e geral) e uso de medicamentos (ALVES, 2018; MANCHERY et al., 2020). Assim, com o intuito de colocar em prática as ações de saúde bucal conforme previsto nas diretrizes propostas pela Política Nacional de Atenção Básica, o objetivo deste atual projeto de extensão é realizar ações de prevenção e promoção de saúde para os idosos cadastrados nas UBS da cidade de Diamantina. Avaliar a condição de saúde bucal e orientar o idoso ou seu cuidador quanto aos cuidados necessários para a manutenção/recuperação da saúde bucal. Assim, pretende-se ampliar e aprimorar os cuidados com a obtenção de dados mais precisos das atuais condições e impactar na situação de saúde e autonomia dos
A atenção básica objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde (BRASIL, 2012). O idoso é mais susceptível a algumas doenças e agravos devido às grandes alterações fisiológicas, físicas, psicológicas e bem como a presença de alterações crónicas que podem impactar diretamente sobre a sua saúde (MINAS GERAIS, 2006). Os programas de atenção primária, também no âmbito da saúde bucal, têm como metas principais a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes Saúde da Família (BRASIL, 2012). Dentro os direitos dos idosos, seu estatuto salienta que devem fazer parte da atenção à saúde, assegurada pelo SUS, abrangendo a prevenção e a terapia das doenças bucais, seja em ambulatório, consultórios, ou em ambiente domiciliar (ESTATUTO DO IDOSO, 2003). O profissional da odontologia apresenta uma função essencial ao influenciar positivamente a saúde sistêmica do idoso, tanto na prevenção e controle das alterações bucais e suas sequelas como na integração com outros sistemas. Portanto, existe a necessidade de reajustar o serviço e concentrar esforços em medidas educacionais e preventivas a fim de minimizar os resultados adversos do próprio envelhecimento sobre e o risco das doenças bucais e seus agravos. Com o envelhecimento e as alterações geradas por eles, alguns idosos perdem parte da mobilidade o que pode diminuir a eficácia da ação motora para remoção da placa bacteriana, tanto da estrutura dentária como das próteses. Neste contexto muitas vezes impera na necessidade de adaptar novos cuidados para preservar a saúde e garantir qualidade de vida na terceira idade, dentre estes podemos destacar o cuidado com a higiene bucal. Manter os cuidados com os dentes beneficia não apenas a saúde bucal, já que a mastigação correta é fundamental também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes, como também a condição psicológica, social e emocional, uma vez que um sorriso saudável também é importante para o bem-estar a para a autoestima. Neste sentido se faz necessário desenvolver ações de prevenção e promoção de saúde para este público específico de forma individual e coletiva para auxiliar na adaptação dos hábitos de higiene, o que pode impactar na qualidade de vida e no seu empoderamento. As atividades de extensão auxiliam na formação do profissional em saúde com aquisição de competências e habilidades para trabalhar frente as necessidades da população e do sistema de saúde. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar. Assim, o projeto prevê a participação do discente em atividades interdisciplinares abarcando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de propiciar a interação entre universidade, comunidade e serviço o que impacta positivamente na formação do estudante, contribuindo no desenvolvimento social e regional.
Objetivo geral: O projeto tem como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionistas, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade e práticas educativas e clínicas através da realização de ações preventivas e de promoção de saúde para a população idosa da cidade de Diamantina, promovendo a integração acadêmicos/serviço. Objetivos específicos: • Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; •Realizar ações educativas (individuais e coletivas) na população idosa assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Diamantina, através de visita domiciliar, acompanhado por agente de saúde; • Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para os idosos; • Desenvolver atividades educacionais para melhoria na higiene bucal; • Realizar ações preventivas através de promoção de saúde e orientação de higiene bucal, de forma on line; • Realizar atendimento odontológico dentro das especificações para a população idosa, quando do retorno as atividades presenciais; Obtenção de dados concretos de prevalência e outros, que sirvam para a criação de novos projetos mais específicos dentro das necessidades encontradas; • Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades no trato com pacientes idosos
Inserir o acadêmico em ações extensionistas, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade; Possibilitar o trabalho interdisciplinar objetivando o desenvolvimento de habilidades e saberes; Realizar ações educativas (individuais e coletivas) voltadas para a população idosa; Desenvolver material educativo mais acessível aos idosos (vídeos, cartilhas); Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para os idosos; Promover a melhora da saúde bucal na população idosa; Realizar atendimento odontológico preventivo e curativo não protético para a população idosa, quando do retorno as atividades presenciais; Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades no trato com os indivíduos idosos.
FORMAÇÃO DA EQUIPE E CAPACITAÇÃO: A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do projeto e colaboradores (professores, alunos de graduação e pós-graduação). Posteriormente à formação da equipe será realizada a capacitação da equipe de trabalho. Essa capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo do tema abordado no projeto (envelhecimento, reações fisiopatológicas, alterações bucais, patologia bucal, métodos de autocuidados, entre outros). Também serão realizados treinamento e calibração da equipe para a realização de exames bucais incluindo os critérios diagnósticos para investigação do índice de placa bacteriana, índice CPOD e avaliação periodontal, avaliação da presença qualidade e necessidade das prótese dentárias. Os encontros relacionados à capacitação podem ser presenciais ou on-line. CONFECÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO: Material educativo como cartilhas, panfletos e cartazes utilizados nas ações educativas e preventivas serão continuamente desenvolvidos pela equipe participante. SENSIBILIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO A divulgação do projeto será realizada utilizando as mídias sociais, Facebook, Instagram e WhatsApp. Também será apresentado frente à secretaria Municipal de Saúde da cidade o projeto de extensão e solicitado a anuência para realizar ações conjuntamente com a Equipe de Saúde da Família. As UBS serão visitadas para apresentação do projeto e solicitada autorização para trabalhar conjuntamente à equipe nas atividades voltadas para a população idosa. CAPTAÇÃO DA POPULAÇÃO ALVO Será solicitada à gerência das UBS, a viabilidade dos extensionistas acompanharem os agentes de saúde nas visitas domiciliares às residências dos idosos. Estas visitas serão realizadas de acordo com a disponibilidade e agenda da UBS. Também poderão de acordo com a conveniência do idoso ser agendados encontros na própria UBS. ATIVIDADES PREVENTIVAS E PROMOCIONAIS EM SAÚDE Os dados à respeito do número de idosos atendidos em cada unidade serão obtidos nas UBS. Acompanhados dos agentes de saúde, os extensionistas se apresentarão ao idoso e sua família ou cuidador(es), explicarão o motivo da visita e em caso de aceitação realizará atividades educacionais e preventivas em saúde, abordando cuidados gerais e bucais. Nesta conversa serão apresentadas materiais educativos, cartilhas, vídeos, panfletos, macro modelos, etc. O tempo da ação será ditada pelo idoso. Alguns apreciam a visita e usam deste momento para interagir, desabafar e socializar, sendo o aluno previamente capacitado para entender e acolher a demanda do idoso. Em outros casos a visita será breve também determinada pela vontade do participante. Novos encontros serão agendados para sanar dúvidas e para fixar as abordagens educativas e preventivas.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Coordenação Nacional de Saúde Bucal, Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.110 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004. CABANELAS ABC; OLIVEIRA FB; ANDRADE MN; CLÁUDIO SR; VIEIRA VFM. SAÚDE BUCAL DO IDOSO: PRÁTICAS PARA O AUTOCUIDADO E EMPODERAMENTO. IX Jornada Brasileira de Enfermagem e Odontologia UFMG, 2017. CORDÓN, J.; BEZERRA, A.C.B. A inserção da odontologia no Sistema de Saúde e no envolvimento comunitário: primeira aproximação. Divulgação em Saúde para Debate, Londrina v. 9, p. 50-51, 1994. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004. GALLO, J. J.; BUSBYWHITEHEAD, J.; RABINS, P. V.; SILLIMAN, R. A.; MURPHY, J. B. Reichel/Assistência ao idoso: aspectos clínicos do envelhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan, 5ª ed., 660 p., 2001. MEDEIROS JUNIOR, A.; ALVES, M. S. C. F.; NUNES, J. P.; COSTA, I. C. C. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Revista da Saúde Pública. v. 39, n. 2, p. 305-310, 2005. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atenção ao prénatal, parto e puerpério: protocolo Viva Vida. 2ed. Belo Horizonte: SAS/SES, 2006. 84 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004. PETERSEN, P. E.; KANDELMAN, D.; ARPIN, S.; OGAWA, H. Global oral health of older people- call for public health action. Community Dent Health. 2010;27(4 Suppl 2):257-67. TORRES DE MEDEIROS ALVES, Amanda Karolina et al. Ações desenvolvidas por cuidadores de idosos institucionalizados no Brasil. av. enferm., Bogotá, v. 36, n. 3, p. 273-282, dez. 2018. WORLD HEALTH ORGANIZATION Active ageing: a policy framework. Genebra, Suíça: WHO, 58 p., 2002.
A interlocução ocorrerá entre os discentes, os profissionais de saúde e o público alvo, através de reuniões preliminares e delineamento das ações.
O projeto pretende inserir os discentes no ambiente das Estratégia da Saúde da Família, possibilitando o aperfeiçoamento interdisciplinar, e valorizando o trabalho em equipe.
Para todas as atividades proposta o planejamento sempre será pautado na interdissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, promovendo sempre o interesse dos participantes em atuar no tripe universitário de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidade e competências para uma formação generalista e humanizada.
O desenvolvimento de atividades extramuros, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço e sociedade fortalece a formação acadêmica fomentando profissionais qualificados para atuação no sistema único de saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Além de devolver profissionais qualificados formados a partir das demandas regionais da própria comunidade por ele assistida.
Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, promovendo transformações sociais a partir da troca de saberes e incorporação da cultura e da individuadlidade e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida.
A divulgação do evento será realizado através dos meios de comunicação vinculados à UFVJM, como o Portal da Universidade, as Redes Sociais Oficiai (Youtybe, Instagram), bem como os canais de comunicação da PROEXC (Youtybe, Facebook e Instagram)
Atividades educativas a serem realizadas com a população idosa e avaliação de sua condição bucal, com encaminhamento para o serviço em caso de necessidade
Público-alvo
Idosos assistidos pelas ESF da cidade de Diamantina
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Auxílio nas atividades de ensino, capacitando a equipe e orientando nas atividades educativas
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8 h
- Noite;
Pesquisa, estudos dirigidos e seminários para capacitação dos participantes sobre o tema
- Manhã;
Visita domiciliar aos idosos para realização das ações educativas e preventivas em saúde
- Noite;
Encontro para discussão dos resultados, alimentação de banco de dados e planejamento de novas atividades de acordo com as demandas levantadas